A qualificação profissional em “Serviços de Vacinação em farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação”, ofertada pela Unijuí, é caracterizada por habilitar farmacêuticos à vacinação em estabelecimentos farmacêuticos e busca demonstrar os benefícios da vacinação para a saúde pública. O curso tem início no dia 4 de março, porém as inscrições permanecem abertas até 20 de fevereiro e podem ser realizadas no site da Unijuí, em unijui.edu.br.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no dia 11 de janeiro uma nota que orienta a vacinação em farmácias, caso o imunizante esteja incluído nas campanhas do Ministério da Saúde. O documento afirma que os estabelecimentos devem garantir a qualidade e a segurança na conservação e aplicação, além da preservação dos profissionais envolvidos e do vacinado.
Para assegurar os princípios da Anvisa, os estudantes desenvolvem, ao longo do curso, competências como conhecer o Programa Nacional de Imunização (PNI) e os dados epidemiológicos das doenças evitáveis por vacinação no Brasil; compreender as características das doenças evitáveis por vacinação, natureza e frequência das complicações; e conhecer e interpretar os calendários vacinais.
Para mais informações sobre o curso, entre em contato com a Unidade de Educação Continuada, pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí