Unijuí inserida na IV Semana do Autismo - Unijuí

Unijuí inserida na IV Semana do Autismo

É cada vez mais importante debater a neurodiversidade, especialmente dentro do campo acadêmico. O conceito surge a partir da definição de condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que são diferenças neurológicas que devem ser reconhecidas e respeitadas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), hoje, no mundo, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, sendo que 2 milhões delas estão no Brasil.

Pessoas com TEA têm sua maneira de se comunicar e interagir afetadas, o que resulta em dados ainda mais alarmantes: 85% dos adultos com autismo estão fora do mercado de trabalho e 70% dos autistas sofrem com depressão e ansiedade, sendo que o número de suicídios entre estes indivíduos é 10 vezes maior que o do restante da população.

Preocupados com esse cenário, o município de Ijuí, a partir da Associação TEAmor e da RAAFA, em parceria com a Unijuí, desenvolvem o evento “Missões de todos os TEA”. Com uma programação intensa que iniciou no dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e que segue até a quinta-feira, dia 7 de abril, o evento tem por objetivo disseminar conhecimentos atualizados sobre o Transtorno  do Espectro Autista, trazendo palestrantes de renome em todo país, os quais pretendem debater as terapias, tratamentos, medicamentos, diagnóstico precoce, educação inclusiva, direitos dos autistas e autismo adulto.

A Unijuí será sede do debate que acontece terça-feira, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no campus Ijuí, a partir das 8h, onde serão debatidas as atualizações a respeito do TEA com profissionais da área da educação e saúde. “A Universidade, neste contexto, entra no sentido de pensar os processos formativos. Então, a área da saúde e educação se envolvem diretamente neste debate, pois não há como pensar a inclusão das pessoas com TEA sem pensarmos pelas vias das licenciaturas, dos professores que irão atender essas crianças nas escolas regulares, os psicólogos que farão parte das equipes multidisciplinares, bem como nas demais áreas da saúde que acompanham de perto essas pessoas. Por isso a Universidade se insere nessa discussão, aonde vamos debater todas essas questões com professores e  demais profissionais”, destaca a coordenadora do Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional da Universidade, Marta Borgman.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas neste link.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 04 - SEGUNDA-FEIRA

19h30 às 21h00 - Online | Dra. Mayra Gaiato + Kaká Autistólogos (Autista e mãe do Matheus, autista altas habilidades)

DIA 05 - TERÇA-FEIRA

Evento presencial na Unijuí (Salão de Atos)

CONVIDADOS: Dra. Anita Brito + Alexsander Sales + Nicolas Brito Sales (Fotógrafo e Autista)

8h -12h: Palestra presencial com a Dra. Anita Brito, Alexsander Sales e Nicolas Brito Sales - Professores da Rede Municipal + Estadual + Privada e acadêmicos dos cursos de licenciatura e psicologia da Unijuí

13h30 - 17h: Palestra presencial com a Dra.Anita Brito - Servidores da área da saúde + acadêmicos dos cursos de licenciatura e psicologia da UNIJUÍ.

Evento presencial na Apae - Ijuí

19h30 às 21h30 - Palestra para as famílias da pessoa com autismo e comunidade.

19h30 às 21h - Online | Dr. Paulo Luz + Érica Rezende (Mãe do Dr. Enã Rezende, primeiro médico autista do Brasil)

20h - Mostra Fotográfica Autismo Sem Máscara - Eye Contact Miami

DIA 06 - QUARTA-FEIRA

19h30 às 21h - Online | Dra. Graciela Pignatari + Francisco Paiva Jr. (Revista Autismo)