Protocolado junto ao MEC o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2021 - Unijuí

Atendendo às regulamentações do Ministério da Educação (MEC), a Unijuí protocolou no dia 29 de março, no Sistema e-MEC, o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2021.

Este documento, organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), é fruto de um trabalho analítico-coletivo (Unidades Universitárias e CPA),  que conta com o envolvimento dos gestores e de suas equipes, constituindo-se em uma ferramenta de gestão. Nele, constam os processos e melhorias realizados em 2021 e as prioridades para o ano de 2022, alinhados com os processos de avaliação externa.

Com base no conteúdo do Relatório, a Comissão Própria de Avaliação considerou um ano extremamente positivo, mesmo em meio à pandemia de covid-19, uma vez que foi possível aprofundar estudos e discussões, produzindo conhecimento sobre as mudanças internas e externas no contexto da educação superior e das várias dimensões que envolvem a condição humana.

Para a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, em 2021 houve intensa movimentação institucional nas diversas áreas que compõem o fazer da Universidade, que se desafiou a desenvolver um papel diferente do tradicional, buscando apresentar melhores resultados, custos operacionais menores e, acima de tudo, formar um estudante mais qualificado para o mundo do trabalho.

Pelo conteúdo deste relatório, é possível afirmar que a avaliação institucional da Unijuí, coordenada pela CPA, vem qualificando os processos, instrumentos e a divulgação dos resultados para que estes se consolidem como uma ferramenta de gestão em todas as unidades acadêmicas e administrativas.

O desafio que se impõe para este ano é atuar com base nas metas definidas, nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, indicadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, bem como qualificar as estratégias de divulgação, para maior apropriação da comunidade acadêmica dos resultados avaliativos, visando maior alinhamento entre planejamento, execução e avaliação.