O 1º Festival Futurível, promovido de 29 a 31 de março pelo Espaço + Inovação Unijuí, atingiu as expectativas e foi sucesso de público. O evento misturou tecnologia, inovação e empreendedorismo na oferta de uma série de oficinas, marcando a apresentação do Espaço à comunidade.
“Tivemos uma ampla oferta de oficinas e algumas chegaram a contar com público de 100 pessoas. Mas, o mais importante, é que todas as atividades realizadas receberam inscrições, demonstrando o interesse do público pela programação”, explicou o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Cleyton Avi, lembrando que algumas oficinas exploraram a área da tecnologia, enquanto que outras trabalharam os campos da criatividade e da inovação, com todos os públicos: desde as crianças até a terceira idade.
Criação de Vídeos para Meios Digitais; Escrita Criativa e Web 3.0: Metaverso, NFT, Criptomoeda e Blockchain foram apenas algumas das oficinas trabalhadas nos três dias de evento.
“Fechamos nesta quinta-feira, 31, com chave de ouro, com a realização da Jam de Inovação em parceria com a Criatec e EFA, que foi nosso grande público. Jovens do 1º e 2º Anos do Ensino Médio ficaram o dia todo trabalhando de forma colaborativa, pensando numa solução a partir de um desafio proposto, até a apresentação, no final da tarde”, destacou o professor. A Jam de Inovação é uma competição que ocorreu em 8 horas, onde os participantes foram encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir um modelo, desenvolver um protótipo e realizar a apresentação para uma banca avaliadora.
De acordo com Peterson, o objetivo é, a partir de agora, abrir cada vez mais o Espaço + Inovação Unijuí para o público externo, mostrando que é um ambiente que possibilita conectar os diferentes públicos - estudantes, comunidade e empresários. O Espaço faz parte do projeto Cidades Inteligentes, que nasceu com o objetivo de unir ciência, empreendedorismo, criatividade e tecnologia para construção de cidades mais criativas e sustentáveis.