Compass UOL e Unijuí oferecem vagas em programa de bolsas - Unijuí

Compass UOL e Unijuí oferecem vagas em programa de bolsas

Na terceira edição do programa são oferecidas 15 vagas aos estudantes de Engenharia de Software e Ciência da Computação

Parceria renovada entre os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí e a Compass UOL, uma das maiores empresas da área de Tecnologia da Informação (TI) da América Latina. Esta é a terceira edição do programa e são oferecidas 15 vagas, sendo que um dos diferenciais desta seleção é que 50% das vagas são prioritárias para mulheres.

Os estudantes selecionados irão receber, durante três meses, uma bolsa no valor de R$ 500,00 e objetivo é a possível efetivação no final das atividades. Nas edições anteriores, já foram mais de 20 estudantes contratados. As inscrições iniciaram nesta quinta-feira, dia 31, o início da seleção será no dia 11 de abril e as aulas no dia 16 de maio.

A iniciativa irá capacitar os participantes na área de Cyber Security, em aulas online. Os conteúdos programados são: metodologia ágil, cloud security, desenvolvimento seguro, OWASP, pentest e frameworks de segurança.

Gabriel Herculano Facchini, estudante do 5º semestre do curso de Ciência da Computação, participou da primeira edição da parceria e, em novembro de 2021, foi contratado como programador trainee. Em janeiro deste ano, o estudante já iniciou no programa de Shadow, em que acompanha um desenvolvedor mais experiente num projeto real, até que tenha autonomia para exercer a função. Suas atividades são 100% home office.

Mesmo com uma atuação profissional naquele período, Gabriel lembra do momento em que a Unijuí apresentou a proposta da primeira edição da parceria com Compass UOL. “Fiquei muito empolgado com a ideia, mas ao mesmo tempo receoso. Eu decidi arriscar e foi uma das melhores escolhas que eu fiz na minha vida! Durante os três meses aprendemos muito sobre programação, sobre a dinâmica da empresa, participamos de reuniões e avaliações práticas. Desde o início, a Compass UOL deixou claro que ninguém estava competindo com ninguém, pelo contrário, deveríamos trabalhar em grupo e todos que se destacassem seriam contratados”, afirma o acadêmico.

O estudante também destaca os benefícios das atividades práticas realizadas no mercado de trabalho, ainda durante o período da graduação. “Uma das iniciativas mais interessantes foi aprender a desenvolver um software em equipe. Desde o início da faculdade, os professores nos estimulam a trabalhar em grupo e, durante o estágio, ficou ainda mais clara a importância de ter uma equipe qualificada e unida”, finaliza Gabriel.

O responsável pelo convênio é o professor doutor Edson Luiz Padoin, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí.