Avaliação de disciplinas dos cursos EaD e da Graduação Mais da Unijuí inicia hoje - Unijuí

A avaliação das disciplinas dos cursos da Educação a Distância (EaD) e da Graduação Mais da Unijuí iniciam hoje, e se estendem até o dia 7 de novembro. Os estudantes podem responder ao questionário, que é semestral, e está disponível no portal do estudante. Este é o momento em que os acadêmicos podem avaliar as disciplinas e, no caso do EaD, a interação com os tutores, a metodologia, conteúdos e a relação da disciplina com a prática profissional.

A avaliação é sigilosa e nem coordenadores, professores ou Comissão Própria de Avaliação (CPA) conseguem identificar como cada acadêmico avaliou. Os resultados são gerados apenas por turma e não individualmente, por estudante. É extremamente importante que os estudantes também destaquem os aspectos positivos, para que os professores saibam quais as metodologias de ensino estão adequadas e é desejo dos acadêmicos de que se mantenham.

A vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, explica que a avaliação das disciplinas, junto com a autoavaliação docente e os resultados de avaliações externas, auxiliam na melhoria contínua do curso e da Universidade. “A partir dessas avaliações que conseguimos perceber a necessidade de atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e da oferta das disciplinas, por exemplo. Além disso, temos outras conquistas como: acesso às bibliotecas virtuais e o reposicionamento institucional da modalidade EaD, instituição do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), aplicativo e acesso às ferramentas do Google”, destaca Fabiana.

A importância da avaliação vai além das conquistas virtuais ou físicas, também é uma maneira de atender ainda melhor os estudantes, em seus processos de ensino e aprendizagem. Como destaca o professor Luciano Zamberlan, coordenador geral do EaD, é necessário que os estudantes deem esta devolutiva à Universidade, para que se tenham argumentos para melhorar o planejamento de ações e materiais complementares.

“Quanto mais estudantes se manifestarem, mais informações teremos para auxiliar que eles aprendam mais. Também, para saber se os materiais e as atividades estão no caminho correto para produzir as aprendizagens necessárias para que eles possam desempenhar suas atividades no mundo do trabalho. É claro, também se constituírem enquanto sujeitos críticos, participativos e cidadãos, pois de alguma maneira impactam nas comunidades em que estão inseridos”, finaliza o docente.

Os resultados por curso serão apresentados pelos coordenadores, no próximo semestre. A CPA também realiza a publicação no site da Unijuí e disponibiliza por meio do boletim eletrônico Evidências.