Unijuí promove evento que integra a programação da Feira do Livro de Santa Rosa - Unijuí

Unijuí promove evento que integra a programação da Feira do Livro de Santa Rosa

A Unijuí - campus Santa Rosa sediou, na noite desta quarta-feira, dia 20, uma atividade promovida pelo Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Universidade. O evento integra a programação da 16ª Feira do Livro, promovida pela Prefeitura de Santa Rosa e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Na solenidade de abertura estiveram presentes, representando a Administração Municipal e Secretaria de Educação e Cultura de Santa Rosa, Josiane Cristina Heck diretora Pedagógica e Denise Bonin, diretora de Cultura. Para dar as boas-vindas em nome da Unijuí foi convidada a coordenadora do curso de Direito do campus, professora Fernanda Serrer e, pela prefeitura, Denise Bonin. Acompanharam a programação, estudantes do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu e Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste.

O filme “A hora da estrela”, baseado na obra da autora Clarice Lispector, foi exibido aos participantes, após as falas de abertura. A programação foi encerrada com um debate sobre o papel da mulher na sociedade brasileira contemporânea, com participação do patrono da Feira do Livro, professor Leopoldo Justino Girardi e da escritora homenageada, Débora Rodrigues. A mediação do debate foi realizada pelas estudantes da Unijuí, Júlia Menuci, doutoranda em Direitos Humanos e Fernanda Ribeiro, mestranda em Direitos Humanos.

“Este evento representa uma noite de alegria, mas sobretudo de reafirmação da parceria que vem sendo construída, há mais de 60 anos, entre Universidade e Poder Público, em benefício da comunidade”, afirmou a professora Fernanda Serrer.

Já a estudante Júlia Menuci, ressaltou a importante explanação feita pelos convidados. “Os debatedores relembraram também questões históricas e foi possível, junto com os estudantes presentes, refletir sobre as mudanças e permanências das vivências femininas ao longo dos anos. Acredito que atividades como essas são proveitosas porque refletem a caminhada dos envolvidos e ajuda jovens a criar um pensamento crítico acerca de temas importantes”, destaca.

O debate foi transmitido pela página do Facebook da prefeitura. Confira na íntegra neste link.

A programação da 16ª Feira do Livro iniciou na terça-feira, dia 19 e se estende até sábado, dia 23, sendo que a Unijuí também está envolvida em atividades com escolas, por meio do Desafio Transmídia, do Projeto Traças Digitais.