Estudantes da EFA apresentam propostas no Desafio Empreendedor - Unijuí

Estudantes da EFA apresentam propostas no Desafio Empreendedor

Na última quarta-feira, 20 de outubro, ocorreu a última etapa do Desafio Empreendedor EFA – Conexões Plurais, no Salão de Atos da Unijuí, onde as 12 equipes apresentaram seus pitchs para os jurados.

O grupo vencedor desenvolveu o projeto GreenCycle, um aplicativo que ajuda na correta separação do lixo, facilitando a destinação e o gerenciamento dos resíduos, Já o segundo lugar ficou para projeto DAPP, que alia pontos estratégicos para locação de patinetes e bicicletas elétricas com um aplicativo para facilitar a locação e a gestão dos equipamentos. E o terceiro lugar foi para o projeto Abra seus “Óleos”, uma ONG para recolhimento e destinação correta de óleos usados, transformando em sabão.

Desde o dia 7 de outubro, a EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis promoveu o Desafio Empreendedor, em parceria com a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica e Impacto Socioambiental - Criatec da Unijuí e o Projeto Cidades Inteligentes. Envolvendo alunos do Ensino Médio, e também do 9º Ano do Ensino Fundamental na condição de treineiros, a competição teve o intuito de desenvolver habilidades empreendedoras a partir dos desafios que foram apresentados.

Tendo como locais de prática o ginásio e o Espaço Mais Inovação da Unijuí, o desafio seguiu no dia 14 de outubro, onde foram realizadas duas oficinas, uma de MVP (Mínima Versão Viável) de um produto e a outra de MVP da solução que estavam desenvolvendo dentro do tema escolhido. Na sequência, ocorreu a oficina de Pitch, onde as equipes receberam orientações sobre como vender os projetos para a comissão de jurados. Na parte da tarde, as equipes criaram suas bandeiras com os logos dos seus projetos e realizaram o pré-pitch, onde apresentaram para os mentores suas sugestões de melhorias. Após, as equipes trabalharam nas apresentações que deveriam ser entregues até as 17h. No final da tarde, ocorreu o encerramento desta fase com avaliação e atividade musical.