Curso de Português para Estrangeiros trabalha aspectos culturais no ensino da língua - Unijuí

A Unijuí possui diversas parcerias e acordos com Universidades espalhadas pelo mundo, oportunizando que diversos acadêmicos estudem em outros países. Contudo, também é possível que estudantes estrangeiros realizem seus estudos por aqui. Por meio do curso de Letras - Português e Inglês, a Unijuí promove o curso Português para Estrangeiros, com o intuito de auxiliar estudantes intercambistas na compreensão da língua portuguesa.

Em andamento desde abril, o curso é coordenado pela professora Fernanda Trein e possui duas turmas: uma destinada para alunos iniciantes e outra para alunos intermediários. As aulas ocorrem semanalmente, de forma online, por meio do Google Meet e do Classroom. “O curso segue sendo ofertado de maneira online, pois nem todos os estudantes residem no Brasil”, explicou a professora.

A qualificação é disponibilizada para acadêmicos em qualquer nível de conhecimento acerca da língua portuguesa e possibilita que os participantes tenham contato também com aspectos culturais do Brasil. “O curso leva em consideração os aspectos culturais brasileiros e regionais, a fim de apresentar aos estudantes de que forma a língua insere-se na cultura”, destaca.

Apesar das aulas estarem em andamento, interessados podem ingressar a qualquer momento nas turmas. Para isso, é possível entrar em contato diretamente com a professora Fernanda Trein, através do e-mail fernanda.trein@unijui.edu.br, ou ainda com o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, pelo e-mail eri@unijui.edu.br

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí