Escolas Municipais de Espumoso e Ijuí recebem atividades do Projeto Fapergs - Unijuí

Escolas Municipais de Espumoso e Ijuí recebem atividades do Projeto Fapergs

A manhã da última sexta-feira, 1º de julho, foi marcada pelo início das atividades do Projeto Fapergs: Aplicação de Sistemas da Informação no Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares no Modelo Híbrido Educacional, com os alunos das Escolas Municipais Alexandre Tramontini, de Espumoso, e Deolinda Barufaldi, de Ijuí.

O projeto foi classificado no Edital Fapergs Sebrae/RS 03/2021, que no ano passado selecionou propostas de projetos de pesquisa relacionados ao modelo híbrido educacional. As atividades de planejamento vêm sendo realizadas desde outubro de 2021, por meio da equipe integrada pelos professores doutores Airton Adelar Mueller, Sidinei Pithan da Silva e Edson Luiz Padoin; pela doutoranda Danieli de Oliveira Biolchi; pelo bacharel do curso de Ciências da Computação da Unijuí, Átila Cordeiro Biolchi, e pelo doutor Vinicios Gonchoroski de Oliveira.

Desde fevereiro de 2022, várias ações foram realizadas com professores, coordenadores e diretores das escolas, entre elas reuniões e formação pedagógica. Na manhã de sexta-feira, o projeto começou a ser trabalhado com os alunos. A primeira atividade foi marcada pela palestra do professor doutor Augusto Kessai Agostinho Chicava, que atua na Universidade São Tomás de Moçambique. Ele abordou o tema "Desconstruindo o preconceito sobre a África", que relaciona-se com o Racismo Estrutural, assunto que será pesquisado pelos estudantes de ambos os educandários.

A palestra, que vai ao encontro do que o projeto procura realizar no modelo híbrido educacional, foi transmitida via Meet para as duas escolas. “Foi um momento muito significativo, pois uniu duas turmas de 8º Anos para uma fala fantástica do professor Augusto, a quem agradecemos pela disponibilidade. Aproveitamos também para agradecer o professor doutor Jenerton Schütz, que é o coordenador do projeto na Escola Deolinda e que tornou possível o encontro com o professor Augusto”, destacou a doutoranda Danieli de Oliveira Biolchi.