Na tarde desta terça-feira, 20 de dezembro, foi realizado um workshop no campus da Unijuí em Santa Rosa para apresentação do projeto que teve início em janeiro deste ano: “Smart LiveLab: Espaço Colaborativo de Inovação Tecnológica para fomentar o desenvolvimento econômico-social da Macrorregião Noroeste e Missões". A iniciativa foi uma das quatro selecionadas no edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS).
“O objetivo do workshop foi apresentar à comunidade as potencialidades dos Living Labs, ou laboratórios vivos, que foram implementados no campus Santa Rosa e que podem agregar no fazer de várias empresas e profissionais. O principal objetivo deste projeto é fomentar o desenvolvimento tecnológico para soluções inteligentes, com foco nas cidades inteligentes”, explicou o coordenador do projeto e também do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, professor Sandro Sawicki.
O projeto recebeu da Secretaria Estadual o total de R$ 1.057.004,48 (capital e custeio) para implantação de um laboratório colaborativo para o acesso qualificado de toda a macrorregião. O edital exigia uma contrapartida de 25% do valor solicitado, que foi dividido entre a proponente - Unijuí/Fidene (R$ 205.353,66) - e empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação parceiras: Nuvoni Softwares, incorporada pela GH, e I-Convergence Soluções Computacionais (R$ 59.210,08). O total do investimento é de R$ 1.321.568,22.
O Smart LiveLab é focado na criação, prototipagem e testes de soluções no contexto da Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes, concentrando atividades nas áreas que se destacam na Macrorregião Noroeste/Missões: agronegócio, eletrometalmecânica, geração de energia e atenção integral à saúde.
O laboratório conta com quatro espaços físicos: Front LiveLab, para recepção de parceiros e usuários; Idea LiveLab, para estimular a criatividade e a inovação, com um conjunto de tecnologias que contemplam ferramentas criativas, equipamentos de informática e softwares; Make LiveLab, para o processo de prototipação, produção de pilotos e testes de componentes; e Storage LiveLab, um conjunto de servidores de alto desempenho e de alta capacidade, que permite o armazenamento e recuperação dos dados coletados pelos sensores. O outro ambiente é a própria cidade de Santa Rosa, tratada como City LiveLab, com cobertura de 22 antenas para capturar os dados enviados pelos diversos tipos de sensores espalhados nas zonas urbana e rural.
Conforme destacou o professor, embora as metas do projeto devam ser cumpridas até o final de 2023, perante a Secretaria Estadual, a iniciativa terá sequência. “Qualquer empresa, de tecnologia ou não, que tenha uma ideia e queira implementá-la nesses laboratórios, pode entrar em contato conosco. Nós podemos realizar uma parceria, desde que a iniciativa esteja dentro do escopo do projeto e voltada à ideação e prototipação de soluções inteligentes”, reforçou Sawicki.
Vice-diretora Eduarda Burckardt Lorenzoni; presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring; e diretora Maristela Heck
Na manhã desta quarta-feira, 21 de dezembro, aconteceu a posse da nova diretoria do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA. A solenidade, realizada no auditório da Sede Acadêmica, marcou o fim da gestão da professora Maria do Carmo Pilissão, diretora por seis anos, e o início do trabalho da professora Maristela Heck, que assume a diretoria ao lado da professora Eduarda Burckardt Lorenzoni, eleita vice-diretora, durante o período de 2023 e 2025.
A cerimônia contou com a presença da presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; com a representante da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Maristela Righi Lang; e com a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Camila Martins. Também participaram da solenidade professores e técnicos-administrativos e de apoio da Fidene, mantenedora da Unijuí, EFA e Unijuí FM.
Em seu discurso, a ex-diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, resgatou momentos vividos nas duas gestões em que esteve à frente da EFA. “A EFA não nasceu para ser só uma escola. Nasceu para ter um projeto de educação singular de educação emancipatória e humanista, que tem suas bases pedagógicas centradas na investigação, na seriedade do ensino participativo e na coerência com os tempos contemporâneos. Foram 2.190 dias vividos aqui e, se eu pudesse voltar atrás, viveria esse período novamente. Foram dias inesquecíveis, que me trouxeram vasta aprendizagem, desafios e, principalmente, conquistas”, destacou.
A diretora eleita, Maristela Heck, afirmou que a parceria, o cuidado e o apoio de toda a equipe da EFA serão fundamentais para que seja possível dar continuidade ao projeto da EFA. “Uma escola que tem sua missão humanizadora pautada num ensino que potencializa a investigação, o protagonismo, a criatividade e a inovação com vistas às aprendizagens contextualizadas e significativas. Que possamos persistir no desenvolvimento social e intelectual de nossos alunos, enfatizando o saber científico e suas múltiplas possibilidades. Juntos, vamos trabalhar para a formação de sujeitos criativos, empáticos, éticos, solidários e autônomos”, afirmou.
Presidente da Fidene e reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring comentou o quão difícil foi a última gestão da professora Maria do Carmo Pilissão, que teve que administrar, junto com sua equipe, os desafios impostos pela pandemia de covid-19. “Hoje, olhando para trás, percebo que vocês cumpriram com tudo que prometeram. Maria do Carmo uniu a responsabilidade de ser diretora, preocupada com a aprendizagem e com o lado humano dos alunos, e garantiu a sustentabilidade da EFA. Fechamos este ano com grande orgulho da sua gestão”, destacou.
Um novo ciclo se inicia, conforme afirmou a presidente da Fidene, e a nova diretoria tem a missão de dar sequência à história da EFA - uma escola que prepara seus alunos para a vida e para os seus desafios. “A nova gestão assume também o desafio de, em 2023, implantar e fomentar os cursos técnicos”, finalizou a professora Cátia Maria Nehring.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta semana o resultado da Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Essa divulgação ocorre após a nova análise por comissões de área, com renovação de pelo menos 50% dos seus integrantes, e de posterior discussão na 218ª Reunião do CTC-ES, que ocorreu nos dias 5 a 8 de dezembro de 2022.
Nos dados divulgados pelo relatório, a Unijuí conseguiu elevar o conceito do Programa em Desenvolvimento Regional de 4 para 5, e Programa em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), que passou de 3 para 4. Esse resultado permite que a Universidade busque a implementação também do curso de Doutorado dentro do PPGAIS.
Os Programas em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, e Direito mantiveram a nota da avaliação anterior: os conceitos obtidos foram 5, 4 e 4, respectivamente. Já o Programa em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, avaliado há menos de dois anos, alcançou a nota 3, assim como o Proef, programa de mestrado profissional em Educação Física realizado em rede nacional.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados da avaliação dos nossos programas, que são o reflexo do trabalho dos professores, a dedicação dos estudantes e da política adotada pela instituição nos últimos anos, centrada em oferecer cursos de excelência, com pesquisas que geram impacto sobre o desenvolvimento da nossa região”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González. “Agora nossa expectativa é continuar trabalhando para que em 2025 todos os nossos programas alcancem resultados ainda melhores”, finaliza.
Um dos principais diferenciais da Unijuí frente à outras instituições de ensino é a possibilidade de proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão dentro de um único e qualificado espaço. Não é surpresa que uma Universidade com 65 anos de história esteja focada no desenvolvimento e na inovação, fomentada por meio do ensino de qualidade e a experiência em laboratórios altamente tecnológicos.
Mas não é apenas nas simulações práticas que uma universidade se consolida. É no contato com a comunidade e no foco à formação humanista, onde temos o bem-estar das pessoas como objetivo central. Na área da saúde, em especial, isso não seria diferente.
A Unijuí conta com três complexos voltados à formação dos profissionais da saúde e é no complexo 3 onde eles desenvolvem o atendimento direto à comunidade. Neste complexo, acessado pela rua lateral do Centro de Eventos da Unijuí, estão localizados o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (Unir/CER III), a Clínica de Fisioterapia, o Consultório de Nutrição, o Consultório de Enfermagem, o Ginásio Terapêutico, a Sala de Atendimento Infantil e o Ginásio de Atendimento Cardiorrespiratório.
Os espaços são altamente equipados, proporcionando uma experiência qualificada para os estudantes que prestam o atendimento, mas também para os pacientes que o recebem. O espaço passou por uma reforma em 2022, aprimorando a sua infraestrutura com a construção de novos espaços promovendo a possibilidade de atender novas complexidades.
A Clínica de Fisioterapia, o Consultório de Nutrição, o Consultório de Enfermagem, o Ginásio Terapêutico, a Sala de Atendimento Infantil e o Ginásio de Atendimento Cardiorrespiratório são espaços que compõem o Complexo 3 e em que o atendimento é feito por acadêmicos, sem com a orientação dos professores.
Já no Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (Unir/CER III), além dos estudantes, há profissionais formados nas diferentes complexidades que contemplam os serviços, permitindo também a troca de experiências. O CER III possui atendimentos nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, neuropsicopedagogia, nutrição, enfermagem, psicomotricidade e consultas médicas.
Se você deseja fazer parte de uma formação imersiva que te coloca em contato com o desenvolvimento da pesquisa e a prática profissional, com uma infraestrutura de ponta, a Unijuí é o melhor curso para sua formação. As inscrições para o Vestibular Contínuo estão abertas e podem ser feitas no site www.unijui.edu.br/vestibular.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Mais uma ação Dia do Bem foi realizada pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, marcando o Natal dos filhos dos colaboradores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e da Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL6). A iniciativa, que busca parceiros e organiza atividades, neste ano contou com o apoio das empresas Novatech Agro, Cresol e do Rotary Clube Tradição
As crianças participantes foram agraciadas com brinquedos, doces, hambúrgueres e refrigerantes, receberam a visita do Papai Noel e puderam brincar na cama elástica, além de participar de diversas brincadeiras, como ovo na colher, pular no saco, boliche e estoura balão. O objetivo da ação foi proporcionar aos pequenos alegria e diversão, através de um momento descontraído e diferente.
“Acompanho as crianças há muitos anos. Hoje, os bebês já cresceram e são eles que desfrutam das ações que organizamos. Olhar para trás e ver a evolução e o desenvolvimento dessas crianças é muito gratificante. Elas eram muito tímidas e agora fazem a diversão acontecer junto conosco”, destacou a analista de negócios da Criatec, responsável pela organização da atividade, Elizandra Pinheiro da Silva.
"Saber que nossa ação impacta na vida deles, não somente em momentos pontuais, mas durante todo o ano, é um fator de motivação. As crianças precisam se esforçar durante o ano, ter boas notas na escola e colaborar em casa para poder vivenciar momentos como esse, que geram boas memórias. Para nós, é uma alegria poder ajudar. Isso realmente nos move”, disse. Auxiliaram nas atividades as equipes da Criatec e da Novatech Agro.
Além de proporcionar momentos de lazer e cultura, a programação do Natal na Unijuí também serviu para incentivar a solidariedade. Nos dias 7 e 15 de dezembro, durante as apresentações realizadas no Salão de Atos da Universidade, foram realizadas arrecadações de alimentos não perecíveis e de materiais de higiene pessoal.
Em parceria com o Grupo de Arte e Cultura Nativa Amigos do Rio Ijuí - Pesqueiro da Canção, no dia 7 de dezembro, alimentos foram arrecadados durante o show de abertura da programação. Eles serão destinados ao Mesa Brasil, programa do Serviço Social do Comércio (Sesc), que destinará as doações para entidades cadastradas.
Já no dia 15 de dezembro, o público presente pôde prestigiar a apresentação “Concertos de Natal”, com o Coral Unijuí e o Coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer, além da participação especial do grupo instrumental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis. O ingresso para o espetáculo foi a doação de itens de higiene pessoal. Todos os materiais foram doados para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ijuí.
Segundo a chefe de Gabinete da Reitoria, Denise Dobler da Costa, as ações reforçam o compromisso da Unijuí com a comunidade. "Estamos vivendo em um momento onde o espírito de solidariedade está mais aflorado com a magia do Natal. A Unijuí, ao realizar eventos culturais com cunho solidário, reforça a nossa condição de Universidade Comunitária, que busca auxiliar a quem precisa”, destacou.
A entrega das doações ocorreu nesta semana às entidades, as quais farão o repasse das doações conforme cronograma interno.
Um evento especial marcou neste domingo, 18 de dezembro, o encerramento das atividades do Natal na Unijuí. A programação teve início no dia 7 e, desde então, diversas atividades foram realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal, Hospital de Caridade de Ijuí, Unimed Noroeste/RS, Pesqueiro da Canção, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Dubai Alimentos, Sumitomo Chemical, Sicredi, Sesc, PrevSul, Lions Club Ijuí, Especiarias do Mate, Cerealista Amigos da Terra (CRAT), Sementes Nativa, Copagril, Itaipu Sementes, Agrosul, Sementes Kernel, Chiapeta Empresa Agrícola, Sementes Cometa, Relva, Lopes Sementes, Agropohl e Clip.
Neste domingo, a comunidade pôde conferir uma apresentação da Cia Cadagy e do Grupo Circense Liberi da Estação Cidadania do Parque da Pedreira. O espetáculo “O verdadeiro presente de Natal” marcou o encerramento do projeto financiado pelo Programa Empreender para Transformar, 6ª edição, da Sicredi das Culturas RS/MG.
Após a apresentação, realizada no Salão de Atos, o público se dirigiu ao hall e à frente da Biblioteca Mario Osorio Marques, onde as crianças puderam se divertir com os brinquedos infláveis do Sesc. A empresa Especiarias do Mate promoveu a mateada, enquanto a comunidade conferia os presépios inscritos no Concurso de Iluminação, Ornamentação e Confecção de Presépios do Natal 2022 do Sindilojas Noroeste, em parceria com a Unijuí, Madp, ACI, CDL, Sindi Mulher e Ueti, com patrocínio do Sicredi, 3 Tentos e Ceriluz.
No hall, também foi possível conferir a exposição “Trabalho Invisível'', do Museu Antropológico Diretor Pestana, e o show musical de Jair Gonçalves e Banda.
“Promovemos, neste domingo, um grande espetáculo com a Cia Cadagy e o Grupo Circense Liberi, que encerrou a série de atrações que promovemos ao longo dos últimos dias. Para quem ainda não visitou o campus, convidamos para conferir a decoração natalina, que permanece até o dia 6 de janeiro”, destacou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que o evento teve o intuito de resgatar o espírito natalino da renovação, da esperança, da fraternidade e da união entre todos.
O Ensino a Distância da Unijuí possibilita que o acadêmico estude quando, onde e como quiser. Aliada a essa flexibilidade na escolha dos melhores horários para se dedicar aos estudos, está um ensino de referência, com um quadro de professores e tutores qualificados e um ambiente virtual interativo e que facilita a aprendizagem.
Na Unijuí, o estudante ainda tem à sua disposição os mesmos professores do quadro presencial, ou seja, são mestres e doutores empenhados em propor a melhor metodologia de ensino também para a modalidade a distância. Além disso, os estudantes também são acompanhados por tutores qualificados, que asseguram todo o suporte necessário aos acadêmicos.
Para otimizar o ensino e garantir que o estudante se capacite da melhor forma possível, o percurso formativo da modalidade EaD é organizado em módulos trimestrais, com no máximo quatro disciplinas por módulo. Os acadêmicos também realizam a disciplina de Projeto Integrador, com objetivo de integrar teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais que a comunidade apresenta.
Para além do estudo habitual, os estudantes do EaD podem também realizar intercâmbios internacionais, viagens de estudo, oficinas e estágios. Do mesmo modo, há o incentivo ao envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão, permitindo que o acadêmico desenvolva uma visão crítica e habilidades relevantes para o mercado de trabalho.
Atualmente, a Unijuí possui polos EaD em 12 municípios gaúchos para atender seus estudantes. Para ingressar no primeiro módulo de 2023 as inscrições vão até dia 17 de fevereiro e a prova pode ser marcada conforme a disponibilidade do candidato. Saiba mais em unijui.edu.br/ead.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro, o Salão de Atos recebeu mais uma noite de atividades culturais que integram a programação do Natal na Unijuí. O público presente pôde prestigiar Concertos de Natal com o Coral Unijuí, Coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer e grupo instrumental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis.
O ingresso para o espetáculo foi um item de higiene pessoal. Os materiais arrecadados serão doados para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. A presidente, Iria Cunegatti, falou sobre a parceria entre a Liga e a Unijuí. “Essa nossa parceria já vem há mais de cinco, seis anos, em que temos setores que realizam ações e trabalhos juntos. Então quando veio o convite para essa noite tão linda, essa noite que representa a magia do Natal, aceitamos na hora. Esses cantos trouxeram muita alegria, muitas reflexões, então foi uma noite, realmente, de muita magia”, afirma Iria.
A presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destaca que as apresentações foram encantadoras e reforça o convite para as próximas atividades culturais do Natal na Unijuí. “Foi uma noite maravilhosa envolvendo os musicistas da EFA, a Liga de Combate ao Câncer e o nosso espetacular Coral Unijuí. É um fechamento grandioso do ciclo de mais um ano. E no domingo, teremos a nossa última atividade: mais um show, mais um momento cultural, organizado com muito carinho por vários funcionários da Unijuí para toda a nossa comunidade”, ressalta.
A programação do domingo, dia 18 de dezembro, contará com apresentação da Cia Cadagy no Salão de Atos, a partir das 16h, e participação especial do grupo circense Liberi, constituído por crianças integrantes da Estação Cidadania, Cultura e Esporte Parque da Pedreira. Também fazem parte das atrações da tarde brinquedos infláveis para as crianças, presença do Papai Noel, visitação aos presépios e mateada com a Especiarias do Mate.
Além disso, algumas atrações são fixas no campus, como as decorações natalinas montadas pelas empresas parceiras e a exposição “Trabalho Invisível”, do Museu Antropológico Diretor Pestana, que estará disponível para visitação no hall da Biblioteca Mário Osorio Marques até 3 de janeiro, sendo composta por uma mostra de 20 quadros sobre as atividades internas realizadas pelo Museu.
O Natal na Unijuí conta com parceria da Prefeitura Municipal, Hospital de Caridade de Ijuí, Unimed Noroeste/RS, Pesqueiro da Canção, Dubai Alimentos, Sumitomo Chemical, PrevSul, Sicredi, Sesc, Lions Club Ijuí, Especiarias do Mate, Cerealista Amigos da Terra (CRAT), Sementes Nativa, Copagril, Itaipu Sementes, Agrosul, Sementes Kernel, Chiapeta Empresa Agrícola, Sementes Cometa, Relva, Lopes Sementes, Agropohl e Clip.
Nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, foi encerrada a quarta Mostra de Projetos Integradores (PIs) da Unijuí. Desde 14 de novembro, estudantes da Graduação Mais estão socializando os resultados dos trabalhos que desenvolveram ao longo do semestre, contemplando cerca de 160 projetos e 90 desafios. Foram 15 dias de apresentações, que reuniram 30 turmas, das mais diversas áreas, distribuídas entre os quatro campi da Universidade - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.
Os PIs são novos componentes curriculares, que seguem tendências mundiais da educação, implantados no início de 2021. Nestes dois anos, segundo a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, foram mais de 180 desafios atendidos e 430 projetos realizados. “Isso nos deixa muito felizes pois temos certeza de que estamos qualificando a formação profissional do acadêmico, o que também reflete na sociedade, que cada vez mais contará com estudantes pesquisando situações reais da cidade e região e propondo intervenções importantes”, destaca.
Por meio dos projetos integradores, os acadêmicos, desde o início da graduação, têm contato com a realidade da comunidade, através de desafios encaminhados pela população, empresas ou entidades. Com orientação dos professores e dos mentores, que são profissionais voluntários, os estudantes propõem soluções para as demandas apresentadas. “Nós já tivemos diagnósticos que desencadearam projetos de leis, intervenções em escolas a partir da área da saúde, psicologia, educação. Também tivemos resultados de PIs que podem ajudar empresários da região e entidades sem fins lucrativos, como a Apae, associações de bairros, prefeituras, penitenciárias, etc”, afirma a vice-reitora.
A estudante Linda Batú relata que cursava Direito alguns anos atrás e, neste semestre, ao reingressar no curso, teve uma surpresa positiva. “Fiquei bem admirada com a forma com que a graduação estava estabelecida. O Projeto Integrador e o desafio em si, me despertaram a curiosidade em aprender e dominar aquele conteúdo que nos foi desafiado. Adquiri um senso de organização e de companheirismo com meus colegas, aprendendo a trabalhar em grupo e a dividir tarefas, e também aprendi muito sobre escutar opiniões diversas”, relata a acadêmica.
Além de contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal do estudante, os projetos integradores trazem impactos diretos para a população, indo ao encontro do propósito da Unijuí enquanto Universidade comunitária. “Não se trata de fazer uma formação isolada, que não dialoga com a sociedade. Na medida em que os cursos se integram na comunidade, como estamos fazendo a partir do PI, a Universidade ganha, porque qualifica a formação dos futuros profissionais, e a sociedade também ganha, porque a partir dessa qualificação, desse processo formativo, há uma intervenção objetiva que ajuda no desenvolvimento da região”, completa a professora Fabiana.
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