O Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí encerrou o Programa de Formação Docente com 1.875 participações em 2022. Dividido em Formação Geral e Formação Específica, o Programa visa estimular a compreensão e a reflexão dos processos de ensino e de aprendizagem, com o intuito de materializar experiências em sala de aula, com vistas à construção do perfil de egresso de cada curso.
“A avaliação do Programa de Formação Docente deste ano é muito positiva. Ele desencadeou um processo de formação que iniciou no primeiro semestre e se desenvolveu nos dois semestres, atendendo aos diferentes públicos: professores ingressantes, professores da modalidade EaD, professores do curso de Medicina e professores da Graduação Mais, a partir de temas como Metodologias Ativas e Educação por Competência. Este processo contou com momentos presenciais, de estudos individuais no AVA, bem como com materiais de apoio com dicas de diferentes temas no decorrer do ano, por e-mail ou rede social”, explicou a coordenadora do NIP, Mariane Denise Martins.
A Formação Geral contou 486 presenças certificadas e trabalhou temas como o mundo pós-pandemia e o metaverso no cotidiano das pessoas. Já a Formação Específica foi composta por cinco eixos, que tiveram a participação de 1.389 professores. A Formação para Ingressantes, primeiro eixo, contou com 44 presenças e trabalhou tanto a organização da universidade comunitária como as implicações no processo de ensino e aprendizagem. A Formação EaD, segundo eixo, teve 36 participantes e foi direcionada ao planejamento de disciplinas e produção de materiais à modalidade Ensino a Distância.
Outro eixo, que trabalhou a Metodologia e Estratégias de Aprendizagem Ativa, contou com 143 participantes em eventos como o I Seminário do NIP e oficina de Lousa Virtual, Mapas Mentais, BB Flashback, Canva e Prezi. Na implementação do novo modelo de cursos de Graduação da Unijuí, a Graduação Mais, quarto eixo, foram 1.124 professores participantes, que se qualificaram em questões como Aprendizagem por Competências e a consolidação dos Projetos Integradores. Já a formação para os professores de Medicina, último eixo, teve 42 presenças certificadas e trabalhou desde a apresentação do curso até a qualificação em Metodologias Ativas.
Segundo a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, o Programa busca apoiar o professor no seu trabalho docente, já que as formações propostas estavam diretamente ligadas ao planejamento da sala de aula. “Além disso, a busca da formação em processo permitiu que sejam avaliadas as estratégias utilizadas, bem como avaliados os impactos das atividades”, disse, destacando que cada atividade do Programa de Formação Docente tem dois princípios: desencadear outras atividades a partir da avaliação da primeira; e a referência do contexto institucional, já que há uma articulação entre a Vice-Reitoria de Graduação, NIP, coordenadores e a Comissão Própria de Avaliação - CPA, sendo que as avaliações internas institucionais também foram subsídios para retroalimentação no ano.
“Isso tudo nos faz acreditar que o processo contínuo nos trouxe muitos resultados positivos em sala de aula e ainda poderá nos trazer mais, pois no ano que vem seguiremos trabalhando nesta mesma perspectiva de articulação e processualidade”, finalizou a vice-reitora.
Bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm a chance de disputar uma vaga na Unicasa, a Casa do Estudante da Unijuí, em 2023. As inscrições foram abertas nesta sexta-feira, 16 de dezembro, e devem ser realizadas pelos candidatos exclusivamente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE) no campus da Unijuí em Ijuí. O prazo encerra-se no dia 27 de janeiro.
Ao todo, são disponibilizadas 19 vagas: oito para acadêmicos do sexo masculino e 11 para estudantes do sexo feminino. Somente podem concorrer bolsistas do ProUni, que tenham o benefício de 50% ou 100%, inscritos em cursos presenciais, que não residam em Ijuí. O candidato não pode possuir curso universitário ou ser intercambista.
Por serem bolsistas, os estudantes não precisam apresentar todos os documentos, apenas a ficha de inscrição - anexa ao edital, disponível neste link e também na Unicasa; documento com foto - original e cópia; e certidões negativas criminais e cíveis, disponíveis no link do edital.
O resultado será divulgado no dia 30 de janeiro de 2023, a partir das 17h, na mesma aba em que consta o edital. Caso haja sobra de vagas, será lançado edital com vagas remanescentes para alunos não bolsistas.
Na noite desta quarta-feira, 14 de dezembro, o curso de Design da Unijuí promoveu a 7ª edição do Design Fashion Day - um evento que contou com palestra e desfile, fechando as disciplinas de Projeto de Vestuários e Acessórios, Projeto Editorial e Produção Fotográfica para Marcas.
Conforme explica a coordenadora do curso, professora Diane Johann, acadêmicos do 6º semestre de Design tiveram que desenvolver uma coleção na disciplina de Vestuários e Acessórios, de acordo com uma temática escolhida, e depois produzir as fotos, no componente de Produção Fotográfica para Marcas, direcionadas a um catálogo na disciplina de Projeto Editorial. O desfile corresponde à socialização dos projetos, onde os estudantes puderam escolher entre desfilar ou convidar outras pessoas para que apresentassem as peças. Nesta edição, no entanto, todos os acadêmicos optaram por participar do desfile.
“Neste dia, sempre convidamos algum profissional para falar. E nesta sétima edição, a convidada foi a Andrequieli Gelbhar, designer que já atuou na Santa Lolla e que hoje coordena a a equipe de Criação da multinacional Privalia”, destacou Diane.
De forma online, a convidada fez uma fala sobre as “10 coisas que diria para futuros designers”. Entre as dicas, citou que o glamour da moda é uma verdadeira ilusão; falou sobre a necessidade de quantificar o trabalho e de colecionar referências visuais; reforçou a importância de estabelecer relações e de aprender a receber críticas.
O professor Elias de Mattos Berg, do curso de Medicina, esteve recentemente na Letônia, representando a Unijuí em visitas a universidades do país. Entre elas, a Universidade de Liepaja, a Universidade da Letônia e a Universidade Stradiņš.
Na Letônia, o professor estabeleceu as tratativas para a renovação do acordo de cooperação entre a Unijuí e a Universidade da Letônia, que foi realizado com sucesso e entregue nesta quarta-feira, 14 de dezembro, à reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring. Ele esteve acompanhado da assessora de relações internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski.
Elias Berg aproveitou a visita para também realizar tratativas específicas para estágios aos estudantes do curso de Medicina, junto à Universidade da Letônia - parceria que também foi oficializada.
Interessados em realizar um intercâmbio podem entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, pelo e-mail eri@unijui.edu.br, Whatsapp 55 98146-1888 ou ainda presencialmente no campus Ijuí. Além da Polônia, a Unijuí mantém acordos com diversas instituições do exterior.
Nos dias 2 e 3 de dezembro, ocorreu, de forma online, o Seminário sobre Estudos Cooperativos, que marcou o encerramento da 11ª edição do MBA em Gestão de Cooperativas, ofertado no campus Santa Rosa da Unijuí. Na oportunidade, os pós-graduandos socializaram os resultados de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) com colegas e professores. Ao longo de dois dias de evento, foram apresentados 26 artigos, provenientes de pesquisas realizadas pelos participantes em cooperativas da região.
O coordenador do MBA, professor Pedro Büttenbender, destacou a diversidade de temáticas abordadas nos trabalhos. “Tiveram pesquisas focadas em temas como gestão e governança de cooperativas, princípios e fundamentos da organização do cooperativismo, aporte do cooperativismo ao desenvolvimento da região e a participação crescente de jovens e mulheres nas cooperativas. Outras trabalharam com assuntos relacionados à inovação e as novas ofertas de articulação de cooperativas no contexto regional, estadual e nacional”, relata o docente.
Um dos trabalhos foi desenvolvido pela egressa da Unijuí, Arlete Perinazzo Kuhn, que, graças à pós-graduação, vivenciou uma mudança na cooperativa em que atua desde fevereiro de 2021, assumindo novas funções estratégicas dentro da mesma. “O curso representou para mim um divisor de águas. No decorrer dele aprendi, na prática, o que é cooperação e trabalhar junto em prol de um único objetivo. Por meio da pós-graduação passei de funcionária, colaboradora da Unitec, para associada e instrutora do Senar, então só tenho a agradecer”, afirma Arlete.
Segundo o professor Ariosto Sparemberger, ao trazerem situações reais de suas próprias cooperativas em suas pesquisas, os pós-graduandos tiveram a oportunidade de aprofundar o entendimento acerca dessas situações e da importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico, social e das pessoas que nele estão inseridas. “Os estudos significaram um avanço dentro do sistema cooperativista da nossa região, principalmente pelos resultados apresentados e pela forma qualificada com que os alunos desenvolveram seus trabalhos finais. Portanto, esse encerramento realmente é o coroamento do curso e do espaço que esses estudantes obtiveram por meio dele”, salienta.
O professor Pedro Büttenbender ressaltou ainda que, através do MBA em Gestão de Cooperativas e da intensa participação de mestrandos e doutorandos em Desenvolvimento Regional em pesquisas envolvendo o cooperativismo, a Unijuí vem consolidando e ampliando sua contribuição com o sistema cooperativo. “A oferta continuada do MBA em Gestão de Cooperativas qualifica e reforça o núcleo de pesquisas em cooperativismo dentro da Unijuí, bem como contribui para a capacitação de lideranças, dirigentes, gestores, associados e colaboradores de cooperativas, o que torna as cooperativas cada vez mais bem preparadas para enfrentar os desafios presentes e futuros do cooperativismo e da sua atuação na sociedade”, evidencia.
“Agradecemos ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) e cooperativas, pelo apoio e cooperação na viabilização desta e demais ofertas”, completa o professor Pedro.
Já começou seu planejamento para 2023? Que tal se especializar, tornar-se referência na sua área e, ainda, conseguir ampliar o seu salário? Tudo isso é possível realizando uma pós-graduação na Unijuí.
Uma especialização lato sensu ou MBA, ofertada em diferentes áreas, não só oferece subsídios para que o profissional se atualize na sua profissão, dando enfoque a uma determinada área, como também torna-se um diferencial em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e mais exigente, que requer mão de obra qualificada.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, colaboradores que são pós-graduados chegam a receber até 150% a mais do que colegas que possuem apenas o diploma de graduação.
Além disso, especialistas têm destaque em processos seletivos e mais chances de conseguirem promoções em seu atual emprego. E se a ideia é investir em outra área, a especialização também oferece a formação necessária para que o profissional possa exercer a nova função.
É importante lembrar que, além do ganho financeiro e da possibilidade de buscar novos cargos ou funções, a pós-graduação torna o profissional um especialista - algo que significa muito no mercado de trabalho. Concluir um curso de pós-graduação demonstra que o profissional é interessado em se qualificar, que investiu na sua formação, e superou uma jornada desafiadora e intensa para conquistar conhecimento. Ser especialista em uma área coloca o profissional sempre à frente no ambiente profissional.
Se você tem interesse em se especializar, acesse unijui.edu.br/pos e confira os cursos ofertados pela Unijuí, de forma online ou presencial. Mais informações pelo telefone 55 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Estão abertas as inscrições para o curso de Marketing Estratégico. Ofertado na modalidade Ensino a Distância (EaD), a qualificação profissional tem a duração de 40h e pode ser realizada de acordo com a disponibilidade do estudante, dentro do período de 60 dias, a partir da data de matrícula.
O curso tem como objetivo apresentar as principais decisões que envolvem o planejamento estratégico de marketing e os passos necessários para a sua elaboração. Serão abordados aspectos relacionados à análise de mercado e identificação de tendências, bem como diretrizes para a elaboração de metas e da formulação de estratégias e ações de marketing que permitam aumentar a competitividade das empresas e obter melhor proveito das oportunidades de mercado.
Podem participar profissionais que atuam ou desejam atuar em Marketing, empresários, profissionais liberais, executivos de organizações, gerentes, líderes de equipes e estudantes de Administração, Comunicação Social, Design, Ciências Contábeis, Economia, Tecnólogos e demais áreas afins. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de dezembro, neste link.
Para mais informações sobre esta e outras Qualificações Profissionais, acesse unijui.edu.br/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
O Rizoma Temático desta quarta-feira, 14 de dezembro, convidou as protagonistas do Campus Fashion Cast para um bate-papo. O podcast sobre moda foi inaugurado ontem, terça-feira, trazendo muito conteúdo, informação e estilo, num total de 10 episódios, que serão lançados até setembro de 2023, quando acontecerá o evento presencial denominado Campus Fashion.
Para falar sobre “Consumo de Moda sob Medida: o novo podcast que estreia na Unijuí FM”, foram convidadas a jornalista, diretora da Unijuí FM e apresentadora do Campus Fashion Cast, Claudia Bohrer; a jornalista especialista em Marketing e consultora de Imagem e Estilo, Ana Louíse Diel; e a designer de moda e consultora de imagem e estilo, Constantine Fornasier.
Claudia Bohrer iniciou conceituando o que é o Campus Fashion, evento que ocorreu pela primeira vez em 2017. “Naquele momento, a gente já percebia que é um nicho legal de trabalhar e pouco explorado. A partir daí, fizemos um evento experimental chamado Campus Fashion Day, que foi um dia de moda aqui na Unijuí. Em 2018, a gente fez o Campus Fashion Days, aumentando os dias de programação e, em 2019, realizamos um grande evento regional de moda”, relatou.
Ana Louíse Diel havia participado das edições anteriores e agora é uma das integrantes do podcast. “Em 2017, eu trabalhava em uma revista de moda e tive muito contato com a área. Penso que a moda é uma ferramenta de transformação de autoestima e de autoconhecimento. O podcast também é uma ferramenta de transformação. Você está fazendo suas tarefas de casa ou trabalhando e você pode consumir esse conteúdo de qualidade que vem para agregar”, destacou.
Formada em Direito, Constantine Fornasier afirmou que fez o curso de Consultoria de Imagem pela sua paixão por moda. “Comecei a organizar minha vida para trabalhar com moda e o Campus Fashion Cast veio a agregar. A cada episódio a gente vai melhorar mais e torná-lo cada vez mais natural”, completou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, a reitoria da Unijuí e a coordenação do campus Três Passos reuniram-se com representantes do Poder Público Municipal, para tratar de questões relacionadas a Biblioteca Pública Municipal e também a solicitação de reversão do espaço atual do Polo Oleoquímico para o poder público municipal.
Participaram da reunião a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; o Diretor Executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Universidade, professor Dieter Siedenberg; o coordenador do campus Três Passos, professor André de Castro e a supervisora do campus Sandra Ottonelli. Representando a Administração Municipal estiveram presentes o prefeito, Arlei Tomazoni; o vice-prefeito, Rodrigo Ipê; o secretário de Educação, Desporto e Cultura, Osvaldir Urnau; o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Carton Cardoso; o secretário de Planejamento, Lucas Neckel; a coordenadora do Setor Cultural, Andrea Baraldi; e o procurador-geral do município, Carlaile Hörbe.
Um dos pontos altos do planejamento para o próximo ano está relacionado às melhorias envolvendo a Biblioteca Pública Municipal e a Biblioteca Mario Osorio Marques. Ficou definido que será apresentada, até o início de 2023, uma proposta conjunta pelas instituições, visando investimentos para a aquisição de novas bibliografias, equipamentos e adequações no espaço físico da atual biblioteca, especialmente referentes à acessibilidade do público externo. Além disso, a proposta irá contemplar a promoção de atividades culturais no espaço das bibliotecas de forma conjunta, prevendo diversas manifestações artísticas, como pintura em tela, teatro e dança, envolvendo o público das escolas públicas e a população que desejar participar. Na reunião também se debateu um acordo entre a Universidade e o Poder Público Municipal.
Para o prefeito do município, o diálogo foi positivo. “A Universidade se mostra mais uma vez parceira da nossa gestão. Quando pensamos no bem comum e na qualidade da oferta educacional ao munícipe, a Unijuí e Prefeitura não medem esforços para concretizar este sonho de novamente contarmos com uma biblioteca em Três Passos”, destacou.
Já a reitora da Unijuí se demonstra bastante otimista com as perspectivas de futuro. “Saímos dessa reunião bastante otimistas, com a possibilidade real de novas parcerias entre a Universidade e o Poder Público Municipal, que dado o contexto atual, trazem outras exigências de atuação. A reunião serviu para iniciarmos este processo, no qual as duas instituições possuem o mesmo objetivo: contribuir com o desenvolvimento da cidade de Três Passos”, finalizou.
No último sábado, 10 de dezembro, a equipe do projeto “Escolas Inteligentes: explorando possibilidades de inovação no processo pedagógico em contexto híbrido” reuniu-se com professores participantes no Centro de Eventos do campus da Unijuí, em Ijuí, para a socialização de objetos digitais de aprendizagem, desenvolvidos junto aos estudantes. Os professores participaram tanto de forma presencial quanto online, via Google Meet.
O projeto, coordenado pela professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, doutora Fabiana Diniz Kurtz, conta com a participação de docentes da Unijuí e da URI Santo Ângelo - professores Edson Padoin, Taíse Possani, Bárbara Gündel e Denilson Rodrigues, e tem o objetivo de constituir entendimentos em torno de parâmetros teóricos e metodológicos que orientem a prática imediata de professores de educação básica no que diz respeito à presença de tecnologias de informação e comunicação no processo educacional.
A ideia do projeto, que se configura como pesquisa-ação participativa, é interagir com professores vinculados às Coordenadorias Regionais de Educação participantes (36ª de Ijuí, 14ª de Santo Ângelo e 17ª de Santa Rosa), e também escolas particulares de diferentes regiões, no sentido de transcender o entendimento instrumental envolvendo meramente o uso de tecnologias na educação, com forte sustentação teórica para que o ensino com, sobre e através desses instrumentos, seja de fato significativo ao processo pedagógico.
Segundo a equipe, ao educador não cabe posicionar-se em extremos, no sentido de ame ou odeie as tecnologias, e sim concebê-las sob uma perspectiva qualitativa. Ou seja, o que muda e por que muda quando instrumentos culturais, criados pelos seres humanos, passam a ser incluídos no fluxo das ações humanas, alterando essas práticas sociais.
Os relatos dos professores foram emocionantes, de acordo com a professora Fabiana, evidenciando movimentos qualificados, interdisciplinares por natureza, situando o aluno como protagonista de seu processo educacional, no sentido de não conceber as tecnologias como salvadoras ou vilãs e, sim, como instrumentos que podem, sim, empoderá-los - professores e alunos - sob uma perspectiva crítica.
Temáticas exploradas ao longo dos encontros remotos vêm destacando esse aspecto, e foram materializadas nos relatos e produções dos professores envolvendo áreas de conhecimento distintas (língua e literatura, matemática, educação física, história, geografia, educação infantil e anos iniciais, ensino fundamental, médio e EJA) e temáticas como educação ambiental, estatística, pensamento computacional, computação desplugada, educação empreendedora, hibridismo, desenvolvimento de aplicativos e realidade aumentada, programação, aprendizagem criativa, multimodalidade, cyberbullying, dentre outros.
A avaliação feita conjuntamente pela equipe e professores participantes envolve o enorme engajamento dos educadores que se dedicaram aos encontros formativos mensais, destacando inúmeras experiências em que a interdisciplinaridade surge naturalmente como eixo articulador do processo pedagógico, intimamente articulado a competências e habilidades ressaltadas pela BNCC, tendo a tecnologia, por exemplo, na maioria dos casos, como meio e não fim em si mesma.
A aproximação universidade-escola se mostra fundamental em processos inovadores como os evidenciados pelos professores, da equipe interdisciplinar e interinstitucional, bem como o crucial investimento por parte da Fapergs/Sebrae pelo ProEdu - Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e Inovação da Área de Educação Básica.
Para conferir o projeto, acesse este link.
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