Programa de Formação Docente fecha ano com cerca de 1.900 participações - Unijuí

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O Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí encerrou o Programa de Formação Docente com 1.875 participações em 2022. Dividido em Formação Geral e Formação Específica, o Programa visa estimular a compreensão e a reflexão dos processos de ensino e de aprendizagem, com o intuito de materializar experiências em sala de aula, com vistas à construção do perfil de egresso de cada curso. 

“A avaliação do Programa de Formação Docente deste ano é muito positiva. Ele desencadeou um processo de formação que iniciou no primeiro semestre e se desenvolveu nos dois semestres, atendendo aos diferentes públicos: professores ingressantes, professores da modalidade EaD, professores do curso de Medicina e professores da Graduação Mais, a partir de temas como Metodologias Ativas e Educação por Competência. Este processo contou com momentos presenciais, de estudos individuais no AVA, bem como com materiais de apoio com dicas de diferentes temas no decorrer do ano, por e-mail ou rede social”, explicou a coordenadora do NIP, Mariane Denise Martins.

A Formação Geral contou 486 presenças certificadas e trabalhou temas como o mundo pós-pandemia e o metaverso no cotidiano das pessoas. Já a Formação Específica foi composta por cinco eixos, que tiveram a participação de 1.389 professores. A Formação para Ingressantes, primeiro eixo, contou com 44 presenças e trabalhou tanto a organização da universidade comunitária como as implicações no processo de ensino e aprendizagem. A Formação EaD, segundo eixo, teve 36 participantes e foi direcionada ao planejamento de disciplinas e produção de materiais à modalidade Ensino a Distância. 

Outro eixo, que trabalhou a Metodologia e Estratégias de Aprendizagem Ativa, contou com 143 participantes em eventos como o I Seminário do NIP e oficina de Lousa Virtual, Mapas Mentais, BB Flashback, Canva e Prezi. Na implementação do novo modelo de cursos de Graduação da Unijuí, a Graduação Mais, quarto eixo, foram 1.124 professores participantes, que se qualificaram em questões como Aprendizagem  por Competências e a consolidação dos Projetos Integradores. Já a formação para os professores de Medicina, último eixo, teve 42 presenças certificadas e trabalhou desde a apresentação do curso até a qualificação em Metodologias Ativas.

Segundo a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, o Programa busca apoiar o professor no seu trabalho docente, já que as formações propostas estavam diretamente ligadas ao planejamento da sala de aula. “Além disso, a busca da formação em processo permitiu que sejam avaliadas as estratégias utilizadas, bem como avaliados os impactos das atividades”, disse, destacando que cada atividade do Programa de Formação Docente tem dois princípios: desencadear outras atividades a partir da avaliação da primeira; e a referência do contexto institucional, já que há uma articulação entre a Vice-Reitoria de Graduação, NIP, coordenadores e a Comissão Própria de Avaliação - CPA, sendo que as avaliações internas institucionais também foram subsídios para retroalimentação no ano. 

“Isso tudo nos faz acreditar que  o processo contínuo nos trouxe muitos resultados positivos em sala de aula e ainda poderá nos trazer mais, pois no ano que vem seguiremos trabalhando nesta mesma perspectiva de articulação e processualidade”, finalizou a vice-reitora.


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