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Rizoma Temático analisa cenário após guerra na Ucrânia completar sete meses

Interesses culturais, territoriais e econômicos motivaram a invasão da Ucrânia promovida pela Rússia. Esse embate segue gerando tensões não somente nos territórios em guerra, mas nos demais países europeus e com reflexos em diversas outras partes do mundo. “Guerra na Europa: cenário e perspectivas do conflito entre Rússia e Ucrânia" foi o tema do Rizoma Temático desta quinta-feira, 29 de setembro.

Para debater este assunto foram convidados o doutor em Ciências Militares, historiador e coronel do Exército, Sergio Muniz; o professor mestre do curso de História da Unijuí, Jaeme Callai; doutor em Economia e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Argemiro Brum; e o professor, doutor e coordenador do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), Rubens de Siqueira Duarte.

De acordo com Jaeme Callai, alguns fatos permitem analisar que a história está se repetindo e realizar um “gancho” do presente com o passado. “A história certamente não se repete do mesmo modo, mas se olharmos para 100 anos atrás vamos perceber que a situação que observamos hoje, entre Rússia e Ucrânia, já ocorreu, com algumas semelhanças, na expansão nazista aos sudetos da República Tcheca”, afirmou.

Para Sérgio Muniz, a grande estratégia militar russa não está funcionando conforme o esperado. “A estratégia russa é apelidada de 'caldeirão'. Eles cercam uma determinada área, aplicam maciços fogos de artilharia e tentam esmagar o inimigo. Acontece que os ucranianos utilizam uma organização operacional semelhante aos russo, além de mostrar resiliência muito grande”, relatou.

Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin voltou a mencionar a utilização de bombas nucleares, além de convocar os reservistas para o exército. “O custo político de usar essa arma aumentou enormemente. Os grandes analistas internacionais que eu tenho observado dizem que é muito improvável que haja a utilização de armas nucleares e, sim, mais uma tentativa de dissuadir. Então estão apostando que esse armamento não será utilizado”, destacou Rubens.

Segundo o professor Argemiro Brum, para a Ucrânia os prejuízos econômicos da guerra são praticamente seculares, visto que houve um declínio de 35% do Produto Interno Bruto ucraniano. “Para recuperar as perdas nessa intensidade, além das humanas e estruturais, vai levar um certo tempo. Por exemplo, não estamos ainda em uma terceira guerra mundial, mas as destruições locais estão muito parecidas”, afirmou.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Confira o Rizoma Temático na íntegra:




ERI envolve estudantes estrangeiros em atividades educativas e culturais

O Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí vem integrando os estudantes estrangeiros em diversas atividades, que vão do ensino ao contato com a cultura local.

Uma delas é o curso de Língua Espanhola - Nível 1, que teve início na última semana, voltado aos colaboradores de diferentes setores da Instituição. O curso é ofertado de forma gratuita e organizado pelo Núcleo de Recursos Humanos e pelo Escritório de Relações Internacionais.

À frente da formação estão o professor da UPEC e doutorando em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, Luis Patiño Hernández, e a engenheira em computação, estudante do curso de Português da Unijuí e de espanhol como Língua Estrangeira, da Universidade Europeia Miguel de Cervantes, Magali Delgado Guérron, ambos do Equador. 

Palestras nas Escolas

Nessa semana, as professoras assistentes de Inglês, Nicole Bedoya e Krista Arellano, dos Estados Unidos, e a assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, realizaram palestras no Instituto Federal Farroupilha – IFFAR, de Santo Augusto, organizadas pelo Projeto Palestras nas Escolas e ERI.

As palestras foram ministradas para estudantes de Ensino Médio e Superior, abordando o intercâmbio acadêmico, a carreira internacional e a aprendizagem de idiomas. Estudantes dos diferentes níveis interagiram com os palestrantes e demonstraram motivação com a troca de conhecimento e experiências compartilhadas. 

As professoras Krista e Nicole estão desenvolvendo atividades na Unijuí relacionadas ao ensino e aprendizagem de língua e cultura inglesa, como os grupos de conversação em inglês, que são gratuitos e abertos a toda a comunidade acadêmica.

Atividades Culturais

O ERI também realizou um passeio cultural com professores e estudantes de pós-graduação internacionais da Unijuí. Foi realizado um passeio no Sítio das Capivaras, em São Pedro do Butiá, e também no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo, localizado no município de São Miguel das Missões, no qual os estudantes e professores puderam prestigiar o espetáculo Som e Luz. Foi um momento de integração e também conhecimento da história da nossa região.


Estudantes do Ensino Médio de Santa Rosa participam da primeira edição do Desafio Unijuí

Incentivar estudantes do 3º ano do Ensino Médio a pensarem em soluções inovadoras envolvendo a temática das Cidades Inteligentes. Essa foi a proposta da primeira edição do Desafio Unijuí. Um dia após ser realizado em Ijuí, o evento chegou também a Santa Rosa. Nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, o campus da Universidade recebeu alunos e professores de quatro escolas do município, que participaram de diversas dinâmicas durante todo o dia.

A programação do Desafio Unijuí, que ocorreu na Sala Coworking, iniciou com uma atividade de integração, seguida por oficinas de criatividade. Os estudantes foram divididos em seis grupos com no máximo quatro integrantes, cada um de uma escola diferente. No final da manhã, as equipes receberam temáticas que deveriam nortear suas propostas: empreendedorismo e economia; educação e meio ambiente; segurança e governança; energia, tecnologia e inovação; urbanismo e mobilidade; e saúde.

Durante a tarde, depois de uma oficina de Pitch ministrada pela facilitadora do evento, Leonice Parnoff, os alunos trabalharam nas soluções para os temas apresentados. Para isso, as equipes contaram com a mentoria de professores da Unijuí, das áreas envolvidas no Desafio. Cada grupo teve quatro minutos para apresentar sua proposta e os jurados escolheram as três melhores soluções, que foram premiadas com troféu e medalhas. “Os alunos conseguiram discutir, construir e trabalhar colaborativamente”, destacou o professor Peterson Avi, coordenador do Projeto Cidades Inteligentes.

A professora da Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, Nara Coppetti, que esteve acompanhando os estudantes durante o evento, avaliou positivamente a iniciativa da Unijuí. “Os alunos foram incentivados a desenvolver um projeto de uma maneira mais criativa, inovadora, e eles estão adorando. Inclusive eu peguei algumas ideias para usar em sala de aula, justamente porque está bem legal, eles estão com foco, com atenção, que é o grande desafio do professor hoje. Então é uma configuração muito interessante”, salientou.

A coordenadora do setor de Captação e Prospecção Estudantil da Universidade, Vivian Strochein, também fez uma avaliação do primeiro Desafio Unijuí. “A receptividade das escolas foi muito boa. É uma experiência nova. A maioria não conhecia esse formato, nunca trabalhou com Pitch, com cidades inteligentes, e hoje eles tiveram um aprofundamento desses temas. Tanto hoje em Santa Rosa, quanto ontem em Ijuí, tivemos soluções muito boas, que podem ser levadas para o setor público como propostas”, ressaltou.

O vencedor da primeira edição do Desafio Unijuí em Santa Rosa foi o grupo que abordou a temática Educação e Meio Ambiente. Em segundo lugar, ficou a equipe do eixo Economia e Empreendedorismo e, em terceiro, o grupo de Energia, Tecnologia e Inovação. Além disso, todos os alunos ganharam a isenção da taxa de inscrição para o Vestibular de Verão Unijuí 2023.


Lançado edital para seleção de estudantes estrangeiros aos cursos de Mestrado e Doutorado da Unijuí

A Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, lançou na tarde desta terça-feira, 27 de setembro, o edital para seleção de estudantes estrangeiros aos cursos de Mestrado e Doutorado, para ingresso em 2023. A seleção tem o intuito de ampliar o intercâmbio de estudantes oriundos de países com os quais a Universidade mantém relações de cooperação, estimulando a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiando a formação de recursos humanos de alto nível.

Conforme explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a internacionalização é uma das propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), discutido em 2019, com ações para 2020-2024. “Temos dois eixos na internacionalização: na graduação, trabalhamos para que nossos estudantes tenham o contato com outros países, pessoas e culturas, o que contribui para a sua formação. Na Pós-Graduação Stricto Sensu, trabalhamos, além da questão cultural, na expansão da influência da Instituição no campo da pesquisa e produção do conhecimento”, explicou.

Conforme consta no edital, apresentado pela assessora de Relações Internacionais, Vanderleia Haiski, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direito estão ofertando, cada um, duas vagas para o Mestrado e uma para Doutorado. Além disso, os Programas em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, que possuem apenas oferta de Mestrado, também estão com duas vagas abertas para ingresso.

Para estar apto a uma vaga, o candidato deve ser cidadão de país com o qual o Brasil mantém acordo de cooperação cultural, científica e tecnológica ou relações diplomáticas; ter curso de graduação ou mestrado completo em uma das áreas do conhecimento compatíveis com o curso pretendido; ter conhecimento da Língua Portuguesa em nível suficiente para acompanhar os estudos; e ser financeiramente responsável por suas despesas de viagem e manutenção durante a estadia no Brasil.

“Vejo como uma boa oportunidade ser estudante da Unijuí”, relatou durante o encontro o doutorando em Modelagem Matemática e Computacional, Luis Adolfo Patiño Hernandez, natural do Equador, aprovado por meio de edital para estudar na Universidade. “Eu posso participar de congressos internacionais, compartilhar conhecimentos, ter novas experiências, formar grupos de pesquisas e ainda aprender novas línguas, como o português, o alemão e o inglês”, disse. 

Mestrando em Educação nas Ciências, Gastón Achaval foi um dos estudantes aprovados por meio de edital e iniciou seus estudos na Unijuí de forma remota, em 2021, por conta da pandemia. Ele é argentino e está há dois semestres residindo em Ijuí, junto à Unicasa. “Quando eu ainda estava na Argentina, já recebia todo auxílio da Unijuí. Todos estão sempre abertos para auxiliar. Aqui participo de grupos de pesquisas, de atividades culturais, compartilhando e tendo novas experiências”, comentou. 

Quem também fez um relato de sua experiência na Unijuí foi Adeyemi Maafouz Alabi, natural do Benim - África, que realiza o mestrado em Direitos Humanos na Universidade. O estudante destacou que o edital é bastante acessível para os estrangeiros e que na Unijuí conta com a ajuda de todos. “As pessoas são muito acolhedoras. É fácil aprender porque você não estuda sozinho. Há sempre professores e estudantes te acompanhando”, afirmou.

Inscrições

Interessados em participar da seleção devem encaminhar a documentação solicitada no Edital VRPGPE nº 21/2022 para o e-mail eri@unijui.edu.br. A seleção dos candidatos se dará mediante entrevista e análise do projeto de pesquisa, currículo e demais documentos, e será realizada pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação, com a participação de um representante do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, considerando os interesses de cada linha de pesquisa. 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 15 de novembro e a divulgação do resultado ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. Para mais informações, acesse o Edital VRPGPE nº 21/2022, disponível em bit.ly/editaiseri ou entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais da Universidade, por meio do e-mail eri@unijui.edu.br ou WhatsApp 55 98146 1888.


Desafio Unijuí reúne alunos do Ensino Médio para pensar a inovação para cidades inteligentes

Nesta terça-feira, 27 de setembro, ocorreu a primeira edição do Desafio Unijuí, campus Ijuí. O evento é destinado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio que, reunidos em equipes de até seis alunos por escola acompanhados de um professor, realizam uma maratona de inovação. Participaram desta edição, alunos de nove escolas que foram instigados a pensar inovações a partir da temática Cidades Inteligentes.

A maratona aconteceu no Espaço + Inovação Unijuí e teve duração de 10 horas. A programação iniciou com atividades de integração com a facilitadora Leonice Parnoff e, após, oficinas de criatividade. Já o turno da tarde foi destinado à pensar soluções para 11 eixos: educação, saúde, tecnologia e inovação, segurança, energia, meio ambiente, urbanismo, economia, empreendedorismo, governança, e mobilidade. Com o objetivo de proporcionar novas experiências, os grupos foram formados por estudantes de diferentes escolas e contaram com a mentoria de professores dos cursos de Graduação da Unijuí. 

Conforme o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, Peterson Clayton Avi, a temática é bastante pertinente e traz uma diversidade de ideias a partir dos eixos trabalhados, proporcionando vivências que impactam na vida dos participantes. Para a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, o objetivo do evento é aproximar os estudantes e a Universidade. “Nossa ideia é mostrar o que a gente faz na Unijuí. Quando nós desafiamos vocês a participarem deste momento, estamos buscando apresentar as perspectivas de que a Universidade se abre através do ensino, da pesquisa e da extensão”, frisou.

O grande vencedor do Desafio Unijuí foi o grupo do eixo Empreendedorismo, que apresentou uma proposta voltada à implantação de políticas públicas de empreendedorismo para alunos do Ensino Médio de Ijuí. Em segundo, o grupo do eixo Saúde, que propôs a formação de professores e estudantes visando os primeiros socorros e, em terceiro lugar, o grupo do eixo Meio Ambiente que trouxe uma proposta de reaproveitamento de isopor a partir da fabricação de telhas com isolamento térmico. Os vencedores levaram para casa um troféu e medalhas pela participação. Além disso, todos os alunos que participaram do Desafio Unijuí ganharam a isenção na inscrição para qualquer curso do Vestibular Unijuí 2023.

O Projeto “Ampliação e qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade inteligente" é uma parceria da FIDENE/UNIJUÍ e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Termo de Fomento nº 905143/2020, viabilizada a partir de recursos oriundos de emenda parlamentar do então deputado federal Darcisio Emidio Perondi. O projeto teve início em agosto de 2021, qualificando seis laboratórios da Instituição. As ações incluem o desenvolvimento de projetos, oficinas, cursos, palestras, seminários, exposições entre outros, e devem impactar no período de vigência, cerca de 10 mil pessoas, entre pesquisadores, alunos da educação básica, de graduação e de pós-graduação, e comunidade da região.


Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária dão início às Semanas Acadêmicas

Na manhã desta terça-feira, 27 de setembro, foram abertas as Semanas Acadêmicas dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí. A cerimônia de abertura foi realizada no Salão de Atos e sucedida pela palestra “Jovem no mercado do agronegócio atual”, com o empresário e advogado Raphael Houayek. Apesar do início síncrono, cada curso possui sua própria programação para esta semana.

O representante do Centro Acadêmico de Agronomia, Rafael Ourique, salientou que “a proposta da Semana Acadêmica é ser mais técnica e não tanto comercial”. O representante do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária, Eduardo Stein, acrescentou dizendo que “a expectativa é de que o evento, de alguma forma, venha agregar ao currículo de cada estudante”.

Durante a abertura, o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor doutor Felipe Libardoni, além de desejar um ótimo evento aos participantes, contou que os professores de ambos os cursos incentivaram os estudantes a organizar as programações. “Aqui eu destaco que tudo que está acontecendo hoje e nos próximos dias é mérito dos dois Centro Acadêmicos”, afirmou.

A coordenadora do curso de Agronomia, professora mestre Angelica de Oliveira Henriques, também saudou os Centros Acadêmicos por todo esforço de organizar uma Semana Acadêmica. “Parabenizo os dois cursos pela dedicação, empenho e protagonismo em organizar e planejar esses eventos”, afirmou. 

O vice-reitor de Administração da Unijuí, professor doutor Dieter Rugard Siedenberg, mencionou que a semana acadêmica é o momento ideal para compartilhar conhecimentos, já que os estudantes têm contato com professores, especialistas e empresários.

Os cursos seguem com programações separadas até a quinta-feira, dia 29 de setembro. Acessando os links, é possível conferir as programações da Semana Acadêmica de Agronomia e de Medicina Veterinária. Na sexta-feira, dia 30 de setembro, os cursos voltam a se unir no Dia de Campo Unijuí, que ocorrerá no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder) . Esse evento é paralelo e, por este motivo, requer uma nova inscrição, que pode ser realizada em unijui.edu.br/Eventos/diadecampounijui

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí





Inscrições prorrogadas para o concurso fotográfico Um olhar sobre o campus Três Passos

As inscrições para o concurso fotográfico Um olhar sobre o campus Três Passos foram prorrogadas, por meio do Edital GR nº 15/2022. Com o novo prazo, interessados em participar têm até o dia 30 de novembro para enviarem seus registros por meio do e-mail relacionamento@unijui.edu.br e concorrerem a um celular e um tablet. O concurso, promovido em comemoração aos 30 anos do campus Três Passos, é aberto a toda comunidade acadêmica e externa.

A iniciativa tem como objetivo incentivar percepções e reflexões sobre a importância do campus para o município de Três Passos, bem como retratar sua história por meio da fotografia. O concurso divide-se em duas categorias: “olhar histórico”, que contempla imagens feitas entre 1992 e 2010; e “olhar atual”, que visa mostrar o campus atualmente. Os participantes podem explorar a paisagem, cenário e situações da vida cotidiana nas quais estão presentes o campus Três Passos.

É permitido que cada inscrito envie apenas uma fotografia de sua autoria em cada categoria. Serão vedados trabalhos apresentados com mais de uma autoria ou que já tenham sido premiados em concursos anteriores. Na avaliação serão considerados os critérios de criatividade e originalidade, composição fotográfica, qualidade artística e sensibilidade estética para contar a história do campus Três Passos.

Inscrição e premiação

O vencedor na categoria “olhar histórico” será premiado com um tablet. Já o ganhador do grupo “olhar atual” irá receber um celular. Além disso, os cinco primeiros colocados farão parte de um catálogo específico e terão suas fotografias impressas e expostas no campus Três Passos. 

Para participar, preencha a ficha de inscrição disponível neste link e envie juntamente com a sua fotografia para o e-mail relacionamento@unijui.edu.br, até o dia 30 de novembro.


Unijuí é sede da abertura da Semana do Idoso em Santa Rosa 

Nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, teve início a Semana do Idoso em Santa Rosa, promovida pela Prefeitura Municipal e pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, com apoio da Unijuí e de outras instituições. O objetivo é oportunizar aos idosos momentos de integração e lazer, além de informações sobre saúde física e mental. 

A abertura do evento ocorreu no auditório do campus Santa Rosa e contou com uma fala da técnica do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde (Lafps) da Unijuí, Vanessa do Nascimento dos Santos. Na oportunidade, a profissional de Educação Física falou sobre a expectativa de vida da população brasileira e a importância do envelhecimento ativo, bem como apresentou o serviço e funcionamento do Lafps. Na sequência, foram ministradas duas palestras, que abordaram os temas “Educação Financeira” e “Alimentação do idoso: sabor, proteção e saúde bucal”.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Roseli Bess, destacou a importância da parceria com a Unijuí. “As parcerias entre a Universidade e as instituições do município são importantes para o crescimento e desenvolvimento de cidadãos cada vez mais comprometidos com as questões sociais, culturais e, no caso desse evento, para pensar em melhores condições de vida das pessoas idosas”, ressaltou Roseli.

A programação da Semana do Idoso em Santa Rosa segue até esta sexta-feira, dia 30 de setembro, com a realização de diversas atividades em diferentes locais da cidade. Confira o cronograma completo abaixo.


Programa apoiado pela Unijuí realiza 1º Seminário das Escolas do Campo em Três Passos

Na última quinta-feira, dia 22 de setembro, ocorreu o 1º Seminário das Escolas do Campo em Três Passos. A atividade faz parte do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e pelas Secretarias de Educação, Agricultura e Saúde, com apoio da Unijuí e de outras instituições da cidade. O evento ocorreu no Distrito de Santo Antônio e reuniu profissionais da Prefeitura e dos estabelecimentos de ensino envolvidos, bem como estudantes, pais e representantes das entidades parceiras.

O Seminário contou com a apresentação dos 24 melhores trabalhos das quatro escolas municipais que integram o projeto: Dom João Becker, do Distrito de Santo Antônio; José de Anchieta, do Distrito de Bela Vista; Wally Elisa Hartmann, do Distrito de Erval Novo; e Guia Lopes, do Distrito de Floresta. As apresentações envolveram projetos desenvolvidos sobre apicultura, bovinocultura, hortaliças, ovinocultura, piscicultura, suinocultura, entre outras temáticas.

Por meio do Programa Semeando, as escolas do campo do município proporcionam aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a construção do Projeto de Vida Rural: Protagonista de sua história, além de aulas semanais, em turno inverso, com técnicos, professores e profissionais das áreas da agricultura, saúde e meio ambiente. Os trabalhos elaborados pelos estudantes ao longo do ano foram avaliados em bancas realizadas de 23 de agosto a 15 de setembro, sendo que a seleção das melhores produções resultou no Seminário. 

O Programa Semeando foi criado em 1998 no município de Três Passos e reativado em 2021. “A Unijuí é parceira deste programa por acreditar no seu potencial de contribuir com a formação profissional e pessoal dos estudantes e de todos os atores envolvidos; por entender que a Universidade precisa estar junto à comunidade, fortalecendo as relações institucionais e fomentando o impacto social; e por saber que a educação sempre foi e continuará sendo o maior pilar de desenvolvimento regional”, destaca o coordenador do campus, professor André Giovane de Castro.

Segundo a assistente educacional da Unijuí, Rubia Lassen, o Programa atende, na sua essência, os anseios das famílias do campo. “Os trabalhos desenvolvidos junto às propriedades rurais permitem que os alunos se tornem protagonistas em busca de qualidade de vida para si e para suas famílias. Além disso, a troca mútua de conhecimentos e experiências entre pais e filhos viabiliza o desenvolvimento de projetos focados na realidade de cada propriedade rural a fim de promover a sucessão familiar no meio rural”, completou Rubia.


Estudantes de Engenharia participam do Rally Latinoamericano de Innovación 2022

Integrantes da equipe PET-EGC reunidas para trabalhar no desafio do Rally de Innovación.

Neste final de semana, dias 23 e 24 de setembro, estudantes da Unijuí participaram do Rally Latinoamericano de Innovación 2022. As equipes PET-EGC, do campus Santa Rosa, e Trimetal, de Panambi, representaram a Universidade na competição internacional, que envolveu acadêmicos de 13 países da América Latina.

Na sexta-feira, primeiro dia de evento, foram apresentados oito desafios para os participantes, que constituem problemas reais da sociedade. Cada equipe precisava selecionar um desafio e, a partir disso, trabalhar em uma solução criativa e inovadora para a questão. Em apenas 28h, as propostas precisavam ser entregues por meio de um vídeo de até dois minutos e um relatório contendo a sustentabilidade e impacto social da ideia.

A equipe PET-EGC escolheu trabalhar o desafio 7, sobre deslizamentos de terra, tendo em vista que este é um problema muito presente no Brasil, especialmente em ocupações irregulares e infraestruturas rodoviárias. “É importante a implementação de sistemas de sensores capazes de prevenir desmoronamentos. Com base nisso apresentamos uma solução: o monitoramento de taludes naturais para alertar as pessoas sobre possíveis deslizamentos nas áreas de risco, através de controle das chuvas e sensores internos”, destacou a acadêmica Paula Blume, no vídeo da proposta

A estudante do curso de Engenharia Civil, Bárbara Rabelo, relata que esta foi a segunda participação da equipe PET-EGC na competição. “É sempre uma ótima experiência de aprendizado e de interação com os colegas e com outros países, agrega muito ao nosso currículo e ao nosso conhecimento. Como já havíamos participado ano passado, estávamos tranquilos e preparados”, ressaltou.

Já a equipe Trimetal propôs uma solução para o desafio 4: Economia de energia no setor gastronômico, apresentado pelo município de Santa Fé, na Argentina. “O problema 4 necessita de um conjunto de soluções entre a cidade e o setor gastronômico, que, combinados, irão gerar economia para todos”, destacou o acadêmico Rodrigo Vicensi, no vídeo da solução. Pensando nisso, os estudantes sugeriram que a cidade crie um biodigestor para os rejeitos e sobras dos restaurantes e locais gastronômicos, a fim de gerar combustível (biogás). Já para os estabelecimentos gastronômicos foi proposta a utilização de um cogerador de energia movido a biogás gerado pelo biodigestor, visando a economia de energia convencional da rede elétrica. 

O acadêmico de Engenharia Mecânica, Felipe Dahmer, afirma que ter essa dinâmica entre o grupo e com pessoas de outra nacionalidade foi muito gratificante. “Me vi motivado a participar desse evento a fim de adquirir conhecimento e ser desafiado, podendo propor ideias inovadoras, mudando um pouco a forma de pensar nos problemas do dia-a-dia, aplicando conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais. Além disso, conseguir obter um networking com outras pessoas, com outras realidades é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Espero que durante a minha graduação possa estar representando a Unijuí em vários outros eventos e desafios como este”, salientou Felipe.

Ambos os grupos participaram do Rally na categoria “Impacto Social”, ficando em primeiro e segundo lugar na classificação nacional. A equipe PET-EGC, classificada em primeiro lugar, irá receber uma vaga na pré-incubação da Criatec e 10 horas de mentorias. “Essa premiação é uma forma de estimular que esse projeto não termine apenas como uma proposta no Rally, mas sim que tenha uma continuidade na prática, se tornando um negócio e chegando como produto ou serviço na comunidade”, explicou o responsável pela Criatec no campus Santa Rosa, Lucas Escher.

Estudantes de Engenharia, do campus Panambi, integram a equipe Trimetal.

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