Programas da Unijuí reafirmam excelentes conceitos em avaliação da Capes - Unijuí

Programas da Unijuí reafirmam excelentes conceitos em avaliação da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta semana o resultado da Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Essa divulgação ocorre após a nova análise por comissões de área, com renovação de pelo menos 50% dos seus integrantes, e de posterior discussão na 218ª Reunião do CTC-ES, que ocorreu nos dias 5 a 8 de dezembro de 2022.

Nos dados divulgados pelo relatório, a Unijuí conseguiu elevar o conceito do Programa em Desenvolvimento Regional de 4 para 5, e Programa em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), que passou de 3 para 4. Esse resultado permite que a Universidade busque a implementação também do curso de Doutorado dentro do PPGAIS.

Os Programas em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, e Direito mantiveram a nota da avaliação anterior: os conceitos obtidos foram 5, 4 e 4, respectivamente. Já o Programa em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, avaliado há menos de dois anos, alcançou a nota 3, assim como o Proef, programa de mestrado profissional em Educação Física realizado em rede nacional.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados da avaliação dos nossos programas, que são o reflexo do trabalho dos professores, a dedicação dos estudantes e da política adotada pela instituição nos últimos anos, centrada em oferecer cursos de excelência, com pesquisas que geram impacto sobre o desenvolvimento da nossa região”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González. “Agora nossa expectativa é continuar trabalhando para que em 2025 todos os nossos programas alcancem resultados ainda melhores”, finaliza.