Mostra de Projetos Integradores do segundo semestre de 2022 é encerrada - Unijuí

Mostra de Projetos Integradores do segundo semestre de 2022 é encerrada

Nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, foi encerrada a quarta Mostra de Projetos Integradores (PIs) da Unijuí. Desde 14 de novembro, estudantes da Graduação Mais estão socializando os resultados dos trabalhos que desenvolveram ao longo do semestre, contemplando cerca de 160 projetos e 90 desafios. Foram 15 dias de apresentações, que reuniram 30 turmas, das mais diversas áreas, distribuídas entre os quatro campi da Universidade - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.

Os PIs são novos componentes curriculares, que seguem tendências mundiais da educação, implantados no início de 2021. Nestes dois anos, segundo a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, foram mais de 180 desafios atendidos e 430 projetos realizados. “Isso nos deixa muito felizes pois temos certeza de que estamos qualificando a formação profissional do acadêmico, o que também reflete na sociedade, que cada vez mais contará com estudantes pesquisando situações reais da cidade e região e propondo intervenções importantes”, destaca.

Por meio dos projetos integradores, os acadêmicos, desde o início da graduação, têm contato com a realidade da comunidade, através de desafios encaminhados pela população, empresas ou entidades. Com orientação dos professores e dos mentores, que são profissionais voluntários, os estudantes propõem soluções para as demandas apresentadas. “Nós já tivemos diagnósticos que desencadearam projetos de leis, intervenções em escolas a partir da área da saúde, psicologia, educação. Também tivemos resultados de PIs que podem ajudar empresários da região e entidades sem fins lucrativos, como a Apae, associações de bairros, prefeituras, penitenciárias, etc”, afirma a vice-reitora.

A estudante Linda Batú relata que cursava Direito alguns anos atrás e, neste semestre, ao reingressar no curso, teve uma surpresa positiva. “Fiquei bem admirada com a forma com que a graduação estava estabelecida. O Projeto Integrador e o desafio em si, me despertaram a curiosidade em aprender e dominar aquele conteúdo que nos foi desafiado. Adquiri um senso de organização e de companheirismo com meus colegas, aprendendo a trabalhar em grupo e a dividir tarefas, e também aprendi muito sobre escutar opiniões diversas”, relata a acadêmica.

Além de contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal do estudante, os projetos integradores trazem impactos diretos para a população, indo ao encontro do propósito da Unijuí enquanto Universidade comunitária. “Não se trata de fazer uma formação isolada, que não dialoga com a sociedade. Na medida em que os cursos se integram na comunidade, como estamos fazendo a partir do PI, a Universidade ganha, porque qualifica a formação dos futuros profissionais, e a sociedade também ganha, porque a partir dessa qualificação, desse processo formativo, há uma intervenção objetiva que ajuda no desenvolvimento da região”, completa a professora Fabiana.