MBA em Gestão de Cooperativas é encerrado com Seminário sobre Estudos Cooperativos - Unijuí

Nos dias 2 e 3 de dezembro, ocorreu, de forma online, o Seminário sobre Estudos Cooperativos, que marcou o encerramento da 11ª edição do MBA em Gestão de Cooperativas, ofertado no campus Santa Rosa da Unijuí. Na oportunidade, os pós-graduandos socializaram os resultados de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) com colegas e professores. Ao longo de dois dias de evento, foram apresentados 26 artigos, provenientes de pesquisas realizadas pelos participantes em cooperativas da região.

O coordenador do MBA, professor Pedro Büttenbender, destacou a diversidade de temáticas abordadas nos trabalhos. “Tiveram pesquisas focadas em temas como gestão e governança de cooperativas, princípios e fundamentos da organização do cooperativismo, aporte do cooperativismo ao desenvolvimento da região e a participação crescente de jovens e mulheres nas cooperativas. Outras trabalharam com assuntos relacionados à inovação e as novas ofertas de articulação de cooperativas no contexto regional, estadual e nacional”, relata o docente.

Um dos trabalhos foi desenvolvido pela egressa da Unijuí, Arlete Perinazzo Kuhn, que, graças à pós-graduação, vivenciou uma mudança na cooperativa em que atua desde fevereiro de 2021, assumindo novas funções estratégicas dentro da mesma. “O curso representou para mim um divisor de águas. No decorrer dele aprendi, na prática, o que é cooperação e trabalhar junto em prol de um único objetivo. Por meio da pós-graduação passei de funcionária, colaboradora da Unitec, para associada e instrutora do Senar, então só tenho a agradecer”, afirma Arlete.

Segundo o professor Ariosto Sparemberger, ao trazerem situações reais de suas próprias cooperativas em suas pesquisas, os pós-graduandos tiveram a oportunidade de aprofundar o entendimento acerca dessas situações e da importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico, social e das pessoas que nele estão inseridas. “Os estudos significaram um avanço dentro do sistema cooperativista da nossa região, principalmente pelos resultados apresentados e pela forma qualificada com que os alunos desenvolveram seus trabalhos finais. Portanto, esse encerramento realmente é o coroamento do curso e do espaço que esses estudantes obtiveram por meio dele”, salienta.

O professor Pedro Büttenbender ressaltou ainda que, através do MBA em Gestão de Cooperativas e da intensa participação de mestrandos e doutorandos em Desenvolvimento Regional em pesquisas envolvendo o cooperativismo, a Unijuí vem consolidando e ampliando sua contribuição com o sistema cooperativo. “A oferta continuada do MBA em Gestão de Cooperativas qualifica e reforça o núcleo de pesquisas em cooperativismo dentro da Unijuí, bem como contribui para a capacitação de lideranças, dirigentes, gestores, associados e colaboradores de cooperativas, o que torna as cooperativas cada vez mais bem preparadas para enfrentar os desafios presentes e futuros do cooperativismo e da sua atuação na sociedade”, evidencia.

“Agradecemos ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) e cooperativas, pelo apoio e cooperação na viabilização desta e demais ofertas”, completa o professor Pedro.