Responsável pela realização de análises físico-químicas e microbiológicas em água e efluentes líquidos industriais, a Central Analítica da Unijuí presta serviços à comunidade há 22 anos, sendo o único laboratório na região prestador de serviços na parte de águas e efluentes, credenciado junto à Fundação de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) e à Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, o que permite atender as demandas com padrões internacionais de qualidade.
Conforme explica o coordenador da Central Analítica, professor Alessandro Hermann, “o Laboratório possui um conjunto de mais de 40 parâmetros para avaliação da qualidade da água de consumo humano ou para uso em farmácias magistrais, laboratórios de análises clínicas, controle de irrigação, monitoramento de bacias hidrográficas que podem ser monitorados. Também atendemos as indústrias na análise de efluentes líquidos, que são aqueles resíduos oriundos de processo e que precisam ser tratados antes da descarga em um corpo receptor ou outro destino”.
A estrutura multicampi da Universidade facilita o atendimento da comunidade regional por meio do transporte institucional disponível entre os campi, minimizando o deslocamento para a entrega de amostras. Somente em 2022, 1.500 amostras foram analisadas, o que representa um aumento de aproximadamente 15% com relação ao ano anterior. “2022 continuou sendo um ano de superação, pois ainda sentimos os reflexos da pandemia de covid-19 sobre a economia local. No entanto, obtivemos um acréscimo no número de atendimentos. Buscamos novas possibilidades, olhar para as necessidades da região e assim verificar como podemos contribuir ainda mais para a solução das demandas e colaborar para o desenvolvimento dentro de nossa área de atuação”, avaliou Hermann.
Para 2023, o objetivo é crescer ainda mais. “Dentre as perspectivas para o próximo ano estão a ampliação da quantidade de parâmetros avaliados, com a inclusão de análise de glifosato em águas, bem como, iniciar os estudos para a implantação de análises físico-químicas e microbiológicas em matérias primas e alimentos processados, tarefa bastante complexa e que sem dúvidas se estenderá para além de 2023”, destacou.
Além da prestação de serviços, a Central Analítica disponibiliza espaços para aulas práticas e para estágios para os estudantes dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Engenharia Química e Ciências Biológicas. "É um local importante para a formação dos acadêmicos, trazendo um contexto de vivência e aprendizado em um laboratório reconhecido e de alto nível”, frisou.
A Central Analítica pode ser contatada pelo telefone (55) 3332-0200 ramal 3220 ou ainda pelo e-mail centralanalitica@unijui.edu.br.
Henrique Deves, estudante de Farmácia e auxiliar de Farmácia na Unijuí, foi o vencedor do concurso da Altissia - uma plataforma de estudos que oferece 25 opções de idiomas, teste e certificado de nível, além de acesso à comunidade global de intercâmbio digital, e que está disponível para professores, estudantes, técnicos-administrativos e de apoio da Universidade.
Para participar do concurso, era necessário ter vínculo com a Unijuí, realizar dois testes de nível em um único idioma e utilizar a plataforma por no mínimo 15h. A cada hora era ganho um ponto. Henrique completou 23h42 de estudos no idioma francês, recebendo um vale-compras de R$ 100.
De acordo com Henrique, até o momento, a experiência na plataforma tem sido muito positiva. “A plataforma possui uma quantidade imensa de materiais e todos muito bons. No mundo em que vivemos, é extremamente positivo ter conhecimento em outros idiomas, porque isso ajuda muito no desenvolvimento profissional e acadêmico”, destacou.
A Altissia permite o estudo a qualquer momento e de qualquer lugar, seja pelo app ou pelo navegador. Henrique, por exemplo, dedica no mínimo 30 minutos por dia aos estudos e acredita que, dessa forma, as aulas se tornam mais dinâmicas e menos cansativas.
Para quem tem interesse em conhecer a plataforma, basta acessar o endereço altissia.org/pt-br/unijui.
A Unijuí e o Hospital Bom Pastor de Santo Augusto assinaram convênio, na tarde desta segunda-feira, 26 de dezembro, com objetivo de proporcionar aos estudantes de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Medicina da Universidade a oportunidade de realizar atividades práticas e estágios curriculares e extracurriculares junto ao hospital.
Os estágios serão supervisionados, sempre visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
A reitora da Universidade, professora Cátia Maria Nehring, ressaltou que a assinatura desse contrato fecha um dia de grande alegria e comemoração para a Universidade, após o anúncio da autorização das novas vagas para o curso de Medicina da Unijuí e agora com a assinatura do convênio. “Essa parceria vem para qualificar ainda mais a formação de nossos estudantes da área da Saúde e com certeza quem sai ganhando, no fim, é a população da região”, destaca.
De acordo com Davi Alexandre Ceolin, presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto, preparar a mão de obra na área de saúde para assumir os hospitais da região é importante. “Nós temos um quadro de médicos já bastante avançado em idade, em toda região, então esperamos que com esse convênio a gente consiga ir renovando o nosso quadro de pessoal, especialmente na área médica. Então, é de suma importância para nós no Hospital e também para toda região, esse convênio que estamos assinando hoje”, ressalta. Já diretora executiva da instituição, Marilei Andrighetto, ressalta que o Hospital Bom Pastor de Santo Augusto é “um solo fértil para aprendizagens, então tanto o aluno, quanto a Universidade e o próprio Hospital tem a ganhar, porque o aluno estará ali para aprender e auxiliar o nosso corpo clínico e além de ele ajudar e apoiar, ele também vai estar aprendendo e impulsionando o atendimento, aliando a teoria e a prática, aprimorando o atendimento e fazendo com que a população também ganhe”.
O Hospital Bom Pastor de Santo Augusto atende cerca de 94 cirurgias/mês, aproximadamente 40 partos/mês e cerca de 212 internações clínicas/mês. O atendimento é feito na microrregião de Santo Augusto, sendo realizado para população de 10 municípios mais próximos.
Aconteceu na manhã da última quarta-feira, 21 de dezembro, de forma online, o DemoDay, evento organizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que reuniu 18 projetos indicados como finalistas pelos mecanismos que participaram do Programa Ideiaz e Catalisa ICT Ciclo 4 - fase que teve 106 projetos participantes e 20 mecanismos, entre eles a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí.
A Criatec participou deste ciclo atendendo dois projetos do Catalisa ICT, que é uma iniciativa articulada pelo Sebrae em parceria com entidades do ecossistema nacional de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica para alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade.
Os projetos atendidos foram Agregando valor aos resíduos têxteis - Spoint e Biomaterial bioativo para regeneração óssea - Integra High Tech Biomaterials. Ambos os projetos receberam atendimento durante 10 semanas, sendo realizadas qualificações coletivas e mentorias individuais. Ao final do período, a Criatec realizou a apresentação dos projetos para um banca composta por investidores da Vortex e fez a indicação do projeto Spoint para o DemoDay.
Os projetos participaram na categoria de Projetos Tradicionais, que contou com a participação final de 10 projetos. Na categoria de Impacto participaram da final oito projetos, sendo classificada a Spoint.
Essa é mais uma das grandes conquistas do ano da Criatec. Recentemente, a Incubadora recebeu a certificação Cerne de Nível 3. Realizado pela Anprotec e pelo Sebrae, o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados dos ambientes de inovação de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4) e representam passos em direção à melhoria contínua. “Poder rodar um programa e ter pela segunda vez consecutiva nosso projeto vencedor nos move e nos mostra que estamos no caminho certo. Acompanhei desde o início o programa e isso é muito gratificante”, destaca a analista de negócios da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva.
Segundo o empreendedor Guilherme Andreoli Gil, apresentador do projeto para a banca, para a Spoint foi uma experiência extremamente enriquecedora participar do Catalisa ICT. “O ecossistema de inovação do programa permitiu amadurecer nossa proposta e transformá-la em um potencial negócio. Portanto, agradecemos todos os profissionais que, ao longo do programa, contribuíram para o crescimento e evolução da Spoint”, disse.
A Criatec já prospecta atuar e atender os projetos no próximo ciclo que abrirá no início de 2023.
Os primeiros passos para quem está iniciando um curso a distância podem ser um pouco difíceis - afinal, a modalidade requer adaptação e, principalmente, disciplina. Para auxiliar neste processo, a Unijuí conta com tutores qualificados, que ajudam os estudantes em todos os módulos dos cursos.
Segundo o tutor Marlon Soares, no modelo EaD da Unijuí o tutor tem a função de facilitar a vida do estudante. “Ou seja, sempre que surgir alguma dúvida que tenha que ser encaminhada para o professor, ou alguma dúvida em relação ao conteúdo, à plataforma ou às ferramentas, é o tutor quem tem a responsabilidade de ajudar o aluno a encontrar uma solução”, explica.
Além disso, os tutores são bastante acessíveis, podendo ser acionados sempre que necessário. “Qualquer dúvida, o tutor da Educação a Distância é responsável por esclarecer. De segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde e da noite, estamos à disposição para facilitar a vida do estudante”, destaca.
Esse contato entre os estudantes e os tutores pode ser feito de várias formas, a fim de contribuir com o andamento da vida acadêmica. “As dúvidas podem ser enviadas através de e-mail, WhatsApp ou das ferramentas disponíveis dentro do próprio ambiente virtual, para que a única preocupação do aluno seja compreender aquilo que o professor quer passar”, completa.
Se você tem interesse em realizar um curso na modalidade EaD na Unijuí, acesse unijui.edu.br/ead. Na graduação, a Universidade oferta os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em História, Letras: Português e Pedagogia; e os cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Localizado na Sede Acadêmica da Unijuí, o Espaço + Inovação Unijuí faz parte do projeto Cidades Inteligentes, que nasceu com o objetivo de unir ciência, criatividade e empreendedorismo visando estruturar cidades sustentáveis. Além de ser um ambiente de estudo, o Espaço + Inovação oferece à comunidade acadêmica e externa diversas interações com foco em inovação e tecnologia.
Ao todo são cinco ambientes: o Laboratório de Desenvolvimento de IoT, voltado à experimentação e desenvolvimento relacionadas com a interconexão digital de objetos; o Laboratório Smart Grid, um ambiente maker com acesso às tecnologias e ferramentas que potencializam o conhecimento acerca das redes elétricas inteligentes; o Espaço de Ideação, área lúdica para atividades em grupo ou individual destinada ao estímulo da criatividade e ao processo de inovação; o Espaço Coworking, para uso compartilhado de empresas e profissionais de diferentes áreas; e a Sala de Realidade Aumentada, dotada de elementos virtuais e reais para o desenvolvimento de novas aplicações e soluções.
A comunidade pode encontrar diversas atividades nestes ambientes, segundo o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Cleyton Avi. “Oferecemos acesso a todas essas tecnologias e a toda nossa estrutura a qualquer momento nos turnos da manhã e da tarde. Também são realizadas oficinas por meio dos Projetos de Extensão ou até mesmo pelo próprio Espaço + Inovação”, destaca.
Dentre as oficinas oferecidas, uma delas é a Criando Meu Próprio Jogo, que visa despertar nos participantes o interesse pelas áreas da tecnologia. “Nós ensinamos os alunos da Educação Básica a desenvolverem um jogo virtual dentro de uma hora e meia. Eles fazem toda programação e saem com o jogo pronto, podendo compartilhar com os colegas e familiares e depois ir aperfeiçoando esse jogo em casa”, explica.
Segundo o professor Peterson é por meio da experiência nesse espaço que as pessoas vão compreender, cada vez mais, o uso das tecnologias. “Nosso objetivo é que as pessoas tenham uma experiência com a realidade virtual, porque talvez leve muito tempo para que a realidade virtual se torne acessível, por exemplo. Portanto, é no Espaço + Inovação que as pessoas podem ter essas vivências”, afirma.
Para acessar os serviços do Espaço + Inovação entre em contato pelo e-mail espacomaisinovacao@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332 - 0250 - Ramal 3420.
Com o objetivo de capacitar profissionais do agronegócio para atuação em Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS), a Unijuí está ofertando a Qualificação Profissional em Beneficiamento e Armazenamento de Sementes. O curso será realizado presencialmente, no campus Ijuí, nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Interessados devem realizar a inscrição no site unijui.edu.br/educacao-continuada até o dia 29 de janeiro.
O curso, que tem duração total de 24h, é composto por aulas teóricas e práticas necessárias à compreensão de aspectos importantes relacionados à legislação e armazenamento de sementes, bem como à gestão das diferentes etapas do beneficiamento. A capacitação é voltada para responsáveis técnicos, operadores de UBS, professores, estudantes e demais interessados na área de sementes.
Ao longo da qualificação, serão trabalhados diversos conteúdos relacionados às sementes: fundamentos e importância da qualidade; análise e principais testes; legislação e normas para produção; princípios de secagem e armazenagem; beneficiamento; unidade de tratamento industrial; e dimensionamento da UBS. Para complementar o aprendizado dos participantes, também será realizada uma visita técnica a uma empresa de sementes.
O curso será ministrado pelos engenheiros agrônomos Gerusa Massuquini Conceição, professora do curso de Agronomia da Unijuí e doutora em Agronomia, e Evaldo Cervieri Filho, doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes, com ênfase em Produção e Beneficiamento de Sementes.
Para realizar sua inscrição e obter mais informações sobre esta e outras Qualificações Profissionais da Unijuí, acesse o site unijui.edu.br/educacao-continuada ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Uma grande Instituição se constrói superando as adversidades e os desafios. Foi assim que nos 65 anos de história a Fidene, com suas quatro mantidas - Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Escola de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Rádio Unijuí FM e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) alicerçou sua história. É por meio de pequenas conquistas diárias, aliando competência técnica, infraestrutura, tecnologia, qualidade de ensino, mas, sobretudo, pessoas, que a Fidene finaliza 2022 pensando num futuro em constante evolução.
E foi nesse contexto que a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; o diretor-executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg; a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; e o vice-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, participaram do Rizoma Temático e avaliaram o ano de 2022 e as perspectivas de 2023.
Para a presidente da Fidene, professora Cátia, 2022 foi um ano de materialização de projetos. “É difícil elencar uma única situação/projeto ou atividade dentre tudo que vivemos ao longo deste ano. Ele nos exigiu muito, muitas mudanças em todas as mantidas, e com certeza muitos novos desafios ainda virão. Mas eu destacaria assim: A EFA, aplicando a sua oferta a partir de mais cursos técnicos e também uma nova gestão assumindo o compromisso para os próximos três anos. Os cursos técnicos têm sido uma demanda recorrente da comunidade. O Museu, a partir da sua reinvenção, buscando manter as portas abertas na pandemia, assume o formato híbrido, como possibilidade de pesquisa e visitação aos nossos diferentes públicos. Como desafio: se envolver com o projeto de Capital Nacional da Etnias, como um elemento da história dos nossos antepassados. A Rádio como um canal que passa a ser também online e ocupar as plataformas digitais, sendo e mantendo-se uma rádio educativa. Esse é nosso grande diferencial em termos de programação e informação, e precisamos manter rigor quanto aquilo que efetivamente fazemos. E a Unijuí, onde tivemos excelentes avaliações externas, mantendo nossa referência como a melhor Universidade de nossa região e uma das melhores da América Latina. Entendo que o grande desafio para 2023 é a materialidade de parcerias com os diferentes setores que temos vínculos a partir das formações que realizamos. Se somos uma Universidade de excelência, reconhecida nacional e internacionalmente, como materializamos essas parcerias com diferentes organizações da nossa região, seja pelo ensino, pela pesquisa, pela extensão ou pela cultura? Destaco aqui a cultura, pois os nossos grupos culturais são, me permito dizer, uma preciosidade de nossa instituição”.
Sustentabilidade
Segundo o diretor-executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter, esse é um ano intenso especialmente por ter sido um ano pós-pandemia. “Neste ano tínhamos como meta em nossa pasta duas questões: Uma delas era a questão da sustentabilidade econômica da instituição. A outra é a garantia da qualidade da oferta do nosso serviço, ou seja, da entrega na qualidade do ensino que a gente apresenta ao nosso estudante. Encontrar esse equilíbrio foi, sem dúvida nenhuma, muito difícil neste ano, em função de que o número de estudantes tem diminuído constantemente em todas as instituições de ensino superior, até porque os jovens estão fazendo uma leitura diferente de como ele busca a sua qualificação e inserção no mercado e precisamos entender isso e fazer uma leitura muito clara de como a Universidade se insere dentro disso, muito embora isso seja uma perspectiva”, destaca.
Um dos grandes desafios em 2022, conforme destacou o professor, foi o financiamento dos estudantes pelo crédito universitário próprio. "Em um levantamento realizado em novembro desse ano, comprovamos que a Unijuí tem as mensalidades mais baratas em um comparativo de 20 cursos entre as Universidades da região. Mesmo assim as pessoas estão com dificuldade de pagar a mensalidade e essa é a realidade de boa parte dos jovens em idade universitária, o que explica muitos deles estarem fora das universidades. Por isso, nós temos financiado o estudo desses jovens com crédito próprio, por meio do CredUnijuí, para todos os ingressantes. Outra questão que precisa ser destacada é o volume de investimentos que a instituição realiza, que neste ano foi de cerca de R$ 7 milhões. Boa parte desses recursos investidos vem por meio de recursos externos, através dos editais de projetos aos quais a Universidade concorre e outra parte é proveniente de recursos internos. Além disso, é importante salientar ainda a contrapartida que a Universidade precisa dar ao município pela oferta do curso de Medicina. Somente neste ano, foi repassado ao município um montante superior a R$ 500 mil em equipamentos para as Estratégias de Saúde da Família. Isso faz parte da contrapartida que a Universidade dá ao município, à população, que além desses equipamentos, também receberá o atendimento dos médicos formados pela nossa instituição, qualificando para além de novos profissionais, o próprio sistema de saúde".
Graduação
Para a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, 2022 é um marco da retomada ao presencial, também pela realização de grandes eventos de relacionamento com o público-alvo, como o Profissional do Futuro. “Tivemos praticamente 6 mil alunos do Ensino Médio nos nossos campi de Ijuí e Santa Rosa. Aqui no campus de Ijuí, recebemos praticamente 400 professores da educação básica. Foi muito bonito ver essa retomada, pois assim como nós ficamos distantes, apesar de online, os alunos do Ensino Médio estavam em um distanciamento muito maior porque muitos nem online estavam. Então foi muito marcante esse evento de início de ano de 2022, porque os próprios professores expressaram o quanto foi bom a Unijuí ter proporcionado esse acolhimento e a discussão de assuntos tão importantes”, destacou.
Além disso, a vice-reitora falou sobre a efetivação prática da Graduação Mais. “Uma das grandes propostas da Graduação Mais é termos um relacionamento maior com a comunidade e, neste ano, a gente atendeu aproximadamente 200 demandas. Nós conseguimos fazer com que esses profissionais, egressos, instituições e empresas viessem até a Universidade conversar com nossos estudantes. Além disso, os nossos estudantes também se deslocaram, foram conhecer a realidade do mercado de trabalho e a partir desses quase 200 desafios, nós desenvolvemos quase 400 resultados de projetos integradores. Então é um trabalho bonito e significativo que foi feito e que agora teremos muito a avançar, mas que foram passos importantes que conseguimos dar em 2022”.
Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, a intensidade caracteriza a Universidade como um todo. “Eu sempre destaco a diversidade da Universidade. Aqui é sempre possível observar mil coisas acontecendo simultaneamente. Por isso, sem dúvida, esse foi um ano de muita produção, de desenvolvimento de projetos novos, de colocá-los em prática. Momento de alcançar metas e, aqui, podemos ressaltar os excelentes resultados alcançados pelos nossos Programas Stricto Sensu na Avaliação da Capes, com ótimas notas. Nessa linha, creio que é importante ressaltarmos que em 2022 tivemos 13 cursos de pós-graduação lato sensu e mais de 100 cursos de qualificação profissional, isso significa um movimento muito grande de alunos, da população da região, que vem para a Universidade, que tem um contato com o conhecimento, que estabelecem parcerias”.
Para o vice-reitor há inúmeros destaques a serem feitos neste 2022, no entanto, dois merecem atenção especial pelo período pós-pandêmico. "Um deles é a internacionalização, onde assinamos um conjunto de convênios internacionais com universidades latino-americanas e europeias. Temos, hoje, mais de 200 estudantes e egressos de Enfermagem da Unijuí participando de um curso de língua alemã que abre as portas para eles irem trabalhar na Alemanha com o Grupo Hélios, sendo uma oportunidade fantástica para estes estudantes. Além disso, está em nosso projeto a retomada dos intercâmbios: foram 25 estudantes que em 2022 tiveram uma experiência internacional e estão sendo preparados mais 15 acadêmicos para realizarem esta experiência no 1º/2023. Também é fundamental destacar que neste ano recebemos mais de 20 estudantes estrangeiros, ou seja, foram pessoas que confiaram em nossa Universidade para virem estudar. Outro aspecto importante é o reconhecimento nacional de Cerne 3 da Criatec e a inauguração oficial do Espaço + Inovação como espaço de uso democrático pela comunidade de Ijuí e região para o acesso à tecnologia".
Ocorreu nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro, a quarta entrega de 2022, relativa à contrapartida à implantação do curso de Medicina ao município de Ijuí, para a qualificação da rede pública de saúde. Foram entregues 18 poltronas, 67 réguas pediátricas, 17 suportes para soro e 100 lixeiras, no valor de R$ 47.628,00.
Os equipamentos referem-se ao Ano 4 do Plano de Contrapartida à Estrutura de Serviços, Ações e Programas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão para este ano é de que o investimento total seja de R$ 536 mil.
Destinada a profissionais que atuam nas áreas de Hematologia e Hemoterapia Laboratorial, a Unijuí oferta a qualificação profissional em Hematologia Prática: Hemoclass 2. As inscrições estão abertas até o dia 17 de março, podendo ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada.
O curso desenvolve nos participantes a competência técnico-profissional, possibilitando a identificação e o diagnóstico dos diversos tipos de patologias hematológicas, bem como sua atuação em hemocentros e bancos de sangue.
Entre os objetivos do curso estão a análise das principais alterações fisiopatológicas relacionadas às doenças hematológicas como anemias, leucemias, distúrbios da coagulação e processos associados à imunohematologia; a discussão de novos métodos de diagnóstico laboratorial, a correlação clínica e a interpretação dos resultados das principais patologias hematológicas; e a capacitação para a análise crítica de resultados, controle de qualidade, gestão da qualidade e acreditação laboratorial em hematologia e hemoterapia.
Destinado a estudantes e egressos dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Biologia, Medicina e demais profissionais da área da saúde, o curso será ofertado na modalidade presencial, no campus Ijuí, em conjunto com as aulas do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Hematologia Laboratorial, nos dias 17 e 18 de março.
Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
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