O dia 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, é uma data importante para a reflexão sobre cuidados com a saúde. Por isso, a Unijuí realizou, de 23 a 28 de setembro, a edição 2019 da Semana do Coração. Na programação, diversas atividades com a comunidade de Ijuí foram realizadas por professores e estudantes dos cursos da área da saúde.
Segundo a coordenadora da iniciativa, professora Eliane Roseli Winkelmann, o objetivo foi realizar eventos gratuitos, gerando conscientização na população e destacando a importância de prevenir e manter os devidos cuidados com a saúde, especificamente do coração. No decorrer desta semana, foram realizadas inúmeras atividades, nas quais estudantes da área da saúde trabalharam a conscientização e a prevenção da saúde do coração, em pontos da cidade, como a Praça da República, além disso foram realizadas atividades com crianças do ensino básico de diferentes escolas e com usuários da Unidades Básicas de Saúde. Os pacientes do Instituto do Coração também receberam orientações de prevenção.
De acordo com a professora Eliane Winkelmann, em entrevista para a Rádio Unijuí FM: “o grande objetivo da semana do coração é causar um impacto, estimulando a conscientização e o cuidado com a saúde, especificamente do coração, justamente porque as doenças cardiovasculares levam a uma grande mortalidade”, afirmou.
Além das atividades que envolveram os alunos, na quinta-feira, dia 26, o médico cardiologista Carlos Guilherme Mayer palestrou no Centro de Eventos do campus Ijuí, dando dicas sobre os devidos cuidados com a saúde do coração.
O encerramento da Semana do Coração neste sábado, dia 28 de setembro, é com a caminhada e corrida do coração. As inscrições podem ser realizadas a partir das 15h e o início da atividade será às 16h30. O evento é aberto para toda a comunidade e acontecerá no complexo poliesportivo municipal.
- Evitar o estresse;
- Alimentar-se de maneira saudável;
- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e aumentar o consumo de água;
- Evitar cigarros;
- Praticar atividades físicas e controlar o peso;
- Fazer o uso de medicamentos de forma adequada, além de frequentar o cardiologista e seguir as orientações médicas.
Essas são algumas dicas disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Cardiologia. https://www.cardiol.br
Por Natália Langer, Bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Uma série de matérias está destacando os projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. Confira os Projetos desenvolvidos pelo DEAg.
Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
Abrangendo os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, o Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da Unijuí vem trabalhando em importantes projetos de Extensão, visando contribuir com o melhoramento das mais diversas atividades agrárias, permitindo que os estudantes avancem nos conhecimentos a partir da troca de informações com a comunidade. Os projetos desenvolvidos dentro do departamento são: Projeto Rondon, envolvendo duas operações em 2019: Parnaíba e Operação João de Barro, além do Projeto Rede Leite.
A Operação Parnaíba ocorreu no mês de janeiro e a Operação João de Barro, no mês de julho. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon tem o objetivo de promover o desenvolvimento de comunidades, fortalecendo a cidadania. O projeto também integra diferentes áreas da Universidade, como Engenharia Civil, Nutrição, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo, entre outros. Ele ocorre em diferentes estados do país, em pequenas cidades que carecem de cuidados e informações. Por isso o projeto leva conhecimento, por meio de oficinas, que ensinam diversas atividades para as populações, entre elas: o desenvolvimento de um sistema simples e de baixo custo para irrigação de hortas, aproveitamento integral de alimentos, a fabricação de sabão liquido e em barras, entre outras. Além disso, o Rondon trabalha em conjunto com outras universidades, proporcionando aos estudantes uma grande troca de conhecimentos e experiência de vida. Confira mais detalhes das duas operações: Parnaíba e João de Barro.
O Departamento também integra a Rede Leite, na modalidade de ações comunitárias. O trabalho é realizado com produtores de leite da agricultura familiar e conta com a participação de cinco bolsistas e demais estudantes que trabalham de forma voluntária no projeto, além de professores dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. O objetivo é contribuir com o diagnóstico da realidade das Unidades de Produção sobre as necessidades e realizando proposições de melhorias da produção, promovendo uma melhoria na agricultura familiar.
Segundo a professora Angélica Henriques, em entrevista para a rádio Unijuí FM, “o projeto mantém um espaço contínuo de ações de extensão desses dois cursos e permite uma inserção formal dos docentes do DEAg na Rede Leite. Desenvolvido em conjunto com outras instituições, é um programa que propicia a geração de conhecimentos de maneira integrada entre a pesquisa a extensão, em conjunto com os agricultores”, salienta. A Rede Leite, Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS, conta, atualmente, com a participação formal das seguintes instituições: Emater/RS-Ascar, Embrapa, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Instituto Federal Farroupilha (campus Santo Augusto), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cooperfamiliar e Rede Dalacto.
No dia 12 de setembro os docentes e coordenadores da SMED/IJUÍ, participaram de um encontro na Unijuí, realizado na sede da Incubadora (CRIATEC, onde foram recepcionados pela coordenadora, Maria Odete Santos Garcia Palharini. O objetivo da formação “Educação para o Empreendedorismo” foi o de criar um espaço de discussão no sentido de refletirmos sobre a importância da escola enquanto ambiente favorável ao desenvolvimento de competências empreendedoras tais como: criatividade, iniciativa, resiliência, planejamento, autoconfiança, assumir riscos, entre outras.
Segundo a Dra. Gloria Charão Ferreira, pós-doutoranda em Desenvolvimento Regional da Unijuí, que ministrou a formação, o empreendedorismo na educação não se resume unicamente à tentativa de os jovens criarem as suas próprias empresas. Essa associação restritiva que muitos fazem entre empreendedorismo e a criação de empresas, está relacionada com o “espírito empresarial”, que se diferencia do “espírito empreendedor”, sendo este um fenômeno mais abrangente, na medida em que também assume uma natureza social e cultural.
Neste âmbito, através da educação para o empreendedorismo nossos jovens terão a opção de empreender em qualquer atividade, sendo ele futuramente um um funcionário público, um advogado, um médico, um professor e, sendo esse o seu desejo, abrindo seu próprio negócio.
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Uma série de matérias está destacando os projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. Confira os Projetos desenvolvidos pelo DCCEng.
Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
O Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng) vem desenvolvendo projetos de extensão que já estão consolidados nas escolas de ensino médio e fundamental da região, além disso, o Departamento tem projetos presentes na área da saúde e inclusão. Se destacam nesta lista as seguintes iniciativas: “Rompendo Barreiras”, “Física para todos”, “Feiras de Matemática”, “Energia Amiga ”, “Programe seu Futuro” e o “Disefem MathGo”.
O representante do Núcleo de Extensão do Departamento, professor Igor Norbert Soares, explicou, em entrevista à Rádio Unijuí FM, um pouco dos objetivos da extensão. “ Estamos trabalhando dentro do conceito primordial da extensão, que é levar esse conhecimento para comunidade, fazer essa troca e sempre estar aprendendo também”, salientou.
Conheça um pouco mais de cada Projeto:
O “Rompendo Barreiras” é um projeto desenvolvido em parceria com os cursos da área da Saúde. Estando dentro da linha do programa “Atenção à Saúde”, o projeto trabalha com atividades em conjunto com a Unidade de Reabilitação de Ijuí (UNIR), atendendo as demandas relacionadas a utensílios, equipamentos, soluções de forma prática ao dia a dia de quem está em reabilitação, possui alguma deficiência física ou capacidade reduzida de locomoção. O projeto tem convênio também com a APAE, buscando soluções para as problemáticas que surgem da Associação, desenvolvendo novas tecnologias para o atendimento, tratamento e inclusão de pacientes em Reabilitação ou com Deficiência.
No projeto “Física para Todos” professores e estudantes trabalham principalmente os conceitos de física aplicados na prática, por meio de mostras e interação com os alunos, permitindo que estes possam ter melhor noção destes conceitos. É um dos Projetos que está há mais tempo em andamento na área da Extensão.
Já o projeto “Feiras de Matemática” vem se expandindo cada vez mais na região, envolvendo praticamente os alunos de todas as escolas de ensino médio e fundamental do Noroeste. Tem como objetivo mostrar para a comunidade regional os trabalhos produzidos e que estão em processo de desenvolvimento, trabalhando a matemática de forma com que os alunos a encarem como algo mais simples e natural.
O Projeto “Energia Amiga” também é um projeto trabalhado dentro das escolas de ensino fundamental e médio, procurando abordar a questão da energia elétrica. Mostra, por exemplo, como a eletricidade está presente na vida das pessoas, como ela pode ser percebida e como os alunos podem vivenciar isso.
O projeto “Programe o seu futuro” trabalha com softwares dentro das salas de aula, aproveitando o interesse dos alunos nos celulares e diferentes softwares que permitem a interação direta entre eles. O projeto propõe que os alunos aprendam como fazer e desenvolver softwares.
Por fim, o Projeto “Disefem MathGo” também trabalha a questão da matemática e de como é possível aprender por meio dos softwares de forma lúdica, aliando aprendizado aos jogos.
Com objetivo de discutir o cenário econômico e as principais tendências que se apresentam, a Incubadora Municipal de Empresas juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Chiapetta promoveram, na quinta-feira (12), o Café de Negócios. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, reuniu autoridades, empresários, empreendedores incubados e comunidade em geral.
A principal programação da noite foi a palestra com o Professor Doutor da Unijuí, Argemiro Luis Brum. Com o tema “A Conjuntura Econômica e suas tendências”, o palestrante, de forma bastante realista, promoveu uma análise do passado recente da economia e a indicação de suas tendências futuras. Argemiro diferenciou os principais termos utilizados na área econômica: Crescimento e Desenvolvimento Econômico, destacando que é preciso usar as riquezas produzidas para melhorar a qualidade de vida do conjunto da população, sem esquecer que agregada a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente, pensando nas gerações futuras. Frisou que o desenvolvimento passa pela eficiência das iniciativas Privada e do Estado, mas que é necessária a participação e colaboração da sociedade.
O Café de Negócios trouxe, ainda, a apresentação das empresas da Incubadora Municipal e do projeto que prevê a ampliação do espaço. Atualmente, a incubadora possui quatro empresas incubadas, a InfoX, a Sapataria dos Santos, a Energity e a Massoterapeuta Suzana Zaguetti. Além da sala comercial gratuita, as empresas instaladas têm custeadas pelo município as despesas com internet, água, luz e recebem todo o apoio técnico necessário para alavancarem seus negócios. São associadas as empresas Fortalize Desenvolvimento Humano e a Tele Loja Tanara, as quais recebem o apoio através de assessorias.
Durante a abertura do Café de Negócios, o Coordenador da Incubadora Municipal de Empresas, Luis Afonso dos Santos e o Presidente da ACIC, Rodinei Benhur Pires, destacaram a importância das ações voltadas à valorização do comércio local adotadas pelo município. Ciente de que o desenvolvimento de uma sociedade se dá por seus empreendedores, o Prefeito Municipal Eder Luis Both frisou as iniciativas de fomento ao empreendedorismo. Citou entre elas a criação da Incubadora Municipal e os efeitos positivos que tem gerado, a futura ampliação do projeto e finalizou com a aprovação da Lei de Liberdade Econômica, a qual permitirá simplificar a abertura de empresas, além de isentar taxas para os empresários, de modo a favorecer a inovação, o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.
Ao final do evento foi realizada uma confraternização com os participantes. O café colonial servido foi produzido pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Promoção
O Café de Negócios é uma promoção da Incubadora Municipal de Empresas e da Associação Comercial e Industrial de Chiapetta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, HNK Consultoria e da Unijuí.
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Com o objetivo de reforçar este papel da Universidade, foi realizado, nesta terça feira, 10, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, o lançamento da marca oficial das ações de Extensão da Instituição. Na oportunidade, os Rondonistas da Universidade também receberam certificado por participação nas operações Parnaíba e João de Barro, ocorridas respectivamente no meses de janeiro e julho deste ano.
Participaram do evento professores e estudantes envolvidos com a extensão na Universidade, além da Reitora, professora Cátia Nehring e do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González. A marca foi apresentada pelo gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Dari Bottega. "A marca tem o objetivo de integrar todos os projetos de extensão, dos quatro Campi, pois é um dos pilares da Unijuí enquanto Universidade. É um compromisso com o desenvolvimento da sociedade", salientou Gian.
Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González: “quem tem a oportunidade de se envolver genuinamente em um projeto de extensão passa por uma transformação. Cada uma das experiências dentro da Universidade, na inovação, na pesquisa, na extensão e na cultura, fornece possibilidades de experiência que enriquecem o estudante. É um compromisso oportunizar essa formação e aprimoramento”, defendeu.
A professora Marcia Formentini, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), integrante do Comitê de Extensão e Cultura, observou a importância da relação comunitária. “Sempre foi muito gratificante trabalhar com a extensão e ter contato com o outro. Identifico uma demanda crescente na sociedade para o desenvolvimento de ações de extensão”, salientou.
Também convidada a falar, a estudante de Jornalismo e bolsista do projeto de extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola e Projeto Rondon, Juliana Andretta, contou sobre a experiência vivida nas duas iniciativas. “Nas atividades aprendo a trabalhar em grupo, dar atenção às pessoas e proporcionar ajuda para quem vive numa realidade diferente, também aprendo a observar esses aspectos como cidadã”, salientou.
A Reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, finalizou o evento observando: “durante o processo de se constituir um profissional, a extensão precisa fazer desse caráter, precisa entender realidades, identificar problemas, trazer o que a pesquisa faz em termos de inovação, em termos de produção de conhecimento, como uma relação de diálogo entre diferentes instituições” e acrescentou: “não é à toa que brigamos tanto por essas três palavras que são muito caras para nós: “Viver, Aprender e Transformar”. Isso tem tudo a ver com “ensino, pesquisa e extensão” que marca o “ser e fazer” na Unijuí”, frisou.
Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Uma série de matérias está destacando os projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. Confira os Projetos desenvolvidos pelo Departamento de Humanidades e Educação (DHE).
Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
O Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da Unijuí, que abrange as áreas de Educação Física, História, Letras, Pedagogia e Psicologia, desenvolve diversos projetos de Extensão, entre eles, se destacam três: “Traços Digitais”, “Pibid” e “Residência Pedagógica”.
A professora coordenadora de Extensão no Departamento, Julieta Ida Dallepiane, em entrevista à Unijuí FM, explicou a realização dos projetos no DHE. Segundo a professora, o projeto de extensão ligado à ação comunitária atual é o “Traços Digitais”. Iniciado em 2019, ele disponibiliza áudio-livros gravados, “possibilitando trabalhar com todos os alunos dos anos iniciais e finais, incluindo os alunos que possuem deficiências visuais. Quem participa desses projetos são os alunos de duas escolas parceiras (Centro de Educação Básica Francisco de Assis e a Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha - Ciep Ijuí). O projeto visa ter uma visão tecnológica ligada à educação e à necessidade de atender a diversidade dos sujeitos, uma forma de inclusão social”, observa.
Também são desenvolvidas ações ligadas aos cursos de graduação, como o PIBID, que é o Programa Institucional de Iniciação à Docência, pertencente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que procura unir bolsistas dos cursos de licenciatura em fase inicial, até metade do curso, possibilitando encontros de estudo na Universidade, também oportunizando a atuação em escolas. “Observando, ajudando e acompanhando, dando um melhor preparo para o estágio final do curso. Neste programa, fazem parte duas escolas da rede estadual: Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz e a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, além de uma escola da rede municipal, a Escola Municipal Fundamental Estado do Amazonas”.
O Programa de Residência Pedagógica também pertencente à fundação CAPES e possibilita a atuação de estudantes na metade final de curso, contando com a participação de 72 alunos bolsistas. Tem como objetivo aperfeiçoar a formação destes estudantes dos cursos de licenciatura, fortalecendo o campo da prática e possibilitando o envolvimento com a comunidade, destacando a importância de mostrar o que a Universidade está fazendo nos seus cursos.
Ainda de acordo com a professora, “dentro das ações de extensão, é importante se evidenciar as ações comunitárias e prestações de serviço, que ocorrem quando somos procurados para a realização de formações e palestras em escolas e instituições educativas, por exemplo. Também são realizados cursos de curta duração, dependendo da necessidade, além disso, temos os laboratórios de ensino abertos à comunidade”, salienta.
A coordenadora Julieta Ida Dallepiane acrescenta: “O departamento está articulado para ser um espaço de qualificação, de acolhimento à comunidade, de referência e sempre articulando a pesquisa e a extensão, gestão na graduação e no pós-graduação”.
A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí desenvolve o Projeto Popularização da Ciência, com o objetivo de divulgar a produção e ações dos professores e bolsistas de projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade. Confira o trabalho do projeto “Meninas Digitais na Computação Unijuí", em texto da bolsista do curso de Jornalismo, Natália Langer.
Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental pela área da tecnologia, com foco principal nas mulheres, que são minoria no ramo da Computação, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desenvolveu o projeto “Meninas Digitais”. A Unijuí se inseriu como apoiadora e multiplicadora da proposta, dando início, em 2019, ao projeto “Meninas Digitais na Computação Unijuí”.
As atividades iniciaram com 119 meninas das escolas de ensino médio da região. Dentre a programação oferecida às participantes estão minicursos, oficinas, dinâmicas e palestras de estudantes e profissionais que já atuam na área da computação, além da realização de eventos relacionados à área.
Por meio de uma seleção das próprias escolas, as alunas participantes do projeto têm um encontro semanal com o propósito de realizar atividades em laboratórios. Elas têm acesso às plataformas da SBC, Google, NVIDIA e INTEL, “tudo para que se tornem futuras cientistas da computação, divulgando também softwares desenvolvidos por alunas e despertando o interesse das estudantes pela computação. Quem ministra as atividades são cinco bolsistas do edital Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações”, explica o coordenador do projeto e professor do curso de Ciência da Computação da Unijuí, Edson Padoin.
O professor destaca ainda a importância do projeto: “Possibilitamos acesso à área de computação e suas tecnologias às meninas, alunas do ensino médio, para que conheçam melhor a área e comecem a desenvolver soluções, softwares e aplicativos. Assim qualificamos essas garotas para transformarem ideias em aplicativos ”.
O projeto “Meninas Digitais na Computação Unijuí” é um dos cinco que integram o projeto Ciência para Todos, que promoverá a primeira Mostra Científica Interativa, entre os dias 21 e 25 de outubro, no campus da Unijuí, em Ijuí.
O Projeto de Extensão Cidadania para todos, com uma trajetória de mais de 13 anos no Curso de Direito da Unijuí, esteve novamente na Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzáles, na cidade de Três Passos. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 26 de agosto, com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os responsáveis pela oficina foram o professor Marcelo Loeblein dos Santos, a bolsista Morgana Patricia Webers Bonfanti e também o estudante voluntário Mateus Pediriva.
O encontro tratou da exposição e discussão acerca dos Direitos Humanos e como eles estão inseridos no dia-a-dia de toda a sociedade. A exposição aconteceu em um círculo de conversa e os próprios educandos foram protagonistas na explanação desses Direitos, através da leitura interpretativa de textos e notícias analisadas em grupos e compartilhadas posteriormente.
Os alunos envolvidos relatam que a manhã foi muito proveitosa, afirmando a importância de estudar os direitos fundamentais para que a população conheça a forma de acesso aos seus direitos.
Discutir conceitos importantes da física, da eletrônica ou da robótica, assim como sistemas fotovoltaicos e de geradores eólicos parece conversa de cientistas renomados. Entretanto, essas discussões acontecem entre alunos do ensino fundamental e médio de escolas de Ijuí durante a Oficina de Robótica do Projeto Física para Todos, da Unijuí.
Uma vez por semana, sempre nas terças-feiras à tarde, no Prédio da Sede Acadêmica, 40 alunos se reúnem para aprender um pouco mais sobre o tema. Ao todo serão oito encontros. O professor Mateus Felzke Schonardie, responsável por ministrar as oficinas, explica que o objetivo é introduzir os conceitos básicos da robótica no aprendizado dos alunos.
“Em um mundo cada vez mais tecnológico, entende-se que é importante apresentar os conceitos básicos, tanto de eletrônica como de outras áreas que já fazem parte do cotidiano das pessoas, como a robótica e a computação. São apresentadas aos participantes várias situações do cotidiano, mostrando a importância dos sistemas automatizados, das linguagens de programação, e como isso faz parte da sua vida, por meio do uso de equipamentos simples como os smartphones”, comenta.
O professor contou que as oficinas são desenvolvidas desde o ano de 2017. Neste ano, de acordo com ele, foram inseridas atividades práticas contemplando a obtenção de energia elétrica por meio de fontes alternativas, nas quais se trabalha os princípios de obtenção de energia por meio do sol (sistemas fotovoltaicos) e dos ventos (geradores eólicos), abordando não somente os princípios técnicos de como isto é possível, como também a importância de se obter energia de forma limpa e sustentável.
As oficinas terão carga horária de 32 horas e são oferecidas de forma gratuita, pois fazem parte do programa de extensão universitária mantido pela Unijuí com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No final das atividades os alunos desenvolvem um protótipo de robô.
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