Com objetivo de discutir o cenário econômico e as principais tendências que se apresentam, a Incubadora Municipal de Empresas juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Chiapetta promoveram, na quinta-feira (12), o Café de Negócios. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, reuniu autoridades, empresários, empreendedores incubados e comunidade em geral.
A principal programação da noite foi a palestra com o Professor Doutor da Unijuí, Argemiro Luis Brum. Com o tema “A Conjuntura Econômica e suas tendências”, o palestrante, de forma bastante realista, promoveu uma análise do passado recente da economia e a indicação de suas tendências futuras. Argemiro diferenciou os principais termos utilizados na área econômica: Crescimento e Desenvolvimento Econômico, destacando que é preciso usar as riquezas produzidas para melhorar a qualidade de vida do conjunto da população, sem esquecer que agregada a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente, pensando nas gerações futuras. Frisou que o desenvolvimento passa pela eficiência das iniciativas Privada e do Estado, mas que é necessária a participação e colaboração da sociedade.
O Café de Negócios trouxe, ainda, a apresentação das empresas da Incubadora Municipal e do projeto que prevê a ampliação do espaço. Atualmente, a incubadora possui quatro empresas incubadas, a InfoX, a Sapataria dos Santos, a Energity e a Massoterapeuta Suzana Zaguetti. Além da sala comercial gratuita, as empresas instaladas têm custeadas pelo município as despesas com internet, água, luz e recebem todo o apoio técnico necessário para alavancarem seus negócios. São associadas as empresas Fortalize Desenvolvimento Humano e a Tele Loja Tanara, as quais recebem o apoio através de assessorias.
Durante a abertura do Café de Negócios, o Coordenador da Incubadora Municipal de Empresas, Luis Afonso dos Santos e o Presidente da ACIC, Rodinei Benhur Pires, destacaram a importância das ações voltadas à valorização do comércio local adotadas pelo município. Ciente de que o desenvolvimento de uma sociedade se dá por seus empreendedores, o Prefeito Municipal Eder Luis Both frisou as iniciativas de fomento ao empreendedorismo. Citou entre elas a criação da Incubadora Municipal e os efeitos positivos que tem gerado, a futura ampliação do projeto e finalizou com a aprovação da Lei de Liberdade Econômica, a qual permitirá simplificar a abertura de empresas, além de isentar taxas para os empresários, de modo a favorecer a inovação, o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.
Ao final do evento foi realizada uma confraternização com os participantes. O café colonial servido foi produzido pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Promoção
O Café de Negócios é uma promoção da Incubadora Municipal de Empresas e da Associação Comercial e Industrial de Chiapetta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, HNK Consultoria e da Unijuí.
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Com o objetivo de reforçar este papel da Universidade, foi realizado, nesta terça feira, 10, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, o lançamento da marca oficial das ações de Extensão da Instituição. Na oportunidade, os Rondonistas da Universidade também receberam certificado por participação nas operações Parnaíba e João de Barro, ocorridas respectivamente no meses de janeiro e julho deste ano.
Participaram do evento professores e estudantes envolvidos com a extensão na Universidade, além da Reitora, professora Cátia Nehring e do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González. A marca foi apresentada pelo gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Dari Bottega. "A marca tem o objetivo de integrar todos os projetos de extensão, dos quatro Campi, pois é um dos pilares da Unijuí enquanto Universidade. É um compromisso com o desenvolvimento da sociedade", salientou Gian.
Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González: “quem tem a oportunidade de se envolver genuinamente em um projeto de extensão passa por uma transformação. Cada uma das experiências dentro da Universidade, na inovação, na pesquisa, na extensão e na cultura, fornece possibilidades de experiência que enriquecem o estudante. É um compromisso oportunizar essa formação e aprimoramento”, defendeu.
A professora Marcia Formentini, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), integrante do Comitê de Extensão e Cultura, observou a importância da relação comunitária. “Sempre foi muito gratificante trabalhar com a extensão e ter contato com o outro. Identifico uma demanda crescente na sociedade para o desenvolvimento de ações de extensão”, salientou.
Também convidada a falar, a estudante de Jornalismo e bolsista do projeto de extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola e Projeto Rondon, Juliana Andretta, contou sobre a experiência vivida nas duas iniciativas. “Nas atividades aprendo a trabalhar em grupo, dar atenção às pessoas e proporcionar ajuda para quem vive numa realidade diferente, também aprendo a observar esses aspectos como cidadã”, salientou.
A Reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, finalizou o evento observando: “durante o processo de se constituir um profissional, a extensão precisa fazer desse caráter, precisa entender realidades, identificar problemas, trazer o que a pesquisa faz em termos de inovação, em termos de produção de conhecimento, como uma relação de diálogo entre diferentes instituições” e acrescentou: “não é à toa que brigamos tanto por essas três palavras que são muito caras para nós: “Viver, Aprender e Transformar”. Isso tem tudo a ver com “ensino, pesquisa e extensão” que marca o “ser e fazer” na Unijuí”, frisou.
Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Uma série de matérias está destacando os projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. Confira os Projetos desenvolvidos pelo Departamento de Humanidades e Educação (DHE).
Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
O Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da Unijuí, que abrange as áreas de Educação Física, História, Letras, Pedagogia e Psicologia, desenvolve diversos projetos de Extensão, entre eles, se destacam três: “Traços Digitais”, “Pibid” e “Residência Pedagógica”.
A professora coordenadora de Extensão no Departamento, Julieta Ida Dallepiane, em entrevista à Unijuí FM, explicou a realização dos projetos no DHE. Segundo a professora, o projeto de extensão ligado à ação comunitária atual é o “Traços Digitais”. Iniciado em 2019, ele disponibiliza áudio-livros gravados, “possibilitando trabalhar com todos os alunos dos anos iniciais e finais, incluindo os alunos que possuem deficiências visuais. Quem participa desses projetos são os alunos de duas escolas parceiras (Centro de Educação Básica Francisco de Assis e a Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha - Ciep Ijuí). O projeto visa ter uma visão tecnológica ligada à educação e à necessidade de atender a diversidade dos sujeitos, uma forma de inclusão social”, observa.
Também são desenvolvidas ações ligadas aos cursos de graduação, como o PIBID, que é o Programa Institucional de Iniciação à Docência, pertencente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que procura unir bolsistas dos cursos de licenciatura em fase inicial, até metade do curso, possibilitando encontros de estudo na Universidade, também oportunizando a atuação em escolas. “Observando, ajudando e acompanhando, dando um melhor preparo para o estágio final do curso. Neste programa, fazem parte duas escolas da rede estadual: Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz e a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, além de uma escola da rede municipal, a Escola Municipal Fundamental Estado do Amazonas”.
O Programa de Residência Pedagógica também pertencente à fundação CAPES e possibilita a atuação de estudantes na metade final de curso, contando com a participação de 72 alunos bolsistas. Tem como objetivo aperfeiçoar a formação destes estudantes dos cursos de licenciatura, fortalecendo o campo da prática e possibilitando o envolvimento com a comunidade, destacando a importância de mostrar o que a Universidade está fazendo nos seus cursos.
Ainda de acordo com a professora, “dentro das ações de extensão, é importante se evidenciar as ações comunitárias e prestações de serviço, que ocorrem quando somos procurados para a realização de formações e palestras em escolas e instituições educativas, por exemplo. Também são realizados cursos de curta duração, dependendo da necessidade, além disso, temos os laboratórios de ensino abertos à comunidade”, salienta.
A coordenadora Julieta Ida Dallepiane acrescenta: “O departamento está articulado para ser um espaço de qualificação, de acolhimento à comunidade, de referência e sempre articulando a pesquisa e a extensão, gestão na graduação e no pós-graduação”.
A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí desenvolve o Projeto Popularização da Ciência, com o objetivo de divulgar a produção e ações dos professores e bolsistas de projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade. Confira o trabalho do projeto “Meninas Digitais na Computação Unijuí", em texto da bolsista do curso de Jornalismo, Natália Langer.
Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental pela área da tecnologia, com foco principal nas mulheres, que são minoria no ramo da Computação, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desenvolveu o projeto “Meninas Digitais”. A Unijuí se inseriu como apoiadora e multiplicadora da proposta, dando início, em 2019, ao projeto “Meninas Digitais na Computação Unijuí”.
As atividades iniciaram com 119 meninas das escolas de ensino médio da região. Dentre a programação oferecida às participantes estão minicursos, oficinas, dinâmicas e palestras de estudantes e profissionais que já atuam na área da computação, além da realização de eventos relacionados à área.
Por meio de uma seleção das próprias escolas, as alunas participantes do projeto têm um encontro semanal com o propósito de realizar atividades em laboratórios. Elas têm acesso às plataformas da SBC, Google, NVIDIA e INTEL, “tudo para que se tornem futuras cientistas da computação, divulgando também softwares desenvolvidos por alunas e despertando o interesse das estudantes pela computação. Quem ministra as atividades são cinco bolsistas do edital Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações”, explica o coordenador do projeto e professor do curso de Ciência da Computação da Unijuí, Edson Padoin.
O professor destaca ainda a importância do projeto: “Possibilitamos acesso à área de computação e suas tecnologias às meninas, alunas do ensino médio, para que conheçam melhor a área e comecem a desenvolver soluções, softwares e aplicativos. Assim qualificamos essas garotas para transformarem ideias em aplicativos ”.
O projeto “Meninas Digitais na Computação Unijuí” é um dos cinco que integram o projeto Ciência para Todos, que promoverá a primeira Mostra Científica Interativa, entre os dias 21 e 25 de outubro, no campus da Unijuí, em Ijuí.
O Projeto de Extensão Cidadania para todos, com uma trajetória de mais de 13 anos no Curso de Direito da Unijuí, esteve novamente na Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzáles, na cidade de Três Passos. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 26 de agosto, com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os responsáveis pela oficina foram o professor Marcelo Loeblein dos Santos, a bolsista Morgana Patricia Webers Bonfanti e também o estudante voluntário Mateus Pediriva.
O encontro tratou da exposição e discussão acerca dos Direitos Humanos e como eles estão inseridos no dia-a-dia de toda a sociedade. A exposição aconteceu em um círculo de conversa e os próprios educandos foram protagonistas na explanação desses Direitos, através da leitura interpretativa de textos e notícias analisadas em grupos e compartilhadas posteriormente.
Os alunos envolvidos relatam que a manhã foi muito proveitosa, afirmando a importância de estudar os direitos fundamentais para que a população conheça a forma de acesso aos seus direitos.
Discutir conceitos importantes da física, da eletrônica ou da robótica, assim como sistemas fotovoltaicos e de geradores eólicos parece conversa de cientistas renomados. Entretanto, essas discussões acontecem entre alunos do ensino fundamental e médio de escolas de Ijuí durante a Oficina de Robótica do Projeto Física para Todos, da Unijuí.
Uma vez por semana, sempre nas terças-feiras à tarde, no Prédio da Sede Acadêmica, 40 alunos se reúnem para aprender um pouco mais sobre o tema. Ao todo serão oito encontros. O professor Mateus Felzke Schonardie, responsável por ministrar as oficinas, explica que o objetivo é introduzir os conceitos básicos da robótica no aprendizado dos alunos.
“Em um mundo cada vez mais tecnológico, entende-se que é importante apresentar os conceitos básicos, tanto de eletrônica como de outras áreas que já fazem parte do cotidiano das pessoas, como a robótica e a computação. São apresentadas aos participantes várias situações do cotidiano, mostrando a importância dos sistemas automatizados, das linguagens de programação, e como isso faz parte da sua vida, por meio do uso de equipamentos simples como os smartphones”, comenta.
O professor contou que as oficinas são desenvolvidas desde o ano de 2017. Neste ano, de acordo com ele, foram inseridas atividades práticas contemplando a obtenção de energia elétrica por meio de fontes alternativas, nas quais se trabalha os princípios de obtenção de energia por meio do sol (sistemas fotovoltaicos) e dos ventos (geradores eólicos), abordando não somente os princípios técnicos de como isto é possível, como também a importância de se obter energia de forma limpa e sustentável.
As oficinas terão carga horária de 32 horas e são oferecidas de forma gratuita, pois fazem parte do programa de extensão universitária mantido pela Unijuí com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No final das atividades os alunos desenvolvem um protótipo de robô.
A Unijuí visitou na quinta-feira, dia 22, a 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa (SMDES) para apresentar um aplicativo de jogo que ensina matemática, denominado MathGo. Na CRE a equipe de professores da Unijuí foi recepcionada pela Coordenadora de Educação Beatriz Cancian e sua equipe, e na SMDES pela Secretária Maria da Graça Faccin e equipe da Secretaria, para as quais explanaram sobre o projeto que tem o objetivo de auxiliar escolas e estudantes no ensino e aprendizagem da matemática.
Para o Pró-Reitor do campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, a Universidade responde a um papel importante no desenvolvimento regional com diferentes projetos de extensão que envolvem a comunidade acadêmica e escolar, e desta vez oferece aos estudantes e professores uma solução inovadora para estudar e até se divertir com a matemática. “Depois de aprenderem bem a funcionalidade da ferramenta, haverá uma competição entre todos os estudantes envolvidos no aplicativo para, ao final, escolherem um vencedor do desafio de matemática”, destaca.
O MathGo foi criado dentro do projeto de extensão Desenvolvimento e Implementação de Software Educacional para o Ensino Fundamental e Médio - (Disefem), e tem como foco principal a construção de softwares educacionais na perspectiva de um trabalho conjunto universidade-escola. As responsáveis pela área da educação básica da região e do município manifestaram total interesse e adesão à proposta apresentada, definindo-se desde já os próximos passos para a implementação do aplicativo nas aulas em todas as escolas que tiverem interesse em melhorar e inovar seus métodos de estudo da matemática, tornando-se assim uma disciplina de melhor compreensão e mais atrativa para os estudantes.
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Uma série de matérias está destacando os projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. Confira os Projetos desenvolvidos pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida).
Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
Com o objetivo de facilitar o acesso à saúde na comunidade, principalmente para a população idosa, além de crianças e adolescentes em idade escolar, o Departamento de Ciências da Vida (DCVida) desenvolve dois grandes projetos: “Educação em Saúde” e “Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência”. As ações incluem atendimento domiciliar, palestras, mostras de saúde, entre outras ações, visando a educação e a prevenção de doenças.
Abrangendo todas as áreas e cursos do Departamento, o projeto “Educação em Saúde”, coordenado pela professora Angélica Moreira, realiza o acompanhamento de idosos e também desenvolve atividades em escolas. O atendimento a idosos é feito por meio de visita a domicílio, o “home care”, que consiste em levar a equipe de saúde ao lar dos idosos e realizar um acompanhamento com orientações e evitar problemas de saúde nesta população. Já as ações nas escolas consistem na realização de oficinas e mostras, garantindo à população atendida atividades de promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Além disso, a partir de convênio firmado entre a Unijuí e a Secretaria de Saúde de Ijuí, a metodologia utilizada para a realização das atividades abrange ações com a população assistida na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Assis Brasil e na Escola IMEAB.
Outro grande projeto é o de “Atenção à Saúde da Pessoa Deficiente”, relacionado com a UNIR, uma parceria entre a Unijuí e a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa procura dar suporte para pacientes que possuem poucos recursos como, por exemplo, pessoas que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida e não possuem condições de comprar cadeiras de rodas, muletas ou bengalas, e, por meio da UNIR, conseguem de forma gratuita. Um dos objetivos é divulgar, nas Unidades Básicas de Saúde, as possibilidades para os pacientes que possuem alguma deficiência, buscando que sejam encaminhados à estrutura do UNIR. Além disso, são oferecidas visitas domiciliares.
A coordenadora do Núcleo de Extensão do DCVida, professora Elenita Costa Beber, comentou, em entrevista à Unijuí FM, sobre a importância dos projetos. “Temos um nível de educação para não esperar a doença chegar, para poder pensar antes, para ter esse contato prévio. Então, essa é uma diferença dos projetos de extensão do Departamento, os estudantes e professores vão até as casas, até a comunidade, até as pessoas. E isso é muito importante”, salientou.
A professora destaca, ainda, a rede de proteção que é criada na comunidade. “Com a atuação dos Projetos, proporcionamos as condições de reabilitação física, por exemplo, a volta ao trabalho e à vida. Além do auxílio para os pacientes, os alunos envolvidos nos projetos também aprendem, na prática, a se relacionar com a comunidade, dando um resultado positivo para todos os envolvidos no processo”, complementa.
Há mais de 20 anos o projeto Física para Todos leva a toda região mostras interativas. O objetivo é aproximar a comunidade do estudo da física e despertar a curiosidade para outras descobertas científicas. Dessa forma, o projeto é um dos cinco que integram o projeto Ciência para Todos, que promoverá a primeira Mostra Científica Interativa, entre os dias 21 e 25 de outubro, no Campus da Unijuí, em Ijuí.
Em entrevista à Rádio Unijuí FM, o coordenador do projeto Física para Todos, professor Nelson Toniazzo, explicou que os experimentos são intuitivos. “Às vezes as pessoas têm uma explicação para um fenômeno, mas na verdade é um pouco diferente”. Nelson também explicou que a física está presente nas diversas atividades do cotidiano e isso será possível experimentar durante a Mostra.
O professor revelou que, durante a Mostra, o Projeto discutirá dois temas: astronomia e energias renováveis. “Teremos um espaço para energias alternativas com geradores, mini usinas, rodas d’água, objetos de robótica, computação, entre outros. E, na astronomia, teremos um espaço Terra-Lua, um Sistema Solar em escala, projeções em 3D, experimentos sobre gravidade, lançamentos de foguetes de ar comprimido e água, entre outras atrações”, comenta.
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) tem como missão alavancar o empreendedorismo e a inovação na região de atuação da Unijuí. O foco da Incubadora é em negócios das áreas de Tecnologia Informação e Comunicação, Energias Renováveis, Automação Residencial e Industrial, Eficiência e Qualidade de Energia, Tecnologia de Alimentos, Saúde, Economia Criativa e Agronegócio.
Nesse sentido, a Criatec vem desenvolvendo diferentes ações, dentre elas, na última semana, realizou no Campus Santa Rosa e Ijuí uma atividade com estudantes de escolas dos níveis fundamental e médio participantes do projeto de extensão “Programe seu Futuro”. O projeto é coordenado pelo professor Marcos Cavalheiro e tem como objetivo despertar o interesse pelo uso da tecnologia, um trabalho conjunto entre Universidade e escolas na perspectiva de gerar uma mudança de paradigma nos jovens estudantes a partir da modificação do seu olhar a respeito da tecnologia, no qual este passará a ser um produtor e não apenas um usuário das ferramentas de informática.
Para a chefe do Núcleo de Empreendedorismo da Criatec, Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, a Criatec é parceria no projeto no desenvolvimento de atividades de sensibilização para o empreendedorismo. “No primeiro encontro trabalhamos questões ligadas à equipe, projeto para o futuro e escolha da profissão. Desta vez trabalhamos conceitos de empreendedorismo, criatividade, identificação de oportunidades e inovação colaborativa. Os conceitos foram trabalhados por meio de jogos e dinâmicas com a consultora de empreendedorismo Leonice Parnoff”, destaca.
As próximas atividades estão programadas para acontecerem no mês de novembro, por meio do “Desafio de Inovação’. E para o ano de 2020 já estão sendo planejadas novas inserções com oficinas de Canvas, Design Think, entre outros. O projeto acontece em Ijuí e Santa Rosa.
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