Projetos do DCVida levam saúde para a comunidade - Unijuí

Projetos do DCVida levam saúde para a comunidade

A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Uma série de matérias está destacando os projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. Confira os Projetos desenvolvidos pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida).

Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Com o objetivo de facilitar o acesso à saúde na comunidade, principalmente para a população idosa, além de crianças e adolescentes em idade escolar, o Departamento de Ciências da Vida (DCVida) desenvolve dois grandes projetos: “Educação em Saúde” e “Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência”. As ações incluem atendimento domiciliar, palestras, mostras de saúde, entre outras ações, visando a educação e a prevenção de doenças.

Abrangendo todas as áreas e cursos do Departamento, o projeto “Educação em Saúde”, coordenado pela professora Angélica Moreira, realiza o acompanhamento de idosos e também desenvolve atividades em escolas. O atendimento a idosos é feito por meio de visita a domicílio, o “home care”, que consiste em levar a equipe de saúde ao lar dos idosos e realizar um acompanhamento com orientações e evitar problemas de saúde nesta população. Já as ações nas escolas consistem na realização de oficinas e mostras, garantindo à população atendida atividades de promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Além disso, a partir de convênio firmado entre a Unijuí e a Secretaria de Saúde de Ijuí, a metodologia utilizada para a realização das atividades abrange ações com a população assistida na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Assis Brasil e na Escola IMEAB.

Outro grande projeto é o de “Atenção à Saúde da Pessoa Deficiente”, relacionado com a UNIR, uma parceria entre a Unijuí e a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa procura dar suporte para pacientes que possuem poucos recursos como, por exemplo, pessoas que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida e não possuem condições de comprar cadeiras de rodas, muletas ou bengalas, e, por meio da UNIR, conseguem de forma gratuita. Um dos objetivos é divulgar, nas Unidades Básicas de Saúde, as possibilidades para os pacientes que possuem alguma deficiência, buscando que sejam encaminhados à estrutura do UNIR. Além disso, são oferecidas visitas domiciliares.

A coordenadora do Núcleo de Extensão do DCVida, professora Elenita Costa Beber, comentou, em entrevista à Unijuí FM, sobre a importância dos projetos. “Temos um nível de educação para não esperar a doença chegar, para poder pensar antes, para ter esse contato prévio. Então, essa é uma diferença dos projetos de extensão do Departamento, os estudantes e professores vão até as casas, até a comunidade, até as pessoas. E isso é muito importante”, salientou.

A professora destaca, ainda, a rede de proteção que é criada na comunidade. “Com a atuação dos Projetos, proporcionamos as condições de reabilitação física, por exemplo, a volta ao trabalho e à vida. Além do auxílio para os pacientes, os alunos envolvidos nos projetos também aprendem, na prática, a se relacionar com a comunidade, dando um resultado positivo para todos os envolvidos no processo”, complementa.