Unijuí lança marca para agregar ações dos Projetos de Extensão - Unijuí

Unijuí lança marca para agregar ações dos Projetos de Extensão

A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Com o objetivo de reforçar este papel da Universidade, foi realizado, nesta terça feira, 10, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, o lançamento da marca oficial das ações de Extensão da Instituição. Na oportunidade, os Rondonistas da Universidade também receberam certificado por participação nas operações Parnaíba e João de Barro, ocorridas respectivamente no meses de janeiro e julho deste ano.

Participaram do evento professores e estudantes envolvidos com a extensão na Universidade, além da Reitora, professora Cátia Nehring e do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González. A marca foi apresentada pelo gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Dari Bottega. "A marca tem o objetivo de integrar todos os projetos de extensão, dos quatro Campi, pois é um dos pilares da Unijuí enquanto Universidade. É um compromisso com o desenvolvimento da sociedade", salientou Gian.

Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González: “quem tem a oportunidade de se envolver genuinamente em um projeto de extensão passa por uma transformação. Cada uma das experiências dentro da Universidade, na inovação, na pesquisa, na extensão e na cultura, fornece possibilidades de experiência que enriquecem o estudante. É um compromisso oportunizar essa formação e aprimoramento”, defendeu.

A professora Marcia Formentini, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), integrante do Comitê de Extensão e Cultura, observou a importância da relação comunitária. “Sempre foi muito gratificante trabalhar com a extensão e ter contato com o outro. Identifico uma demanda crescente na sociedade para o desenvolvimento de ações de extensão”, salientou.

Também convidada a falar, a estudante de Jornalismo e bolsista do projeto de extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola e Projeto Rondon, Juliana Andretta, contou sobre a experiência vivida nas duas iniciativas. “Nas atividades aprendo a trabalhar em grupo, dar atenção às pessoas e proporcionar ajuda para quem vive numa realidade diferente, também aprendo a observar esses aspectos como cidadã”, salientou.

A Reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, finalizou o evento observando: “durante o processo de se constituir um profissional, a extensão precisa fazer desse caráter, precisa entender realidades, identificar problemas, trazer o que a pesquisa faz em termos de inovação, em termos de produção de conhecimento, como uma relação de diálogo entre diferentes instituições” e acrescentou: “não é à toa que brigamos tanto por essas três palavras que são muito caras para nós: “Viver, Aprender e Transformar”. Isso tem tudo a ver com “ensino, pesquisa e extensão” que marca o “ser e fazer” na Unijuí”, frisou.

Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí