Departamento desenvolve Projetos voltados ao empreendedorismo solidário e à comunicação escolar - Unijuí

A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. A partir desta semana uma série de matérias vai destacar os projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. Confira!

Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

O Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) desenvolve dois importantes projetos: o Gestão Social e Cidadania e o Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo, ambos voltados para o desenvolvimento regional, com enfoque no empreendedorismo solidário e na comunicação escolar.

O projeto Gestão Social e Cidadania envolve outros quatro subprojetos, entre eles o de “Economia Solidária”, que está em desenvolvimento desde 2002, mantendo um vínculo de grande importância com a Associação dos Catadores de Economia Solidária (ACATA) e com a Associação de Recicladores da Linha 6, para a capacitação das pessoas e auxílio na manutenção dos negócios. Outra iniciativa assessorada é a Feira de Economia Solidária (FECONSOL), que acontece no Campus Ijuí a cada 15 dias, estimulando empreendimentos de agricultura familiar e de artesãos do município.

A professora coordenadora do núcleo de extensão e cultura do DACEC, Marcia Formentini, explicou, em entrevista à Rádio Unijuí FM, como acontece a organização do projeto. “Essa relação com a comunidade acontece de uma forma muito bem organizada e planejada, realizando um filtro com esses empreendimentos sociais solidários, para capacitá-los. Oferecemos oficinas de higienização, de como podem ser apresentados os produtos, toda a questão de vigilância também. É uma relação que se estabelece junto com o município, que faz esse trabalho”, salientou.

Outro subprojeto é o “Gestão Social, Cidadania, Comunicação e Informação”, que objetiva levar informações relacionadas ao tema de gestão social e cidadania, de políticas públicas, e temas afins ao ar pela Unijuí FM. O Projeto abarca, ainda, a “Assessoria Contábil”, direcionando seu foco em ensinar aos empreendedores como gerenciar os valores que eles arrecadam, de que forma podem fazer a gestão das suas receitas e despesas, além de entender se realmente esses valores estão dando para manter o respectivo negócio, apontando as possíveis dificuldades.

Comunicação nas Escolas

O outro projeto em desenvolvimento no Departamento é o “Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo”, com mais de 10 anos de atividades. O Projeto promove a comunicação, estimulando os alunos a contribuírem e pensarem em melhorias para as suas próprias escolas. O cadastro no Projeto é realizado no início do ano e no decorrer do mesmo as equipes envolvidas no projeto vão até as escolas trabalhar com esses alunos. Além disso, também são realizadas, nos laboratórios de comunicação da Universidade, oficinas técnicas de fotografia, vídeo e áudio.

"É um projeto que tem transformado muitas vidas, pois tem um impacto social muito grande. São muitas escolas já atendidas nesses anos de atuação. Nos últimos três anos nós também inserimos as temáticas de empreendedorismo nas atividades para justamente tentar fomentar, dentro do ambiente escolar, a importância de pensar em ser corresponsável por esse espaço”, acrescenta.

O projeto tem valorizado depoimentos de alunos e professores, que podem ser encontrados no site do projeto “Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola-Unijuí”. Além disso, vem contribuindo para que os alunos reflitam sobre mudanças comportamentais, incluindo questões de preservação do meio ambiente.