Extensão - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Extensão

Estudantes de escolas da região desenvolvem aplicativos a partir de Projeto da Unijuí

Trabalhar com softwares dentro da sala de aula, aproveitando o interesse dos estudantes pelos smartphones e diferentes aplicativos que permitem a interação direta entre eles, é a proposta do projeto de extensão da Unijuí “Programe o seu futuro”, que oportuniza aos jovens aprenderem a desenvolver aplicativos inovadores para dispositivos móveis. Despertar o espírito empreendedor, demonstrando que cada pessoa pode ser um ente ativo da tecnologia é o ensinamento durante as aulas. A estudante da Escola Estadual de Educação Básica Santos Dumont, de Santa Rosa, Susana de Oliveira, não tinha conhecimento de programação quando começou no Projeto, mas com o passar das aulas se surpreendeu com o aprendizado. “Estou impressionada com o que aprendi, hoje estou apresentando um aplicativo de jogo que nunca imaginei que poderia desenvolver, e eu consegui criar. Após terminar esse curso vou buscar outras capacitações, porque descobri por meio desse projeto a minha vocação”, destaca a estudante do ensino fundamental.

A Unijuí realizou o encerramento da primeira edição do Projeto de Extensão "Programe o Seu Futuro" no campus Santa Rosa na noite de quinta-feira (28). A programação contemplou a apresentação dos protótipos desenvolvidos pelos estudantes por meio da ferramenta Inventor 2, e contou com a participação dos pais e familiares dos envolvidos, assim como autoridades, professores das escolas Estaduais, Municipais e Particulares participantes do projeto, Pró-Reitor do campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer e equipe do Projeto “Programe o seu Futuro”.

A professora de matemática, Scheila Klein, acompanhou os estudantes da rede municipal de Santa Rosa durante as aulas e afirma que ficou impressionada com o projeto e com o interesse dos alunos. “Esse projeto foi de fundamental importância para os alunos, visto que a tecnologia está presente em todas as áreas do conhecimento, especificamente falando da minha área, a matemática, ele desenvolve um raciocínio lógico fantástico. Além do conhecimento de tecnologia que puderam aprender, por meio da programação, também tiveram que usar a criatividade para o desenvolvimento de diferentes protótipos”, finaliza a professora.

Durante o evento todos os participantes receberam certificados, um troféu que foi produzido por meio da impressora 3D da Universidade e uma lembrança pela participação nas ações do Projeto. O Projeto coordenado pelo professor da Unijuí, Marcos Cavalheiro, trabalhou com estudantes do ensino fundamental e médio de escolas municipais, estaduais e particulares, da região de Santa Rosa e Ijuí. A metodologia utilizada foi por meio de sala de aula invertida, os encontros aconteceram nas terças-feiras em Ijuí e nas quintas-feiras em Santa Rosa.

 Imagens campus Santa Rosa:

Projeto no campus Ijuí

O encerramento das atividades do Projeto ocorreu na noite de terça-feira, dia 26, no auditório do DCEEng, com a participação de alunos que integraram as atividades ao longo ano, acompanhados de pais e familiares. Na programação, ocorreu a apresentação de aplicativos desenvolvidos com a orientação de professores e bolsistas da Universidade. As ideias tocaram em temas importantes do cotidiano dos alunos, como a relação com professores e o ambiente escolar, além do meio ambiente.

As propostas foram avaliadas por uma banca, convidada pela Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, a Agit. Também estiveram presentes, realizando uma saudação institucional, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, e o chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia (DCEEng), Peterson Avi.

Imagens campus Ijuí:

 


Bem-estar em família tema abordado em roda de conversa

Os usuários do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde (AFPS) da Unijuí, juntamente com seus familiares, participaram da 4ª Roda de Conversa do ano, no dia 12 de novembro, que teve como temática, "Bem-estar em família".

Para a Técnica Administrativa, Tatiane Renz, foram abordados temas relacionados à saúde, acerca de estilo de vida adotado, individualmente e na família. “O encontro contou com quatro momentos. Iniciando com um momento cultural, que contou com a presença do colega Adroaldo (Kiko Gaúcho), tornando a noite ainda mais especial ao interpretar composições próprias. Na ocasião também foi utilizado um instrumento que avalia o estilo de vida (NAHAS, 2000), com o qual cada um pode refletir sobre o seus hábitos e seu estilo de vida em relação à alimentação, atividade física, comportamento preventivo, relacionamentos e estresse. O encontro culminou com um momento de relaxamento coletivo e com um lanche a base de frutas”, destacou a profissional.

As rodas de conversa foram inseridas na rotina do laboratório AFPS a partir de 2018 e tem como objetivo, proporcionar conhecimento, reflexão e interação a partir de temas relacionados à saúde.

 


“Vamos a La Playa”: Unijuí realiza projeto para ensinar segurança em ambientes aquáticos e educação ambiental

               

Foto: imagem ilustrativa/Banco de Imagem.

A disciplina de Atividades Aquáticas II, do curso de Educação Física da Unijuí, tem como uma das suas temáticas a relação do Homem com a Água, desenvolvendo competências e conhecimentos em relação aos cuidados, recomendações e técnicas para se usufruir dos espaços aquáticos com segurança, além de ser também voltada à educação ambiental para sua preservação. A partir disso, os estudantes dessa disciplina, juntamente com estudantes de Ciências Biológicas, professores e representantes da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), vão desenvolver, na próxima semana, Projeto em que crianças do ensino fundamental da rede municipal de Ijuí terão a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências por meio da temática.

Denominado “Vamos a La Playa”, o projeto surgiu a partir de uma preocupação com o alto índice de afogamentos no país. Dados recentes da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), indicam que, a cada minuto, um brasileiro morre afogado, colocando o Brasil no terceiro lugar mundial por mortes desse tipo. Além disso, 51% das mortes por afogamento são de crianças, na faixa de 1 a 9 anos de idade. Dessa forma, segundo um dos coordenadores da iniciativa, o professor Paulo Carlan, é importante a realização de trabalhos pedagógicos, na perspectiva da prevenção e segurança.

Dessa forma, as atividades do Projeto pretendem, de forma didática e criativa, promover ensinamentos básicos, capazes de conscientizar e até mesmo salvar a vida de crianças em ambientes aquáticos, assim como os devidos cuidados com a exposição ao sol, hidratação do corpo, cuidados com fauna e flora, os níveis de afogamento, significados das cores das bandeiras que orientam os banhistas, técnicas de reanimação cardiorrespiratória por meio da massagem cardíaca, entre outras recomendações gerais que conscientizem os alunos. Estão envolvidos os professores Paulo Carlan, Eloisa de Souza Borkenhagem Bohrer, Francesca Werner Ferreira e representantes da AIPAN, entre eles Diego Coimbra e também Jaqueline Kempp, Júlia Stiebe Callai, Yan Antunes Hubert e Darlene da Veiga. O projeto conta, ainda, com parcerias da Secretária Municipal de Educação e Cultura de Ijuí e Sindicato dos Professores do Ensino Privado de Ijuí (Singro).

O projeto será iniciado com os alunos da EFA, no dia 19 de novembro, às 16h. E, no dia 21 de novembro, com os alunos do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB), às 14h.


Projeto promove melhorias na infraestrutura rural de produtores de Chiapetta

 

O Projeto de Salas de Espera e Corredores de Concreto visa a implementação de infraestrutura de antessala de ordenha, ou sala de espera, e corredores de concreto nas propriedades rurais produtoras de leite por meio da utilização de concreto usinado como forma de pavimentação. Dessa forma, proporciona aos agricultores condições mais adequadas de trabalho e de manejo do gado leiteiro. O que resulta na melhora da sanidade animal pela redução da exposição dos animais em áreas com fonte de inóculo de doenças como mastite e problemas de casco.  O mesmo contribui para a redução do impacto ambiental provocado pela atividade leiteria, bem como, incentiva a atividade, o aumento da produção, melhora a qualidade do leite, viabilizando a permanência do agricultor na atividade e agregando renda aos produtores e à economia do município.

Esse projeto é uma iniciativa de ações construídas por diversos saberes no âmbito da Extensão Rural Pública e, mais especificamente, da Assessoria Técnica, Social e Ambiental para reforma agrária (ATES/INCRA) contextualizando a experiência da criação de uma Rede de Unidade de Observação Pedagógica (UOP) e Prefeitura Municipal de Chiapetta, RS. O mesmo integra o esforço da aplicação dos fundamentos da abordagem sistêmica e do método análise e diagnóstico dos sistemas agrários usados como uma estratégia metodológica de aproximação com realidade social e da qualificação do trabalho dos extensionistas. Segundo o Engenheiro Agrônomo Dhonathã Santo Rigo, ASCAR, EMATER, RS, o projeto se insere, também, no programa da Rede Leite.

Baseada no sistema de produção de leite adotado pelos agricultores familiares do município (pelo n° de vacas em lactação), o projeto prevê a construção de 69 unidades de sala de espera com 36 m² cada a ser financiado pelo projeto, beneficiando 69 agricultores familiares de produtores de leite.

A sala de espera é a infraestrutura de recepção dos animais vindos da pastagem, os quais permanecem nesse local, à espera da ordenha, sem acesso à alimentação suplementar. O piso será construído com concreto usinado e com declive de 4% garantindo maior durabilidade.

A construção do tanque lava-pés, antes e após a sala, ficou a critérios e contrapartida dos beneficiados. Lava-pés tem finalidade de retirar a matéria orgânica presente no casco dos animais, bem como, ser utilizado para diluição de medicamento para tratamento de cascos.

Para os agricultores que já possuem sala de espera foram feitos corredores de 70cm largura de 8cm de espessura, sendo utilizados 3,6m³ por unidade.

Figura 01: Planta baixa da Sala de espera.

 


Unijuí participou da “Blitz pelo bem-estar do idoso” em Ijuí

                  

Nesta sexta-feira, dia 1º, a Unijuí participou da ação “Blitz pelo bem-estar do idoso”, realizada na Praça da República, em Ijuí. A ação foi organizada por instituições que integram o Conselho Municipal do Idoso (COMUI), entre elas: Unijuí, Sesc, Aapecan e Unimed. A atividade incluiu a participação de Projetos de Extensão da Universidade, na área da Saúde e do Direito.

De acordo com a coordenadora do projeto Educação em Saúde, professora Angélica Moreira, a comunidade que passou pelo local pôde realizar a aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, orientação para o uso racional de medicamentos, para a prática de atividades físicas e para o consumo de alimentos saudáveis.

Além das atividades relacionadas à saúde, os participantes da ação receberam orientações sobre seus direitos. O projeto “Conflitos Sociais e Direitos Humanos, Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução” participou com orientações aos idosos sobre os seus direitos.

Envelhecimento Humano em DEBATE

O tema esteve em debate nesta semana, por meio do Rizoma, tendo como convidados a professora do Departamento de Ciências da Vida, Evelise Morais Berlezi, integrante do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron) e o presidente do Conselho Municipal do Idoso e assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Ijuí, Cláudio Everaldo dos Santos.

No programa, alguns dados foram discutidos: o mundo está no centro de uma transição do processo demográfico única e irreversível que irá resultar em mais populações idosas em todos os lugares. A afirmação é da ONU e, segundo os dados da própria Nações Unidas, o número global de pessoas idosas – com 60 ou mais anos de idade – está projetado para aumentar de 962 milhões em 2017 para 1,4 bilhão em 2030 e 2,1 bilhões em 2050, quando todas as regiões do mundo, exceto a África, terão quase um quarto ou mais de suas populações com 60 anos de idade ou mais. Em 2100, o número de pessoas idosas pode alcançar 3,1 bilhões.

Por esses fatores, o envelhecimento humano é um tema que tem ganhado, cada vez mais, importância nos debates, na pesquisa das universidades, e da mídia no geral. Estamos preparados enquanto país para o envelhecimento da população? O tema ainda é visto como tabu pela sociedade no geral? Como envelhecer com qualidade de vida?

Confira na íntegra


MoEduCiTec reúne mais de 200 trabalhos produzidos por alunos de Ijuí e região

            

Mais de 50 instituições de educação básica estiveram presentes na 5ª MoEduCiTec – Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica: o protagonismo infantil em foco, realizada na Unijuí, nesta quinta-feira A abertura aconteceu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí e contou com uma palestra sobre “Relações entre Ciência, Tecnologia, Trabalho e Educação na Sociedade/Ambiente”. A palestra foi ministrada pela professora da Universidade de Brasília, Patricia Fernandes Lootens Machado.

Durante a abertura do evento, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, salientou que são necessários espaços de socialização das produções científicas, assim como a Mostra. “São eventos assim que mostram o nosso poder e a nossa crença de que é a partir da educação que a gente pode transformar uma sociedade”. Logo depois os alunos visitaram a Pirâmide do Conhecimento, onde mais de 200 trabalhos, inscritos na Mostra, foram apresentados. Todos eles projetados, produzidos e apresentados por alunos de todos os níveis de escolas públicas e privadas de Ijuí e região.

A MoEduCiTec tem o objetivo de fomentar a iniciação científica como atitude cotidiana em salas de aula e o protagonismo estudantil, como fatores propulsores do desenvolvimento humano pelo avanço do conhecimento, na relação entre ciência, tecnologia, trabalho e educação. Neste ano, a MoEduCiTec acontece durante a semana da Mostra Científica Interativa do projeto Ciência para Todos, que contempla ainda outros quatro projetos que também estão em exposição. São eles: Tech Day, Física para Todos, Meninas Digitais na Computação e Feira de Matemática. Esse último acontece na sexta-feira, 25. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

 


Grupo “Todos” vence desafio de requalificação do canal da avenida Pinheiro Machado

Premiação foi realizada no Palco das Etnias, durante a Expoijuí/Fenadi.

Na tarde deste sábado, 19 de outubro, aniversário do município de Ijuí, foi divulgado o resultado do Desafio de Requalificação da Avenida Pinheiro Machado. O Desafio é uma iniciativa da Unijuí, por meio dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharia Civil com apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Prefeitura de Ijuí, União das Etnias de Ijuí (Ueti) e Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI).

Durante a premiação, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, parabenizou os estudantes pelo esforço de apresentar um projeto que pode ser usado em prol da comunidade. “É a possibilidade de revitalização de um espaço que hoje é utilizado basicamente para caminhadas, estes projetos são para a comunidade e a gente espera, de fato, que o poder público compre essa ideia, considerando essa possibilidade de nós ijuienses usarmos mais esse lugar”, afirmou a Reitora.

O representante do poder legislativo, vereador Jeferson Dalla Rosa, salientou que a interação entre a Universidade e a comunidade é um caminho para o avanço municipal. Tivemos três grandes projetos na final e a possibilidade de votação por parte da comunidade mostra também o quanto há democracia nesse processo.

Sadi Heinen, representante da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), elogiou a criatividade e a inovação dos estudantes em projetos de extrema importância para revitalizar a cidade. “Os alunos com muita criatividade e inteligência criaram projetos de revitalização e qualquer um deles, se for implementado, certamente fará muita diferença para nossa cidade”, destacou.

Igor Norbert Soares, um dos professores da Unijuí que participou do projeto, explicou que foram nove grupos participantes, desses, três foram selecionados para a final. “Todos os projetos mostraram o potencial dos cursos envolvidos para a revitalização de um espaço que não é bem aproveitado. Os grupos tiveram uma semana para se apresentar na Casa da Unijuí, durante a Expoijuí, e a população teve a oportunidade de participar e escolher o projeto vencedor, que foi o “Grupo Todos”.

Como premiação, a equipe vencedora receberá um aporte financeiro de R$ 5 mil, oferecimento da ACI.

 

 


Ciência para Todos: Feira de Matemática deve reunir cerca de 100 trabalhos

Com o objetivo de socializar cerca de cem trabalhos da área da matemática, desenvolvidos por alunos de diferentes níveis, será realizada a 3ª edição da Feira de Matemática na Unijuí, no dia 25 de outubro. A exposição estará disponível para visitação na tenda da Mostra Interativa do Projeto Ciência para Todos, no campus da Unijuí, em Ijuí.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Peterson Cleyton Avi, o evento é aberto para qualquer pessoa da comunidade. O professor revelou ainda que os trabalhos produzidos são divididos por categorias que vão desde a educação básica até a pós-graduação, educação especial e comunidade.

Neste ano, a Feira de Matemática já reuniu cerca de duas mil pessoas em uma edição realizada na Unijuí, campus Santa Rosa. Para o professor, o grande diferencial da Feira é que “os projetos são pensados e idealizados pelos alunos. É algo que eles querem pesquisar e aprender”.

O projeto Feira de Matemática faz parte dos cinco projetos que integram o Ciência para Todos. São eles: Física para Todos, Meninas Digitais na Computação, Tech Day e MoEduCiTec.

A Mostra Interativa será realizada no campus da Unijuí, em Ijuí, entre os dias 21 e 25 de outubro. A entrada é gratuita.


Projeto Rádio na Escola participa da ExpoIjuí com alunos de escola municipal de Ijuí

 

A partir da proposição de atividades práticas diferenciadas, a equipe do projeto de Extensão da Unijuí “Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola” participou da ExpoIjuí Fenadi 2019, no dia 16 de outubro, juntamente com os alunos integrantes da Rádio JG, da Escola Municipal Fundamental João Goulart, de Ijuí.

Durante a tarde, os bolsistas Bruno Guterres, Jéssica Kiesel e Juliana Andretta, acompanhados do coordenador do projeto, Celestino Perin, orientaram os alunos para a prática da comunicação, estimulando-os a realizar gravações e entrevistas com os expositores da feira. Os participantes da escola João Goulart visitaram o pavilhão da agricultura familiar e a exposição do gado leiteiro, ambientes nos quais puderam conhecer alguns expositores e conversar sobre seus produtos.

A professora e coordenadora da equipe da Rádio JG da escola João Goulart, Rosa Wisniewski, avaliou a participação dos alunos na atividade prática. “A atividade foi bastante produtiva para os nossos alunos, porque eles desenvolveram bastante essa questão da dicção, as entrevistas, as perguntas bem elaboradas, e foi de grande aprendizado. A tarde de hoje valeu muito mais que uma sala de aula, o aprendizado foi bem maior”, destaca a professora.

Além disso, os estudantes observaram, na casa da Unijuí na feira, a exposição dos trabalhos vencedores do Concurso Fotográfico “Olhares Que Contam Histórias”, promovido pelo projeto de Extensão Rádio na Escola. As produções enviadas para o concurso pelos alunos da escola João Goulart receberam menção honrosa pela participação e também tiveram seus trabalhos expostos em um banner.

O objetivo do projeto com a atividade foi proporcionar aos alunos, o conhecimento sobre a diversidade cultural que marca a feira de negócios do município de Ijuí, além de incentivar a prática comunicacional, na qual os estudantes são os protagonistas, desenvolvendo habilidades como o improviso e a fala, bem como, trabalhar a desinibição e o desempenho em público.

Produzida por: Juliana Andretta

 


Concurso fotográfico, realizado por projeto de extensão, premia estudantes de ensino público

                   

O projeto de extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola desenvolve oficinas práticas que promovem a proximidade com a comunicação, as finanças pessoais, o empreendedorismo e as tecnologias, especialmente digitais. As oficinas são oferecidas para estudantes de escolas públicas de ensino fundamental e médio de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, tanto no campus da Unijuí quanto diretamente nas escolas. As atividades oportunizam o contato com equipamentos de vídeo, foto e de rádio. Trabalha-se programação criativa a partir de softwares de criação, como também o conhecimento prático quanto às possibilidades de iniciar um negócio e como administrar o próprio dinheiro.

As oficinas que abrangem diferentes áreas do conhecimento têm por objetivo capacitar os alunos para a implementação de uma rádio escolar na instituição de ensino da qual fazem parte, elaborando roteiros, buscando pautas e fontes e realizando a locução. Através dessas ações, estimula-se a progressão de capacidades cognitivas, como o raciocínio e o improviso, e a construção de cidadãos mais conscientes enquanto parte de uma comunidade.

Para integrar ainda mais as ações do projeto de extensão, foi criado, em 2018, o Concurso Fotográfico “Olhares Que Contam Histórias”, que visa incentivar a criatividade na produção fotográfica a partir de um olhar diferenciado sobre o cotidiano. Para o professor e coordenador do projeto de extensão, Celestino Perin, o concurso incentivou aos alunos, além da produção fotográfica, o desenvolvimento da criatividade em texto. “Além de valorizar as oficinas que trabalhamos nas escolas, ao mesmo tempo os alunos foram estimulados a não apenas produzir fotos, mas pensar sobre o ambiente da foto, uma espécie de pauta relacionada às categorias. A gente acredita que o concurso pode ter continuidade no projeto, com uma participação ainda maior, a partir da nossa divulgação”, destaca o professor.

                      

 Em 2019, a realização do concurso resultou na participação de diversos educandos de ensino fundamental e médio. No início de outubro, foram divulgados os vencedores das três categorias do concurso: meio ambiente, arquitetura e livre, sendo eles:

categoria “meio ambiente”: Carolina Ferretti Dorosz, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, com a produção “Sustentabilidade além de uma fotografia”.

O mundo está evoluindo, as pessoas regredindo.

Se colocar no lugar do outro é algo sempre bem-vindo.

Fazer o que é certo ainda que ninguém esteja assistindo

é ter caráter nas atitudes exibindo.

 

O ser humano quer recompensa,

mas fazer o bem já compensa.

Atitudes conscientes

em prol de um mundo excelente.

 

Olhe o meio ambiente ao redor.

O que podemos fazer para deixá-lo melhor?

Apenas criticar

e atitudes não praticar?

 

Produção de plástico em abundância

você pensa ser de extrema importância?

Recolher o lixo do chão

não lhe custará longa duração.

 

Água e energia é necessário economizar,

ainda que outros prefiram desperdiçar.

Diga não à poluição,

colaborando para um ambiente com mais perfeição.

 

Sustentabilidade racional

para um futuro maioral.

Tenha em mente a conscientização

e faça sua parte como cidadão.

 

- Categoria “arquitetura”: Pedro Wildner, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, com a produção “Escola que eu amo”. 

Ruizinho é a escola

que por todos é amada.

Já teve várias conquistas

ao longo dessa estrada.

 

Este ano, 125 anos completa,

sempre ensinando, conquistando e educando.

Por ela faremos de tudo

para que boas pessoas continuem se formando.

 

Rui Barbosa conta com excelentes professores e funcionários

e ensino de qualidade.

Quanto mais gente chega,

mais forte se torna a amizade!

 

Como amo essa escola!

Com ela que aprendo a viver.

Queria poder gritar bem alto:

“ah! Como gosto de aprender!”

 

E é assim que eu encerro,

mas não pense que é só ir embora!

Pois no coração de quem lê

fica o “juntos construímos essa história”!” 

 

- categoria “livre”: Leonardo Dias Schreiber, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, com a produção “Depressão: um perigo culto”

 

Tem gente que pensa que isso é bobagem.

Muitos falam que isso é para se aparecer.

“Ah, é só mais um adolescente mimado!”.

Porém, mal sabem que ele precisa de cuidado.

 

O filho que você vê chorando,

o sobrinho que vive no quarto trancado,

o amigo que é maltratado,

pensem bem, eles precisam de cuidado.

 

Tem gente que fala que depressão é modinha.

Muitos pensam que aquilo tudo é mentirinha.

“Ah, ele só está querendo chamar atenção!”.

Porém, mal sabem que ele sofre de montão.

 

Vamos ser mais amigos e ajudar quem necessita.

Que tal conversarmos? Quem sabe ele precisa!

Sejamos conscientes a agir com o coração.

Cuidado! Depressão é doença, é um problemão”.

             


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.