Saiba mais sobre os Projetos desenvolvidos no Departamento de Estudos Agrários - Unijuí

Saiba mais sobre os Projetos desenvolvidos no Departamento de Estudos Agrários

A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Uma série de matérias está destacando os projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. Confira os Projetos desenvolvidos pelo DEAg.

Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Abrangendo os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, o Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da Unijuí vem trabalhando em importantes projetos de Extensão, visando contribuir com o melhoramento das mais diversas atividades agrárias, permitindo que os estudantes avancem nos conhecimentos a partir da troca de informações com a comunidade. Os projetos desenvolvidos dentro do departamento são: Projeto Rondon, envolvendo duas operações em 2019: Parnaíba e Operação João de Barro, além do Projeto Rede Leite.

A Operação Parnaíba ocorreu no mês de janeiro e a Operação João de Barro, no mês de julho. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon tem o objetivo de promover o desenvolvimento de comunidades, fortalecendo a cidadania. O projeto também integra diferentes áreas da Universidade, como Engenharia Civil, Nutrição, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo, entre outros. Ele ocorre em diferentes estados do país, em pequenas cidades que carecem de cuidados e informações. Por isso o projeto leva conhecimento, por meio de oficinas, que ensinam diversas atividades para as populações, entre elas: o desenvolvimento de um sistema simples e de baixo custo para irrigação de hortas, aproveitamento integral de alimentos, a fabricação de sabão liquido e em barras, entre outras. Além disso, o Rondon trabalha em conjunto com outras universidades, proporcionando aos estudantes uma grande troca de conhecimentos e experiência de vida. Confira mais detalhes das duas operações: Parnaíba e João de Barro.

O Departamento também integra a Rede Leite, na modalidade de ações comunitárias. O trabalho é realizado com produtores de leite da agricultura familiar e conta com a participação de cinco bolsistas e demais estudantes que trabalham de forma voluntária no projeto, além de professores dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. O objetivo é contribuir com o diagnóstico da realidade das Unidades de Produção sobre as necessidades e realizando proposições de melhorias da produção, promovendo uma melhoria na agricultura familiar.

Segundo a professora Angélica Henriques, em entrevista para a rádio Unijuí FM, “o projeto mantém um espaço contínuo de ações de extensão desses dois cursos e permite uma inserção formal dos docentes do DEAg na Rede Leite. Desenvolvido em conjunto com outras instituições, é um programa que propicia a geração de conhecimentos de maneira integrada entre a pesquisa a extensão, em conjunto com os agricultores”, salienta. A Rede Leite, Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS, conta, atualmente, com a participação formal das seguintes instituições: Emater/RS-Ascar, Embrapa, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Instituto Federal Farroupilha (campus Santo Augusto), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cooperfamiliar e Rede Dalacto.