No dia 12 de setembro os docentes e coordenadores da SMED/IJUÍ, participaram de um encontro na Unijuí, realizado na sede da Incubadora (CRIATEC, onde foram recepcionados pela coordenadora, Maria Odete Santos Garcia Palharini. O objetivo da formação “Educação para o Empreendedorismo” foi o de criar um espaço de discussão no sentido de refletirmos sobre a importância da escola enquanto ambiente favorável ao desenvolvimento de competências empreendedoras tais como: criatividade, iniciativa, resiliência, planejamento, autoconfiança, assumir riscos, entre outras.
Segundo a Dra. Gloria Charão Ferreira, pós-doutoranda em Desenvolvimento Regional da Unijuí, que ministrou a formação, o empreendedorismo na educação não se resume unicamente à tentativa de os jovens criarem as suas próprias empresas. Essa associação restritiva que muitos fazem entre empreendedorismo e a criação de empresas, está relacionada com o “espírito empresarial”, que se diferencia do “espírito empreendedor”, sendo este um fenômeno mais abrangente, na medida em que também assume uma natureza social e cultural.
Neste âmbito, através da educação para o empreendedorismo nossos jovens terão a opção de empreender em qualquer atividade, sendo ele futuramente um um funcionário público, um advogado, um médico, um professor e, sendo esse o seu desejo, abrindo seu próprio negócio.