Conheça os Projetos de Extensão do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ - Unijuí

A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Uma série de matérias está destacando os projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. Confira os Projetos desenvolvidos pelo DCCEng.

Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

O Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng) vem desenvolvendo projetos de extensão que já estão consolidados nas escolas de ensino médio e fundamental da região, além disso, o Departamento tem projetos presentes na área da saúde e inclusão. Se destacam nesta lista as seguintes iniciativas: “Rompendo Barreiras”, “Física para todos”, “Feiras de Matemática”, “Energia Amiga ”, “Programe seu Futuro” e o “Disefem MathGo”.

O representante do Núcleo de Extensão do Departamento, professor Igor Norbert Soares, explicou, em entrevista à Rádio Unijuí FM, um pouco dos objetivos da extensão. “ Estamos trabalhando dentro do conceito primordial da extensão, que é levar esse conhecimento para comunidade, fazer essa troca e sempre estar aprendendo também”, salientou.

Conheça um pouco mais de cada Projeto:

O “Rompendo Barreiras” é um projeto desenvolvido em parceria com os cursos da área da Saúde. Estando dentro da linha do programa “Atenção à Saúde”, o projeto trabalha com atividades em conjunto com a Unidade de Reabilitação de Ijuí (UNIR), atendendo as demandas relacionadas a utensílios, equipamentos, soluções de forma prática ao dia a dia de quem está em reabilitação, possui alguma deficiência física ou capacidade reduzida de locomoção. O projeto tem convênio também com a APAE, buscando soluções para as problemáticas que surgem da Associação, desenvolvendo novas tecnologias para o atendimento, tratamento e inclusão de pacientes em Reabilitação ou com Deficiência.

No projeto “Física para Todos” professores e estudantes trabalham principalmente os conceitos de física aplicados na prática, por meio de mostras e interação com os alunos, permitindo que estes possam ter melhor noção destes conceitos. É um dos Projetos que está há mais tempo em andamento na área da Extensão.

Já o projeto “Feiras de Matemática” vem se expandindo cada vez mais na região, envolvendo praticamente os alunos de todas as escolas de ensino médio e fundamental do Noroeste. Tem como objetivo mostrar para a comunidade regional os trabalhos produzidos e que estão em processo de desenvolvimento, trabalhando a matemática de forma com que os alunos a encarem como algo mais simples e natural.

O Projeto “Energia Amiga” também é um projeto trabalhado dentro das escolas de ensino fundamental e médio, procurando abordar a questão da energia elétrica. Mostra, por exemplo, como a eletricidade está presente na vida das pessoas, como ela pode ser percebida e como os alunos podem vivenciar isso.

O projeto “Programe o seu futuro” trabalha com softwares dentro das salas de aula, aproveitando o interesse dos alunos nos celulares e diferentes softwares que permitem a interação direta entre eles. O projeto propõe que os alunos aprendam como fazer e desenvolver softwares.

Por fim, o Projeto “Disefem MathGo” também trabalha a questão da matemática e de como é possível aprender por meio dos softwares de forma lúdica, aliando aprendizado aos jogos.