O dia 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, é uma data importante para a reflexão sobre cuidados com a saúde. Por isso, a Unijuí realizou, de 23 a 28 de setembro, a edição 2019 da Semana do Coração. Na programação, diversas atividades com a comunidade de Ijuí foram realizadas por professores e estudantes dos cursos da área da saúde.
Segundo a coordenadora da iniciativa, professora Eliane Roseli Winkelmann, o objetivo foi realizar eventos gratuitos, gerando conscientização na população e destacando a importância de prevenir e manter os devidos cuidados com a saúde, especificamente do coração. No decorrer desta semana, foram realizadas inúmeras atividades, nas quais estudantes da área da saúde trabalharam a conscientização e a prevenção da saúde do coração, em pontos da cidade, como a Praça da República, além disso foram realizadas atividades com crianças do ensino básico de diferentes escolas e com usuários da Unidades Básicas de Saúde. Os pacientes do Instituto do Coração também receberam orientações de prevenção.
De acordo com a professora Eliane Winkelmann, em entrevista para a Rádio Unijuí FM: “o grande objetivo da semana do coração é causar um impacto, estimulando a conscientização e o cuidado com a saúde, especificamente do coração, justamente porque as doenças cardiovasculares levam a uma grande mortalidade”, afirmou.
Além das atividades que envolveram os alunos, na quinta-feira, dia 26, o médico cardiologista Carlos Guilherme Mayer palestrou no Centro de Eventos do campus Ijuí, dando dicas sobre os devidos cuidados com a saúde do coração.
O encerramento da Semana do Coração neste sábado, dia 28 de setembro, é com a caminhada e corrida do coração. As inscrições podem ser realizadas a partir das 15h e o início da atividade será às 16h30. O evento é aberto para toda a comunidade e acontecerá no complexo poliesportivo municipal.
Confira algumas dicas sobre a saúde do coração:
- Evitar o estresse;
- Alimentar-se de maneira saudável;
- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e aumentar o consumo de água;
- Evitar cigarros;
- Praticar atividades físicas e controlar o peso;
- Fazer o uso de medicamentos de forma adequada, além de frequentar o cardiologista e seguir as orientações médicas.
Essas são algumas dicas disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Cardiologia. https://www.cardiol.br
Por Natália Langer, Bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.