Assessora do Núcleo Pedagógico da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ângela de Fátima Linck de Jesus sentiu a necessidade de realizar uma pós-graduação para aprofundar o conhecimento em uma das áreas que atua: a de resolução de conflitos. E foi na Unijuí que ela encontrou a especialização em Justiça Restaurativa e Mediação, curso que já se encaminha para a fase de finalização.
“O trabalho que tenho junto ao setor de apoio escolar dá embasamento, suporte para escolas e famílias. No que diz respeito a conflitos, violência, ajudo a articular ações dentro dos educandários, para que os ambientes sejam de mais paz e harmonia”, explicou a profissional, que é formada em Letras: Inglês pela Unijuí e que realizou, em 2005, sua primeira pós-graduação na Universidade, em Ensino e Aprendizagem de Línguas.
“Venho de uma caminhada junto à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, da qual a 36ª CRE faz parte de 2007. Com a expansão do trabalho de Justiça Restaurativa na cidade, quis buscar mais conhecimento, tanto teórico quanto prático, na área. E encontrei na Unijuí. É muito gratificante participar do curso, que dá muitos subsídios para o meu trabalho. Nos fez ter um olhar diferenciado para a maneira de falar com as pessoas, a maneira de ver o ser humano como um todo. Nestas situações de conflitos, muitas vezes as pessoas chegam com raiva, nervosas, e dependendo da forma como falamos, olhamos nos olhos, esse sentimento se desfaz. Conseguimos estabelecer o diálogo, que é tão importante”, reforçou Ângela.
Diversos profissionais têm buscado um curso de Pós-Graduação Lato Sensu para melhorar a sua atuação no mercado de trabalho. E na Unijuí, são ofertadas especializações em diversas áreas.
Na modalidade Ensino a Distância (EaD), há as opções de Marketing e Engenharia de Avaliações e Perícias.
Já na modalidade presencial, estão abertas as inscrições, no campus Ijuí, para Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Saúde Mental; Fisioterapia Neurofuncional; Hematologia Laboratorial; Urgência, Emergência e Trauma; Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições; Finanças e Mercado de Capitais; Controladoria e Gestão Empresarial; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; e Auditoria e Planejamento Tributário.
Por meio do campus Três Passos, são ofertadas as especializações em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário. Em Santa Rosa, é ofertado o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade.
Inscrições podem ser realizadas pelo portal, na página unijui.edu.br/pos. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Atendendo às orientações de enfrentamento à covid-19, presentes nos decretos municipal e estadual, a Unijuí realizou, no último fim de semana, cerimônias de colação de grau de forma presencial, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.
Na sexta-feira, dia 29 de janeiro, colaram grau estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Química, que tinham suas formaturas agendadas para 8 de agosto de 2020. Em razão da pandemia, o ato aconteceu de forma online. Já no sábado, formaram-se acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, concluintes do segundo semestre de 2020.
Diferente das tradicionais cerimônias que eram realizadas no Salão de Atos, nestas, mudanças significativas ocorreram, a fim de garantir a segurança de todos os estudantes, familiares e profissionais presentes. Com capacidade para cerca de 600 pessoas, o Salão de Atos recebeu apenas 200, para que o distanciamento social fosse garantido. Poderiam permanecer próximos apenas familiares. O uso de máscara foi obrigatório, assim como o uso de álcool em gel. Os convidados e formandos tiveram a temperatura aferida. Os colaboradores fizeram uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e houve intervalo de uma hora, para higienização, no sábado, quando duas formaturas foram realizadas no mesmo dia.
“Até mesmo no palco, tivemos uma redução no número de pessoas. Participaram da mesa paraninfos, coordenador de curso e reitora. Nós sabemos que o momento é complicado, que há um grande número de casos de covid-19, ainda, e por isso estamos simulando o retorno das formaturas de forma presencial. O fim de semana que passou e os dias 6, 12 e 13 de fevereiro, quando teremos cerimônias de colação de grau, servirão para que possamos avaliar se é seguro voltarmos com este ato solene. Não há garantia de que voltaremos definitivamente com as formaturas presenciais a partir de agora”, explicou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.
Conforme explica a reitora, a realização das solenidades atende ao desejo dos acadêmicos e familiares, já que muitos planejam a realização da formatura, com a contratação de empresas especializadas, durante todo o curso. Por isso, desde o mês de dezembro, vem sendo estudado um protocolo com as empresas, formandos e familiares, para buscar viabilizar a realização dos eventos de forma presencial.
“Lembrando que a colação de grau é um ato acadêmico, não uma confraternização. Neste final de semana tudo transcorreu dentro do planejado, com muita segurança e todos atendendo às determinações”, reforçou a reitora. O retorno às aulas, de forma presencial, também está sendo avaliado de acordo com o cenário da pandemia e os decretos que são publicados pelos governos estadual e municipal. “Estamos trabalhando com a possibilidade de ter o retorno presencial, de forma gradual e escalonada, entre cursos e turmas, a partir de fevereiro, mantendo algumas disciplinas online. Mas, para isso, precisamos ter segurança e certa tranquilidade. Não sabemos o que a pandemia nos reserva pela frente. A vida de todos está em jogo e é pensando nisso que tomaremos a nossa decisão, com muito cuidado e rigor”, reforçou a reitora.
Novos setores estão ligados à Coordenadoria de Gestão de Infraestrutura e Serviços e terão o papel de potencializar o desenvolvimento de ações e serviços internos
*Foto: Núcleo de Logística está localizado no prédio da antiga Coordenadoria Patrimonial, atual Coordenadoria de Gestão de Infraestrutura e Serviços
Com o intuito de qualificar o atendimento aos estudantes, professores, técnicos administrativos e de apoio, a Unijuí está propondo uma renovação em seus setores. O atendimento aos estudantes é feito principalmente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), a fim de agilizar a resposta às demandas a partir de um local onde o acadêmico consegue resolver qualquer questão. A Instituição criou a Central de Atendimento ao Funcionário (CAF), para garantir um canal de comunicação e de necessidades com os seus colaboradores (professores e técnicos administrativos); e estruturou o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), responsável por três unidades: o Setor de Apoio Pedagógico Institucional (SAPI), o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI) e o Setor de Educação a Distância e Tecnologias (SEADT), o qual é responsável pelas questões pedagógicas atinentes à formação e qualificação dos professores.
Mas as reinvenções não param por aí. Para garantir maior fluidez no andamento das atividades, a Unijuí criou o Núcleo de Logística (NLOG), responsável por executar as políticas relacionadas às compras institucionais, almoxarifado central, gestão ambiental e demandas relacionadas à logística acadêmica e gestão dos laboratórios institucionais. O Núcleo está dividido em quatro setores, com destaque para o Setor de Gestão de Laboratórios e Logística Acadêmica, que ficará responsável pelo suporte logístico às atividades de ensino de graduação e pós-graduação; pesquisa e extensão - no que diz respeito à organização e distribuição de todos os materiais para as aulas (exceto cópias, que poderão ser solicitadas para os secretários de referência de cada curso); organização dos materiais audiovisuais, agendamento e cancelamento de transporte; reservas de hotel; compra de passagens; gerenciamento do Cartão-Refeição; reservas de espaços para as aulas e organização de toda logística dos cursos de pós-graduação lato sensu. Será responsável também pela gestão administrativa e de pessoal dos laboratórios de ensino e prestação de serviços da Instituição, em interação com o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) e o Hospital Veterinário.
Todas as demandas relacionadas a estas atividades, por parte dos professores e técnicos administrativos e de apoio, deverão ser encaminhadas diretamente para o Setor de Gestão de Laboratórios e Logística Acadêmica, através dos canais de contato: telefone 3332-0400 - Ramal 3700 ou pelo e-mail logistica@unijui.edu.br. O setor está localizado no prédio da antiga Coordenadoria Patrimonial - atual Coordenadoria de Gestão de Infraestrutura e Serviços, no 2º pavimento.
Outra novidade em termos de estrutura interna de serviços é a Central de Eventos, também vinculada à Coordenadoria de Gestão de Infraestrutura e Serviços. Localizada no prédio da Biblioteca (antigo espaço do EaD), ficará responsável pelo planejamento logístico, organização e execução dos diferentes eventos institucionais, com a incumbência de realizar os processos operacionais dos eventos, qualificando-os ainda mais.
Contando com uma equipe especializada, a Central de Eventos terá a responsabilidade de organizar, a partir de demandas planejadas, palestras, seminários, congressos, convenções, mesas redondas, workshops, jornadas, aulas inaugurais, lives e formaturas.
Para solicitar a organização de um evento, será necessário abrir uma Solicitação de Atendimento pelo Portal Institucional. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-0500, Ramal 3600, ou pelo e-mail eventos@unijui.edu.br.
O apoio e colaboração da comunidade acadêmica serão fundamentais para o êxito e celeridade no atendimento às demandas por ambos os setores: Núcleo de Logística e Central de Eventos.
Uma das dúvidas mais comuns de quem deseja realizar uma graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD) é se o diploma tem a mesma validade de uma graduação presencial. Na Unijuí, essa é uma garantia, conforme explica a vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto.
“O diploma EaD Unijuí é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e tem a mesma validade já reconhecida nos cursos presenciais, em qualquer modalidade de curso: bacharelado, licenciatura ou tecnologia. O profissional formado no EaD tem em suas mãos, e no seu currículo, o diploma de uma Universidade que possui a tradição de mais de 60 anos de história no Ensino Superior”, afirmou a professora.
No Ensino a Distância, o estudante pode acessar os conteúdos e realizar todas as atividades de forma online, de onde estiver, e pode adaptar os estudos à sua rotina. Na Unijuí, estão abertas as inscrições para os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; de licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e ainda para os tecnólogos em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Interessados podem se inscrever até o dia 26 de fevereiro por meio do endereço unijui.edu.br/ead.
“Um diploma superior com a marca Unijuí é um grande diferencial no mercado de trabalho”, destacou o coordenador da modalidade EaD, professor Luciano Zamberlan, lembrando que uma pesquisa institucional apontou que mais de 70% dos egressos da Universidade estão atuando em suas áreas de formação. “Esse dado reforça a credibilidade do ensino na Unijuí. A Instituição contribui com o estudante ao fortalecer a escolha pelo seu curso superior”, disse.
Para ingressar em um dos cursos EaD é necessário realizar a prova online, que pode ser agendada. Também é possível utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou aproveitar a nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí.
Comunicado
Em atenção às orientações e regulamentação dos últimos dias, em especial o Decreto estadual nº 55.713, de 11 de janeiro de 2021, que determina a aplicação das medidas sanitárias segmentadas de que trata o art. 19 do Decreto nº 55.240, de 10 de maio de 2020, que institui o Sistema de Distanciamento Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território estadual, o Comitê Institucional de Prevenção informa:
SOBRE CERIMÔNIAS DE FORMATURAS
1. a) A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ realizará as cerimônias de colação de grau do segundo semestre de 2020 de forma presencial, para aqueles formandos que assim desejarem, considerando este ato como requisito legal de finalização do processo formativo.
b ) O espaço para a realização destes eventos será o Salão de Atos - Campus Ijuí, que recepcionará as pessoas cumprindo o teto de ocupação, conforme determina o Modelo de Distanciamento Controlado do RS e as orientações internas, como forma de cuidar e proteger a saúde das pessoas que irão circular pelos espaços institucionais nos dias de formatura cumprindo rigorosamente os protocolos de segurança:
c) O Anexo I das medidas sanitárias segmentadas Art. 19 do Decreto nº 55.240, de 10 de maio de 2020, dispensa pedido de autorização para eventos de até 300 pessoas, apenas exige o cumprimento dos protocolos estaduais.
d) A competência da Instituição pelos protocolos de segurança à saúde restringe-se aos espaços institucionais, qualquer ato comemorativo fora dos espaços citados em decorrência da colação de grau não é responsabilidade da Universidade.
e) Este comunicado tem vigência para os dias 29 e 30/01 e 06, 12 e 13/02/2021.
A Fidene/Unijuí entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais e educar precisa continuar, por isso a Fidene/Unijuí enxerga este momento também como sendo de aprendizado. O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia.
Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM. Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
Em edital lançado nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou os prazos do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o 1º semestre de 2021. Com a mudança, quem foi pré-selecionado na 1ª chamada tem até o dia 3 de fevereiro para garantir a bolsa, ao comprovar as informações cadastradas no ato da inscrição. Antes da prorrogação, o prazo seria encerrado na quarta-feira, dia 27.
Já o resultado da 2ª chamada será divulgado no dia 8 de fevereiro, e não mais no dia 1º. Quem for pré-selecionado terá prazo de 8 a 24 de fevereiro para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição.
Para quem não foi pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas, ainda é possível disputar uma bolsa de estudos por meio da lista de espera. O novo prazo para que os inscritos manifestem interesse em participar dessa última etapa de seleção é de 1º a 2 de março. O resultado da lista de espera do Prouni será divulgado no dia 5 de março. O período para comprovar as informações é de 8 a 12 de março.
É importante lembrar que a bolsa de estudos só estará garantida após a comprovação de que o pré-selecionado atende aos critérios do programa. Portanto, o pré-selecionado em qualquer uma das etapas do processo de seleção do Prouni deve ficar atento aos períodos estabelecidos no novo cronograma para apresentar os documentos exigidos. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará na reprovação do candidato.
Mesmo diante da pandemia de covid-19, a Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit) acumulou bons resultados em 2020. Vinculada à Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, a Agência busca identificar oportunidades e promover o relacionamento da Universidade com empresas, sociedade e poder público, a fim de garantir o avanço do conhecimento e a ampliação do impacto do ensino, da pesquisa e da extensão. Toda a atuação acontece a partir de dois eixos: empreendedorismo e inovação e pesquisa, onde estão vinculadas a Incubadora de Impacto Social (Itecsol) e a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec); e desenvolvimento tecnológico e inovação.
“O ano de 2020 foi desafiador, já que exigiu uma rápida adaptação de todos. E a Agit atuou de forma a facilitar os processos para a comunidade acadêmica, parceiros, novos empreendedores e para as novas conexões”, explicou a chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência, Fabiana Simon, lembrando que os eventos, planejados para acontecer presencialmente, foram os mais afetados. A maioria, no entanto, aconteceu de forma online e com êxito.
Por falar em bons resultados, a Agit fechou o ano com uma captação – ou entrada de recursos – de R$ 3,9 milhões, cerca de 70% a mais em relação a 2019. Deste total, R$ 2 milhões são oriundos de emenda parlamentar e repassados via Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para implantação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente – um grande projeto que objetiva implantar, modernizar e melhorar a infraestrutura de ambientes inovadores na Universidade e, com isso, estimular a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, criatividade e uso de tecnologias de comunicação.
Já o volume de recursos aprovados em 2020, via convênios, contratos e termos de fomento, ultrapassou os R$ 14,4 milhões, puxados principalmente pelos recursos de convênios com o MCTI para a segunda fase do Centro de Inovação; contratos de P&D com a CEEE; e contratos para a execução de projetos vinculados ao Programa de Melhoramento Genético de Plantas. “Esse volume de recursos indica um intenso movimento da Universidade pelo desenvolvimento de projetos colaborativos vinculados às demandas do mercado e da comunidade”, reforçou Fabiana.
Especificamente sobre a Criatec, Maria Odete Palharini, chefe do Eixo Empreendedorismo e coordenadora da Incubadora, comenta que o último ano finalizou com 15 empresas residentes, oito pré-residentes, cinco associadas e 24 agrupadas. Apesar da pandemia, as empresas atendidas pela Incubadora se mantiveram ativas e 15% delas apresentaram crescimento e aumentaram as equipes para dar conta das demandas. A empresa incubada Agricon foi inclusive destaque no programa Startup Agritech, desenvolvido pelo Sebrae, com a criação de uma plataforma para conectar produtores rurais a compradores globais.
Quanto à Incubadora de Impacto Social, 2020 foi marcado pela reestruturação de processos e qualificação da equipe em novas metodologias para atender à jornada dos empreendedores sociais. Atualmente, a Itecsol conta com duas empresas incubadas, com a proposta de valor de resolver problemas sociais por meio de soluções de mercado. Outra conquista importante foi a celebração de 85 termos de coleta seletiva, que visam a destinação de materiais recicláveis para as associações atendidas pela Itecsol. Como contrapartida, cada empresa participante recebe um desconto no IPTU, beneficiando-se de um incentivo previsto na legislação municipal.
“Neste ano, as Incubadoras tratarão de se posicionar como importantes atores do ecossistema de inovação regional, buscando a implementação de um espaço de pós-incubação para abrigar empresas graduadas. Também está previsto o desenvolvimento e a implementação de um modelo híbrido de incubação que permita ampliar a área de abrangência da Criatec e o escopo de apoio à jornada dos empreendedores. Para esta ação, a Incubadora aprovou, em 2020, um projeto de R$ 130 mil no Edital de Incubadoras do Sebrae, com prazo de execução de 18 meses”, comenta Maria Odete.
Para a Agência de Inovação, como um todo, o ano será de grandes desafios. Fabiana cita, como exemplo, o acompanhamento da execução de grandes projetos, a ampliação do grupo de pesquisadores com perfil para desenvolver projetos de P&D e a ampliação das conexões com as demandas de empresas e instituições, seja por meio da pesquisa ou da prestação de serviços, potencializando o impacto da produção do conhecimento e a natureza inovadora e empreendedora da formação acadêmica em todos os níveis. “Esses desafios implicam uma aproximação cada vez maior entre os atores, internamente, e a intensificação da interação da Universidade e Incubadoras no ecossistema regional de inovação”, reforçou.
Saiba mais sobre os eixos de atuação da Agit
A partir do primeiro eixo de atuação da Agit – onde estão a Itecsol e a Criatec, empreendedorismo e inovação e pesquisa, as atividades concentram-se na prospecção, seleção e incubação de empreendedores e ideias que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado, com significativo grau de inovação ou impacto social. O público-alvo das Incubadoras é a comunidade acadêmica e empreendedores da comunidade. As ações impactam para além da Universidade porque elas fazem parte do ecossistema de inovação regional, da geração de riquezas, emprego e renda, buscando cada vez mais aproximação com os demais atores.
Já o segundo eixo, desenvolvimento tecnológico e inovação, está voltado ao assessoramento aos docentes na busca de oportunidades de financiamento para projetos de pesquisa, P&D, extensão e cultura - institucionais e/ou colaborativos com empresas, entidades e poder público - e ao acompanhamento da sua execução até a prestação de contas. Além disso, este eixo fica vinculado à avaliação, proteção, valoração e à transferência dos resultados do conhecimento científico, tecnológico e cultural gerado na Universidade, e à relação da Instituição com as demandas da comunidade por conhecimentos e experiências produzidas no universo acadêmico.
No dia 12 de fevereiro, encerra-se o período de inscrições para a seleção ao curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. Interessados podem acessar a página do programa, disponível no endereço unijui.edu.br/ppgsas.
Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso tem abordagem interdisciplinar intrínseca à área de Ciências Ambientais, possuindo um método de construção do conhecimento que se sustenta na compreensão da complexidade ambiental e na resolução de suas problemáticas. O programa dedica-se à pesquisa e à geração de conhecimento com visão sistêmica e multidisciplinar, e busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.
Com até oito vagas ofertadas, o curso possui duas linhas de pesquisa: na primeira, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, busca-se apreender o processo de desenvolvimento a partir do espaço natural e do histórico de ocupação e uso. Nesta linha, investigam-se as ações humanas sobre os sistemas naturais e produtivos, com base no manejo, conservação, transformação e manutenção dos ecossistemas, e há a proposição de diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Na segunda linha de pesquisa, Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos, busca-se o aprofundamento científico na construção de processos inovadores voltados à prevenção e solução de problemas socioambientais. Considera-se, ainda, a geração de conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias que assegurem a qualidade ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Os candidatos passarão pelas seguintes etapas no processo seletivo: análise do curriculum vitae ou lattes, entrevista e discussão da intenção de pesquisa.
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa, pelo telefone 3332-0420, ou ainda pelo e-mail ppgsas@unijui.edu.br.
Se você deseja ingressar, retornar à universidade ou trocar de instituição, a Unijuí oferece diversas oportunidades – começando pelo Vestibular Contínuo, que conta com a oferta de vagas remanescentes do Vestibular de Verão para cursos presenciais.
Interessados podem se inscrever até o dia 26 de fevereiro, por meio do endereço unijui.edu.br/vestibularcontinuo, e optar por uma das três formas de seleção: a realização da prova de vestibular, que consiste na produção de uma redação online; o aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), se realizado entre os anos de 2010 e 2019; ou o aproveitamento da nota de redação do Vestibular da Unijuí, referente aos anos de 2005 e 2020.
A Universidade também conta com processo seletivo para cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD). As inscrições para o novo módulo, que inicia as atividades em 22 de fevereiro, encerram-se ao final da semana, na sexta-feira, dia 26 de fevereiro. Para ingressar em um dos cursos é necessário realizar a prova online, que pode ser agendada. Também é possível utilizar a nota de redação do Enem ou aproveitar a nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí.
Editais lançados pela Universidade também possibilitam o ingresso de estudantes diplomados em nível superior; reingresso de alunos que interromperam seus estudos na Unijuí e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade; e o reingresso com transferência de curso, para estudantes que trancaram seus estudos e desejam retornar para outro curso, campus ou modalidade.
Há, ainda, possibilidades de transferência: externa, direcionada a estudantes de outras instituições, que desejam ingressar na Unijuí; e interna, voltada a acadêmicos regularmente matriculados na Universidade, que desejam transferir de curso, modalidade ou de campus.
Com exceção do Vestibular Contínuo e seleção EaD, as demais formas de ingresso contam com duas datas para inscrições: até 5 de março para cursos presenciais, e 26 de fevereiro para cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD).
Confira as regras e documentação nos editais.
Mais informações pelo telefone 3332-0655 ou pelo WhatsApp 9 9108-9726.
Profissionais da área da saúde têm a possibilidade de se especializar na área de Urgência, Emergência e Trauma, por meio da Pós-Graduação Lato Sensu ofertada pela Unijuí. Com inscrições abertas pelo endereço unijui.edu.br/pos, o curso tem carga horária de 360h, com previsão de início para o mês de abril. A especialização tem o objetivo de preparar os profissionais para atuar desde a prevenção até o atendimento e reabilitação de pessoas acometidas por situações de urgência e emergência.
“Cada vez mais, o cenário da saúde demanda por profissionais qualificados para atuar em situações de urgência e emergência, visto que são necessárias competências específicas, como a tomada de decisão, rápida e objetiva; ter uma comunicação assertiva; habilidade técnica para realizar procedimentos mais complexos, sem falar na importância do trabalho em equipe. Todas essas habilidades convergem para a qualidade do atendimento ao paciente crítico, com o objetivo de reduzir o número de óbitos”, explicou a coordenadora da Pós-Graduação, professora Bruna Nadaletti.
Dentre os diferenciais do curso está a interdisciplinaridade, com disciplinas que oportunizam uma formação de qualidade para todos os profissionais participantes. O curso também conta com professores altamente qualificados, inseridos nos serviços de saúde de referência, que levam para sala de aula a teoria associada à prática. “Além disso, a pós-graduação traz a oportunidade de estágio nos serviços de urgência e emergência, qualificando ainda mais a formação do profissional”, reforçou a professora.
Mais informações sobre a especialização podem ser obtidas neste link. Para contato com a unidade de Educação Continuada, o telefone é 3332-0553 e o e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Em unijui.edu.br/pos é possível conhecer outros cursos de pós-graduação ofertados pela Universidade.
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