A pandemia de covid-19 pegou todas as pessoas e todos os setores de surpresa – e na Unijuí não foi diferente. Praticamente todas as atividades realizadas pela Instituição tiveram que ser remodeladas em 2020: em três dias, as aulas presenciais, em cursos de graduação e pós-graduação, migraram para o ambiente virtual, utilizando-se de plataformas e recursos digitais para garantir o cumprimento do calendário letivo e também dos decretos municipal e estadual, preservando a saúde de todos os estudantes e professores.
Mas não foi apenas isso: eventos que tradicionalmente aconteciam de forma presencial, tiveram que ser readaptados para o formato digital. O ganho, deste período, é que mais palestrantes de fora do Estado e até do País puderam participar ativamente das discussões. Estudantes, professores e funcionários, que por vezes não podiam acompanhar um evento presencial, tiveram a facilidade de acompanhar a transmissão online. Foram quase um milhão de pessoas que participaram, neste ano, dos eventos promovidos pela Unijuí – sejam eles capacitações, formaturas, palestras ou reuniões.
Para que tudo isso fosse possível, a Universidade contou com o esforço da comunidade acadêmica, que teve que se adaptar, ainda mais, aos meios tecnológicos. Alguns pontos ficaram evidentes na pandemia: a necessidade de reestruturação dos cursos – algo que a Unijuí promoveu por meio da Graduação Mais; da Instituição se manter cada vez mais conectada e tecnológica; e a necessidade de reforçar o elo com outros países.
A pandemia nos transformou, mas não parou nossas atividades.
Balanço das atividades 2020 na Unijuí:
A Unijuí, de forma geral, precisou se adaptar e se reinventar para passar pelo período de pandemia. Alguns cursos, no entanto, especialmente da área da saúde, tiveram papéis de destaque no enfrentamento à covid-19 e na construção de ações às comunidades local e regional.
“Esse foi um ano diferente, mas nos mantivemos ativos. Desde março, os cursos seguiram com suas aulas, com suas práticas e estágios. Tivemos aulas abertas semanalmente, de forma virtual, com pesquisadores renomados não só do Estado, do País, mas também do exterior. A Universidade como um todo manteve suas atividades – claro que, não da mesma forma, já que os próprios laboratórios tiveram que ser adaptados para receber os estudantes. Mas conseguimos nos adaptar, tanto que chegamos ao fim do ano com o calendário organizado”, destacou o chefe do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), professor Matias Nunes Frizzo.
Já no início da pandemia, a Farmácia Universitária da Unijuí se desdobrou para a produção de álcool em gel, recomendado para a higienização das mãos. O Laboratório de Análises Clínicas (Unilab), a partir de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), passou a realizar testes para detecção da covid-19, pelo método RT-qPCR, para Ijuí e região. Desde junho, mais de 10 mil testes foram realizados.
A evolução do novo coronavírus no Estado também foi acompanhada de perto por professores e estudantes da Unijuí, que participaram da realização do estudo Epicovid-19, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em cada uma das oito etapas, foram aplicados 500 testes em cada um dos nove municípios envolvidos, incluindo Ijuí. “O Programa de Pós-graduação em Atenção Integral à Saúde, desenvolvido em parceria com a Unicruz, também ousou em fazer o seu próprio projeto de pesquisa, que ainda está sendo realizado no município de Coronel Bicaco, que envolve não só o estudo da prevalência de anticorpos, mas uma análise junto a pacientes que tiveram a doença e que estão sendo monitorados”, explicou o professor.
O Grupo Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (Giati), vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, apresentou um novo olhar ao seu público-alvo. O grupo começou a ser pensado no contexto da extensão universitária para atender aos integrantes do Programa Integrado para a Terceira Idade (Piti), ligado ao curso de Educação Física, que há 21 anos promove atividades com a melhor idade. Neste período, o Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron) se uniu ao Giati e passou a trabalhar o apoio e o acolhimento ao idoso de uma forma diferenciada: as atividades passaram a acontecer via teleatendimento e telemonitoramento, por meio de contatos telefônicos, WhatsApp, vídeos com orientações de saúde e encaminhamentos, conforme as necessidades.
No Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, realizado por meio de uma parceria entre a Unijuí e Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), os profissionais residentes também tiveram que se adequar às mudanças do período para continuar auxiliando a comunidade. Eles passaram a realizar ações em unidades de saúde do município de Santa Rosa, além de desenvolver reflexões e produções teóricas sobre o contexto da pandemia. E estes são apenas alguns exemplos de atuação da Unijuí, e seus diferentes setores, neste complexo momento.
“Em 2020, o ensino, a pesquisa e a extensão estiveram muito voltados à temática do coronavírus. Agradeço aos professores, aos estudantes e aos técnicos administrativos e de apoio que realmente fizeram a diferença no combate à doença, em prol da nossa comunidade”, finalizou.
Há mais de 60 anos a Unijuí transforma a realidade da região noroeste do Rio Grande do Sul, por meio da educação. Uma trajetória construída com muito trabalho e colaboração. Confira a história de reinvenção da Unijuí ao longo das décadas.
Não há crescimento sem mudanças, assim é a vida. As histórias são construídas a partir de transformações. Na Unijuí não é diferente. O ano de 2020 marca o começo de mais uma reinvenção da Universidade, mas esta não é a primeira vez que a Unijuí passa por processos de modificação.
Tudo começou nos anos 50, quando um grupo de frades capuchinhos ousou criar uma faculdade no interior do Rio Grande do Sul. Trinta anos depois, a ousadia de uma comunidade transformou essa faculdade em uma universidade. Já nos anos 90, essa universidade passa por mais uma transformação, se expande e se torna regional. A história da Unijuí, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, é de reinvenção, ousadia e transformação. Agora, a Unijuí se prepara para uma renovação, para ser ainda mais e melhor para toda a comunidade.
A mudança é parte da vida e uma Universidade com mais de 60 anos de história precisa aliar sua tradição com a inovação, para formar profissionais cada vez mais conectados com o mercado de trabalho e qualificados para lidar com os desafios de hoje e de amanhã. Essa renovação também tem como objetivo deixar a Unijuí mais próxima da comunidade, sendo capaz de colaborar ainda mais com o desenvolvimento regional.
Confira uma linha do tempo com as principais mudanças da Unijuí ao longo das décadas:
Mais Unijuí
A reinvenção da Universidade, iniciada neste ano de 2020, acompanha as transformações pelas quais o mundo tem passado. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí, atenta aos movimentos da sociedade, está se renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados, conectados com o mercado de trabalho, e capacitados para os desafios de hoje e de amanhã. Estão sendo propostas inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior brasileira e internacional, como os currículos por competência, modulares, projetos integradores e formação pessoal e profissional.
Os currículos da Graduação Mais estão sendo estruturados para o desenvolvimento de competências. Este desafio consiste em construir arranjos curriculares, metodológicos e tecnológicos propiciadores de experiências de aprendizagem orientadas ao desenvolvimento e construção/aprendizagem de habilidades, conhecimentos e atitudes para responder a situações, conflitos e problemas característicos da vida profissional. No modelo por competências, os estudantes passam a ter aulas em módulos integrados os quais permitem que o conhecimento seja construído em interação com os desafios próprios do campo profissional. Nessa perspectiva, os módulos integrados envolvem um conjunto de componentes curriculares fortemente relacionados e articulados, perpassados pela necessidade de enfrentar desafios inerentes à profissão.
Nova estrutura administrativa
Além dessas mudanças, na estrutura organizacional não haverá mais Departamentos, que hoje são administrados por um chefe/docente o qual tem, entre suas atribuições, fazer a gestão dos professores e técnicos. Com a reestruturação proposta, a gestão das pessoas passará a ser feita pela atuação conjunta da VRG com a VRA, assessorada por comitês específicos. Nos campi de Panambi, Três Passos e Santa Rosa não haverá alteração de estrutura, pois já funcionam nesta sistemática. A composição do Conselho Universitário (Consu), instância máxima da Unijuí, em substituição aos seis chefes de Departamentos, ganha nove outros membros, representantes dos Coordenadores de Curso de Graduação, um Coordenador de Programa Stricto Sensu e um Coordenador de Extensão, todos na condição de representantes das atividades fim, intrínsecas ao fazer da Universidade. A representação estudantil está proposta com mais um membro e também com cinco suplentes.
Dessa forma, os Colegiados de Curso e o Núcleo Docente Estruturantes se mantêm, tendo função mais ativa no fazer acadêmico e administrativo. Os coordenadores continuam sendo a principal referência para todas as demandas dos estudantes. A estrutura física dos atuais Departamentos, no campi Ijuí, não sofre alteração, mas os processos de atendimento aos estudantes deverão passar por qualificação. Também está prevista a informatização e a agilização de processos que envolvem demandas dos estudantes.
Confira como fica a nova estrutura administrativa da Universidade:
CAE - Central de Atendimento ao Estudante (Coordenadoria de Gestão Acadêmica)
É o setor de referência para todas as demandas dos estudantes (da graduação até a pós-graduação) no que diz respeito a sua vida acadêmica e financeira, de forma presencial ou virtual. Os estudantes encontram a solução, com praticidade, em um único local.
Telefone direto externo: 55 3332-0444
E-mail: atendimento@unijui.edu.br
Ramal chave para divulgação Interna : 3900
Localização: Prédio da Biblioteca - antiga CAA
NSC - Núcleo de Suporte aos Cursos (Coordenadoria de Gestão Acadêmica)
É uma estrutura de apoio aos cursos de graduação, com atendimento nas estruturas de áreas (antigas sec. de depto.), vinculada à CAE - Central de Atendimento ao Estudante.
Localização: Em Ijuí, alocados aos antigos Departamentos.
NIP - Núcleo de Inovação Pedagógica (Coordenadoria de Gestão Acadêmica)
O Núcleo de Inovação Pedagógica (NIPI) integra a Coordenadoria de Gestão Acadêmica. Ele será o responsável por fazer o elo entre os setores de apoio pedagógico ao professor, o setor de acompanhamento e acessibilidade ao estudante e a educação à distância e tecnologia. Irá incorporar toda discussão institucional de apoio ao professor considerando as dificuldades dos estudantes e as políticas da instituição (inovação, competências, internacionalização, línguas, EaD).
CAF - Central de Atendimento ao Funcionário (Coordenadoria de Gestão de Pessoas)
É o setor de referência para todas as demandas dos professores e técnicos administrativos e de apoio no que diz respeito às suas atividades funcionais.
Telefone direto: 55 3332-0300
E-mail: caf@unijui.edu.br
Ramal chave para divulgação Interna : 3800
Localização: Prédio da Biblioteca - em frente à Rádio Unijuí FM
NLOG - Núcleo de Logística (Coordenadoria de Gestão de Infraestrutura e Serviços)
É o setor de referência para todas as demandas referente às suas atividades fim dos professores e laboratórios. É também o setor que administra e normatiza os técnicos dos laboratórios de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços.
Telefone direto externo: 55 3332-0400
E-mail: logistica@unijui.edu.br
Ramal chave para divulgação Interna : 3700
Localização: Junto ao atual prédio do Patrimônio
Central de Eventos (Coordenadoria de Gestão de Infraestrutura e Serviços)
É o setor responsável pelo planejamento, organização e execução de todos os eventos institucionais, independente do porte.
Telefone direto externo: 55 3332-0500
E-mail: eventos@unijui.edu.br
Ramal chave para divulgação Interna : 3600
Localização: Prédio da Biblioteca - antiga sala do Banrisul
A Agricon Business, uma startup incubada na Criatec da Unijuí, lançou uma plataforma de comercialização de produtos agrícolas. O lançamento ocorreu no dia 16 de dezembro, durante a final do Startup Agritech - um programa desenvolvido pelo Sebrae RS, onde a Agricon Business foi considerada destaque da turma desse ano.
A startup incubada na Criatec conecta o produtor rural brasileiro ao comprador global de forma direta, dinâmica e disruptiva. Prioriza a rastreabilidade, certificação de qualidade, segregação e transparência dos seus processos e produtos agrícolas comercializados através de uma plataforma digital, a plataforma Blockchain.
Na plataforma, o produtor rural cadastra seu lote de interesse de venda, o comprador global registra sua LOI (carta de intenção) de interesse de compra, a inteligência artificial do sistema cruza as informações e realiza a conexão. A equipe Agricon, através de parceiros logísticos e operacionais, gerencia todo o processo de retirada do produto da propriedade rural até a entrega ao comprador global.
Para conhecer mais sobre a plataforma, acesse www.agriconbusiness.com.
A Unijuí adotará horários especiais de funcionamento entre os meses de dezembro e janeiro.
Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro de 2021, a Instituição estará fechada.
Já nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, as atividades serão mantidas nos turnos da manhã e tarde. À noite, haverá horário estendido até as 19h30, nos setores que tradicionalmente têm atendimento.
De 23 de dezembro a 3 de janeiro, o Hospital Veterinário da Unijuí funcionará apenas com expediente interno, sem a realização de atendimentos à comunidade. Durante esse período serão realizadas manutenções necessárias no espaço, além de dedetização e sanitização de todas as instalações do Hospital Veterinário, para garantir um ambiente ainda melhor para atendimento ao público. As atividades serão retomadas no dia 4 de janeiro de 2021.
Entre 4 e 25 de janeiro de 2021, será mantido expediente nos turnos da manhã e tarde e, à noite, o horário será estendido até as 19h30 nos setores que tradicionalmente têm atendimento. Já a Biblioteca Mario Osorio Marques, entre 28 de dezembro a 25 de janeiro, terá atendimento somente no turno da tarde, das 13h30 até as 19h30.
O quadro de professores estará em férias concentradas no mês de janeiro, portanto, não haverá atendimento nas unidades de referência de atendimento aos cursos.
Técnicos-administrativos dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Unijuí (PPGSS), e de demais setores, encerraram mais um semestre do curso de Inglês. Ofertado pela Instituição, o curso teve início no mês de abril, com o nível básico, passando para o Introdutório Nível 1, neste segundo semestre. Ele foi ministrado pelo professor Carlos Eduardo Echart Montano, do Laboratório de Línguas.
O curso aos colaboradores surgiu a partir do Seminário de Planejamento Estratégico dos PPGSS da Unijuí, que contou com a participação dos coordenadores e secretárias, e foi organizado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, em outubro de 2019. Neste evento, veio à tona a necessidade do conhecimento na língua inglesa, sobretudo para fortalecer a internacionalização.
A Instituição atendeu à solicitação do grupo e abriu para os demais técnicos-administrativos de outros setores. Assim, deu início ao curso neste ano, que terá sequência em 2021. O encerramento aconteceu no dia 10 de dezembro, com apresentação de trabalhos e avaliação do curso.
Ao avaliar os participantes, o professor Carlos Montano destaca que houve um avanço significativo nas quatro habilidades que envolvem a língua inglesa: leitura, fala, escuta e escrita, a partir das atividades propostas durante todo o ano.
A taxa de desocupação no País chegou a 14,6%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a maior alta da série histórica iniciada em 2012. Os principais Estados atingidos com a taxa foram Bahia (20,7%), Sergipe (20,3%), Alagoas (20,0%) e Rio de Janeiro (19,1%). O Rio Grande do Sul ficou entre os menos atingidos, com uma taxa de desocupação em 10,3%.
No entanto, mesmo com o cenário de incertezas e tendências negativas e impactantes, o brasileiro tem acreditado na ideia de que toda crise gera oportunidade. Entre 7 de março e 4 de julho deste ano, o Portal do Empreendedor registrou 551.153 novos microempreendedores no País, 16.788 a mais do que no mesmo período de 2019.
Para o gestor de Inovação e Tecnologia, Cleber Eduardo Graef, inovar e empreender, no contexto atual, para além do âmbito empresarial, é fundamental. O professor de Administração da Unijuí, Daniel Baggio, complementa afirmando que após, ou mesmo durante a pandemia, os negócios devem ser analisados e repensados com base no que vem acontecendo nesse cenário. “Os negócios precisam ser revistos. Muitos não conseguirão superar esse período de pandemia e precisarão se reinventar, como já vem acontecendo. Mas a reinvenção é uma das etapas do empreendedorismo e o empreendedor precisa colocar isso em prática", explica.
Baggio destaca, ainda, que após a pandemia será necessário rever o mercado, analisá-lo e propor alternativas para guiar os negócios. "E essas alternativas podem ser novos empreendimentos, analisando o global e o local, onde os meios digitais nos permitem vender com a internet para outras regiões. O empreendedorismo pode gerar renda para as pessoas, seja para o pequeno empreendedor ou para grandes empresas”, conclui.
Programa Inova RS
Inovação e o empreendedorismo nunca foram tão necessários. Dentro desse contexto, o Programa Inova RS, desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio de Grande do Sul, vem executando atividades para transformar o Estado em referência global de inovação, com estratégia de desenvolvimento local. Na região Noroeste e Missões, a coordenação do Programa é da Unijuí, pelo professor Daniel Knebel Baggio e apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), vinculados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
Dentre os objetivos do programa está conectar o Estado para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local; fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais; criar um ambiente de negócios mais ágil no Rio Grande do Sul; impulsionar a articulação regional e a participação social nesse movimento, por meio de novas políticas públicas inovadoras; fortalecer o desenvolvimento regional alinhado às políticas públicas e atividades empreendedoras mais vocacionadas em cada região do Estado; aumentar a capacidade de investimento do Estado e qualificar o aprendizado para a nova economia.
Portanto, se você tem uma boa ideia para inovar e fomentar o desenvolvimento da região com seu trabalho, conheça mais sobre o programa em inova.rs.gov.br/programa-inovars. Entre em contato pelo e-mail inovars@unijui.edu.br.
Por Evelin Ramos da Rosa, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.
Uma live, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 21 de dezembro, pelo canal do Youtube da Unijuí, marcou o encerramento de mais uma etapa do Projeto de Extensão Energia Amiga. Acompanhado por alunos, professores e familiares, o evento online contou com a sistematização do projeto e também com a divulgação dos alunos que se destacaram no 3º Concurso Energia Amiga de Desenho e Redação. Neste ano, os estudantes foram desafiados a colocar no papel a visão sobre o tema energia.
Conforme explicou a coordenadora do projeto, professora Caroline Raduns, 2020 foi desafiador para a equipe. Os integrantes pensavam que, assim como em 2019, estariam presentes nas escolas, trabalhando o uso consciente da energia. Mas, a pandemia de covid-19 impediu essa ação. “Mantivemos o projeto e a realização do concurso, porém, modificamos a nossa metodologia. Produzimos vídeos, transformamos os livros Descobrindo a Eletricidade em e-books, lançamos um site e trabalhamos a campanha em redes sociais”, afirmou a professora.
Neste ano, foram inscritos 67 desenhos por alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, e 25 redações por estudantes do 6º ao 9º Ano. Foram 3.792 votos recebidos. Como o projeto foi trabalhado de forma online, também foi possível abrir o concurso para estudantes de outros municípios – até 2019, em razão da logística, participavam escolas de Ijuí e Santa Rosa. Até mesmo a demanda por materiais do projeto foi recebida de Portugal. “O projeto não finda aqui. Ele continua em 2021, com ações ampliadas. Estaremos em interação com Portugal, Espanha e com o estado do Maranhão”, reforçou a professora.
Parte do projeto de extensão nasceu entre os anos de 2006 e 2007, e acabou se efetivando em 2018 – ano em que ocorreu a primeira edição do Concurso. Naquele momento, os integrantes foram desafiados a pensar formas atrativas de trabalhar o tema energia com estudantes do Ensino Fundamental. Em 2019, o projeto passou para a sua segunda fase, sendo contemplado em um edital de extensão. Neste segundo momento, passou-se a trabalhar em três grandes linhas de atuação: eficiência energética, segurança em eletricidade e a logística reversa de equipamentos e sistemas eletrônicos.
Conheça os autores dos desenhos mais votados, por ordem alfabética:
- Allana Gabrielli dos Santos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Lobo - 1º Ano;
- Ana Luisa Buratti Santos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Lobo – 2º Ano;
- Artur Wielens Drefs, da EFA - 2º Ano;
- Enzo Luiz Lopes Boeno, da Escola Municipal Fundamental Soares de Barros – 4º Ano;
- Hagata Pillatt Ramos, da EFA – 4º Ano;
- Lorenzo de Oliveira Canci, da EFA – 2º Ano;
- Lucas Josué de Moraes Brizolla, da EFA – 2º Ano
- Maicon Dudar Correa,da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Maciel – 3º Ano;
- Theo Nicolas Bohn Sartori, da EFA – 5º Ano;
- Valentina Auzani da Rosa, da EFA – 2º Ano;
- Valentina Galvão Bandissera, da 4º Ano.
Desenho destaque:
- Enzo Luiz Lopes Boeno, da Escola Municipal Fundamental Soares de Barros – 4º Ano
Conheça os autores das redações mais votadas, por ordem alfabética:
- Guilherme Gheno, do Centro Educacional Primeiros Passos de Ajuricaba – 9º Ano. Tema: Energia do Bem;
- Gustavo Berving, da Escola Cívico-militar Coronel Raul Oliveira de Santa Rosa – 8º Ano. Tema: Importância da energia elétrica em nossas vidas;
- Isabella de Souza Miola, da Eeef Ijuí – 8º Ano. Tema: A importância da energia elétrica em nossas vidas;
- Luiz Fernando Marques Matias, da Eeef Ijuí – 8º Ano. Tema: Consumo Consciente;
- Mardjorie Caroline do Rosário, da Escola Cívico-militar Coronel Raul Oliveira de Santa Rosa - 8º Ano. Tema: Energia elétrica na sociedade;
- Maria Eduarda Foguesatto, do Centro Educacional Primeiros Passos de Ajuricaba – 9º Ano. Tema: Energia;
- Maria Eduarda de Braga,da Eeef Ijui – 8º Ano. Tema: A energia elétrica no cotidiano;
- Milena Ramos Ribeiro, da EMF Dr Ruy Ramos – 8º Ano. Tema: Energizando conselhos;
- Vanessa Montagner Dalcin, do Centro Educacional Primeiros Passos de Ajuricaba – 9º Ano. Tema: Energia que move vidas;
- Wesley Pascoal Fim,da EMF Dr Ruy Ramos – 9º Ano. Tema: Uso saudável da energia elétrica.
Na última sexta-feira, dia 18 de dezembro, a Unijuí assinou um convênio de cooperação técnica com a empresa Fricke Soldas Ltda - indústria de soldadores Balmer, que faz parte do Grupo Fricke. Trata-se de um contrato de controle tecnológico referente a ensaios de tração e de elasticidade de aços, que passarão a ser realizados no Laboratório de Engenharia Civil da Universidade.
“O Grupo Fricke está num processo de certificação de qualidade e precisa passar por testes laboratoriais. A empresa nos procurou, para formar essa parceria, que também resultou na compra de um novo dispositivo para realizar este ensaio - algo que, até então, a Instituição não possuía. O equipamento, adquirido pela Universidade, tem um investimento aproximado de R$ 20 mil”, explicou Luiz Irineu Donato, responsável técnico pelo Laboratório de Engenharia Civil.
De acordo com Donato, o equipamento – que conta com peças importadas, mas com produção brasileira – deverá chegar à Universidade na segunda quinzena de janeiro. A ideia é que, até o fim de janeiro, os trabalhos tenham início.
“Esse convênio vem dar respaldo a todo um parque fabril. Estamos concluindo a importação deste parque e realizando a certificação do produto acabado. A ideia é atender todo o Sul do País, envolvendo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explicou o diretor-executivo do Grupo Fricke, Martinho Kelm. Para cada volume de produção, como explica Martinho, é necessário um conjunto de análises, que será realizado em parceria com a Universidade.
Conforme destaca o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, a parceria permitirá que os alunos participem efetivamente de processos de análise e demandas reais, propostas por uma empresa que vem se destacando no mercado, em termos tecnológicos. “Também possibilitará a realização de pesquisas e elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) pelos acadêmicos, qualificando a formação profissional e consolidando a relação universidade/empresa”, completou.
O contrato prevê inicialmente 24 meses de trabalho. No entanto, a expectativa é que a parceria vá além deste período.
Na noite da última sexta-feira, dia 18 de dezembro, foi realizada a palestra de encerramento do segundo ano do Projeto de Extensão Programe seu Futuro, com a temática “Caminhos para Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data”. A palestra foi comandada pela líder especialista em Inteligência Artificial do Banco do Brasil, Fabiana Lauxen. O evento teve como objetivo socializar as atividades desenvolvidas pelo projeto nos anos de 2019 e 2020, além de proporcionar um momento de interação e aprendizado a respeito das contribuições que a tecnologia tem para o desenvolvimento do futuro da população.
O projeto é coordenado pelo professor do curso de Ciência da Computação, Marcos Cavalheiro, e tem como objetivo despertar o interesse pelo uso da tecnologia - um trabalho conjunto entre a Universidade e as escolas, na perspectiva de gerar uma mudança de paradigma nos jovens estudantes, a partir da modificação do seu olhar a respeito da tecnologia. Por intermédio das ações do projeto, os alunos do Ensino Fundamental e Médio, das escolas públicas e privadas de Ijuí e Santa Rosa, passam a ser produtores e não apenas usuários das ferramentas de informática.
Segundo o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando González, a extensão busca socializar conhecimento e fortalecer o vínculo com a comunidade e os diferentes segmentos da sociedade. "Entender o projeto [Programe o seu Futuro] representa apenas a ponta de uma lança, [este é] apenas um dos projetos fundamentais que temos. É importante saber o que a comunidade acadêmica está pensando, o que se pretende para o futuro, propondo trabalhos e iniciativas, como os projetos de extensão, que também atendam às necessidades da comunidade regional”, destacou.
A Inteligência Artificial é um ramo da Ciência da Computação dedicado à simulação em modelo computacional da cognição humana ou inteligência da natureza. Para a líder especialista em Inteligência Artificial do Banco do Brasil, Fabiana Lauxen, “a IA tira a dureza entre homem e máquina, habilitando, por exemplo, pessoas com dificuldades, como é o caso daquelas que possuem deficiência auditiva. A Inteligência Artificial tem uma ferramenta que coleta a voz e a transforma em texto. Ela acaba sendo uma habilitadora para o ser humano, potencializando as capacidades humanas”, disse.
Finalizando o evento, foram apresentados também os trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos dois anos pelos estudantes que fazem parte do projeto Programe seu Futuro.
Por Evelin Ramos da Rosa, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.
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