Problemas ou desafios podem ser cadastrados na Plataforma Sou Mais da Universidade
Dentro do projeto de reestruturação da Unijuí está uma iniciativa, que acaba de ser lançada, e que vai aproximar, ainda mais, a comunidade da Universidade. Trata-se da Plataforma Sou Mais, voltada à realização de projetos integradores que fazem parte do novo modelo pedagógico implementado pela Unijuí na Graduação Mais. Por meio dessa plataforma, a comunidade poderá propor desafios ou problemas para a Instituição que, através de seus projetos, vai propor soluções inovadoras.
“Estamos trabalhando com um novo formato nos nossos currículos, que é a Graduação Mais. Todos os estudantes que ingressarem neste ano na Universidade passam a ter disciplinas teóricas e práticas, desde o início de cada curso, e em cada semestre haverá uma chamada de Projeto Integrador. Neste componente, serão apresentadas soluções a partir de demandas que serão encaminhadas pela comunidade, por empresas, associações ou entidades. Qualquer pessoa pode participar, de forma gratuita”, explicou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.
Como explica a vice-reitora, há pequenas empresas ou associações de bairros, por exemplo, que não conseguem dar conta das demandas que têm ou que, muitas vezes, não têm condições de procurar um profissional para ajudá-las. “Temos 30 cursos de graduação e podemos, por meio dos Projetos Integradores, buscar soluções em diferentes áreas. Nós entendemos que essa iniciativa é bastante inovadora e irá, com certeza, aproximar nossos estudantes, ainda mais, do exercício da sua profissão. Além de, claro, também nos aproximar da comunidade, dando a todos a oportunidade de ter uma solução para uma demanda ou problema”, reforçou Fachinetto.
Para encaminhar um desafio, demanda ou problema, basta acessar a plataforma pelo endereço www.unijui.edu.br/soumais. As soluções serão trabalhadas durante o semestre e, ao final, apresentadas ao demandante.
Outra novidade é que, por meio desta iniciativa, profissionais, egressos da Universidade ou de outras instituições, poderão participar como voluntários, auxiliando na busca por soluções. “A mentoria terá um papel importante porque, por vezes, temos uma boa ideia, mas que pode esbarrar em alguma questão, algo que um profissional, que já atua no mercado, pode indicar”, explicou Fachinetto.
Mais informações sobre a mentoria também podem ser acessadas na página www.unijui.edu.br/soumais.
Entrevista concedida pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, à Rádio Unijuí FM
A Unijuí, em atenção às orientações e decretos e seguindo todos os protocolos de segurança, conforme orientações do Comitê Institucional de Prevenção ao Coronavírus, oportunizou aos acadêmicos da disciplina de Lutas, do curso de Educação Física, a primeira atividade prática presencial desde o início da pandemia. O componente é ministrado pela professora Fabiana Ritter Antunes. A atividade foi realizada quando a bandeira em vigor ainda permitia a prática.
Com o início das restrições impostas pela situação sanitária, foi necessário que todas as disciplinas adaptassem suas relações de ensino e aprendizagem. Neste contexto, na disciplina de Lutas, as primeiras aulas foram realizadas na modalidade online, culminando com a atividade presencial, realizada no sábado, dia 20 de fevereiro, no ginásio do curso de Educação Física em Ijuí, possibilitando que os acadêmicos pudessem complementar o aprendizado com as atividades práticas.
A fim de garantir a segurança de todos, a Instituição disponibilizou álcool em gel aos alunos e professores. Foi obrigatório o uso de máscaras, bem como a manutenção de distâncias mínimas entre todos, que puderam desfrutar de atividades com profissionais reconhecidos em suas modalidades, em um ambiente seguro, amplo e com adequada ventilação.
Pela manhã ocorreu uma experiência prática do Kung Fu com o acadêmico do curso de Educação Física da Unijuí e instrutor, Leandro Natan Cabral Corrente. A aula prática pode ser conferida neste link.
No período da tarde, a aula contou com a participação do mestre de Capoeira, Marcelo Odestro Rodrigues, egresso do curso de Educação Física da Unijuí, do acadêmico do curso a aluno graduado em Capoeira, Alex Soares da Rosa, e do instrutor de Capoeira, Peter Schweigert Pereira. Além da atividade presencial, as experiências vivenciadas pelos acadêmicos contaram com a participação de profissionais das lutas e artes marciais.
Conforme organização do Plano de Ensino, ocorreram aulas online com a modalidade Jiu-jitsu com o egresso do curso de Educação Física da Unijuí, Gesiel Carvalho da Cruz, e com o Boxe, a partir de ensinamentos do egresso do curso, Alexandre Savian, e do profissional de Boxe Mauricio Peixoto Seffrin.
Mesmo com a pandemia e com a necessidade de adaptação das aulas neste componente, na avaliação da professora Fabiana Ritter Antunes, a Universidade e o curso de Educação Física estão preparados para desenvolver atividades práticas com todas as medidas de biossegurança à comunidade acadêmica.
Na segunda e terça-feira, 1º e 2 de março, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí realiza sua Aula Inaugural e Seminário Temático, que abordará o tema “Cidades Inteligentes: múltiplos olhares a partir da educação nas ciências e o fazer da extensão universitária”. O evento será online, gratuito e aberto a toda a comunidade, com transmissão pelo canal da Unijuí no YouTube. Quem possuir interesse em obter certificado de participação e horas, poderá se inscrever em um link que será disponibilizado, mediante pagamento de uma pequena taxa.
O evento, que é coordenado pelos professores Sidinei Pithan da Silva, Helena Callai e Caroline Raduns, contará com a participação de docentes do Brasil, Espanha e Portugal, que se dedicam ao estudo da temática das cidades inteligentes e educação para a cidadania, além de uma turma de estudantes portugueses. “Na Espanha e em Portugal, há um debate muito forte sobre a cidadania, por isso convidamos todos os educadores, também da rede básica, que podem aprender com essas experiências e recriar o espaço da sala de aula nesse sentido. Como construímos a cidadania no âmbito da nossa formação? Iremos debater sobre isso”, afirma o professor Sidinei Pithan, coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, em entrevista à Unijuí FM.
Na oportunidade, serão enfocadas diferentes perspectivas a partir de olhares interdisciplinares que interessam à sociedade em geral, bem como a profissionais que pretendem compreender como podem se inserir no desenvolvimento das cidades, da cidadania e da democracia. “Todos estão convidados, não apenas estudantes e professores de cursos de Graduação, mas a comunidade em geral”, reforça o professor Sidinei. “Teremos presentes engenheiros, advogados, historiadores, profissionais da saúde, entre outros. Os temas são muito pertinentes e reunimos um excelente grupo de palestrantes, que com certeza irá trazer elementos importantes para discussão”, conclui.
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Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM
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Confira abaixo a programação completa:
AULA INAUGURAL
01 de março de 2021
9h - Abertura
9h30 - Conferência: Educar para a cidadania hoje: um objetivo prioritário para o nosso mundo
Mediador: Professor Dr. Fernando Jaime González - Unijuí/Ijuí
Palestrante: Professor Dr. Francisco Garcia Pérez - Universidade de Sevilha/Espanha
10h30 - Intervalo
10h45 - Lançamento do livro Escrita e Pesquisa em Educação nas Ciências - Experiências do Pós-Doutorado
11h15 - Apresentação do Seminário Temático Cidades Inteligentes: Múltiplos olhares a partir da Educação nas Ciências e o fazer da extensão universitária
Caroline Daiane Raduns - Doutoranda do PPGEC/Unijuí
12h - Encerramento
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SEMINÁRIO TEMÁTICO - Cidades Inteligentes: Múltiplos olhares a partir da educação nas ciências e o fazer da extensão universitária
01 de março de 2021
14h até 17h - Tema: As Ciências nas Cidades Inteligentes
Mediador: Profa. Dra. Elenise Felzke Schonardie - Unijuí/Ijuí
Palestrantes:
Prof. Dr. Lauro André Ribeiro - Imed/Passo Fundo
Prof. Dr. Marcio Tascheto da Silva - UFN/Santa Maria
Prof. Dr. Mauricio de Campos - Unijuí/Ijuí
02 de março de 2021
8h30 até 11h30 - Tema: A Sociedade 5.0 e a Educação
Mediador: Prof. Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth - Unijuí/Ijuí
Palestrantes:
Prof. Dr. Roberto dos Santos Rabello - UPF/Passo Fundo
Prof. Dr. Walter Antonio Bazzo - UFSC/Florianópolis
14h até 17h - Tema: O pensamento crítico e reflexivo sobre as cidades inteligentes a partir da extensão universitária
Mediador: Profa. Ms. Caroline Daiane Raduns - Unijuí/Ijuí
Palestrantes:
Prof. Ms. Ângelo Hoff - Unisc/Santa Cruz do Sul
Profa. Ms. Letícia Ribas - Univille/Joinville
Prof. Dr. Sérgio Claudino Loureiro Nunes - Universidade de Lisboa/Portugal
A 13 Bits Soluções em Tecnologia da Informação, incubada em 2007 e graduada em 2010 na Criatec, deu origem a duas startups consolidadas no mercado: a ZenFisio e a Lumiun Tecnologia
Incubada e graduada na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, a empresa 13 Bits Soluções em Tecnologia da Informação está finalizando as suas atividades, depois de 13 anos de atuação. No entanto, deixará duas startups, criadas como spin-off – ou empresas derivadas, no mercado: a ZenFisio e a Lumiun Tecnologia.
“A 13 Bits foi uma das primeiras empresas incubadas na Criatec e, na época, tínhamos pouco conhecimento em empreender, em administrar uma empresa. E a Incubadora nos auxiliou, não só com o subsídio de alguns custos, como de infraestrutura, mas também com acesso a consultorias e treinamentos. E isso sempre foi muito relevante. Ao longo deste tempo, vimos surgir modelos de negócios mais atrativos, caso das startups. Foi então que, em 2014, lançamos a Lumiun, que passou por processo de investimento e aceleração na WOW de Porto Alegre, uma das maiores aceleradoras do País. Até então, tínhamos uma atuação regional, com a maioria dos clientes na cidade, e passamos para o desafio de atender o mercado nacional”, explicou Cledison Eduardo Fritzen, que deu início, ao lado de Heini Thomas Geib, à 13 Bits.
Com centenas de clientes em todo Brasil, a Lumiun Tecnologia apresenta uma solução simples e de baixo investimento para o controle de acesso à internet em pequenas e médias empresas. A solução atende dois problemas comuns dos gestores atualmente: proteção contra ameaças na internet e baixa produtividade dos colaboradores.
“Há dois anos e meio, três anos, criamos outra startup, que é a ZenFisio, que oferece um software de gestão e marketing para clínicas e profissionais da área da saúde. Passamos por uma aceleradora, a Stars, de Santa Maria, e hoje atendemos cerca de 850 clientes, em todos os estados do Brasil e em outros países”, destacou Cledison.
Para melhor atender às duas startups, hoje a ZenFisio é coordenada por Cledison e Diego MagnaGuagno, enquanto que a Lumiun fica sob responsabilidade de Heini e Alex de Oliveira. E o principal desafio, para ambas as empresas, é conseguir manter o crescimento constante – o que requer inovação em ambos os negócios.
Outro destaque nas duas startups é a gestão das pessoas. Ambas as empresas são avessas à burocracia e trabalham para que os funcionários tenham um bom ambiente de trabalho, com espaços para socialização e lanches à vontade; boa remuneração e bonificações; além da possibilidade de expor opiniões e ideias. “Mais importante do que desenvolver estes negócios, está em garantir que as pessoas se desenvolvam e se sintam bem em estar conosco. Incentivamos o acesso a eventos e a cursos, valorizamos a opinião de todos e não instituímos uma hierarquia aqui. Ninguém é chefe de ninguém. Não importa quem é dono da empresa. Importa que possamos crescer e nos desenvolver juntos”, reforçou Cledison, que já pensa, em conjunto com os sócios, lançar uma nova startup.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, participou, na última quarta-feira, dia 24 de fevereiro, da segunda edição do evento Al Fin Fin Al, promovida pela Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Desenho (Faud) da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina.
O evento é o resultado do esforço da comunidade Faud em refletir a enorme produção e construção de conhecimento que se gera diariamente no corpo docente. Tal como em 2019, mas desta vez em formato virtual, foram apresentadas produções de trabalhos realizados durante o ano letivo de 2020 por todas as cadeiras de Arquitetura e Desenho Industrial da Faculdade.
De acordo com o professor, o evento contou com um amplo grupo de professores, de várias universidades americanas e europeias, que visitaram a produção de 2020 dos estudantes, com o propósito de comentar e discutir o desafio na formação superior.
Diante do crescimento exponencial do contágio pelo novo coronavírus e do pico de internações em leitos e UTIs hospitalares desde o início da pandemia, o governo do Estado decidiu, nesta quinta-feira, 25, ampliar as restrições e anunciou a suspensão temporária do sistema de cogestão regional, o que obrigará os municípios a adotar os protocolos da bandeira apontada pelo Modelo de Distanciamento Controlado a partir de sábado, 27, seguindo até o próximo domingo, 7. Além disso, antecipou a vigência do mapa da 43ª rodada, colocando todo o Estado em bandeira preta.
A Unijuí, em cumprimento às diretrizes impostas pelo governo do Estado e pelo Modelo de Distanciamento Controlado, informa que as formaturas previstas para este sábado estão suspensas. As duas formaturas de Gabinete previstas para esta sexta-feira acontecerão apenas com a presença dos formandos, mantendo os mesmos horários já pré-agendados para aqueles que desejarem comparecer, ficando vetada a presença de convidados.
As diretrizes vigentes para as demais atividades da Unijuí, EFA, Museu e Rádio Unijuí FM estão disponíveis na Nota Oficial nº 20. Outras diretrizes que provoquem alterações nos protocolos estabelecidos pela Universidade serão divulgados nos canais oficiais da Instituição.
Diante do cenário de incertezas gerado pelo novo coronavírus, o Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, foi ao ar pela Unijuí FM com uma discussão sobre a Pandemia e a Volta às Aulas. Para participar deste debate, foram convidados a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; a titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Eveline Eberle; e o coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), José Augusto Fiorin, que expuseram o retorno das atividades após a entrevista concedida pela neurocientista da UFRGS, Mellanie Dutra.
Mellanie não vê como possível um retorno seguro às aulas, em razão da transmissão descontrolada do novo coronavírus neste momento, e em razão de um novo fator, que ainda não se sabe o quanto impactará: as variantes emergentes, como a P1 e P2. “Elas carregam algumas alterações no seu material genético, que é o que chamamos de mutações, que podem estar associadas a um aumento na transmissão”, completou.
A reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, explicou que as instituições de ensino, e especialmente as de ensino superior, estão seguindo as determinações dos governos desde o ano passado, quando a pandemia explodiu. E lembrou que a Portaria 1.038 do Ministério da Educação, de 7 de dezembro de 2020, determina que as aulas retornem no ensino superior a partir de 1º de março. “A comunidade precisa entender que nós, enquanto gestores, estamos fazendo o acompanhamento das decisões, cumprindo com as medidas e, ao mesmo tempo, exercendo nossas funções. Não está sendo um movimento fácil, porque, a cada dia, há um movimento diferente”, afirmou.
Titular da 36ª CRE, Eveline Eberle explicou que cada uma das escolas possui um Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coe) e que toda a rede está preparada para a retomada, atendendo às medidas de segurança. “Existe uma necessidade de retorno. Temos, sim, a pandemia, mas em muitos casos, o estudante está mais protegido dentro da escola, que acaba sendo um ‘cinturão de proteção’ contra casos de violência doméstica e com cuidados de saúde e alimentação”, destacou a coordenadora.
A observação também foi feita por Fiorin, que recordou que a escola tem mais do que a função pedagógica. “Precisamos nos preparar para garantir a segurança dos alunos contra a covid-19, mas também nos preparar para receber estes estudantes, que estão há um ano longe da escola física. Em que condições eles vão voltar? Há casos de depressão, de ansiedade, de violência doméstica”, explicou.
Confira o debate completo no podcast abaixo:
Especialista em assumir novos desafios, egressa da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho conta como a especialização a tirou da zona de conforto e auxiliou a alcançar novos patamares na carreira
Luana Obregon sempre teve muitos sonhos: seguir na área de exatas, ser engenheira eletricista, conquistar a independência e ser sua “própria chefe”. Imaginava que estes desejos seriam alcançados a longo prazo, mas não antes dos 30 anos. “Agora, quero realizar um novo sonho, que é ser professora universitária.”
Para conquistar os objetivos até aqui, Luana teve que arriscar. Decidiu empreender logo no início da Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, realizada na Unijuí. “O curso de pós me ajudou a dar esse pontapé, a sair da inércia e seguir um novo caminho. Eu sempre tive bons empregos – alguns na área de engenharia, outros fora da área, que agregaram muito à minha profissão. Mas eu sempre tive vontade de ser mais livre e independente, até que chegou o momento da minha vida que eu resolvi: vou empreender”, explicou a jovem, lembrando que seu curso era multicampi, possibilitando que os alunos conhecessem outras cidades. “Criamos um vínculo muito forte enquanto colegas. Além disso, a pós me fez perceber que eu conhecia a região, que existiam clientes, que eram pessoas que necessitavam de um serviço específico e diferenciado, com maior agilidade, e eu acreditava que poderia fazer essa entrega”, conta Luana, que tem uma relação muito forte com a Unijuí: ingressou na 6ª série na EFA, graduou-se em Engenharia Elétrica, realizou a pós-graduação e, agora, está no mestrado em Modelagem Matemática e Computacional. Hoje, Luana trabalha na área de engenharia elétrica, em projetos, mas já se prepara para atuar na área de segurança do trabalho.
“Se eu pudesse dar um conselho, diria às pessoas para que cursem uma pós-graduação. O curso incrementa o currículo, te faz conhecer pessoas e amplia teus horizontes”, reforçou.
Para quem deseja dar um novo rumo à vida profissional, a Unijuí oferece diversas opções de cursos de pós-graduação lato sensu – tanto na modalidade Ensino a Distância quanto presencial.
No EaD, há as opções de Marketing e Engenharia de Avaliações e Perícias. No campus Ijuí, estão abertas as inscrições para Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Finanças e Mercado de Capitais; Saúde Mental; Controladoria e Gestão Empresarial; Urgência, Emergência e Trauma; Fisioterapia Neurofuncional; Hematologia Laboratorial; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; Auditoria e Planejamento Tributário; e Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições.
Por meio do campus Três Passos, são ofertadas as especializações em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/pos. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3332- 0553 ou e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
A Unijuí possui um processo intenso e contínuo de internacionalização. E para qualificar seus estudantes, egressos, professores, técnicos administrativos e de apoio, oferta o curso Inglês no Campus na modalidade online. Este formato permite a participação da comunidade acadêmica dos campi de Ijuí, Três Passos, Santa Rosa e Panambi.
Contando com sete níveis e com duração de 30 horas cada, o curso Inglês no Campus busca desenvolver habilidades básicas em língua inglesa em situações cotidianas da vida, como saudações, apresentações pessoais, interações próprias em situações de trabalho, discussões sobre assuntos atuais e sobre questões que fazem parte do contexto social.
Inscrições podem ser realizadas no endereço unijui.edu.br/
Mais informações pelo telefone 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.
Mais uma medida de segurança e de enfrentamento à covid-19 foi tomada, pelo Município, nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro. A Unijuí, a partir da solicitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Ofício nº 056/2021/SMS), a qual requisitou a listagem de todos os professores e estudantes que terão atividades práticas e estágios, em assistência direta à saúde da população, via SUS, realizou a aplicação da vacina contra a covid-19. A Universidade, contribuindo com a Secretaria de Saúde, mobilizou o seu Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), habilitado para realização de vacinas. O Sesmt tem tradicionalmente participado de várias campanhas de vacinação, contribuindo com a saúde da população e sendo um campo de prática para os estudantes.
Os cursos envolvidos são Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia e Psicologia, que têm atendimento direto à população, além de serviços ligados ao Sistema Único de Saúde, que ocorrem na Instituição.
“Alguns professores e acadêmicos que atuam na Unidade de Reabilitação -Unir, que é ligada ao SUS, já haviam recebido a dose, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Na Unijuí, esse processo teve início hoje, para todos aqueles que estão participando diretamente de atividades práticas e estágios em cursos da área da saúde. Entendemos que as parcerias - Universidade e Secretaria de Saúde, nesse momento tão dramático que vivemos, é fundamental para vencermos essa pandemia. Nossos estudantes e professores a serem vacinados estarão em muitos espaços, atendendo pacientes. A vacina torna-se o principal instrumento para frear o processo de pandemia, para além, é claro, dos cuidados básicos, como uso de máscara, distanciamento e higienização”, explicou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.
A pedido da Secretaria Municipal de Saúde, uma lista, com o nome dos professores e estudantes envolvidos nas atividades, foi enviada à pasta, para que não houvesse uma duplicidade de nomes, considerando que muitos professores e mesmo estudantes, em função de atividades profissionais, já tinham sido vacinados; e deixando claro os professores e acadêmicos que efetivamente terão este semestre intervenção direta com a saúde da população. Todas as vacinas são disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo os critérios de prioridade e seu respectivo registro no sistema nacional.
“Me sinto mais aliviada recebendo a vacina”, comentou a acadêmica do último ano do curso de Enfermagem, Thalissa Silveira Dias, que iniciou o estágio, nesta semana, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Estamos em contato direto com os pacientes, acabamos saindo da prática e indo direto para casa, para nossas famílias, e há o receio de ter a doença. Com a vacina, ficamos mais tranquilos.”
Emoção e gratidão definem o sentimento da professora da Unijuí, Arlete Regina Roman, ao receber a vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira. “Essa é uma ferramenta muito esperada no combate à doença e para nós, que trabalhamos na linha de frente, é ainda mais importante. Nós não paramos. Nem mesmo no ano passado deixamos de atuar na rede pública de saúde e entendemos que, neste momento de pandemia, se faz ainda mais necessária a nossa inserção nos serviços”, explicou.
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