O primeiro Rizoma Temático de 2021 foi ao ar na manhã desta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, pela Unijuí FM, com um tema que está ainda mais em evidência durante a pandemia de covid-19: a dependência química na sociedade atual. A discussão antecede o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, que transcorre neste sábado, dia 20 de fevereiro.
Para participar desta discussão, transmitida ao vivo pelo Facebook da Unijuí e da Unijuí FM, foram convidadas três profissionais: a médica psiquiatra e professora de Medicina da Unijuí, Caroline Tissot; a professora do curso de Psicologia da Unijuí, Carolina Gross; e a enfermeira coordenadora da Unidade de Dependência Química do Hospital Bom Pastor, Luciane Mucelini.
“Infelizmente, enquanto instituição, temos percebido que ocorreu um aumento no uso abusivo de substâncias psicoativas durante a pandemia. Esse aumento se reflete mais em adolescentes, homens, do que em mulheres. E não apenas aqui, em Ijuí. Em conversa com outros profissionais, percebemos que essa é a mesma realidade de outras instituições”, destacou Luciane, lembrando que o papel do Hospital Bom Pastor é oferecer recursos e ferramentas para que o sujeito se recupere, se fortaleça e retorne ao seu ambiente, à sociedade. “É importante trabalhar com uma equipe multidisciplinar para que este sujeito olhe para todas as esferas da sua vida e encontre onde está o gatilho, o problema que o fez utilizar alguma substância”, completou.
Como explica a professora Carolina Gross, num primeiro momento, o uso de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas, pesa confortavelmente e ameniza o sofrimento vivido. No entanto, o uso constante acaba cobrando um preço alto do usuário. “O sujeito acaba se retirando do convívio social, de vínculos familiares e de amizade, ao invés de fazer frente àquilo que produz o sofrimento. Hoje estamos vivendo uma situação difícil, de isolamento, e as pessoas estão fragilizadas, vulneráveis para desenvolver o uso abusivo de alguma substância. Mas é importante lembrar que essa pessoa, que se perde nesse uso, tem na base um sofrimento. Ela está buscando um prazer, que se torna mais um problema.”
Médica psiquiátrica e professora do curso de Medicina da Unijuí, Caroline Tissot lembra que os tratamentos avançaram muito nas últimas décadas. No entanto, tão importante quanto uma nova medicação, é poder contar com uma equipe multidisciplinar no tratamento e, principalmente, com o apoio da família e de amigos. “É importante que esse usuário perceba que conta com o suporte de uma rede”, reforçou.
Confira o debate completo no podcast abaixo:
Foto produzida antes da pandemia
Se você tem um guarda-chuva guardado, e não sabe onde colocar, saiba que você pode destiná-lo a um projeto que busca reutilizá-lo em outros materiais. Trata-se do Guarda-Chuva do Bem, iniciativa desenvolvida desde 2019 pela Unijuí, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit), Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Assessoria de Marketing.
Novos produtos surgem a partir de guarda-chuvas e sombrinhas descartados da seguinte forma: o pano é direcionado às artesãs da Feconsol, que confeccionam diferentes itens, como bolsas. Já a estrutura metálica é encaminhada aos recicladores da Associação de Catadores de Materiais Reciclados de Ijuí (Acata) e da Associação de Recicladores da Linha 6. O descarte, portanto, não só garante um destino adequado aos guarda-chuvas usados, como também gera renda e trabalho às pessoas envolvidas com artesanato e reciclagem.
Para participar, basta deixar o material em um dos pontos de coleta, no Campus Ijuí: nas duas paradas de ônibus ou no hall da entrada do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques.
O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Naai) da Unijuí também sofreu mudanças neste ano. A partir de agora, ele passa a se chamar Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai), estando ligado ao Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), mais uma das novidades da Instituição para 2021. Com a reformulação, o setor abre espaço para realização de um trabalho mais efetivo com os cursos, por meio de seus projetos de extensão, práticas e estágios.
“De maneira geral, o Saai desenvolve ações para a inclusão e a acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, seja na acessibilidade do meio físico e infraestrutura; acessibilidade pedagógica e atitudinal; curricular de Comunicação ou tecnológica. Ele está estruturado por meio de programas que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem. A intenção é que estas estratégias gerem benefícios para a Instituição, trazendo, como consequência, a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria da qualidade do ensino da Universidade”, explicou a coordenadora do setor, professora Marta Borgmann.
O Saai oferece avaliação e acompanhamento psicológico e pedagógico por meio de sessões individuais aos estudantes com necessidades educativas especiais. Presta atendimento educacional especializado; realiza formações continuadas e oferece orientação profissional, além de programas, oficinas e seminários.
O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional é voltado a acadêmicos ou funcionários que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais e deficiências.
Conforme explica Marta Borgmann, os programas do Saai visam estruturar ações para cada sujeito: aos docentes, as ações acontecem de forma a orientá-los acerca das possíveis especificidades apresentadas pelos estudantes, além de acompanhá-los no processo de adaptações e/ou reorganizações curriculares e avaliativas. Aos técnicos administrativos e de apoio, o acompanhamento se dá no sentido de tornar o espaço Institucional acessível, especialmente nas esferas de mobilidade, atitudinais e de comunicação. Aos discentes, o objetivo é acompanhá-los em suas dificuldades de ordem física, emocional ou cognitiva, bem como orientá-los na sua escolha profissional, coletando dados específicos para criar estratégias de resolução de problemas referente à evasão.
Quem sente a necessidade, pode procurar os serviços do setor, que também recebe encaminhamentos dos professores e coordenadores de cursos. A equipe é integrada por uma educadora especial, pedagoga - que desenvolve trabalho de agente educacional, instrutor surdo, seis intérpretes, psicóloga e assistente social.
Para mais informações e contato, o telefone é 3332 0200 - ramais 2023 e 2024.
O curso de Medicina da Unijuí já iniciou as atividades de 2021. Na manhã desta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, seguindo o calendário acadêmico, a primeira turma teve sua aula teórica, no formato online, que contou com a presença do coordenador do curso, professor Jorge Brust. As aulas práticas, para o curso de Medicina, também iniciam no dia de hoje de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19.
Para os demais cursos, as aulas também iniciam de forma online na próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro. A Instituição se prepara para receber os estudantes presencialmente a partir do dia 1º de março, escalonadamente, conforme determina a Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020.
“Infelizmente não retornamos como gostaríamos, com um encontro presencial, mas a Instituição está tomando todas as medidas necessárias, e readequando os espaços, para que logo isso aconteça. Estamos num momento que ainda requer cuidado e contamos com a colaboração de todos para que as medidas de segurança, como uso da máscara e distanciamento seguro, sejam seguidos”, destacou o coordenador do curso, Jorge Brust, em sua fala inicial.
Brust aproveitou o momento para destacar a importância da implantação do curso de Medicina, não apenas para a cidade, mas para toda a região, que acompanha, com expectativa, a evolução da graduação e participação cada vez mais intensa nos municípios, por meio da atuação dos estudantes e futuros médicos. A credibilidade do curso é tamanha na região que, hoje, entre 60% e 70% dos acadêmicos pertencem a Ijuí ou a municípios vizinhos.
“O curso na Unijuí vem para atender uma carência, tanto de formação quanto de profissionais. Para se ter uma ideia, na região não chegamos a 0,8 médicos para cada mil habitantes. O próprio Ministério da Saúde determina que existam 2,5 para cada mil. Em países desenvolvidos, como Alemanha, há 4,3”, explicou o professor, destacando que há um amplo campo de atuação para os futuros profissionais na região.
O coordenador falou, ainda, de uma preocupação do Conselho Federal de Medicina, que é compartilhado pela Unijuí, de formar não apenas profissionais com conhecimento técnico e científico, mas éticos e humanitários.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica de Ciências Biológicas da Unijuí, Agatha do Canto Shubeita, utiliza inovação tecnológica, voltada à preservação do meio ambiente, e engloba diversos benefícios quando se trata de saúde pública. Sob a orientação da professora Juliana Fachinetto, a pesquisa foi intitulada "Alelopatia de compostos fenólicos de Achyrocline stureoides (Lam.) Dc. na germinação de espécie invasora.”
Segundo a acadêmica, a temática foi escolhida pois investiga, de uma forma mais profunda, os resultados já obtidos em estudos sobre a atividade alelopática de uma planta bastante popular, a marcela. A alelopatia é considerada uma ferramenta muito importante para a substituição de agrotóxicos nocivos à natureza e à saúde humana. A utilização desta técnica promove a conservação ambiental e minimiza os impactos ambientais.
“Estudamos o seu potencial como um ‘herbicida natural’, focando a pesquisa em compostos fenólicos, que são biomoléculas muito importantes para os vegetais. É um trabalho que foca em moléculas mais específicas da planta, teoricamente, sem interferência das demais produzidas no metabolismo vegetal. Os experimentos direcionam mais os resultados, mostrando com clareza a performance alelopática dos compostos fenólicos”, reforça.
Além de pesquisas bibliográficas, foram utilizadas outras fontes, como pesquisas documentais, em laboratório, quantitativas e pesquisas exploratórias. O estudo está atrelado à preservação de ecossistemas e a hábitos que garantem uma melhoria na qualidade de vida e na qualidade ambiental.
Sobre o futuro, Agatha diz que pretende se inserir no mercado de trabalho. “Quero atuar em prol da preservação do meio ambiente. Gostaria de, ainda, realizar um mestrado e melhorar minhas habilidades na língua estrangeira”, finaliza.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
Processo seletivo não é válido para acadêmicos do curso de Medicina
Estudantes matriculados em cursos presenciais da Unijuí, com exceção do curso de Medicina, terão a possibilidade de concorrer ao Programa de Financiamento de Crédito Educativo (CrediUnijuí) neste primeiro semestre. O edital, que pode ser acessado neste link, prevê o período de 15 a 24 de fevereiro para inscrições. Ao todo, 40 vagas serão ofertadas.
O CrediUnijuí financia até 50% do valor da mensalidade, sem que haja a incidência de juros sobre o saldo devedor – que é corrigido, ao final de cada ano, pelo mesmo índice de reajuste das mensalidades dos cursos de graduação. Esse índice é definido anualmente pelo Conselho Universitário da Unijuí, acrescido de taxa de administração anual de 1%.
Para participar do processo seletivo é necessário estar matriculado no primeiro semestre de 2021 e estar inscrito, semestralmente, em 20 créditos acadêmicos, que correspondem a 300 horas. É requisito possuir renda bruta do grupo familiar per capita de até cinco salários mínimos, preencher todas as informações requeridas no Formulário de Inscrição, comprovando-as com a apresentação de documentação; e não ter vínculo empregatício com a Fidene e suas mantidas.
Não é possível ser beneficiário de outro financiamento estudantil ou bolsa de estudos, de outro tipo de desconto estudantil e/ou benefício disponibilizado pela Fidene/Unijuí, superior a 20% da semestralidade acadêmica, exceto as bolsas de estudo para atividades extracurriculares, de pesquisa e extensão. É necessário possuir ficha cadastral, própria ou do representante legal, e dos fiadores; e estar em situação financeira regular junto à Fidene/Unijuí.
A inscrição e entrega da documentação devem ser realizadas presencialmente pelo candidato na Central de Atendimento ao Estudante (CAE). A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 1º de março.
Para mais informações, acesse o edital ou entre em contato com a CAE, pelo telefone 3332-0444.
Durante esta semana, a Unijuí preparou diversos encontros para receber, de uma forma especial, os professores e técnicos administrativos e de apoio que atuam nos quatro campi da Instituição: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. A recepção de volta às aulas foi dividida, com um número reduzido de pessoas por horário, a fim de respeitar o distanciamento social e garantir a segurança de todos os participantes - que tiveram a temperatura aferida, fizeram uso de máscara e tiveram à disposição itens como álcool em gel e tapete sanitizante. Mesmo os brindes institucionais, um caderno e um botton, foram entregues em formato de autoatendimento, retirados pelos próprios funcionários, evitando qualquer contato.
Os encontros tiveram início na terça-feira, dia 9 de fevereiro, quando a equipe de reitoria, juntamente com os coordenadores dos cursos de Graduação, estiveram reunidos durante todo o dia para organização do retorno às atividades acadêmicas. Seguindo todas as normas de segurança e combate à Covid-19, os coordenadores de curso foram divididos em dois grupos, um coordenado pela reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e o outro pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que apresentaram a organização de infraestrutura da Universidade para receber os estudantes presencialmente a partir de março, conforme decreto do Governo do Estado do RS e Ministério da Educação.
Já na quarta-feira, dia 10 de fevereiro, foram realizados encontros presenciais, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, para receber professores e técnicos administrativos e de apoio dos campi de Ijuí e Panambi. Na manhã de quinta-feira, dia 11, Ijuí contou com um novo momento, que foi transmitido ao vivo aos funcionários que fazem parte do grupo de risco. Nesta quinta-feira à tarde, no campus Santa Rosa, a recepção foi encerrada, num encontro que também contou com a participação dos colaboradores do campus Três Passos.
Em todos os encontros, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, deixou clara a alegria de, após um ano difícil, como foi 2020, rever todos os funcionários, mesmo que com todas as restrições ainda impostas pela pandemia. “Precisamos recomeçar com tudo que fizemos em 2020, mas nos fortalecendo ainda mais em 2021. Somos uma Instituição de excelência, com mais de 60 anos, que precisa escrever uma nova história, que precisa vencer o que vem pela frente. E já começamos a nos fortalecer a partir de um reposicionamento, de mudanças que começam a ser implantadas neste ano”, destacou.
Para além de um novo modelo dos cursos de graduação, já conhecido como Graduação Mais, a Unijuí também implementou diversas mudanças em sua estrutura, como a Central de Atendimento ao Estudante (CAE), Central de Atendimento ao Funcionário (CAF), Núcleo de Logística e Central de Eventos. “Estruturas criadas com o intuito de tornar a Universidade mais ágil e mais potente”, destacou o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, reiterando que os setores surgem para solucionar problemas anteriormente identificados na Instituição.
Durante os encontros, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando González, aproveitou para expor os desafios e projetos do setor para este ano - que quer fortalecer parcerias, ampliar a oferta de cursos e, principalmente, estreitar ainda mais a relação entre a Universidade e a comunidade.
Para fechar, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, reiterou o protocolo de segurança e a organização das turmas e disciplinas para o retorno das atividades. A Unijuí volta às aulas em dois momentos: no dia 17 de fevereiro, com o curso de Medicina, e no dia 22 de fevereiro, com os demais cursos, de forma online. As aulas presenciais começam a retornar, de forma escalonada, a partir de 1º de março, conforme Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020.
No caso do retorno presencial, somente 50% dos lugares serão utilizados, ainda dependendo das bandeiras do Estado. Os acadêmicos de grupo de risco, mediante comprovação médica, poderão continuar fazendo disciplinas de forma remota. Para este processo, a instituição está organizando sua estrutura para possibilitar a transmissão das aulas, viabilizando a interação com estudantes nas salas e em casa.
Confira mais fotos no Facebook da Unijuí.
Na última sexta-feira, dia 5 de fevereiro, a Unijuí e o município de Ijuí estreitaram laços com a cidade de Liepaja, na Letônia, em uma reunião histórica que aconteceu de forma online.
A Unijuí foi representada pela reitora, professora Cátia Maria Nehring; pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; pela coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Maria Odete Palharini; e pela assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski. O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, e uma representante do prefeito de Liepaja, Janis Vilnit, também participaram do encontro, que contou com a participação de representantes da Universidade da Letônia, do Parlamento Europeu e dos Centros Culturais Letos de ambos os países.
Durante o encontro, as universidades e incubadoras de empresas foram apresentadas e destacaram as suas potencialidades e interesses de cooperação. A Unijuí já participa de uma ação de cooperação com a Universidade de Liepaja, por meio do Projeto Europeu Erasmus, o qual foi encaminhado para a União Europeia e prevê a mobilidade de estudantes e professores de ambos os países.
A reunião, organizada pelo representante da Letônia, Aigars Strauss, aconteceu em letão e português, com tradução Hans Berzins.
Mesmo em tempos de pandemia, a Unijuí vem fortalecendo as relações com universidades e instituições estrangeiras de diversos países, além de manter a cooperação científica e o desenvolvimento de diferentes atividades acadêmicas, especialmente de forma virtual. Para mais informações sobre as cooperações internacionais e oportunidades, basta contatar o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí - ERI pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou telefone 55 3332 0329.
Até o dia 24 de fevereiro, permanecem abertas as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. Interessados devem realizar o preenchimento de um formulário, na página do Programa, disponível neste link. As aulas, online, já estão confirmadas para este ano.
O Programa de Pós-Graduação tem como principal objetivo utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas dissertações e teses, visando a melhoria dos processos produtivos – em especial, no setor agroindustrial da região e do País. Também busca formar profissionais para atuação no Ensino Superior e em empresas, como docentes/pesquisadores e cientistas.
Para o curso de Mestrado, são ofertadas 15 vagas e, para o Doutorado, cinco. Os candidatos podem optar por uma das três linhas de pesquisa: Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas; e Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados.
O processo seletivo conta com duas etapas para os candidatos ao Mestrado: análise do currículo em conjunto com Memorial Descritivo e entrevista. Já no Doutorado, é realizada a análise do currículo em conjunto com o projeto de pesquisa, fechando com a entrevista.
Mais informações pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou pelos telefones 3332-0200 - Ramal 3408 e 3332-0205.
Foto produzida antes da pandemia
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí está com inscrições abertas para o seu programa de pré-incubação, chamado de Decolar 2021. O objetivo da iniciativa é qualificar potenciais empreendedores para que possam, futuramente, submeter seus negócios nos editais de incubação.
“Teremos a realização de programas semanais, de uma hora e meia aproximadamente, onde vamos tratar questões como propósito, identificação de problemas, ideação, modelagem de negócios, pitch, métricas e indicadores para startups, e teses de investimentos”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, lembrando que o programa terá início em março e deve perdurar por três ou quatro meses.
“Neste período, aqueles que têm ideias de, quem sabe, criar um negócio, ou aqueles que gostariam de entender melhor como funcionam esses ambientes de inovação, poderão se conectar com essas oportunidades”, reforçou.
Todo o programa será ofertado de forma gratuita. Isso porque ele faz parte do projeto Empreenda Mais, que recebeu recursos captados no edital do Sebrae de Incubadoras. “O projeto foi aprovado no ano passado e, no início deste ano, tivemos a liberação da primeira parcela dos recursos”, explicou Maria Odete.
Interessados podem se inscrever no site da Criatec, em www.criatecunijui.com.br, na aba Programas, até o dia 21 de fevereiro. Os encontros são híbridos e podem participar pessoas de qualquer lugar da área de abrangência da Unijuí.
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