Estudantes da EFA têm primeiro dia de Desafio Empreendedor - Unijuí

Estudantes da EFA têm primeiro dia de Desafio Empreendedor

Teve início nesta quinta-feira, 7 de outubro, o Desafio Empreendedor EFA - Conexões Plurais, promovido pelo Centro de Educação Básica Francisco de Assis, a partir de uma parceria com a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica e Impacto Socioambiental - Criatec da Unijuí e Projeto Cidades Inteligentes. Envolvendo alunos do Ensino Médio, e também do 9º Ano do Ensino Fundamental na condição de treineiros, a competição tem o intuito de desenvolver habilidades empreendedoras a partir dos desafios que foram apresentados.

Tendo como locais de prática o ginásio e o Espaço Mais Inovação da Unijuí, o desafio teve início pela manhã, com atividades voltadas ao empreendedorismo, à reflexão sobre sonhos, metas e objetivos. Também foi realizado o lançamento dos três grandes temas que vão nortear o desenvolvimento de soluções por parte dos alunos: mobilidade, comunicação e meio ambiente.

“Dividimos os estudantes em 12 times. À tarde, eles participaram de atividades com design thinking e model canvas, para já estruturar a ideia no formato de negócio”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, lembrando que as atividades terão sequência no dia 14 de outubro, quando as equipes irão entregar o pitch - breve apresentação do negócio elaborado.

De acordo com a professora de Matemática da EFA, Emanueli Avi, 88 estudantes se inscreveram para o desafio, que revisita temáticas trabalhadas pela escola desde o início do ano. “Realizamos diferentes ações e reflexões com os estudantes sobre o empreendedorismo, a vida pós-pandemia, convidando profissionais para apresentarem seu dia a dia”, completou a educadora.

Conforme lembrou a coordenadora dos Anos Finais e Ensino Médio da EFA, professora Vivian Lunardi, os temas vão ao encontro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “As temáticas foram surgindo e procuramos dar muita ênfase a elas. E o projeto Conexões, que se volta hoje ao Ensino Médio na Instituição, surgiu com o propósito de provocar os alunos nestas temáticas que hoje são fundamentais”, reforçou a professora, citando o Projeto Conexões Plurais, do qual surgiu o Desafio Empreendedor. A iniciativa foi idealizada pela equipe diretiva para intensificar os estudos, incentivar o protagonismo juvenil e o fomento à pesquisa.

O encerramento do desafio está marcado para o dia 21 de outubro, às 18h30, no Salão de Atos da Unijuí. As três equipes vencedoras vão receber medalhas. O 1º lugar receberá uma premiação de R$ 250, o 2º lugar de R$ 150, e o 3º lugar de R$ 100.