Programa de Melhoramento Genético apresenta atividades no 2º Dia de Campo - Unijuí

Programa de Melhoramento Genético apresenta atividades no 2º Dia de Campo

Junto à Escola Fazenda - IRDeR, aconteceu nesta sexta-feira, 8 de outubro, o 2º Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético de Forrageiras e Cobertura de Solo e o V Seminário sobre Forrageiras: Leite e Carne à Base de Pasto. O evento é uma promoção da Unijuí, juntamente com o Programa de Melhoramento e os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.

“O evento acontece para que possamos mostrar um pouco das pesquisas e dos projetos de extensão desenvolvidos pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, e que estão vinculados ao Programa de Melhoramento Genético. Agradecemos aos professores e colaboradores que aceitaram este desafio, e aos estudantes que, desde o início, se esforçaram”, destacou o coordenador do Programa de Melhoramento e coordenador do evento, professor Emerson André Pereira.

Os participantes puderam passar por sete estações de conhecimento durante o evento:  Melhoramento genético de plantas forrageiras e contribuições no desempenho dos animais; Sistemas Integrados: clima e sombra para os animais; Sistemas Integrados: solos; Importância do uso de sementes forrageiras com qualidade e procedência; Gestão da propriedade de leite e de carne; Manejo reprodutivo de bovinos de leite e corte e Produção e qualidade de silagem.

Para o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o evento é um momento especial, onde a Universidade tem a oportunidade de mostrar o trabalho realizado junto ao Programa, as competências, habilidades e conhecimentos que os estudantes estão construindo diariamente. “Nosso agradecimento especial às empresas que apoiam este projeto, que abraçam o desenvolvimento de  pesquisas e de tecnologia em nossa região”, disse.

Atualmente, 11 empresas são parceiras da linha de estudos e financiam 50% das pesquisas focadas no desenvolvimento de cultivares de forrageiras para maior produção de carne e leite, e melhoria na conservação do solo. São elas: Crat, Nativa, Copagril, Itaipu/Mil Pastos, Agrosul, Kernel, Chiapeta, Cometa,  Relva, Lopes e Agropolo.

Patrocinadora do Dia de Campo, a cooperativa Sicredi esteve representada pelo gerente da Agência Ijuí São Francisco, Everton Dill, que destacou a importância de ser parceira de projetos voltados ao desenvolvimento das comunidades. “Algo que atende à nossa missão, que é estar próximo, se relacionando e fazendo a diferença na vida das pessoas”, disse.