Licenciaturas na Unijuí: tecnologias são aliadas na formação e atuação dos estudantes - Unijuí

A pandemia de covid-19 tornou ainda mais urgente a discussão sobre o papel da tecnologia na educação. Forçados a permanecer em casa, estudantes e professores tiveram que se reinventar, por trás das telas, e encontrar formas de manter as aulas interativas e dinâmicas, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação. O cenário mostrou que a transformação digital deve acompanhar de perto a área de ensino e estar atrelada à formação dos profissionais.

Creio que, no futuro, a nossa educação será extremamente espontânea, ágil e com quase 100% de auxílio da tecnologia. Com isso, pretendo ser um professor bem aberto ao novo, sem oferecer resistência às mudanças, seguindo a lei da adaptação. O que não significa que a figura do professor estará ultrapassada. Teremos que sempre ter uma pessoa para ensinar”, opinou o estudante do curso de História da Unijuí, na modalidade Ensino a Distância, Stéfano da Silva Diehl, que já sonha em atuar como professor. “A graduação na Unijuí é de muita qualidade e com certeza estarei pronto para atuar. E me aguardem para o mestrado, porque um professor nunca pode parar”, adianta.

Embora tenha aulas a distância, Stéfano consegue colocar em prática o que aprende por meio da participação em dois projetos: como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Projeto de Extensão Traças Digitais, que acompanha de perto o avanço da tecnologia.

Originário da necessidade de construir práticas inovadoras para o desenvolvimento da leitura, o Projeto de Extensão consiste na produção de audiolivros e envolve a participação de acadêmicos da Universidade, professores e alunos da Educação Básica, além de membros da comunidade. “Hoje, nosso carro-chefe é a produção de áudios para divulgação no canal do Youtube. Temos podcast, audiolivros e dicionários de conceitos, por exemplo”, explicou o coordenador do projeto de extensão, professor Anderson Amaral de Oliveira, que conta com a ajuda de voluntários e bolsistas para condução de atividades, que já se ampliaram. Recentemente, o grupo esteve compartilhando um pouco do conhecimento na produção de podcasts com os professores da EFA, no Espaço Mais Inovação da Unijuí. A ideia é que os educadores utilizem essa ferramenta como uma aliada na educação.

“Para os acadêmicos, é muito importante poder fazer a relação entre as teorias e os conhecimentos acadêmicos, colocando-os em prática. O Traças Digitais estimula que os estudantes desenvolvam conhecimentos e reflitam sobre as práticas de seus cursos”, reforçou o professor.

Carreira na licenciatura: conheça os cursos na Unijuí

De forma presencial, a Unijuí oferta os cursos de licenciatura em Educação Física, Letras: Português e Inglês, Matemática e Pedagogia. Todos estes contam com vagas no Vestibular de Verão, cujas inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de novembro, pelo endereço unijui.edu.br/vestibular. Na modalidade Ensino a Distância (EaD), há os cursos de Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia. Para este processo seletivo, as inscrições são contínuas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/ead.