PPG em Educação nas Ciências é um dos organizadores do Seminário Internacional sobre Zygmunt Bauman - Unijuí

Atividades acontecem online e se estendem até sexta-feira, dia 19

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí é um dos organizadores do “I Seminário Internacional sobre Zygmunt Bauman e as humanidades: solidariedade e cultura do diálogo em questão”, juntamente com outras Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais. O evento iniciou na terça-feira, dia 16, e se estende até sexta-feira, dia 19, totalmente online e com transmissão pelo YouTube.

O objetivo do evento é estudar o pensamento de Bauman a partir de diferentes interpretações, desde a filosofia social e a sociologia hermenêutica pluralizadora. Também promove o lançamento do Dicionário Crítico Hermenêutico de Zygmunt Bauman, uma obra construída com diferentes reflexões, de diversas regiões do mundo.

Na primeira noite de evento, a primeira temática abordada foi “Pluralidade e contingência no pensamento de Zygmunt Bauman: possibilidades de inauguração do diálogo”, com o professor doutor Claudionei Vicente Cassol, da URI campus Frederico Westphalen. Já no segundo momento da noite, o professor doutor Altair Fávero, da UPF de Passo Fundo, falou sobre Bauman e a Dialética da Modernidade: perspectivas educacionais. A mediação dos dois momentos foi realizada pelo professor doutor Fábio Roberto Pillatt. A transmissão pode ser acessada clicando neste link.

Nesta quarta-feira, dia 17, o professor doutor Paulo Evaldo Fensterseifer mediou duas palestras: “La esperanza en un mundo que sobrevivió la muerte de su humanidade”, com a professora doutora Maya Aguiluz Ibargüen, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e “Vida e a obra de Zygmunt Bauman: como se construiu a Sociologia Hermenêutica”, conduzida pelo professor doutor João Nicodemos Martins Manfio, da UNISOCIESC, de Joinville, Santa Catarina.

Confira também a programação para os dois últimos dias de evento, que podem ser acompanhadas neste link:

- 18 de novembro, quinta-feira, com mediação do professor doutor Arnaldo Nogaro:

19h: Bauman, Teoria Crítica e Educação, com o  professor doutor Felipe Almeida, da UFES, de Vitória - ES;

19h40: Zygmunt Bauman: epistemologia (crítica da modernidade) e ética da responsabilidade, com o professor doutor Lívio Osvaldo Arenhart, da UFFS, de Chapecó - SC.

- 19 de novembro, sexta-feira, com mediação do professor doutor Claudir Miguel Zuchi e da professora doutora Cláudia Ilgenfritz:

19h: Incertidumbre neoliberal e incerteza democrática, em busca de uma política alternativa, com o professor doutor Emiliano Gambarotta, da Universidad Nacional de La Plata e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET);

19h40: Sociedade em mudanças: reflexões sobre nosso tempo, com o mestre Riccardo Mazzeo, editor e tradutor de obras de filosofía para a Erickson, da Itália;

20h20: Cultura e democracia na modernidade líquida: Zygmunt Bauman e a Teoria Crítica, com o professor doutor Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí.