Laboratório de Gestão e Negócios da Unijuí oferece serviços gratuitos às associações comunitárias de Santa Rosa - Unijuí

A proximidade com a comunidade e atividades que buscam o desenvolvimento local e regional sempre estão em pauta na Unijuí. O Laboratório de Gestão e Negócios, do campus Santa Rosa, disponibilizou serviços de assistência contábil gratuita a duas entidades sem fins lucrativos. Para conhecer um pouco mais sobre a proposta, a contadora responsável pelo Laboratório, Thaís Teixeira Pinto, e o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, receberam alguns representantes de associações: Mauro Carvalho e Jonas da Cruz, vice-presidente e tesoureiro da Associação Vila Agrícola; José Luiz Ferreira Lopes e Enio Ditz, presidente  e tesoureiro da Associação do Bairro Timbaúva.

As duas Associações ainda devem confirmar a parceria com a Unijuí. Serão oferecidos serviços desde a escrituração de atos e fatos até a elaboração das demonstrações contábeis, emissão de certidões negativas junto às Fazendas Estaduais, Municipais e da União, obrigações acessórias (como sped ECF, ECD, DCTF, Rais, Dirf, E-social e DEISS). Todos os serviços serão prestados por estudantes voluntários e bolsistas, monitorados pela  contadora responsável pelo Laboratório.

José Luiz Ferreira Lopes relata que essa já era uma solicitação de serviço que vinha sendo cobrada do poder público e a iniciativa da Unijuí certamente poderá beneficiar as Associações. "Parabenizo a Unijuí por esta ação, pelo trabalho gratuito colocado à disposição das Associações. Isso é uma questão que vínhamos debatendo há muito tempo, porque muitas das Associações não têm condições de pagar um contador para fazer a contabilidade", afirma o presidente da Associação do Bairro Timbaúva.

Benefício à população e aprendizado prático e teórico aos estudantes, que terão a oportunidade de participar desta ação. Thaís explica que os acadêmicos, além de todo aprendizado do curso, também são capacitados por meio de cursos disponibilizados na plataforma do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que são elaborados pela Receita Federal e Sebrae. “Com esses cursos de capacitação e as atividades que serão realizadas no Laboratório, os estudantes conseguem adquirir experiência, o que os diferencia no mercado de trabalho, já que se inserem com mais conhecimentos e vivências práticas”, destaca a contadora responsável pelo Laboratório.

Devido à capacidade do Laboratório, no momento estão sendo selecionadas apenas duas entidades do município de Santa Rosa, mas o objetivo é ampliar os atendimentos.