A Usina de Ideias é uma agência experimental dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Caracteriza-se como um espaço pedagógico, que visa a realização de trabalhos de comunicação integrada, por meio da inserção de acadêmicos em ambientes do mercado de trabalho.
Desde 1997, a Usina presta serviços comunicacionais para o público interno e externo da Unijuí, a exemplo de instituições governamentais, empresariais, educacionais e filantrópicas. A Agência trabalha com a criação de materiais gráficos tais como folders, cartazes, banners, outdoors, flyers e faixas.
A Usina de Ideias também é capacitada para criar produtos multimídias como, vídeos, áudios, spots, blogs, boletins informativos e planos de comunicação. Além disso, atua na promoção e organização de eventos, presta serviço de assessoria de imprensa e criação de conteúdos digitais.
A professora e coordenadora da Agência, Nilse Maria Maldaner, destaca a importância do trabalho realizado tanto para o público interno quanto externo da Universidade. “Para a sociedade, a Usina de Ideias tem o intuito de mostrar a relevância da comunicação, fazendo o seu papel social junto à comunidade, que é informar. Já aos acadêmicos, o espaço é uma opção para que os estudantes desenvolvam suas competências”, explica.
Para mais informações sobre a Usina de Ideias entre em contato pelo telefone (55) 3332-0472 – Ramal 3110, pelo e-mail usina@unijui.edu.br, pelo Instagram @jornalismopublicidadeunijui ou pelo facebook.com/jornalismopublicidadeunijui.
Ao longo de 2021 a Universidade passou por um processo significativo de reinvenção denominado de Mais Unijuí. Dentro deste contexto, houve uma reinvenção estrutural administrativa de todo o processo do fazer institucional, bem como do ensino, por meio da implementação da Graduação Mais. “Para esse processo dar certo, a nossa história e tudo que fizemos até aqui foi de extrema importância para que pudéssemos tomar decisões que mantivessem a Universidade pensando e construindo o futuro, junto com seus estudantes”, destaca a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.
A reinvenção, segundo Cátia, necessariamente passa pelas pessoas, o que significa que o processo de transformação será feito diariamente ao longo de 2022 também. “Nós tínhamos muita clareza ao tomarmos a decisão do processo de reinvenção de que acreditamos não apenas na própria Universidade, mas também no potencial das pessoas que fazem a instituição, e nós entendemos que cada pessoa tem seu tempo, mas que juntos podemos colocar em prática esse pensamento novo de construção do futuro. E o mundo nos permite dizer que essas escolhas podem ser o caminho para mais 60 anos dessa instituição”, frisa e acrescenta que “esse movimento do Mais Unijuí ainda será o grande motor de 2022, pois esperamos que as pessoas estejam mais presentes para que consigamos dialogar e produzir alternativas e um entendimento, pois a Universidade são as pessoas”.
Para 2022, o grande desafio que se coloca, conforme explica a reitora da Unijuí, é trazer para o jovem que está no Ensino Médio uma perspectiva de educação superior por meio de políticas públicas de incentivo e acesso. “Uma universidade comunitária pública não estatal se faz pelo pertencimento e solidez da sua relação com o ensino, com a pesquisa, com a extensão e também com a cultura. Por isso, definições de políticas públicas para o incentivo ao ensino superior se faz extremamente importante, especialmente dentro de um cenário pós-pandemia e que possivelmente também será impactado pelos reflexos de uma seca que irá atingir a agricultura, base da economia da região e também do nosso Estado”, destaca, lembrando que isso exigirá, mais do que nunca, um entendimento por parte do governo federal, sobre a importância das universidades comunitárias para o desenvolvimento das regiões e comunidades, às colocando em processos de reconhecimento por meio de políticas públicas.
Com a tecnologia, os meios de leitura também são ampliados
Imagem ilustrativa
Despertar e manter o desejo pela leitura pode ser um desafio para muitas pessoas. O encantamento, que normalmente acontece com as crianças, quando incentivadas à leitura, parece perder espaço com o passar dos anos. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil aponta que entre os anos de 2015 e 2019, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores. Por outro lado, o número de leitores entre 5 a 10 anos aumentou, de 67% em 2015, para 71% em 2019, a pesquisa ainda mostra que nesta faixa etária, as crianças preferem livros físicos aos digitais.
As formas de leitura foram ampliadas com a tecnologia, em 2020, as vendas de e-books e audiolivros cresceram 43%. Os livros também tiveram um aumento nas vendas, com alta de 46,5% no primeiro semestre de de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. A busca por informações confiáveis e o período de distanciamento social podem ter influenciado para essa retomada. Ponto positivo para o desenvolvimento de uma sociedade mais crítica, informada e com capacidade de argumentação.
A escrita e a leitura se consolidam como fonte de informação ao longo da história e são indispensáveis para a formação e desenvolvimento humano. A Universidade, como uma multiplicadora de conhecimento e formadora de profissionais aptos a enfrentarem situações diversas, também faz das leituras acadêmicas algo agradável e positivo à formação pessoal e profissional dos estudantes.
A leitura também é uma construção, a longo prazo, desenvolve e aprimora pontos importantes, como explica a coordenadora dos cursos de Letras: Português e Inglês, Pedagogia e História da Unijuí, Taíse Neves Possani. “A leitura aumenta a capacidade que o leitor tem de fazer previsões, lançar hipóteses, acionar mecanismos como a memória de curto, longo prazo e operacional. Contribui para nossa vida como um todo, no raciocínio lógico, no pensamento matemático, na capacidade de se relacionar, na tomada de decisões, nos processos de criação, na concentração, aumenta o vocabulário e melhora as construções textuais”, destaca a docente.
O professor Josei Fernandes Pereira, membro do Projeto Traças Digitais da Unijuí destaca a importância das habilidade de leitura, a exemplo das Redes Sociais, em que é necessário que o usuário tenha capacidade para se orientar, em meio a tantas informações, que por vezes podem nem ser verdadeiras. A construção do conhecimento deve acontecer por meio das diversas formas de leitura. “Precisamos nos alfabetizar cientificamente, politicamente, tecnologicamente, aprender a ler o mundo. A leitura talvez seja a ferramenta mais importante que necessitamos para viver no mundo permeado pela informação e pela tecnologia”, afirma Josei.
O Rizoma Temático, programa da Rádio Unijuí FM, também promoveu um debate com a temática “Argumentação e raciocínio rápido: como a leitura pode influenciar na formação de bons profissionais”, com os professores da Unijuí, Taíse Neves Possani e Josei Fernandes Pereira e a bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Ijuí, Aline de Souza Dhil. Para ouvir, clique no link.
O Museu Antropológico Diretor Pestana - Madp e a Associação de Amigos do Madp (AAMADP) captam recursos junto à comunidade, com o propósito de executar o Plano Plurianual do próximo ano. Com isso, a instituição busca a manutenção e continuidade dos serviços prestados, na preservação da memória regional, na promoção da cultura, da educação e do lazer.
Entre as formas de arrecadação e auxílio ao Madp, está a doação por meio do Imposto de Renda devido. Com esta iniciativa, você e o Museu são beneficiados com dedução de 100% do valor doado, uma vez que o projeto aprovado se enquadra no Artigo 18 da Lei de Incentivo, que autoriza a dedução. Saiba como contribuir:
- Fazer o depósito em nome do PRONAC 192683: Banco do Brasil, Agência 0371-9, conta 59681-7. As doações referentes à Pessoa Física deverão ser realizadas dentro do ano fiscal, até 30/12/2021.
Identificador 1: informar CPF ou CNPJ do doador;
Identificador 2: informar o número 1 para “patrocinador” e 2 para “doador”;
- Encaminhe para o e-mail madp@unijui.edu.br: cópia do depósito, juntamente com os dados pessoais do patrocinador/doador, nome completo, endereço e telefone. A emissão e entrega do recibo é realizada imediatamente após a confirmação do depósito.
Outras possibilidades de apoio ao Museu é a participação como membro da AAMADP ou incluindo na sua conta de energia elétrica do Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí (DEMEI), o valor que você deseja contribuir e será cobrado junto à fatura mensal.
O Madp conta com a contribuição da comunidade de Ijuí e região para seguir se atualizando e melhorando sua estrutura, para atendimento ao público. O objetivo principal é a aquisição de novas tecnologias, que possam acrescentar aos serviços prestados, como sistema de traineis em mezanino e equipamentos necessários para continuidade dos processos documentais, tanto em caráter de registro e acervo, quanto em seguridade física. Com isso, mantendo a preservação integral dos bens tombados, que foram reunidos nestas seis décadas de vida do Museu.
Ainda tem dúvidas sobre as formas de auxílio ao Museu? Entre em contato pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.
A indústria MC Bom Sorvetes, de Santa Rosa, começou a utilizar um dos ambientes do Espaço de Expansão Tecnológica da Criatec Santa Rosa, antigo Polo de Modernização Tecnológica da Unijuí, junto ao Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. A escolha foi por meio de edital, que previa a ocupação do espaço por uma empresa da área de alimentos. A indústria utiliza o prédio 1, com 600 metros quadrados e possui um contrato de 10 anos.
No mercado desde 2009, a MC Bom Sorvetes foi idealizada por Marcos Vicente Ludwig e Luciane Ludwig. Hoje, atua com sistema de franquias em 13 municípios da região. A Unijuí também esteve presente em outros momentos, durante a trajetória da empresa, entre 2014 e 2017, a indústria foi acompanhada pelo Projeto de Extensão Produtiva e Inovação, uma iniciativa do Governo do Estado, com a coordenação da Unijuí.
Marcos Ludwig explica que as antigas instalações da indústria, onde permaneceram por 19 anos, já estavam restritas para o atendimento da crescente demanda. “Hoje estamos em um prédio adequado às nossas necessidades legais e com melhores condições de trabalho. Ainda temos a possibilidade de ampliar e, com isso, projetar um aumento nas vendas e no faturamento. Estamos preparados para o crescimento e vamos buscar novos parceiros em outras cidades”, afirma o empreendedor.
O prédio 2 do Espaço e Expansão Tecnológica da Criatec Santa Rosa é utilizado pelo Grupo Serttec e, assim como a indústria de sorvetes, possui um contrato de incubação com a Criatec Unijuí.
Quer conhecer mais sobre os espaços de incubação disponíveis na Criatec, para toda a região? Entre em contato pelo e-mail criatecsr@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3511-5200.
Inaugurado há mais de oito anos, o Hospital Veterinário da Unijuí vem se tornando cada vez mais consolidado como um espaço de aprendizagem e de serviço à comunidade. Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, o hospital oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. Também é um espaço destinado às aulas práticas, atividades de pesquisa e extensão, além de ser mais um campo de estágio para os alunos de graduação.
Durante a pandemia de covid-19, o Hospital Veterinário manteve o atendimento seguindo os protocolos de segurança. Neste período de recesso do ano letivo, não será diferente. O horário de funcionamento será mantido de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados das 8h às 16h.
O Hospital realiza dois tipos de atendimentos. O atendimento convencional é realizado por ordem de chegada, realizado por veterinários técnicos do hospital juntamente com os médicos veterinários que estão em processo de aprimoramento. O outro formato de auxílio prestado pelo HV é o atendimento acadêmico, feito pelos médicos veterinários aprimorandos, que ocorre mediante agendamento. Os acadêmicos da Graduação estão inseridos através de estágios curriculares e voluntários, auxiliando os veterinários em todos os procedimentos realizados no hospital.
Para qualificar ainda mais o atendimento, o Hospital Veterinário conta com um conjunto de laboratórios de apoio ao diagnóstico:
- Laboratório de Análises Clínicas Veterinária e Laboratório de Doenças Parasitárias: realiza exames em várias espécies (cães, gatos, bovinos, equinos, ovinos, animais de laboratório).
- Laboratório de Diagnóstico por Imagem: realiza exames de RX, Ultrassom e Eletrocardiograma em pequenos animais.
- Laboratório de Microbiologia Veterinária: realiza exames de análises microbiológicas do leite, cultura bacteriana e antibiograma, cultura fúngica e contagem de microrganismos viáveis.
- Laboratório de Histopatologia Veterinária: realiza necropsias e exames histopatológicos.
Para mais informações entre em contato com o Hospital Veterinário da Unijuí pelo telefone (55) 3332-0653 ou pelo e-mail hospitalveterinario@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Muitas empresas almejam estar na lista das 15 startups gaúchas que mais se destacaram durante o ano e que, devem ficar ainda mais fortes no próximo ano. A lista é divulgada sempre no mês de dezembro, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Agricon Business, empresa incubada pela Criatec da Unijuí, faz parte da lista de 2021.
A Agricon é uma plataforma Blockchain, ou seja, que permite rastrear alguns tipos de informações pela internet. Com isso, a startup conecta o produtor rural brasileiro a compradores globais, com rastreabilidade, certificação de qualidade, segregação e transparência nas comercializações de produtos agrícolas. No mercado desde 2019 e com o lançamento da plataforma em 2020, a idealizadora da Startup, Eduarda Olivia Schneider, explica que 2021 foi um ano de muita dedicação e resultados.
“Para o próximo ano nossos objetivos são mais altos. Queremos continuar melhorando a nossa tecnologia, estruturar a empresa, investir em marketing, nos aproximarmos ainda mais dos produtores rurais e concretizar mais comercializações. O objetivo é projetar a Agricon de modo mais consolidado, criar mais valor à marca e, consequentemente, traduzir nossa missão em realidade: somos um ecossistema sustentável de comercialização e rastreabilidade de produtos agrícolas, que conecta produtores rurais a compradores globais”, destaca a CEO.
Eduarda também afirma que, sem o apoio da Criatec Unijuí, a Agricon Business não teria chegado a estes resultados. “Uma das melhores decisões foi quando incubamos a startup na Criatec. A incubadora tem uma estrutura completa para apoiar e capacitar as empresas, ajudando em todos os aspectos necessários para que uma grande ideia se torne realidade. Somos muito felizes em poder fazer parte da família Criatec e Unijuí. Sempre seremos gratos pela oportunidade”, acrescenta.
A Criatec está presente com espaços físicos na Unijuí campus Ijuí e no campus Santa Rosa, mas apoia, recebe e incentiva novas ideias e negócios inovadores de toda a região. Para a coordenadora da Incubadora, Maria Odete Palharini, cada conquista e avanço das empresas incubadas é um retorno positivo a tudo que é oferecido. “O sucesso das empresas é o sucesso da Incubadora, então, ter uma empresa com esse destaque e reconhecimento em nosso estado, é uma grande conquista para a Criatec também”, afirma.
Veja o conteúdo elaborado pelo Sebrae, neste link.
Em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, as interações com o COE Municipal, o Comitê Institucional de Prevenção Interna informa que, mantém como protocolo obrigatório em todos os espaços institucionais as seguintes medidas:
- Uso de máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz, nos locais fechados e naqueles em que houver um maior número de pessoas. (Lei Federal Nº 14.019).
- Uso de álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos.
- Manter o isolamento domiciliar de professores, técnicos-administrativos e estudantes com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada e, em caso de confirmação:
- Os estudantes devem apresentar atestado ao CAE pelo e-mail: cae@unijui.edu.br. Atestados médicos de período igual ou maior a 8 dias justificam e abonam a falta. Atestados inferiores a este período não abonam a falta e devem ser alinhados diretamente com o professor. Durante este período, o estudante acompanhará as aulas de forma online.
- Professores e Técnicos-Administrativos devem fazer a apresentação do atestado de afastamento para isolamento domiciliar.
- Apresentação do passaporte vacinal para entrada nos espaços de eventos (tanto acadêmicos quanto culturais) previstos para os Auditórios e Salão de Atos da Universidade.
- O passaporte vacinal poderá ser obtido via carteira digital (App Conecte SUS) ou caderneta física, e deverá seguir o cronograma do quadro abaixo:
- Mantém vedado o consumo de chimarrão nos espaços de sala de aula e laboratórios, ainda que individualmente.
- Para os espaços de sala de aula, considerando que estamos em processo de conclusão de semestre letivo, permanece obrigatório o uso de máscara e ventilação.
- As reuniões institucionais permanecem na forma online, porém, quando for necessária a presencialidade, dar preferência pelos ambientes com ventilação.
- Para as formaturas, tanto dos cursos da Universidade quanto as externas, permanece obrigatória, além do uso da máscara, a apresentação do Comprovante de Vacinação. As Comissões de Formatura e/ou Direção das escolas serão comunicadas previamente de todos os protocolos de saúde que deverão ser cumpridos.
- O Museu Antropológico Diretor Pestana, retorna com os atendimentos presenciais mediante agendamento.
- Para a Programação de Natal da UNIJUÍ, em especial nos dias 05, 11, 15 e 19/12, temos a diretriz que segue:
- nos espaços externos o uso de máscara permanece obrigatório, exceto para fins de alimentação, dispensada a apresentação do comprovante vacinal;
- nos espaços internos, o uso de máscara e a apresentação do comprovante vacinal são obrigatórios.
Reiteramos que a Universidade está acompanhando o cenário externo em relação à flexibilização das orientações e demais diretrizes publicadas pelos Órgãos Reguladores externos, objetivando garantir a continuidade pedagógica e revisará as suas definições a qualquer tempo.
Contamos com a colaboração da comunidade universitária para que de forma muito consciente e responsável enfrentemos a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos que cada um precisa fazer a sua parte para avançarmos positivamente para superar este momento.
Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.
Criada em 2004, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unijuí é regulamentada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), pelo Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 e pelo Projeto de Avaliação Institucional Unijuí 2021-2024. É a CPA a responsável por coordenar, estimular e sistematizar os processos avaliativos internos, evidenciando a articulação entre avaliação interna e externa (MEC/Capes); é quem vai identificar e apontar as questões apresentadas nas pesquisas para subsidiar os gestores no planejamento do curso e da Instituição. É um canal entre o MEC, a Universidade, os professores, os funcionários, os estudantes e a comunidade externa.
Dentre as atividades desenvolvidas pela CPA está a realização de pesquisa de opinião junto aos estudantes e professores, com destaque para: avaliação das disciplinas, avaliação da coordenação do curso e avaliação da infraestrutura. Já, junto aos professores, realiza pesquisa de autoavaliação docente.
Recentemente os estudantes avaliaram as coordenações de curso, onde o índice de satisfação indicado pelos estudantes foi de mais de 70% com o trabalho dos coordenadores dos cursos de graduação neste 2º semestre de 2021. “Avaliar a coordenação do curso é imprescindível, por se tratar de quem está trabalhando justamente para o bom funcionamento do curso. É através de nossa avaliação que o coordenador tem um feedback sobre seus movimentos junto ao curso", reforçou a estudante Jordana Endl, do curso de Direito da UNIJUÍ.
Para 2022, o planejamento da Comissão Própria de Avaliação prevê a realização da autoavaliação docente entre os dias 14 a 28 de fevereiro. Já durante o primeiro semestre do ano será realizada a Pesquisa de Opinião com a comunidade externa; e, por fim, a Avaliação das Disciplinas, com os estudantes, acontece sempre pouco antes de finalizar o primeiro e o segundo semestres do ano.
Para o próximo ano, o objetivo do Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí também irá ampliar sua atuação em 2022
O ano de 2021 continuou com muitos desafios relacionados à Covid-19 e o Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí - Unilab, mais uma vez esteve na linha de frente. Foram mais de 40 mil testes para detecção do vírus SARS-CoV-2, entregues em no máximo, 24h. Esse foi um dos serviços mais procurados do ano no Laboratório. Agora, a testagem para Covid-19 está estável, mas, se necessário, o Unilab possui estrutura e equipe técnica para ampliar o número de testes.
O Laboratório conta com dois setores: Análises Clínicas e também Toxicológicas e Biologia Molecular, este último em expansão. Para 2022, serão implementados novos exames moleculares a partir das qualificações realizadas, além da ampliação para diagnóstico de doenças infectocontagiosas, de cunho bacteriano ou viral.
Atualmente o Unilab presta serviços internos à Unijuí e também externos, por meio da parceria com mais de 40 municípios da região, além de hospitais e empresas. Também são realizados atendimentos, exames e testes provenientes de pesquisas, como é o caso do estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS).
Outro diferencial de 2021, foi a ampliação da estrutura física e de equipamentos do Unilab. O valor investido em infraestrutura ultrapassou R$ 1 milhão e agrega ainda mais agilidade, confiança e qualidade nas análises. “Com a melhor estruturação do espaço, além da melhoria no atendimento, os estudantes da Unijuí também foram beneficiados, com melhores espaços para aprendizagem e atuação em estágios obrigatórios e remunerados”, destaca Matias Nunes Frizzo, coordenador técnico do Unilab.
“Foi um ano em que iniciamos as atividades nas nossas novas instalações, amplas e modernas. Conseguimos receber os estudantes, principalmente dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Ciências Biológicas. Eles puderam acompanhar a rotina de um Laboratório de Análises Clínicas, que além de prestar exames à comunidade, é um local de vivência, de experiência, de exercício e prática para a sua formação. É um espaço extremamente qualificado, um grande diferencial na formação de excelentes profissionais para nossa região”, afirma Matias.
O curso de Biomedicina foi o que mais esteve presente nas rotinas do Unilab, com a circulação diária de mais de 20 estudantes, acompanhando toda a realização de exames laboratoriais.
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