Nova estrutura garantiu qualificação do atendimento prestado pelo Unilab em 2021 - Unijuí

Para o próximo ano, o objetivo do Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí também irá ampliar sua atuação em 2022

O ano de 2021 continuou com muitos desafios relacionados à Covid-19 e o Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí - Unilab, mais uma vez esteve na linha de frente. Foram mais de 40 mil testes para detecção do vírus SARS-CoV-2, entregues em no máximo, 24h. Esse foi um dos serviços mais procurados do ano no Laboratório. Agora, a testagem para Covid-19 está estável, mas, se necessário, o Unilab possui estrutura e equipe técnica para ampliar o número de testes.

O Laboratório conta com dois setores: Análises Clínicas e também Toxicológicas e Biologia Molecular, este último em expansão. Para 2022, serão implementados novos exames moleculares a partir das qualificações realizadas, além da ampliação para diagnóstico de doenças infectocontagiosas, de cunho bacteriano ou viral.

Atualmente o Unilab presta serviços internos à Unijuí e também externos, por meio da parceria com mais de 40 municípios da região, além de hospitais e empresas. Também são realizados atendimentos, exames e testes provenientes de pesquisas, como é o caso do estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS).

Outro diferencial de 2021, foi a ampliação da estrutura física e de equipamentos do Unilab. O valor investido em infraestrutura ultrapassou R$ 1 milhão e agrega ainda mais agilidade, confiança e qualidade nas análises. “Com a melhor estruturação do espaço, além da melhoria no atendimento, os estudantes da Unijuí também foram beneficiados, com melhores espaços para aprendizagem e atuação em estágios obrigatórios e remunerados”, destaca Matias Nunes Frizzo, coordenador técnico do Unilab.

“Foi um ano em que iniciamos as atividades nas nossas novas instalações, amplas e modernas. Conseguimos receber os estudantes, principalmente dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Ciências Biológicas. Eles puderam acompanhar a rotina de um Laboratório de Análises  Clínicas, que além de prestar exames à comunidade, é um local de vivência, de experiência, de exercício e prática para a sua formação. É um espaço extremamente qualificado, um grande diferencial na formação de excelentes profissionais para nossa região”, afirma Matias.

O curso de Biomedicina foi o que mais esteve presente nas rotinas do Unilab, com a circulação diária de mais de 20 estudantes, acompanhando toda a realização de exames laboratoriais.