Comissão Própria de Avaliação da Unijuí divulga calendário de ações para 2022 - Unijuí

Comissão Própria de Avaliação da Unijuí divulga calendário de ações para 2022

Criada em 2004, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unijuí é regulamentada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), pelo Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 e pelo Projeto de Avaliação Institucional Unijuí 2021-2024. É a CPA a responsável por coordenar, estimular e sistematizar os processos avaliativos internos, evidenciando a articulação entre avaliação interna e externa (MEC/Capes); é quem vai identificar e apontar as questões apresentadas nas pesquisas para subsidiar os gestores no planejamento do curso e da Instituição. É um canal entre o MEC, a Universidade, os professores, os funcionários, os estudantes e a comunidade externa.

Dentre as atividades desenvolvidas pela CPA está a realização de pesquisa de opinião junto aos estudantes e professores, com destaque para: avaliação das disciplinas, avaliação da coordenação do curso e avaliação da infraestrutura. Já, junto aos professores, realiza pesquisa de autoavaliação docente.

Recentemente os estudantes avaliaram as coordenações de curso, onde o índice de satisfação indicado pelos estudantes foi de mais de  70% com o trabalho dos coordenadores dos cursos de graduação neste 2º semestre de 2021. “Avaliar a coordenação do curso é imprescindível, por se tratar de quem está trabalhando justamente para o bom funcionamento do curso. É através de nossa avaliação que o coordenador tem um feedback sobre seus movimentos junto ao curso", reforçou a estudante Jordana Endl, do curso de Direito da UNIJUÍ.

Para 2022, o planejamento da Comissão Própria de Avaliação prevê a realização da autoavaliação docente entre os dias 14 a 28 de fevereiro. Já durante o primeiro semestre do ano será realizada a Pesquisa de Opinião com a comunidade externa; e, por fim, a Avaliação das Disciplinas, com os estudantes, acontece sempre pouco antes de finalizar o primeiro e o segundo semestres do ano.