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Unijuí oferta qualificação em Marketing Estratégico na modalidade EaD

Com o intuito de apresentar aos participantes as principais decisões que envolvem o planejamento estratégico de marketing e os passos necessários para a sua elaboração, a Unijuí oferta a qualificação profissional em Marketing Estratégico na modalidade Ensino a Distância (EaD). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada.

Durante o curso, que conta com 40h/aula, serão abordados aspectos relacionados à análise de mercado e identificação de tendências, bem como diretrizes para a elaboração de metas e formulação de estratégias e ações de marketing  que permitam aumentar a competitividade das empresas, contribuindo para que obtenham melhor proveito das oportunidades de mercado.

A qualificação é indicada para empresários, profissionais liberais, executivos de organizações, gerentes e líderes de equipes. Além de acrescentar também no futuro profissional dos acadêmicos da Administração, Comunicação Social, Design, Ciências Contábeis, Economia e demais áreas que estão em contato direto com os consumidores.

Para mais informações sobre o curso, basta contatar a Unidade de Educação Continuada pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


GAIC da Unijuí adquire um dos simuladores em tempo real mais modernos do mundo

Professores participam, nesta semana, de curso com engenheiro do Canadá, para aprender a manusear o equipamento

Engenheiro da OPAL no Canadá, Sergio Atayde capacita os professores para uso do equipamento

O Grupo de Automação e Controle (GAIC) da Unijuí acaba de adquirir, com recursos de pesquisa e desenvolvimento, um dos mais modernos simuladores em tempo real do mundo: o OPAL RT é um equipamento de teste de Hardware-in-the-Loop (HIL), que permite a Prototipagem de Controle Rápido (RCP) para projetar, testar e otimizar sistemas de controle e proteção usados em redes elétricas, eletrônica e acionamentos, incluindo sistemas smart grids - ou redes inteligentes.

Conforme explica o coordenador do GAIC, professor doutor Maurício de Campos, o equipamento custou cerca de R$ 1 milhão e é encontrado, hoje, em apenas três universidades do sul do Brasil - incluindo a Unijuí. 

“Nós já temos resultados muito legais a partir dos trabalhos que são desenvolvidos na Universidade, mas tínhamos uma demora na prototipagem, na validação dos modelos matemáticos, dos resultados, de fato. E agora vamos ganhar tempo. Alguns testes que levariam meses, agora poderão ser obtidos em semanas. Teremos facilidade na validação e um padrão acima da média nas pesquisas, em trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, desenvolvidos pelos estudantes”, explicou o professor, lembrando que, como o equipamento é reconhecido em âmbito mundial, será possível ampliar o número de publicações internacionais. 

“Na prática: se eu quero desenvolver um circuito eletrônico novo para um carro, até alguns anos atrás, eu precisava de um carro inteiro para fazer os testes. Agora, através de modelos matemáticos, eu tenho o carro dentro do computador, sendo simulado em tempo real. Eu posso ter o hardware do lado de fora, operando como se tivesse conectado em um carro de verdade. O mesmo serve para um sistema elétrico, ao invés de ter que fazer os testes diretamente na rede elétrica, eu uso o modelo matemático da rede e só faço o que chamamos de Hardware-In-the-Loop (HIL), que é utilizar a parte física externa. Isso faz com que a prototipagem seja muito mais rápida e permite os testes mais próximos do real”, exemplifica.

De acordo com o professor Maurício, serão diretamente beneficiados os estudantes dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Engenharia de Software, e especialmente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional.

Preparação

Sete professores da Unijuí participam desde a última terça-feira até hoje, sexta-feira, de um curso ministrado pelo engenheiro da OPAL no Canadá, Sergio Atayde, no Espaço + Inovação Unijuí. A ideia é que estes professores aprendam a manusear o equipamento e repliquem o que aprenderam aos estudantes, posteriormente. “Teremos, ainda, uma segunda rodada de capacitação online, para tirarmos dúvidas”, completa Maurício.


Evento contou com discussão sobre a segurança do paciente na Atenção Primária

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 28, um evento alusivo à campanha Abril pela Segurança do Paciente, que tem como objetivo criar consciência sobre a segurança do paciente, incentivando as pessoas a mostrarem seu compromisso em tornar a assistência à saúde mais segura. A atividade aconteceu de forma online, pelo Google Meet, a partir de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, curso de Enfermagem da Unijuí e Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp).

Para debater o tema “Segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde: avanços e desafios”, foi convidada a egressa do curso de Enfermagem da Unijuí e doutoranda em Enfermagem pela UFSM, Marina Mazzuco. Ela também é coordenadora da Rebraensp - Núcleo de Santa Maria. Na mediação, esteve a professora doutora Adriane Kolankiewicz.

Marina iniciou sua fala relembrando que foi na Unijuí que ingressou no mundo da pesquisa, por meio da Iniciação Científica. Desde o mestrado, e com mais intensidade no doutorado, ela trabalha a segurança do paciente focada na Atenção Primária. “É importante fomentar a discussão deste tema, que faz diferença na formação do estudante e na atuação profissional. É essencial ter um olhar especial para a assistência segura e de qualidade do paciente, em todos os níveis de atendimento”, explicou a palestrante.

De acordo com Marina, no Brasil, o tema passou a ser trabalhado com mais força a partir do Programa Nacional de Segurança do Paciente – PNSP, lançado em 1º de abril de 2013 pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde – eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário para o paciente. São exemplos de incidentes a administração de um medicamento em dosagem maior que a adequada sem causar dano, a queda do paciente de uma maca ou leito hospitalar, ou o alerta de um profissional antes que um procedimento fosse realizado em um paciente errado.


Criatec impulsiona desenvolvimento na região por meio da inovação e da sustentabilidade

Vista como um centro de referência em apoio a empreendimentos inovadores e de impacto socioambiental, a Incubadora de Empresas da Unijuí - Criatec atua há 14 anos na região com o objetivo de alavancar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, estimulando conexões através de uma ampla rede de contatos para amplificar setores e auxiliar empresas a darem o primeiro passo através de uma infraestrutura física que atende as necessidades de cada incubada.

De acordo com a analista de planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, para além das atividades de rotina, a Incubadora também marca presença nos eventos de inovação do município e da região, incentivando o desenvolvimento por meio da tecnologia e da propagação do conhecimento. Já promoveu, por exemplo, hackathons, Startup Weekends, feiras,  oficinas no Festival Futurível da Unijuí e o Desafio de Inovação Socioambiental. “Estamos participando do 3º ciclo do Programa Ideiaz e rodando a Trilha de Conhecimento do Programa Decolar 2022. Estamos executando o projeto Startup Lab nas Regiões Noroeste e Missões e também o Projeto Empreenda +, que visa a qualificação de 1400 mulheres do nosso Estado. No final do projeto, uma de nossas metas é realizar um desafio empreendedor envolvendo essas mulheres que estiveram conosco durante a qualificação”, comenta. 

A Incubadora foca em negócios da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, Energias Renováveis, Automação Residencial e Industrial, Eficiência e Qualidade de Energia, Tecnologia de Alimentos, Saúde, Economia Criativa, Agronegócio e Negócios de Impacto Socioambiental. “No âmbito geral, as pessoas buscam a Incubadora para apresentar suas ideias, fazer uso dos nossos laboratórios e espaço de coworking. Também há as escolas que demandam ações voltadas ao empreendedorismo com seus estudantes que, na medida do possível, são atendidas pela nossa coordenadora”, finaliza Elizandra. A Criatec é coordenada por Maria Odete Palharini.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Unijuí oferece novo programa de formação continuada internacional para professores de Língua Inglesa

A Unijuí traz um novo programa de formação continuada para professores de inglês com certificação internacional. Trata-se do programa online Brite (Brazilians Innovating on the Teaching of English), que consiste em um curso de formação continuada de metodologias de ensino de língua inglesa com carga horária de pelo menos 100 horas a serem distribuídas durante o ano letivo. As atividades serão online síncronas com atividades assíncronas na plataforma Canvas. 

Esta é uma iniciativa do curso de Letras Português e Inglês da Unijuí, em parceria com a Embaixada Norte-Americana no Brasil - Escritório Regional de Língua Inglesa, que beneficiará diretamente professores e alunos da rede pública de ensino. Segundo o coordenador do programa Brite, professor Anderson Amaral de Oliveira, “esse curso é, sem dúvidas, uma oportunidade única na região, que impactará diretamente a formação em língua inglesa”. Além disso, o programa Brite dá continuidade ao programa Virtual English Language Fellow (VELF), que no ano de 2021 trouxe para a região cursos de formação em Metodologias de Ensino de Inglês (ETM) e Inglês como Meio de Instrução (EMI).

O curso oportunizará aos professores revisar e aprender mais sobre tópicos que consideram o novo cenário na área de Educação, tais como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), relacionando-a com a Abordagem Comunicativa para Ensino de Línguas, bem como as habilidades para aprendizagem no século XXI. Princípios metodológicos essenciais também são revistos, incluindo-se desenvolvimento de currículo, planejamento de aulas, como lidar com classes numerosas e heterogêneas, além de novas tecnologias educacionais e habilidades para o século 21. Vale ressaltar que os professores terão a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o ensino de inglês com foco nas habilidades linguísticas, a serem eventualmente compartilhados com colegas em suas instituições de ensino.

O curso não terá custos para os professores envolvidos e para as coordenadorias e secretarias de educação, sendo custeado pela parceria entre a Embaixada Norte-Americana no Brasil e a Unijuí. 

As aulas serão aos sábados pela manhã no formato online, com início previsto para 14 de maio. As inscrições podem ser realizadas até dia 8 de maio, neste link.

As vagas são limitadas e destinadas a professores da rede básica e pública de ensino, preferencialmente dos municípios da 36ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Educação.


Cipa promove ações alusivas à segurança e saúde do trabalhador

Por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 28 de abril, ações que marcam a campanha Abril Verde, que visa conscientizar sobre a segurança e a saúde do trabalhador. O mês concentra três datas importantes e relacionadas ao tema: o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho  e o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrados ontem.

Com auxílio do curso de Enfermagem, a Cipa realizou, no campus da Unijuí em Ijuí, a entrega de mimos aos seus colaboradores, aferição de sinais vitais e conversa sobre saúde física e mental. Além disso, até o final do mês, o chafariz do campus Ijuí, ao lado do prédio da biblioteca, ficará iluminado com a cor verde no período da noite.

No campus Panambi, também foram entregues lembranças aos colaboradores, realizada verificação de sinais vitais e testes para detecção de doenças sexualmente transmissíveis por profissionais da Sociedade Hospital Panambi. O campus Três Passos também celebrou o mês, entregando mimos aos colaboradores.

Debater a segurança no trabalho segue sendo essencial para evitar ocorrências nos ambientes de trabalho. Apesar de cada vez mais a temática ser debatida nas empresas, o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho aponta que entre 2012 e 2021 foram registrados 22.954 casos de óbitos no trabalho no Brasil.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí


Rizoma debate a prevenção e conscientização contra acidentes de trabalho

O mês de abril concentra três importantes datas: no dia 7, celebra-se o Dia Mundial da Saúde; e nesta quinta-feira, 28, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Datas que são marcadas por meio da campanha Abril Verde, instituída para a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho.

E não poderia ser diferente: o Rizoma desta quinta-feira tratou sobre o tema "Abril Verde: conscientização e prevenção contra acidentes de trabalho", trazendo como convidados a enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Missões), Elizabete Maria Dall Molin Trevisan; o secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito, Fábio Franzen; a enfermeira e coordenadora do Samu, Carla Patrícia Mello; e a psicóloga e coordenadora do Cerest Missões, Patrícia Felden Torma.

Conforme destacou Patrícia, as datas são importantes para sensibilizar e para chamar a atenção da sociedade para as condições dos ambientes de trabalho. Para que os trabalhadores se questionem como estão se cuidando e quais condutas preventivas estão tomando. “Desde 2021, também estamos dando uma atenção especial ao grupo dos motociclistas, em razão do aumento no número de acidentes. Tanto que, entre os dias 27 e 29 de abril, estaremos com ações especiais, voltadas ao público”, explicou.

Outro problema, relacionado aos motociclistas, segundo Elizabete, é que os acidentes de trabalho estavam entrando para as estatísticas como acidentes de trânsito, apenas.

“É um público que nos preocupa, de fato. Temos uma média de cinco a seis atendimentos com motociclistas por dia, com destaque para os entregadores e para horários de entrada e saída das empresas, quando há um trânsito maior de veículos. Nós tentamos sensibilizar para o cuidado no trânsito, lembrando ao motorista que ele é o para-choque do seu veículo. Por mais que o acidente seja pequeno, sempre haverá uma lesão”, completou Carla Patrícia.

De acordo com o secretário Fábio, Ijuí precisa de atenção porque possui 87 mil habitantes e mais de 61 mil emplacamentos. Em meio a este universo, há um número maior de pessoas optando pela moto para trabalhar e um número maior de pessoas trabalhando como entregador ou mototaxista - estima-se que sejam cerca de 300 em Ijuí atualmente.

Para conferir o Rizoma na íntegra, acesse:


Últimos dias para se inscrever no curso que trabalha “Bases para formação de um embriologista”

Encerram-se no domingo, dia 1º de maio, as inscrições para a qualificação profissional em Bases para formação de um embriologista: Atuação em laboratório de reprodução assistida, na Unijuí. Interessados podem acessar a página unijui.edu.br/educacaocontinuada.

Com amplo desenvolvimento no mundo todo, as técnicas médicas que possibilitam a reprodução humana necessitam de um embriologista capacitado para atuar na execução de todos os procedimentos relacionados à manipulação de gametas e embriões. 

Por este motivo, o curso é fundamentado nos pilares da atuação em um laboratório de reprodução assistida, e tem o intuito de apresentar uma esfera promissora dentro do setor laboratorial.

Durante o curso, os participantes terão contato direto com os aspectos fisiológicos da reprodução humana, infertilidade, tratamentos de reprodução assistida e indicações. Além disso, vão entrar em contato com a prática a partir da demonstração de técnicas e procedimentos e o futuro da reprodução assistida.

O curso ocorrerá de forma online, via Google Meet, nos dias 14 e 21 de maio. Ele destina-se a estudantes dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia e Medicina; e profissionais biomédicos, biólogos, enfermeiros e farmacêuticos.

Para mais informações sobre esta e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

 Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Dia Mundial da Educação: um pacto que busca desenvolvimento e mudanças para o futuro

O Dia Mundial da Educação simboliza um acordo entre 164 países, estabelecido há 21 anos, pelo desenvolvimento da educação até 2030. A Unijuí preza pelo acesso e a democratização dos ambientes dedicados ao ensino, para que cada vez mais pessoas tenham acesso à educação de qualidade, com mais igualdade e mudanças, utilizando o passado como referência e buscando mais desenvolvimento para o futuro. A educação, em todos os seus níveis, tem o poder de transformar vidas e lugares.

O professor do curso de Pedagogia da Unijuí, Sidinei Pithan da Silva, expõe que “a afirmação do Dia Mundial da Educação, não pode ser apenas comemorado, tendo em vista as conquistas políticas promovidas pelas sociedades democráticas, ou mesmo pelos pactos já consolidados. A data pode ser entendida como uma árdua tarefa, que nos exige compreender o que nos falta enquanto humanidade”.

A coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras: Português e Inglês da Unijuí, Taíse Possani, diz que ainda é necessário avançar em relação aos processos de reconhecimento dos direitos, em relação à educação. “Hoje ainda temos contextos em que os sujeitos são roubados, violentados em seus direitos mais básicos. Se não garantirmos a educação como um direito e também um dever dos que podem provê-la, corremos infelizmente o risco de que ela não ocorra, tamanho o embrutecimento que ainda nos encontramos”, afirma a professora.

Existem muitas mudanças necessárias para alcançar os objetivos almejados, um processo de evolução constante e desafiador, como o período vivenciado durante a pandemia do Covid-19, que exigiu o uso da tecnologia. Assim como os processos podem ser inovadores, também existe uma tradição que é necessária nas ações educativas. Sidinei destaca que é necessário analisar contextos, interrogar o períodos e épocas, entender o que rege o destino das pessoas e construir possibilidades de vivência.

“As mudanças na educação são necessárias, mas elas precisam enfrentar os problemas históricos, sociais e culturais que nos limitam ou dificultam os potenciais de liberdade, igualdade, e fraternidade das grandes maiorias. Nesse sentido, a humanidade, no trato com a Educação Básica e Ensino Superior, cumpre um importante papel, porque levanta as grandes questões de nosso tempo. Isso eleva nossa capacidade individual e coletiva de compreender nosso grau de responsabilidade com o devir humano e social, o que pode ampliar nossa politicidade e senso de cidadania”, afirma o professor Sidinei.

É a educação que trará como resultado o desenvolvimento da humanidade. Consequência dela será o desenvolvimento de novas tecnologias, avanços na pesquisa e na ciência. Tudo está relacionado à educação. “A educação lida com o devir humano. De uma parte se trata de garantir as conquistas, aos que estão chegando, e no Brasil, são mais de 50 milhões de crianças e jovens em processo formais de educação. De outra, se trata de enfrentar os dramas e dores do presente, ajudando a compreender nosso passado e a elaborar esperançosamente nosso futuro, reconstruindo este passado, e superando o presente”, comenta o professor do curso de Pedagogia da Unijuí. 

Sidinei também traz como destaque, a autora Hannah Arendt, ao se referir ao trecho de um dos livros da pensadora: "A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele".

“Arendt nos chama a atenção para o fato de que precisamos cuidar das crianças, protegê-las do mundo, mas também, proteger o mundo das crianças. Para ela, educar é conservar as heranças, as riquezas simbólicas, da Filosofia, das Ciências e das Artes. Amar o mundo é estar disposto a se comprometer com ele, a participar dele, no âmbito da política. Valorizar o espaço público e entender que ele é marcado por uma pluralidade. Creio que uma educação democrática, por mais que se destine a modificar cenários sociais e culturais, também precisa cuidar para que se garanta que, em cada época, se forme um “corpo político”. Embora isso não dependa só da educação, passa por ela, a ideia e os aprendizados do que significa, ou significaram muitas conquistas em torno da luta pela liberdade”, finaliza o docente.


Unilab - Unijuí e Cisa ofertam teste molecular para detecção da Dengue, Zika e Chikungunya

Professor doutor Matias Nunes Frizzo

Em continuidade à parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), o Laboratório de Análises Clínicas - Unilab da Unijuí irá realizar o teste molecular para detecção da Dengue, Zika e Chikungunya, através do método RTqPCR qualitativo, que possui 100% de especificidade para os patógenos causadores das doenças.

Conforme explica o coordenador técnico do Unilab, professor doutor Matias Nunes Frizzo, os ZDCs (Zika, Dengue e Chikungunya) são vírus de RNA do gênero Flavivírus, transmitido pelo mosquito da espécie Aedes aegypti, causadores das arboviroses que acometem a população brasileira em um nível preocupante, a exemplo da nossa região.

No caso da doença causada pelo vírus Zika, muitas vezes assintomática ou com sintomas parecidos com os da gripe, trata-se de um causador de síndromes neurológicas e de casos de microcefalias potencialmente relacionadas ao patógeno. A infecção pela Dengue pode ser assintomática, ou pode resultar em diversos sintomas clínicos após um período de incubação de 2 a 7 dias, que vai desde uma síndrome gripal leve até as formas mais graves da doença, conhecida como dengue hemorrágica. Já na infecção por Chikungunya, o período de incubação varia de 3 a 12 dias e sua principal manifestação clínica é uma forte dor nas articulações.

“Devido à dificuldade em diferenciar essas doenças por meio de avaliação clínica e métodos tradicionais de laboratório, o diagnóstico molecular se faz importante e decisivo no enfrentamento a estas doenças, tanto pela qualidade do teste molecular quanto pela agilidade na emissão do resultado, em até 24 horas”, explica o professor, lembrando que o exame ofertado avalia de forma qualitativa a presença dos três vírus em um único teste, contribuindo para a escolha de um tratamento adequado, além de ser importante nos estudos epidemiológicos para analisar a distribuição da infecção dentro das populações da região.

“Ainda dentro dos benefícios do teste molecular, ele é rápido, sensível, preciso e altamente específico. O teste pode ser realizado em pacientes assintomáticos ou a partir do primeiro dia de sintomas”, reforça Matias, lembrando que o teste é feito a partir da coleta de amostra de sangue.

Interessados podem entrar em contato com o Unilab, pelo telefone 3332-0554 ou pelo e-mail unilab@unijui.edu.br. O custo é de R$ 150.


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