Nos dias 23 e 24 de setembro acontecerá a edição 2022 do Rally Latinoamericano de Innovacion, competição internacional que tem como objetivo promover a inovação entre estudantes universitários da América Latina. A Unijuí irá participar do evento pelo quarto ano consecutivo e, desta vez, os campus de Santa Rosa e Panambi serão as sedes da competição.
Os inscritos terão 28 horas para formar equipes, selecionar um desafio real da sociedade e pensar em uma solução criativa para ele. A ideia deverá ser apresentada por meio de um vídeo com duração de até 2 minutos e um relatório que contenha a potencial sustentabilidade e impacto social da proposta. O problema pode ser de vários âmbitos: social, ambiental, organizacional, logístico, entre outros.
Neste ano, serão 12 países participando em mais de 150 sedes. No Brasil, o evento terá início às 12h de sexta-feira, dia 23, quando serão apresentados os desafios. Em seguida, serão constituídas as equipes, que deverão ter no mínimo quatro e no máximo 10 integrantes. Durante o Rally, os participantes terão uma atividade de interação intercultural com uma equipe de outro país, por meio do TikTok.
As equipes vencedoras nas categorias de Inovação e Impacto Social, das sedes de Panambi e Santa Rosa, serão premiadas com uma vaga na pré-incubação da Criatec e mais 10 horas de mentorias para transformar a ideia de solução em negócio. “O Rally trabalha a competência de solução de problemas, promove o diálogo, conexões com outros participantes, além de proporcionar aos estudantes a certificação em um evento internacional”, destaca o coordenador da Criatec de Santa Rosa, Lucas Escher.
O evento é aberto a estudantes de todos os cursos de Graduação e de todos os níveis. Professores, pesquisadores e profissionais também podem fazer parte de uma equipe (máximo um por equipe). As inscrições para participantes serão abertas em breve no site rallydeinnovacion.org. Interessados deverão realizar a inscrição individualmente.
Estruturado com práticas voltadas ao vocabulário geral, gramática e conversação, a qualificação profissional em Espanhol - Nível Básico está com inscrições abertas na Unijuí. Interessados em dar os primeiros passos no idioma podem se inscrever até o dia 20 de setembro, pelo endereço unijui.edu.br/educacaocontinuada.
O curso ocorre de forma online, a partir do dia 6 de outubro, e possibilita que sejam desenvolvidas habilidades utilizando uma abordagem comunicativa que envolve a fluência e a autoconfiança dos participantes, para que possam aprimorar significativamente sua comunicação na língua espanhola.
As aulas contemplam os diferentes estilos de aprendizagem, dando ênfase a discussões sobre assuntos atuais e questões que fazem parte do contexto social dos aprendizes. O curso visa também apresentar uma visão geral sobre a origem da língua espanhola e de suas variedades contemporâneas em cada região, além de apresentar os primeiros aspectos fonéticos e ortográficos do idioma.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Entre os dias 15 e 18 de agosto, colaboradores da Fidene participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes - Sipat 2022, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A programação será realizada no formato híbrido, com atividades presenciais e debates totalmente online.
A Sipat 2022 será aberta na segunda-feira, às 14h, com a palestra “Saúde mental no trabalho”. O evento será presencial, no Centro de Eventos do campus Ijuí, com transmissão para os campi de Três Passos, Panambi e Santa Rosa. À frente da discussão estará Kevin Carlos Camilio, graduado em Psicologia e estudante de Educação Física.
Na terça-feira, dia 16, também às 14h, acontecerá a palestra “Segurança nas instalações elétricas no ambiente de trabalho”, com a professora Taciana Paula Enderle. O evento será online e transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.
“Os benefícios da prática da ginástica laboral no espaço de trabalho” será o tema trabalhado na palestra de quarta-feira, dia 17, às 14h. Com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, a palestra será conduzida pela professora Moane Marchesan Krug e pela técnica-administrativa Vanessa do Nascimento dos Santos.
Por fim, de forma presencial no campus Ijuí, acontece na quinta-feira, dia 18, a apresentação da Cia Cadagy e o relato de vivência de Silvana Batista. O evento terá início às 14h e será transmitido para os demais campi da Instituição.
Inscrições podem ser realizadas pelo Portal do Funcionário.
A Unijuí acredita que o conhecimento transforma o amanhã. Tendo em vista essa premissa, um dos pilares que baseia os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade é, justamente, a produção de conhecimento qualificado. Por meio de seus cursos de Mestrado e Doutorado, a Instituição fomenta o crescimento de toda comunidade regional, com base em pesquisa e inovação.
Seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu são oferecidos pela Universidade, todos recomendados pela Capes. Quatro deles com a oferta de Mestrado e Doutorado - Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos, Educação nas Ciências e Modelagem Matemática e Computacional; e outros dois com ofertas de vagas para Mestrado - Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando González, destaca que muitas pesquisas de alto impacto para o desenvolvimento da Região são desenvolvidas dentro dos espaços dos Programas. “Os avanços a partir da pesquisa são extraordinários. Por meio deles é possível iniciar esse processo de transformação que o mundo tanto precisa. Nosso objetivo, enquanto Universidade, é pensarmos no bem-estar e evolução da sociedade como um todo. Essa é a nossa missão, também, enquanto pesquisadores e formadores de novos pesquisadores”, ressalta.
Para além da contribuição com o desenvolvimento da sociedade, a pesquisa também traz benefícios para o próprio pesquisador. “Os cursos de Mestrado e Doutorado contribuem com uma formação de alto nível, tanto para os profissionais que buscam uma melhor qualificação em seu campo de atuação como para aqueles que pensam em seguir suas carreiras junto à academia”, salienta o professor Fernando.
Atuação da Unijuí junto à comunidade
O vice-reitor também destaca o compromisso que a Unijuí possui, desde a sua fundação, com a promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural e sustentável da Região. “Prova da conceituada trajetória construída junto à comunidade é o número de parcerias sendo consolidadas com empresas da Região interessadas em qualificar seus profissionais junto à Universidade. O desenvolvimento e o desejo de estar sempre aprendendo são contagiosos e isso é o que estamos promovendo por meio dos nossos Programas, a inspiração em continuar a evolução”, finalizou.
Ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado
O ingresso nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ocorre por meio de processo seletivo público, divulgado em Edital no Portal da Unijuí. A seleção regular acontece sempre no 2º semestre do ano, com início das atividades no 1º semestre do ano seguinte. Também há a opção de cursar disciplinas como estudante eventual ao longo do ano, que são aproveitadas em caso de ingresso futuro no curso. Os Editais, informações e link de inscrição ficam disponíveis na página de cada Programa.
Acadêmicos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí têm uma nova oportunidade para participar do programa de bolsas da Compass UOL, uma das maiores empresas da área de Tecnologia da Informação (TI). Desta vez, a iniciativa vai capacitar os participantes na área de Spring Boot - uma ferramenta que nasceu a partir do Spring, um framework desenvolvido para a plataforma Java, baseado nos padrões de projetos, inversão de controle e injeção de dependência.
Ao todo, são ofertadas 15 vagas para a realização de um curso no período de quatro meses, a partir de 3 de outubro, sendo que 50% delas são prioritárias para mulheres. O programa oferece estágio exclusivo para estudo, em modelo home office, com oferta de bolsas de estudos no valor de R$ 500,00. Ao final do curso, ainda há a possibilidade de efetivação na empresa.
Para participar, o estudante precisa dispor de 20 horas semanais para dedicação ao programa, ter computador e acesso à internet, além de estar com a matrícula ativa na instituição parceira - no caso, na Unijuí.
Durante o programa, os participantes vão aprender sobre Metodologia Ágil, Segurança em Aplicações Web, Git, Java, Spring Boot, SQL e MongoDB.
Interessados devem se inscrever até o dia 17 de agosto, por meio deste link. A partir do dia 18 de agosto, ocorrerá o início da seleção.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu no ano de 1998, sendo utilizado, inicialmente, como uma ferramenta para avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil. Contudo, com o passar dos anos, este instrumento de avaliação assumiu outra função: constituir-se como porta de acesso ao Ensino Superior, uma vez que, através dele, estudantes podem ingressar em Universidades públicas e privadas de todo País, por meio de políticas públicas de incentivo à democratização da educação.
“A importância do Enem para o ingresso no Ensino Superior” foi justamente o tema que baseou a discussão do Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 11 de agosto. O debate marcou o retorno do programa neste segundo semestre letivo de 2022. Os convidados foram o técnico-administrativo do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil da Unijuí, Éder Schuinsekel; a professora e coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês, Taíse Neves Possani; e o professor e diretor do Totem Vestibulares, Warner Audino.
Durante a conversa, o técnico-administrativo Éder Schuinsekel falou sobre uma grande mudança que ocorreu no exame em 2009. “A partir desse ano, as Universidades começaram a aceitar a nota do Enem para ingresso dos estudantes. Hoje nós temos mais de 500 Universidades no País, além de algumas Instituições portuguesas que aceitam o Enem como forma de entrada. E a Unijuí, através do Núcleo de Prospecção, tem esse trabalho de levar para as escolas e mostrar como é a prova do Enem, para que os alunos possam chegar nela e ter um desempenho melhor”, relatou.
A redação é um dos pontos da prova que mais recebe atenção. A professora Taíse destacou a evolução das temáticas que norteiam a escrita dos estudantes ao longo da história do Enem. “Se nós pegarmos os temas desde 1998 até hoje, percebemos a complexidade que a redação foi ganhando pelos próprios temas. Eles foram trazendo cada vez mais problemáticas de cunhos sócio-histórico e cultural. Isso foi desafiando os estudantes a pensarem a sua realidade. Eles não só precisam tematizar acerca de um assunto, eles devem se mostrar comprometidos com um olhar crítico-reflexivo, e isso não conquistamos de uma hora para outra”, avaliou.
O diretor do Totem Vestibulares, Warner Audino, ressaltou que a formação emocional dos estudantes é tão importante quanto a formação cognitiva. “Nós temos inúmeros exemplos de alunos que eu brinco que poderiam dar aula, que sabem tudo, mas o emocional às vezes prejudica. Então não basta ser bom de conteúdo. Infelizmente, às vezes o aluno está fazendo o Exame já pensando que não vai dar. Isso vai trazendo uma carga emocional para ele durante a prova que vai impactar. Então você se sentir bem preparado vai te dando confiança e ajuda a aliviar a ansiedade também”, salientou.
Confira o debate completo na íntegra:
Mais de 60 livros em língua inglesa já estão disponíveis para retirada na Biblioteca Mário Osório Marques, da Unijuí. A doação foi realizada pelas assistentes de ensino de língua inglesa Krista Arellano e Nicole Bedoya, por meio do Programa Fulbright, que financiou a compra das obras. Os exemplares contemplam desde a literatura clássica até a contemporânea.
As norte-americanas realizaram a escolha de 61 títulos, como “Orgulho e Preconceito”, “Ulysses”, “A Cor Púrpura”, “Moby Dick” e “O Último dos Moicanos”. Em um primeiro momento, os livros estiveram à disposição dos acadêmicos do curso de Letras: Português e Inglês, mas agora já podem ser retirados na biblioteca universitária por toda a comunidade acadêmica.
Krista e Nicole ficarão no Brasil até o mês de dezembro. Elas participam do Programa English Teaching Assistant (ETA), realizado pela Capes em cooperação com a Fulbright. O programa seleciona projetos de Instituições de Ensino Superior brasileiras para o recebimento de assistentes de ensino de língua inglesa. Em 2019, a Unijuí foi contemplada pela primeira vez. Esta é a terceira oportunidade em que uma dupla de professoras estadunidenses vêm para a Universidade.
English Conversation Club
Desde o mês de maio, a comunidade acadêmica pode participar de um clube de conversação, coordenado pelas norte-americanas, que visa dar suporte aos estudantes que desejam se tornar fluentes em inglês. Por meio desta e de outras atividades desenvolvidas, é possível interagir com falantes nativos da língua inglesa e com estudantes de vários cursos em debates sobre a cultura norte-americana.
O English Conversation Club não possui restrições quanto ao nível de fluência. Para participar, basta entrar em contato com o Lelu, através do e-mail lelu@unijui.edu.br, ou diretamente com as tutoras pelos e-mails nicole.bedoya@unijui.edu.br ou krista.arellano@unijui.edu.br.
O prazo de inscrições para a Qualificação Profissional em Atualização em Lavouras Comerciais de Soja está se encerrando. Interessados em aprimorar seus conhecimentos no manejo de cultivares e defensivos agrícolas para agricultura comercial devem se inscrever pelo site da Unijuí, até o dia 14 de agosto.
As aulas irão ocorrer no campus Ijuí, nos dias 19 e 20 de agosto. O curso tem como principais objetivos racionalizar o uso de fungicidas e inseticidas, capacitar os participantes para o diagnóstico de pragas e doenças e apresentar os resultados obtidos no Levantamento de Safra realizado nas últimas quatro safras.
A capacitação propõe ainda esclarecer dúvidas sobre a utilização de fungicidas e inseticidas para o controle de pragas, respondendo questões como: qual o momento ideal para a primeira aplicação, intervalo de uso, melhor forma de tratar a semente e efetividade do controle biológico nas lavouras comerciais.
A qualificação é destinada a produtores rurais e profissionais do setor agrícola, bem como a estudantes e egressos do curso de Agronomia e áreas afins. A capacitação será ministrada pelo professor, pesquisador, palestrante e sócio diretor da empresa Fito Agrícola, José de Alencar Lemos Vieira Jr.
Para mais informações sobre essa e outras Qualificações Profissionais da Unijuí, entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Teve início na tarde desta terça-feira, dia 9 de agosto, o projeto “Três Passos: conhecendo a nossa história”, realizado pela Unijuí, por meio da Biblioteca Mário Osório Marques, do campus Três Passos, e pela Secretaria Municipal de Educação da cidade, através da Biblioteca Pública Municipal. A iniciativa tem como objetivo possibilitar que estudantes da Rede Municipal de Ensino conheçam mais sobre a história de Três Passos.
Serão contemplados alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de três escolas: Complexo Municipal de Ensino Fundamental Integral Professor José Luiz Rhoden, Escola Cívico-Militar João Padilha do Nascimento e Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias. O projeto prevê a realização de três encontros com cada uma das turmas, realizados de agosto a novembro de 2022.
O primeiro encontro é destinado à apresentação do projeto e visita às bibliotecas, oportunidade na qual os estudantes têm acesso ao acervo bibliográfico e podem escolher um livro para desfrutar de um momento de leitura. No segundo encontro, os alunos terão contato com um pesquisador sobre a história local. Já no terceiro e último encontro, ocorrerá uma visita guiada aos marcos das vertentes fundadoras do nome “Três Passos”.
O supervisor do campus Três Passos, professor André de Castro, destacou que a ideia é trazer a história do município para incentivar os estudantes a conhecerem a própria história. “Por isso colocamos o nome do projeto ‘conhecendo a nossa história’, porque nós fazemos parte dessa história, pertencemos a este município. Hoje e nos próximos encontros iremos conhecer um pouco da história, mas, ao mesmo tempo, cada um de nós está construindo a história do município”, afirmou.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Três Passos, Rosana Scherer, falou sobre a parceria entre a Universidade e o poder público. “Essa é uma parceria fundamental para o nosso município e para a Unijuí, uma vez que trazer para as nossas crianças essa oportunidade de estarem em espaços diferentes é essencial, porque é uma escola fora da escola. Então estar na Biblioteca Pública e na Biblioteca da Unijuí traz para elas novos olhares, novas perspectivas”, ressaltou.
Contação de histórias
Ainda esta semana, terá reinício outro projeto envolvendo a Biblioteca do campus Três Passos e a Biblioteca Pública Municipal. Trata-se do Núcleo da Hora do Conto - Contação de Histórias. As atividades serão retomadas nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, na Sala Infantil das bibliotecas.
O objetivo deste projeto é estimular o hábito da leitura em crianças, através de um enfoque lúdico, além de oportunizar aos educadores a discussão e construção de possibilidades a serem exploradas na promoção da leitura. Serão atendidos prioritariamente alunos da Educação Infantil e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, das três redes de ensino do município de Três Passos.
Para participar, é necessário realizar agendamento com, no mínimo, 15 dias de antecedência, informando o nome da escola, telefone, número de alunos e nome do professor que estará acompanhando a turma. As escolas interessadas podem entrar em contato pelo telefone 55 3522-2122.
Nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, ocorreu no auditório da Unijuí, no campus Santa Rosa, a palestra “Seja inovador, seja ágil! - Como inovar com métodos ágeis”. O evento buscou debater o ecossistema de inovação e tecnologia no Rio Grande do Sul. Ministrada pelo especialista em Inovação e Tecnologia, Rildo Santos, a palestra foi realizada pela empresa Tecnicon, de Horizontina, que atua no mercado de soluções de gestão empresarial, e contou com apoio da Unijuí e de outras Instituições de Ensino da Região.
Na abertura, a sócia-diretora da empresa, Joice Butzke Rex, destacou que a Tecnicon acredita que o desenvolvimento da sociedade só vai acontecer a partir de dois pilares. “O primeiro deles é o conhecimento. Nós entendemos que é necessário estar buscando conhecimento todos os dias. Hoje estamos aqui em função disso, multiplicar as informações trazendo pessoas de fora para relatar suas experiências”, afirmou.
Segundo ela, o outro pilar que sustenta o crescimento da comunidade regional é a inovação. “A inovação só acontece através das pessoas e do conhecimento. Estamos investindo muito forte no aprendizado não só dentro da empresa, mas também em eventos como este, para todos os profissionais do Noroeste gaúcho”, acrescentou.
O diretor de produtos da Tecnicon, Mateus Chies, comentou que o objetivo da palestra era trazer experiências para o ecossistema de inovação da Região e, como a Unijuí possui o mesmo propósito, não hesitou em apoiar o evento. “A Unijuí foi nossa parceira desde o primeiro contato com o professor Edson Padoin e também foi importante para sediar o evento, nos oferecendo o espaço para que pudéssemos ter esse momento de aprendizado em um local agradável”, relatou.
Mateus salientou também que a parceria se relaciona com o que a empresa oferece e o que a Unijuí proporciona aos seus acadêmicos. “Nós, como instituição de tecnologia, buscamos bons profissionais e a Unijuí, como Universidade, investe para capacitá-los e prepará-los para o mercado de trabalho. Por meio desta parceria podemos trazer conteúdos e realizar com a Universidade essa troca de conhecimentos”, completou.
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