Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Rizoma promove bate-papo sobre a importância de conhecer outro idioma

Um dia após a realização do Dia das Línguas Estrangeiras na Unijuí, o Rizoma Temático desta quinta-feira, 12 de maio, promoveu um bate-papo sobre as vantagens de se conhecer outra língua, através do tema “Opening doors: a importância de um segundo idioma para conquistar oportunidades". 

Foram convidados para debater a temática a assessora da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE), Cláudia Didoné; a assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski; e o professor do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Anderson Amaral de Oliveira.

De acordo com a assessora da VRPGPE, Cláudia Didoné, a segunda edição do Dia das Línguas Estrangeiras foi positiva e reforçou o trabalho desenvolvido pela Instituição ao longo do ano. “Tentamos levar um pouco de experiência em outras línguas para as salas de aula e, a partir dessas atividades, percebemos que os estudantes sentiram o impacto. Apesar de ter sido apenas um dia, é uma sementinha que foi plantada para todos”, comentou.

De acordo com Cláudia, a Universidade está se mobilizando para ajudar o estudante que realmente quer aprender um outro idioma. “Possuímos turmas de inglês no campus há muito tempo, com valores acessíveis. Além disso, temos uma plataforma de idiomas com licenças, também por um bom valor, e até de forma gratuita para quem deseja estudar”, acrescentou.

Vanderléia afirmou que os jovens estão buscando o intercâmbio para ter uma nova experiência acadêmica, conhecer uma outra cultura, aprender um novo idioma e aprimorar o currículo. “Eu vejo um despertar para essas novas oportunidades, que nos últimos dois anos sofreram limitações. Mas, após certa estabilização da pandemia, houve, sim, um aumento na procura por intercâmbios acadêmicos”, afirmou.

O professor Anderson acrescentou dizendo que o estudante não quer apenas ter noção de um idioma, mas quer realizar uma imersão. “Temos trabalhado com diversos projetos que estimulam essas parcerias. Um exemplo são as ETA’s (English Teaching Assistant), projeto que temos desde 2018 com professoras norte-americanas, que vem agregar na cultura e na língua norte-americana”, completou.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Confira o Rizoma na íntegra:


Dia das Línguas Estrangeiras envolveu estudantes e professores nos quatro campi da Unijuí

Nesta quarta-feira, 11 de maio, a Unijuí promoveu em seus quatro campi o Dia das Línguas Estrangeiras - um evento que busca evidenciar a importância de se aprender outro idioma e que proporciona a prática de diversas línguas em situações reais, em ambientes não formais, de forma espontânea, descontraída e divertida.

A iniciativa foi lançada em 2019 e a expectativa era que acontecesse todos os anos. A pandemia, no entanto, tornou difícil a realização deste tipo de evento, conforme explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González. "Ficamos felizes em poder realizar novamente este dia, onde buscamos sensibilizar professores e estudantes para a importância de dominar outra língua, lembrando que muitas portas se abrem quando se aprende outro idioma", destacou o professor, lembrando que o Dia das Línguas Estrangeiras materializa o esforço diário que acontece na Instituição, seja em sala de aula, seja por meio de outras atividades.

“A gente defende fortemente a ideia de que a Universidade se converta num grande ecossistema que favoreça o aprendizado de outras línguas. Em outros países, a dificuldade de tentar se comunicar em outro idioma é vista como parte de um processo de aprendizado. Há o acolhimento, algo que queremos intensificar na Universidade. Esperamos que o evento motive ainda mais os estudantes que já começaram a aprender outra língua, e dê um ‘empurrãozinho’ àqueles que ainda não iniciaram, para que se atrevam a tentar", completou.

A programação teve início no canal da Unijuí no YouTube, com a transmissão do filme mexicano Por Magda, seguido do debate com a diretora Carla Larrea Sanchez, organizado pelo Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos. À tarde, os estudantes puderam acompanhar um bate-papo sobre os caminhos do intercâmbio acadêmico, promovido pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI), que também promoveu a entrega dos certificados para os participantes do projeto "A língua polonesa além das fronteiras".

À noite, os acadêmicos foram recebidos com uma apresentação do Coral Unijuí na rodoviária do campus Ijuí, enquanto que no hall do campus Santa Rosa aconteceu uma apresentação da Orquestra Jovem. Em Três Passos, no hall do campus, a recepção dos estudantes ficou a cargo de Ellen Schwade e Milene Berghahn.

Enquanto as atividades aconteciam em salas de aula e laboratórios, uma palestra era realizada na Biblioteca Mario Osorio Marques do campus Ijuí: Dialects and Culture in the USA East. Coast vs. West, com Krista Arellano e Nicole Bedoya, do programa English Teaching Assistant (ETA). Na sequência, estudantes do Projeto de Extensão Acolher: Português como Língua de Acolhimento realizaram uma roda de conversa sobre migração, refúgio, língua e identidade, a fim de conversar sobre a língua espanhola ao redor do mundo. 

As escolas de idiomas Yazigi, CCAA, Senac, TopWay, Hey Peppers, KNN e Wizard foram apoiadoras do evento e comandaram a atividade interativa “Do you speak english?”, que foi realizada no campus Ijuí. 

A Rádio Unijuí FM, juntamente com o Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU), também estreou a série “Dicas de músicas em inglês". Nela, os professores Lucas Prauchner e Carlos Montano irão apresentar informações, curiosidades e muitas músicas.

Os acadêmicos também puderam realizar o teste de nível linguístico e concorrer a uma bolsa integral no Curso de Idiomas Unijuí - EAD - Plataforma de Estudos, que conta com 25 opções de idiomas para estudar.


Programa qualifica e incentiva mulheres com pequenos negócios

A formação “Mulheres Empreendedoras” é um programa do governo do Estado, criado pela Secretaria de Igualdade, Cidadania e Assistência Social, que visa qualificar e melhorar a vida de mulheres empreendedoras que possuem pequenos negócios ou que buscam uma oportunidade para abrir a própria empresa.

A qualificação teve início em março e, até o momento, 10 turmas foram formadas. Destas, três concluíram as 60h de formação. Na sequência, as mesmas terão a possibilidade de contar com uma sessão de consultoria na área que julgarem necessária, tendo em vista os conteúdos desenvolvidos. Ao mesmo tempo que aprendem, as participantes criam conexões e encontram outras pessoas de seu ramo, compartilham experiências e estudam cases diversificados em suas aulas, amplificando, ainda mais, seus conhecimentos e habilidades.

Até o momento, o feedback recebido das participantes é positivo. “As aulas estão sendo perfeitas, superaram minhas expectativas. Eu tive uma experiência não muito produtiva, no ano passado, então havia criado um preconceito em relação a esse tipo de dinâmica de trabalho. Estão todos de parabéns”, destacou uma das alunas do programa, Marcelli Amâncio Vieira.

Mulheres Empreendedoras oferece 60h com facilitadores versados e com experiência, a possibilidade de networking e um certificado da Unijuí, tudo em formato gratuito e completamente online para as mulheres que decidirem fazer parte do Projeto Empreenda+. O programa é coordenado pela Criatec - Incubadora de Empresas da Unijuí, sendo destinado a mulheres de todos os âmbitos da sociedade e de qualquer área comercial.

Para saber mais sobre o programa, entre em contato pelo e-mail mulheresempreendedoras@unijui.edu.br.

Nícolas Barcelos, acadêmico de Publicidade e Propaganda da Unijuí

 


Unijuí certifica concluintes do curso de Língua Polonesa

O curso foi gratuito aos participantes e realizado na modalidade online

Diversas atividades fizeram parte da programação do Dia das Línguas Estrangeiras na Unijuí, realizado nesta quarta-feira, dia 11, nos quatro campi da Universidade. A data também reforça as ações já realizadas, como o projeto "A língua polonesa além das fronteiras", promovido pela Unijuí, em parceria com a Maria Curie-Skłodowska University (UMCS) e apoio da Sociedade Cultural Polonesa Karol Wojtylla, de Ijuí. 

No ano de 2021 foi promovido de forma online e gratuita, um curso de Língua Polonesa, com participação de estudantes, egressos e membros da etnia polonesa. A entrega dos certificados foi realizada junto à programação do Dia das Línguas Estrangeiras. O curso contou com aulas de nível básico de língua e canto, com a participação de mais de 20 pessoas, em aulas semanais.

Durante a entrega, o vice-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, explicou a relevância do projeto para a comunidade. “Esse é um movimento que a Universidade pode fazer, para que esse movimento etnico tão rico e reconhecido, continue sendo forte. Para a Unijuí é muito bom oferecer essas oportunidades para todos, comunidade acadêmica e externa. A ação foi importante para nós, mas também para a UMSC”, destacou o vice-reitor.

Vanderléia de Andrade Haiski, assessora de Relações Internacionais da Unijuí, destacou a parceria como um diferencial na promoção da cultura, tanto no sentido acadêmico como cultural, com a promoção do curso. “Na integração da Unijuí com a UMCS, já recebemos professores poloneses e, também é um destino frequente dos nossos estudantes intercambistas. O objetivo do curso foi proporcionar conhecimento e desenvolvimento da língua polonesa, seja com objetivos de estudos ou culturais, para preservar e fortalecer a cultura polonesa”, afirmou Vanderléia.

Os integrantes da etnia polonesa em Ijuí também destacaram a importância do curso promovido pela Unijuí, tendo em vista a carência de qualificação e ensino da língua na região.


Debate sobre “Empreendedorismo na Gestão Pública” abre Semana Acadêmica de Administração e Ciências Contábeis

Na noite desta terça-feira, 10 de maio, foi aberta a Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí, junto ao Centro de Eventos da Universidade. O evento segue até esta quinta-feira, 12 de maio, com palestras e workshop ao público.

Abrindo a programação, foi realizada uma mesa redonda sobre Empreendedorismo na Gestão Pública, com a presença do prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Cidade Empreendedora com DNA Empreendedor; o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin; o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; e o prefeito de Chiapetta, Éder Poth - todos participantes e finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Segundo a professora Fernanda Pasqualini, coordenadora do curso de Administração nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi, a noite foi organizada a partir de discussões realizadas com professores e colegas sobre a importância de se pensar o empreendedorismo na vida pública. “Nesta noite, nosso objetivo é não só ensinar, mas inspirar nossos estudantes para que tenham um olhar para diferentes áreas de atuação e para que realmente queiram agir pensando em transformar o mundo”, afirmou, ao realizar a saudação inicial ao lado do coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné.

O evento contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring; da vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González;  e do vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg.

“Os organizadores foram felizes em propor este evento, com a presença de quatro gestores que têm muitas experiências a compartilhar. Tivemos a oportunidade de compreender como eles agem cotidianamente para transformar a realidade de suas comunidades, a partir de uma gestão pública eficaz e eficiente”, destacou a reitora, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que os quatros prefeitos mostram que é possível empreender no setor público. E afirma que, para que o empreendedorismo aconteça, são necessárias pelo menos três características do gestor: estar alerta às oportunidades; ter a habilidade de tomar decisões em momentos de incerteza; e inovar de forma ousada, criativa e responsável.

Programação

A Semana Acadêmica segue nesta quarta-feira, dia 11, às 19h30, com a palestra "Contabilidade sem fronteiras: gestão de negócios internacionais", no Centro de Eventos, a cargo de Caroline Keidann Soschinski, graduada em Ciências Contábeis pela Unijuí e mestre em Ciências Contábeis pela FURB; Fábio Aurélio Fengler, TI na empresa ISCA Tecnologias; e Roseli Cristina Kepler, supervisora contábil da Bruning. 

No mesmo horário, na sala Sala Conceito - C 6/7, será realizado o workshop Pensando Fora da Caixa com Lego Serious Play. O facilitador será Nedisson Luis Gessi, doutor em Desenvolvimento Regional e facilitador Lego® Serious Play®. A atividade é exclusiva para  acadêmicos de Administração e as vagas são limitadas. 

Encerrando, no dia 12, às 19h30, no Centro de Eventos, acontece a palestra "Metaverso e Inteligência Artificial e implicações na gestão". Será palestrante o professor doutor Edson Padoin, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí.

 


Com tutoras norte-americanas, Clube de Conversação dá partida em suas atividades

Na tarde desta terça-feira, 10 de maio, o English Conversation Club foi formalizado. A reunião ocorreu na Reitoria da Unijuí e marcou o início das atividades do grupo que visa dar suporte aos acadêmicos que desejam se tornar fluentes na língua inglesa. 

O encontro contou com a presença do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; os professores do curso de Letras: Português e Inglês, Anderson Amaral de Oliveira, Fabiana Diniz Kurtz da Silva e Taíse Neves Possani; além das norte-americanas Krista Arellano e Nicole Bedoya, que se tornaram English Teaching Assistant (ETA) por meio do Programa Fulbright.

Os encontros do grupo ocorrem nas segundas-feiras, das 18h às 19h30, de forma online, e nas quartas-feiras, das 17h às 19h30, presencialmente no Escritório de Relações Internacionais. As intercambistas serão as responsáveis pela coordenação do grupo, bem como pelo apoio ao processo de conversação entre os participantes.

O Clube é destinado a toda comunidade da Unijuí e não possui restrições quanto ao nível de fluência. De acordo com o professor Anderson, as intercambistas já vêm colaborando muito com o ensino da língua inglesa. “Krista e Nicole vêm participando muito das ações do Laboratório de Ensino de Línguas (Lelu) e agora propuseram e irão realizar as atividades do grupo de conversação,” afirmou.

Para participar do English Conversation Club basta entrar em contato com o Lelu, através do e-mail lelu@unijui.edu.br ou diretamente com as tutoras pelos e-mails nicole.bedoya@unijui.edu.br ou krista.arellano@unijui.edu.br

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Qualificação em Gestão de Vendas apresenta ferramentas para profissionalização da área

Um dos principais aspectos para o sucesso de uma empresa é saber vender. Entretanto, a área de vendas vai muito além do que aprender técnicas e métodos para o fechamento de pedidos, como os participantes poderão conferir na qualificação profissional em Gestão de Vendas, ofertada pela Unijuí na modalidade Ensino a Distância (EaD). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada

A qualificação profissional busca relacionar a análise de cenários e o gerenciamento de equipe de vendas com os passos necessários para o desenvolvimento dos processos de transações, tanto no meio físico quanto no digital. 

Além disso, o curso apresenta detalhadamente informações fundamentais para a otimização e profissionalização da área de vendas de uma empresa, combinando noções, conceitos e exemplos que auxiliam a colocar em prática os conhecimentos obtidos. Dessa forma, são abertas diversas possibilidades para o crescimento das vendas, elevando o prestígio da empresa e profissionalizando os processos.

O curso é destinado a profissionais de marketing, empresários, profissionais liberais, executivos de organizações, gerentes e líderes de equipes. O curso também auxilia na análise de mercado dos demais profissionais, como designers, jornalistas, publicitários, contadores, economistas e demais interessados na temática.

Para mais informações sobre o curso, basta contatar a Unidade de Educação Continuada pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí 


Projeto Movimenta recebe cerca de 70 estudantes para ações de saúde na escola

No último mês, na cidade de Santa Rosa, foi implementado o Projeto Movimenta - Programa de Educação em Saúde para o Estilo de Vida Ativo de Escolares, resultado de uma pareceria entre o Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde da Unijuí - campus Santa Rosa, Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Unijuí e a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). 

O projeto tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento integral de estudantes, buscando a promoção da saúde e a qualidade de vida, em especial daqueles que apresentam excesso de peso e obesidade. A proposta visa auxiliar nas ações do Programa Saúde na Escola, principalmente as relacionadas com a educação para uma alimentação saudável e a promoção do estilo de vida ativo.

Para isso, os alunos são encaminhados até o campus da Unijuí duas vezes na semana, onde participam de oficinas de práticas corporais, alimentação saudável e saúde mental, sendo recebidos por uma equipe multiprofissional. Para ingressar no projeto, os estudantes passam por uma avaliação físico-funcional e precisam ter a autorização de seus pais ou responsáveis.

O projeto ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou o transporte escolar aos participantes. 

Segundo a coordenadora do projeto, professora Moane Marchesan Krug, a proposta é inovadora e tem grandes chances de se efetivar como a linha de cuidado para a criança e o adolescente no município de Santa Rosa. “Criar espaços que, além de incentivar, proporcionem práticas corporais e ações de educação em saúde são muito necessários quando buscamos o engajamento da população”, disse. Ela ainda relata que a participação da comunidade escolar - pais, professores e diretoras - fortalece ainda mais essa ação e auxilia na construção de algo que faça sentido para os usuários.


Unijuí integrou o Ciclo Turistando por Ijuí, no sábado

A Unijuí fez parte, na tarde do último sábado, 7 de maio, do Ciclo Turistando por Ijuí, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. A atividade contou com uma pedalada pelos principais pontos turísticos da cidade, sendo o campus da Universidade o local de concentração dos ciclistas e saída do percurso.

“Ficamos felizes por ter tantos inscritos. A nossa ideia não era só fazer um passeio. Considerando que neste domingo comemoramos o Dia Nacional do Turismo, organizamos este pedal pelos principais atrativos turísticos do município, a maioria de cunho cultural, para que os participantes entendam por que Ijuí recebeu o título de Capital Nacional das Etnias e, mais recentemente, o de Capital Internacional das Etnias da América”, explicou a turismóloga da Secretaria Municipal, Bianca Caneppele.

Secretária da Reitoria da Unijuí, Denise Graciela Dobler da Rosa falou sobre a satisfação da Universidade fazer parte do roteiro turístico e parabenizou a Secretaria Municipal pela iniciativa de proporcionar, por meio do ciclismo, a união entre a prática esportiva, o lazer e a cultura. Denise fez um resgate histórico da Unijuí, lembrando que, neste ano, a Instituição completa 65 anos, sem deixar de qualificar a sua estrutura e a oferta de cursos de graduação nas modalidades presencial e ensino a distância; pós-graduação lato e stricto sensu; além de cursos de qualificação. 

Partindo da Unijuí, os ciclistas passaram pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Estação de Cultura e Lazer, CTG Clube Farroupilha e Praça dos Imigrantes, com retorno à Praça da República, onde participaram de atividades.


EaD Unijuí: Polo Rio Grande promove live a estudantes do Ensino Médio

O coordenador dos cursos de Educação a Distância (EaD) da Unijuí, professor Luciano Zamberlan, participou na noite desta quinta-feira, 6 de maio, de uma live direcionada aos estudantes do Ensino Médio de Rio Grande. A atividade foi realizada em parceria com o Colégio Alternativo, parceiro na implantação do Polo EaD Unijuí na cidade.

Zamberlan apresentou dados do Ensino Superior no País, que vem ampliando o número de estudantes desde 2010, conforme dados do Censo da Educação Superior 2020, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC). Em 2010, eram mais de 6,4 milhões de estudantes matriculados em cursos, enquanto que em 2020 o número passou de 8,6 milhões.

O que também vem numa crescente é o número de pessoas que têm optado pela modalidade EaD, conforme apontou o professor. De acordo com o Censo, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes no Ensino Superior de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%) pelos presenciais. Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto que nos cursos EAD aumentou 428,2%.

“A Unijuí, além de toda a sua trajetória de 65 anos de ensino, possui alguns diferenciais no EaD. As aulas são totalmente a distância, devendo o aluno comparecer no polo somente para a realização da avaliação final. A modalidade é flexível e os cursos contam com mensalidades acessíveis, com inovação, interação, inclusão e protagonismo do aluno. Ao final do curso, o estudante ainda saí com um diploma Unijuí, que tem o mesmo peso de um curso presencial”, reforçou o professor. 

A Unijuí, como completou Zamberlan, oferta vagas nos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. 

A live teve sequência com a fala do professor Rodrigo Lopes, do Colégio Alternativo, com dicas para a redação do vestibular.




Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.