Central Analítica tem aumento de 15% no número de análises em 2022 - Unijuí

Central Analítica tem aumento de 15% no número de análises em 2022

Responsável pela realização de análises físico-químicas e microbiológicas  em água e efluentes líquidos industriais, a Central Analítica da Unijuí presta serviços à comunidade há 22 anos, sendo o único laboratório na região prestador de serviços na parte de águas e efluentes, credenciado junto à Fundação de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) e à Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, o que permite atender as demandas com padrões internacionais de qualidade.

Conforme explica o coordenador da Central Analítica, professor Alessandro Hermann, o Laboratório possui um conjunto de mais de 40 parâmetros para avaliação da qualidade da água de consumo humano ou para uso em farmácias magistrais, laboratórios de análises clínicas, controle de irrigação, monitoramento de bacias hidrográficas que podem ser monitorados. Também atendemos as indústrias na análise de efluentes líquidos, que são aqueles resíduos oriundos de processo e que precisam ser tratados antes da descarga em um corpo receptor ou outro destino”.

A estrutura multicampi da Universidade facilita o atendimento da comunidade regional por meio do transporte institucional disponível entre os campi, minimizando o deslocamento para a entrega de amostras. Somente em 2022, 1.500 amostras foram analisadas, o que representa um aumento de aproximadamente 15% com relação ao ano anterior. “2022 continuou sendo um ano de superação, pois ainda sentimos os reflexos da pandemia de covid-19 sobre a economia local. No entanto, obtivemos um acréscimo no número de atendimentos. Buscamos novas possibilidades, olhar para as necessidades da região e assim verificar como podemos contribuir ainda mais para a solução das demandas e colaborar para o desenvolvimento dentro de nossa área de atuação”, avaliou Hermann.

Para 2023, o objetivo é crescer ainda mais. “Dentre as perspectivas para o próximo ano estão a ampliação da quantidade de parâmetros avaliados, com a inclusão de análise de glifosato em águas, bem como, iniciar os estudos para a implantação de análises físico-químicas e microbiológicas em matérias primas e alimentos processados, tarefa bastante complexa e que sem dúvidas se estenderá para além de 2023”, destacou.

Além da prestação de serviços, a Central Analítica disponibiliza espaços para aulas práticas e para estágios para os estudantes dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Engenharia Química e Ciências Biológicas. "É um local importante para a formação dos acadêmicos, trazendo um contexto de vivência e aprendizado em um laboratório reconhecido e de alto nível”, frisou.

A Central Analítica pode ser contatada pelo telefone (55) 3332-0200 ramal 3220 ou ainda pelo e-mail centralanalitica@unijui.edu.br