Nesta terça-feira, 14 de fevereiro, ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Condor, o workshop “Desenvolvimento de Pessoas e Organizações: a liderança e o RH fazem a diferença?”. O evento foi promovido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Sementeiro de Condor, composto pela Unijuí, ACI, Prefeitura e as empresas Sementes Costa Beber, Strobel Sementes, Van Ass Sementes e Cotripal.
O workshop contou com a palestra do professor doutor Pedro Luis Büttenbender, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, que abordou questões ligadas à gestão e articulação do Arranjo Produtivo Local de Sementes, com ênfase no planejamento estratégico de cada uma das organizações que compõe o APL e o planejamento estratégico do próprio arranjo em constituição.
“A partir da abordagem da importância do APL para o fortalecimento da cadeia produtora de sementes e o reconhecimento do território da região liderada por Condor, abordamos o planejamento da gestão estratégica do APL visando fortalecer os níveis de confiança entre os membros e os eixos priorizados pelo coletivo. Deste conjunto resultou, portanto, uma abordagem com estratégias de motivação, de gerenciamento e de fortalecimento das capacidades competitivas das empresas membros do arranjo, fortalecidas de forma conjunta”, explicou o professor.
O evento contou ainda com mediação do consultor de Desenvolvimento Regional, Ronie Gabbi, que sistematizou o conteúdo em um resumo, com o objetivo de que os coordenadores de Recursos Humanos levassem um passo a passo prático para uso em suas empresas. Além do professor Büttenbender, a Universidade também esteve representada no evento pela Agência de Inovação e Tecnologia (Agit).
Novos estudantes da Unijuí, das modalidades presencial e Ensino a Distância, foram convidados a participar nesta terça-feira, 14 de fevereiro, de um workshop com o tema “Planejando minha carreira em 5 passos”.
Realizado de forma online, o bate-papo contou com a participação da coordenadora da Assessoria de Marketing da Unijuí, Talita Mazzola, que atuou como mediadora; e com a psicóloga com experiência em psicologia clínica e psicologia organizacional do trabalho, Maria Rita Battisti, palestrante da tarde.
Ambas as profissionais relataram, no início do encontro, como decidiram pelas suas profissões e os caminhos que percorreram para chegar à função que ocupam hoje. Talita, desde o primeiro semestre do curso de Jornalismo na Unijuí, participou de estágios e de experiências na área, propiciadas pelo curso. Maria Rita, por sua vez, participou de estágios, de projetos de extensão, que a conduziram para atuação nas áreas de psicologia clínica e psicologia do trabalho.
Aos participantes, a palestrante falou sobre a importância de realizar o planejamento de carreira no início do curso, que deve estar alinhado ao projeto de vida. “Quem sai da escola sente-se inseguro ao ingressar no Ensino Superior. Ao ter um planejamento de carreira, é possível se sentir mais seguro diante da decisão tomada e é possível fortalecer a identidade profissional, formada pelo querer ser, pelo saber, fazer, fazer-saber e, finalmente, pelo ser”, explicou.
A coordenadora da Assessoria de Marketing ressaltou que a Unijuí oferece oportunidades que vão além da sala de aula, como a possibilidade de participação, de forma voluntária ou como bolsista, de projetos de pesquisa, de extensão e de projetos culturais. Os estudantes também têm a possibilidade de vivenciar um intercâmbio no exterior, em instituições com as quais a Universidade mantém parcerias.
Dando continuidade à preparação dos professores para o ano letivo de 2023, o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí promoveu nesta terça-feira, 14 de fevereiro, mais uma formação com os docentes da Universidade. Nesta semana, os encontros, que têm sequência na quinta-feira, 16, estão voltados ao novo sistema de avaliação da Universidade. Está sendo abordado o papel da avaliação no processo formativo, além da Resolução 48/2022, que traz novos elementos para o processo avaliativo.
Segundo a coordenadora do NIP, Mariane Martins, na última semana iniciou-se a discussão sobre o planejamento e agora os encontros seguem abordando este tema, mas com foco na avaliação. “O objetivo é propor a reflexão do professor sobre a avaliação a partir dos pressupostos da nova resolução que trata do sistema de avaliação, que se fundamenta em um entendimento de uma formação como parte do processo de aprendizagem e não separada deste, que pressupõe uma comunicação clara com o estudante e estabelece critérios claros como parâmetros para avaliar, dar feedbacks, etc”, explicou.
A formação com o tema “Processos de ensino e aprendizagem: avaliação” está sendo ministrada pelo Setor de Apoio Pedagógico do NIP, composto pelos professores Luciano Zamberlan, Isabel Battisti e Ester Hauser. Em sua fala inicial, o professor Luciano Zamberlan destacou que uma das principais funções dos docentes é atuar no planejamento dos componentes curriculares e que, a avaliação é uma etapa importante do mesmo. "Nós planejamos, praticamente, o tempo todo. Quando pensamos em uma experiência de aprendizagem, uma atividade em sala de aula, em uma dinâmica, por exemplo. E nós planejamos também quando pensamos em avaliar o estudante. São desafios que farão com que pensemos de forma diferente", destacou.
Para Mariane, “o objetivo final é sempre melhorar o processo de ensino na sala de aula, proporcionando experiências de aprendizagens que possibilitem a aprendizagem através da mobilização dos conhecimentos procedimentais institucionais e conceituais”.
A Fidene preparou uma recepção especial aos professores e técnicos-administrativos e de apoio de suas quatro mantidas: Unijuí, Unijuí FM, Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). O evento aconteceu no Salão de Atos da Universidade, após a entrega dos cadernos institucionais de 2023 e da apresentação da coralista Bianca Souza.
Conduzido pela coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola, o evento contou com duas partes: na primeira, foi realizada uma breve retrospectiva dos fatos que marcaram a Fidene no ano de 2022. Essa apresentação foi realizada pela reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring; pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; e pelo vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg.
Na sequência, a reitoria apresentou os desafios para 2023 - começando pela coordenadora da Assessoria de Marketing, Talita Mazzola, que falou sobre o que se espera do Ensino Superior neste ano, a exemplo de redes de cooperação mais sólidas entre as instituições e o reconhecimento da Inteligência Artificial em benefício da educação.
Ela foi sucedida pelo vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, que falou sobre o desafio da ampliação da prestação de serviços pelas mantidas da Fidene e pelos laboratórios em funcionamento na Unijuí, além da expectativa de investir pelo menos R$ 3,7 milhões em melhorias em todo o complexo Fidene neste ano.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, citou como desafios a busca pelo doutorado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, a implantação do curso em Computação Aplicada em associação com outra instituição de ensino e a associação de cursos pré-existentes, cujas propostas já foram encaminhadas à Capes em 2022. Também citou como meta a consolidação do ensino híbrido na pós-graduação; a efetivação de novas turmas de mestrado e doutorado institucional; o fortalecimento da internacionalização e a consolidação de novas parcerias para o desenvolvimento da pesquisa, extensão e inovação.
Na área da Graduação, a vice-reitora Fabiana Fachinetto citou como necessidades para 2023 a continuidade do processo de formação continuada; a implantação do modelo híbrido de ensino; a eleição e capacitação de novos coordenadores de cursos; ampliação dos cursos EaD; oferta de novos cursos presenciais; além de processos de reconhecimento, que exigirão esforços de toda a comunidade acadêmica.
Para fechar, a reitora e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, elencou desafios para as quatro mantidas. Para a Unijuí, em especial, a necessidade de aprofundar relações com os governos municipal, estadual e federal, além de instituições pertencentes ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung); a captação de novos estudantes e o fortalecimento da Universidade com os municípios da região.
“O dia de hoje foi organizado em várias mãos, pensando no complexo Fidene. Foi uma fala voltada a toda a equipe, funcionários e professores, envolvendo as quatro mantidas e os quatro campi da Unijuí, no sentido de olharmos para trás, para as nossas grandes façanhas, pensando em como estes grandes fatos podem nos projetar em 2023. Nessa retrospectiva, podemos perceber a potência, a qualidade que temos e o quanto somos capazes de superar, de produzir, de evoluir”, destacou a reitora.
Na tarde da última sexta-feira, 10 de fevereiro, foi realizada mais uma edição da ação Dia do Bem de Volta às Aulas para as crianças, filhos dos trabalhadores da reciclagem da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e da Associação de Recicladores da Linha 6 (Arl6).
A ação acontece desde 2016, a partir de uma promoção da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, e todos os anos empresas adotam essas crianças para a doação de kits escolares. Neste ano, os materiais foram arrecadados junto à Novatech Agro, empresa parceira que tem contribuído para o sucesso das ações que são realizadas durante o ano.
Ao todo, foram montados 24 kits escolares contendo cadernos, borrachas, lápis, apontador, canetas, colas, tesouras, dicionários, caixas de lápis de cor, régua, giz de cera e estojos, beneficiando crianças do Pré ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O objetivo da ação Dia do Bem é proporcionar um retorno às aulas com dignidade e igualdade para estas crianças, incentivando a importância dos estudos para o desenvolvimento intelectual, social e futuramente econômico. “Para quem doa, talvez seja só um kit de material, mas, para quem recebe, vai muito além disso. Significa responsabilidade com os estudos, com os temas, comprometimento na realização de leitura e dedicação aos estudos para chegar no final do ano aprovado. É colocar na bagagem conhecimento e, como sempre reforço, esse conhecimento adquirido vai ser levado para toda a vida”, destaca a analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva.
A ação foi realizada na sede do Bairro Lambari e contou com a presença de Matias Rafael Boton, gerente administrativo, Ubiratan Pires, gerente comercial, e Gilberto Medeiros, gerente de marketing da empresa Novatech Agro.
Com o objetivo de capacitar profissionais do agronegócio para atuar em Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS), a Unijuí realizou nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, a segunda edição do curso de Beneficiamento e Armazenamento de Sementes. Composta por aulas teóricas e práticas, a qualificação profissional abordou aspectos relacionados à legislação, gestão das diferentes etapas do beneficiamento e aspectos importantes relacionados ao armazenamento de sementes.
Segundo o instrutor do curso, Evaldo Cervieri Filho, engenheiro agrônomo e doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes, o objetivo é preparar os profissionais buscando um melhor rendimento, promovendo o aproveitamento da semente com qualidade. “Abordamos os aspectos de regulagem e inúmeras espécies de sementes desde hortaliças a grandes culturas e forrageiras, baseado, exclusivamente, nas novidades de regulagens e de alterações de equipamentos para melhoria do desempenho e na qualidade de sementes, visando a qualidade fisiológica, física e sanitária”, explicou.
O curso contou com a participação de profissionais de diferentes regiões do País. O engenheiro agrônomo e mestre em Produção Vegetal, Tiago Rodrigues de Souza, veio da cidade de Itapuranga, Goiás, para realizar o curso na Unijuí. Segundo ele, a escolha se deu pela qualidade de ensino da Universidade. “Escolhi a Unijuí por ser referência na tecnologia de sementes. A experiência foi muito boa e supriu as minhas expectativas. Aprendemos bastante tanto na parte teórica quanto na prática. Eu que trabalho com consultoria e treinamentos, pude abranger meus conhecimentos”.
Já o gerente de controle de qualidade, Eloir Mello, veio de Farroupilha, na Serra gaúcha, também em busca da qualificação. “Pra mim, esta é uma experiência nova. Trabalho com olerícolas e durante o curso, mesmo estando no meio de pessoas que atuam com grandes culturas, pude perceber que os equipamentos são muito semelhantes. Por isso, é importante sabermos qual o real funcionamento deles, quais são as suas vantagens, para que possamos extrair a maior qualidade possível dentro da nossa Unidade de Beneficiamento de Sementes”, contou.
Além das aulas no campus Ijuí, os participantes realizaram uma visita técnica à UBS da empresa Imacol, em Santo Augusto. A coordenadora da qualificação, professora doutora Gerusa Massuquini Conceição, reforçou a importância da parceria com as empresas e avaliou a segunda edição do curso.
“Enquanto coordenação, é uma satisfação muito grande ver que há uma repercussão muito boa sobre o ensino que oferecemos aqui na Universidade, onde as empresas sementeiras de todo o Brasil estão buscando qualificar seus profissionais conosco. Além de ter um retorno positivo para o desenvolvimento de diversas regiões, por meio deste curso, também estamos qualificando ainda mais nossos espaços que são destinados ao ensino, pesquisa e à prestação de serviços”, destacou Gerusa.
Nos próximos dias, serão abertas as inscrições para a terceira edição do curso de Beneficiamento e Armazenamento de Sementes, que deverá ocorrer em dezembro deste ano. Para além dos cursos de qualificação profissional na área, a Unijuí também conta com a Pós-Graduação Lato Sensu em Produção e Tecnologia de Sementes. Saiba mais sobre as possibilidades clicando aqui.
Buscando uma oportunidade de estudos que ampliasse sua visão de mundo, o acadêmico Maximus José Lavers Hernández mudou-se de Brasília para cursar Jornalismo na Unijuí. Atualmente no 3º semestre, o estudante encontrou na Graduação Mais um modelo que vai ao encontro de seu objetivo, ao mesmo tempo em que foi atraído pela infraestrutura da Universidade e qualidade do curso.
Já em seu primeiro semestre, o acadêmico teve uma experiência prática por meio do Projeto Integrador, no módulo Produção de Conteúdo e Narrativas. O demandante do trabalho era uma vinícola de Santo Ângelo. “O desafio era criar estratégias comunicacionais para o produto, que é um vinho artesanal, de alta qualidade, e a ideia do proprietário era conseguir transmitir isso em escala regional”, relata Maximus.
A partir da demanda apresentada, foram elaboradas publicações para as redes sociais e matérias jornalísticas. “Ele gostou bastante do resultado do projeto. Foi muito legal fazer algo na prática, para uma empresa real, e é bom pois começamos a ter a noção do mercado de trabalho enquanto estamos estudando”, ressalta o estudante.
Maximus destaca ainda que as disciplinas de formação pessoal e profissional, que também fazem parte das novidades implementadas com a Graduação Mais, têm agregado muito em sua trajetória. “Sem elas não estaria me sentindo tão preparado quanto estou. Acredito que o modelo da Graduação Mais é muito eficaz, pois proporciona muito aprendizado e possibilita mais interação com acadêmicos de outros cursos”, afirma.
Se você também tem interesse em ingressar em uma Universidade que irá te proporcionar contato com o mercado de trabalho desde o início da Graduação e uma formação completa, fique atento: as inscrições para o Vestibular Contínuo da Unijuí encerram-se nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro. O candidato pode optar pela realização de prova online ou aproveitamento da nota do Enem. Saiba mais em: unijui.edu.br/vestibularcontinuo.
Já está presente no Espaço Ijuí Hoje do Museu Antropológico Diretor Pestana - Madp da Unijuí, a exposição coletiva "A arte na união das nações", exposição promovida pela Associação de Artistas Visuais de Ijuí.
A exposição busca mostrar a diversidade cultural no Brasil, existente desde o início do processo de colonização do País, sendo prova disso o fato de que não há um traço fenotípico único que caracterize o brasileiro.
Neste aspecto, o município de Ijuí pode ser considerado um microcosmo do País: composto desde a sua origem por mais de 10 grupos étnicos diferentes, não à toa recebeu o título de Capital Nacional das Etnias. Tendo como ponto de partida a ideia de que as diferenças unem, a exposição visa enaltecer e representar uma pequena partícula de um aspecto cultural de cada uma destas nações.
Com a participação de 20 artistas locais que fazem parte da AAVI - Associação de Artistas Visuais de Ijuí, foram escolhidas diferentes etnias para serem representadas sob o viés da arte e da poética visual de cada um deles. Interessados podem conhecer os trabalhos até o dia 3 de março.
O ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu na tarde de ontem, 8 de fevereiro, a diretoria da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) para uma audiência que contou com a apresentação do segmento comunitário, suas principais iniciativas e demandas na educação superior. Foram apresentadas ao ministro as demandas da Educação Superior Comunitária em base às metas inscritas no Plano Nacional de Educação (PNE). Também foram debatidas a Formação de Professores, o Financiamento da Educação (FIES), o Censo da Educação Superior e propostas para diminuir a judicialização junto ao MEC.
O encontro contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana; Vinícius Roda, chefe de Gabinete do MEC; Leonardo Barchini, secretário executivo adjunto; Helena Sampaio, secretária da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres); e o deputado federal Reginaldo Lopes.
O encontro teve a participação da diretoria da Abruc, representada pelo presidente, reitor Claudio Alcides Jacoski (Unochapecó); 1° Vice-Presidente, Carlos Hassel Mendes Silva (Unievangélica); 2° Vice-Presidente, Paulo Muniz Lopes (ASCES/UNITA); 2ª secretária, Cátia Maria Nehring (Unijuí); 1ª tesoureira, Olga Izilda Ronchi (PUCGoiás); e da 2ª tesoureira, Maria das Graças Soares da Costa (Fafire). Participaram, ainda, Dyogo Patriota, assessor jurídico da Abruc; José Aguilera, secretário executivo da Abruc; Gilberto Gonçalves Garcia, reitor da USF; e Pedro Cláudio Coutinho Leitão, reitor da Doctum.
O Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) promoveu nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9 de fevereiro, a formação “Processo de ensino e aprendizagem: planejamento” para os professores da Unijuí. Realizada no Centro de Eventos da Universidade, a formação tem como objetivo discutir o processo de planejamento das aulas considerando o currículo por competências.
“Através do exercício do planejamento de uma Unidade de Aprendizagem, queremos aprofundar o entendimento sobre a educação por competência, ou a educação por objetivos, explicitando elementos fundamentais de um planejamento de ensino, e compreendendo o papel da avaliação no processo formativo do estudante.", explicou a coordenadora do NIP, Mariane Martins.
Iniciando o evento, a vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto, abordou a importância do encontro para se pensar na construção do currículo por competências e planejamento diferenciado que leve à efetividade do novo sistema de avaliação. “Buscamos promover esta interação para que juntos possamos pensar o nosso planejamento e elaborarmos o plano de ensino pensando em um currículo por competências, que é algo que já trabalhamos na Universidade”, destacou.
A formação foi ministrada pelo Setor de Apoio Pedagógico que integra o NIP. No primeiro dia, no turno da manhã, foi realizada para os professores dos cursos da área da Saúde e Agronomia; à tarde, para os cursos de Ciência da Computação, Comunicação Social, Direito e Licenciaturas e Educação Física. Na quinta-feira, será a vez dos docentes dos cursos de Psicologia, Administração, Ciências Contábeis e Arquitetura e Design, pela manhã; e à tarde, de cursos de Engenharias e Medicina Veterinária.
Na próxima semana, ocorrerá a continuação das formações com encontros voltados ao novo sistema de avaliação da Universidade. Será abordado o papel da avaliação no processo formativo além de ser discutida a Resolução 48/2022, que traz novos elementos para o processo avaliativo na Unijuí.
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