A Unijuí confirmou mais uma oferta em Qualificação Profissional para este segundo semestre de 2020. Trata-se do curso de Inglês no Campus, que será realizado de forma online, para estudantes, egressos, funcionários e professores dos quatro Campi da Unijuí. O objetivo é desenvolver habilidades básicas em língua inglesa em situações cotidianas da vida, como: saudações, apresentações pessoais, interações próprias de situações de trabalho, discussões sobre assuntos atuais e sobre questões que fazem parte do contexto social dos aprendizes.
Pretende-se construir um ensino a partir de uma abordagem comunicativa, em que o foco seja o uso da linguagem para uma determinada ação comunicativa, materializada em diferentes gêneros textuais, isto é, sempre em situações reais de uso da língua. O estudante que tiver dúvidas quanto ao nível do curso, poderá realizar o teste de nivelamento clicando aqui. O curso inicia no mês de agosto. Faça a sua inscrição por nível neste link.
Para conferir todos os cursos de Especialização ou de Qualificação, acesse a página da Educação Continuada.
Referência em ensino superior na região, a Unijuí retorna a Tenente Portela com a oferta de 15 cursos na modalidade EaD e bônus especiais de ingresso no segundo semestre.
A Unijuí, com o objetivo de se aproximar ainda mais dos estudantes da região, está de volta a Tenente Portela, com um Polo para a oferta de Ensino a Distância. Já neste início de atuação na cidade, a Universidade está com uma oferta especial: 30% de bônus nas três primeiras mensalidades. O ingresso aberto para novas turmas acontece até o dia 11 de setembro de 2020. São 15 cursos nas áreas de Gestão e Educação, os quais você pode conhecer acessando www.unijui.edu.br/ead.
O Polo da Unijuí em Tenente Portela está vinculado com a Escola de Inglês Young, situada na Avenida Itapiranga, 117, Centro. A Escola oferece ensino de inglês desde o ano 2000, sendo a primeira escola deste tipo na cidade. Segundo Nadir Fleck Grassioli, proprietária, “com o intuito de ampliar o acesso a outras opções de estudo, e, com a certeza de que a educação exerce um papel fundamental na sociedade, a Escola de Inglês Young e a Unijuí consolidam uma parceria para implementação do Polo EaD da Unijuí em Tenente Portela”, destaca.
Ela observa que a presença de uma Universidade como a Unijuí leva ao comprometimento em coordenar de forma coerente e responsável um Polo dessa dimensão, pois este trará benefícios para sociedade local e ajudará na integração e no desenvolvimento da região. “Durante as reuniões com os coordenadores, técnicos-administrativos e professores da Unijuí, tivemos a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento, a qualidade dos cursos EaD e o engajamento dos profissionais envolvidos, o que consolida o grande benefício da Universidade para todos, pois o investimento em educação de qualidade gera retornos sociais, econômicos e culturais, ampliando a troca de experiências e conhecimentos, melhorando assim a qualidade de vida da população”, complementa.
Expansão
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, a implantação dos polos é uma condição da expansão da modalidade EaD e a materialização do acesso aos estudos, em diferentes cidades, e de pessoas à educação superior. O projeto da Unijuí inclui, para os próximos cinco anos, a abertura de até 150 polos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Este processo está definido como política e estratégia a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional”, salienta.
De acordo com o coordenador de Ensino a Distância da Unijuí, professor Luciano Zamberlan, a Unijuí possui uma trajetória com mais de 60 anos de atuação e sempre vem renovando o ensino na região. “Temos um grande cuidado na criação dos nossos conteúdos, procurando fazer isso de forma diferente e atrativa, sobretudo estimulando a autonomia dos estudantes”, complementa.
Mais sobre o EaD Unijuí
A organização do estudo ocorre em módulos. Cada módulo é composto por três disciplinas, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade.
As avaliações são parte do processo de aprendizagem e acontecem ao final de cada módulo. A cada disciplina você irá construindo seu aprendizado por meio de materiais, fóruns e trabalhos até culminar na avaliação final. Suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horário mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
Com 20 horas/aula, o curso qualifica profissionais de diversas áreas do conhecimento em tecnologias digitais de informação e comunicação colaborativas. Capacita para o trabalho colaborativo a distância (online) por meio de celulares, computadores e, em especial, ferramentas Google. Além disso, o curso habilita para o uso de ferramentas de elaboração e compartilhamento de conteúdos como texto, imagem, áudio, vídeo, planilhas, formulários, bem como armazenamento e compartilhamento de dados em nuvens digitais.
O curso é destinado a profissionais de todas as áreas do conhecimento que tenham interesse em desenvolver habilidades em tecnologias educacionais colaborativas, isto é, aprender a utilizar e também aprofundar conhecimentos sobre o papel das tecnologias na educação, seja básica, seja superior. As aulas serão realizadas a distância, na modalidade assíncrona, contemplando atividades realizadas e submetidas pelo ambiente Google Classroom.
Conteúdo
- Google Agenda e Google Classroom;
- Google Drive;
- Ferramentas de Imagens e Vídeos;
- Google Drive;
- Google Meet;
- Google Forms.
Instrutores: professores Anderson Amaral de Oliveira; Fabiana Diniz Kurtz e Josei Fernandes Pereira.
Mais informações neste link.
Estão abertas as inscrições para a oferta de bolsas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e também para a Residência Pedagógica, ambas vinculadas à Capes, para os campi Ijuí e Santa Rosa, até o dia 11 de julho. Os dois programas são desenvolvidos em parcerias com as redes públicas de ensino, municipais e estaduais. A Unijuí já possui uma trajetória consolidada na oferta destes dois Programas de Aperfeiçoamento junto à Capes, promovendo a imersão dos estudantes de Graduação nas escolas da região Noroeste.
O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES. Segundo o edital aprovado pela Capes, a Unijuí poderá ofertar 48 bolsas para estudantes da Licenciatura e seis bolsas para professores que atuam nas escolas básicas. A seleção ocorrerá por meio de edital, que será divulgado em breve. Neste programa poderá ingressar aquele aluno que tenha concluído menos de 60% da carga horária regimental de curso de Licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência.
Já o Programa Residência Pedagógica tem como objetivo desenvolver projetos inovadores, que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de Licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. Neste Programa também serão ofertadas 48 bolsas para estudantes e seis para professores que atuam nas escolas. A seleção também será efetivada por edital. No Programa Residência Pedagógica poderá ingressar aquele estudante que tenha concluído mais de 50% da carga horária regimental de curso.
PIBID:
I. Estar matriculado/a no curso de Licenciatura em Matemática ou Letras Português/Inglês ou História (Campus Ijuí) ou Pedagogia ou Educação Física (campus Ijuí ou Santa Rosa) que estejam com menos de 60% da carga horária regimental do curso de licenciatura que frequenta.
II. Possuir pelo menos 8 (oito) horas semanais para dedicação às atividades do programa;
III. Possuir currículo atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no endereço: http://eb.capes.gov.br.
Documentos:
a) Ficha de inscrição, devidamente preenchida, disponível na página da UNIJUÍ http://www.unijui.edu.br/pibid em Editais e Informes;
b) Documento escrito, discorrendo sobre as motivações para ingressar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid UNIJUÍ. (Anexo 1 deste Edital).
c) Cópia do histórico acadêmico.
Os documentos exigidos para a inscrição, referidos no item 1.3.2, devem ser encaminhados até o dia 11 de julho de 2020, pelo endereço eletrônico pibid@unijui.edu.br indicando a qual subprojeto e campus concorre.
Residência Pedagógica:
I. Estar matriculado/a no curso de Licenciatura em Educação Física (campus Ijuí ou Santa Rosa), Matemá ca ou Letras Português/Inglês ou Pedagogia (Campus Ijuí) e ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a par r do 5o semestre;
II. Possuir pelo menos 8 (oito) horas semanais para dedicação e desenvolvimento das a vidades do Programa de Residência Pedagógica;
III. Firmar termo de compromisso com a Capes, cujo formulário será gerado no Sistema de controle de bolsas e auxílios (Scba);
IV. Possuir currículo atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no endereço: https://eb.capes.gov.br
Documentos:
a) Ficha de inscrição, devidamente preenchida, disponível na página da UNIJUÍ https://www.unijui.edu.br/pibid em Editais e Informes;
b) Documento escrito apresentando as mo vações pelas quais entende que pode ser selecionado(a) para par cipar do Programa Residência Pedagógica UNIJUÍ. (Anexo 1 deste Edital).
c) Cópia do histórico acadêmico.
Os documentos exigidos para a inscrição, referidos no item 2.2.2, devem ser encaminhados até o dia 11 de julho de 2020, pelo endereço eletrônico prp@unijui.edu.br indicando a qual subprojeto e campus concorre.
Mais detalhes na página de Editais da Unijuí, neste link.
Com o surgimento das novas mídias digitais e a criação de ferramentas de produção de HQs (Histórias em Quadrinhos) nasceram as chamadas webcomics, cuja publicação é veiculada exclusivamente pela Internet, modificando as formas de produção, as possibilidades de operação das linguagens verbal e não verbal, bem como as relações entre o autor e o leitor. Essa facilidade fez com que os alunos da turma 211 da EFA, na disciplina de Português, produzissem seus quadrinhos, ainda que alguns deles não possuíssem habilidades ou experiência com esse gênero de texto. Segundo o professor Leandro Renner de Moura, ao produzir suas HQs em aplicativos, como o “Comic Strip It”, eles tiveram a oportunidade de mobilizar as suas capacidades linguísticas, pensar contextos, criar personagens e falas, com fotografias, imagens e efeitos, alcançando o objetivo estético e discursivo dessa modalidade textual.
O professor explica, ainda, que a técnica artística empregada nas HQs não é algo recente. Os homens primitivos já utilizavam a arte sequencial nas relações sociais arquitetadas pela linguagem. Pesquisadores descobriram que o ato de rabiscar as paredes das cavernas não era uma brincadeira, mas uma necessidade vital de relevância educativa e histórica: os mais experientes precisavam ensinar aos mais novos sobre a caça e sobre os perigos que a selva oferecia, por exemplo. Ainda que tenha sido realizada com o uso de instrumentos rústicos, esse tipo de arte cumpria seu propósito comunicativo, revelando-nos que o letramento visual é tão antigo quanto às necessidades enunciativas do homem. Com a popularização da internet e de outras tecnologias, essas histórias em blocos receberam novos recursos e muito mais espaço para serem publicadas. O conteúdo, agora digital, ganhou interação com o usuário, movimento, cores, contextos, e até sons – algo impossível nos modelos tradicionais, estes, ainda, preferidos de alguns alunos da turma, os quais optaram em construir os seus próprios desenhos.
Você pode fazer suas próprias histórias em quadrinhos usando apenas seu celular ou tablet. Conheça os aplicativos Comic Strip it! e Strip Designer, que permitem que você exercite sua criatividade e produza HQs (mesmo que nunca tenha feito uma na vida).
O tablet é ótimo para brincar com esses apps, já que a tela maior dá mais liberdade de criação, mas nada impede que você os use no celular.
Se o seu aparelho é um Android, a melhor opção é o Comic Strip It!, que tem uma versão gratuita e uma paga, que é mais profissional. A diferença é o maior número de efeitos que podem ser aplicados nas imagens na versão paga. Mesmo na versão gratuita, dá para se divertir bastante criando tirinhas ou storyboards com imagens do banco do app ou com fotos que você tira diretamente com o dispositivo móvel. É bem simples incluir os balõezinhos de diálogo, e tudo é facilmente compartilhado nas redes sociais.
Confira todas as produções no Facebook da EFA:
A pandemia da covid-19 provocou grandes e profundas mudanças na sociedade, e a educação foi um dos setores profundamente afetados. Para que ela não interrompesse suas atividades pedagógicas e administrativas devidamente planejadas, universidades, centros universitários, faculdades e escolas se desdobraram e se adaptaram, migrando para uma rotina pedagógica de emergência, determinada pelo MEC, e para a segurança da saúde de todos: estudantes, professores, técnicos-administrativos, e suas famílias. O ensino e a aprendizagem mudaram, mas como será o “novo futuro” da educação pós-pandemia? esta foi a provocação e norte do Webinar Internacional “Enfrentamento à Covid-19: Horizontes da Educação”, realizado nesta semana.
Com a participação de conferencistas do Brasil e de outros países, o evento, realizado de forma totalmente online e gratuita, ocorreu de segunda (22) até esta quarta-feira (24), promovido por diversas entidades do setor educacional: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e o Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (Forcom).
Na programação, foram debatidas importantes temáticas, compreendendo novas perspectivas, práticas e estudos mundiais mais recentes para que reitores, dirigentes de instituições de ensino, diretores de escola, coordenadores, professores e corpo jurídico possam fazer o possível para voltar à presencialidade com o menor nível de risco possível. A proposta de um Protocolo Educacional de retorno às Atividades Escolares e Acadêmicas, considerando que algumas instituições já começaram a implantar em suas unidades, antevendo possível retorno, também será compartilhado em nosso hotsite para inspirar quem ainda não as produziu. Foram abordados três dimensões que impactam diretamente na dinâmica da presencialidade – epidemiológica, pedagógica e jurídica. Ouviremos conferencistas nacionais e internacionais que atuam diretamente em cada uma dessas dimensões e que estão dedicados em trabalhos estratégicos e de pesquisa sobre a covid-19.
Confira os debates da íntegra:
Confira todos os detalhes no site oficial do evento, acessando este link.
A turma C61, recebeu na manhã do dia, 24 de junho, um convidado especial para a aula de Ciências: o meteorologista Dr. Daniel Caetano dos Santos, que atua como servidor da meteorologia da UFSM.
A convite da professora Mariana Trevisan, ele conversou com os estudantes sobre a importância do profissional da área, o que ele faz, os equipamentos que usa e como as informações obtidas por eles são importantes para o nosso dia a dia, bem como a previsão do tempo, alertas de tempestades, mudanças climáticas e desenvolvimento tecnológico.
Segundo a professora Mariana, esta fala vem ao encontro do estudo que a turma está realizando sobre o ar e a atmosfera, como ela influencia e permite a vida dos seres no nosso planeta. "Dentro desse assunto fazemos várias abordagens sobre o nosso dia a dia e como os fenômenos naturais podem facilitar ou dificultar alguns processos como: de que forma a altitude influencia em jogos de futebol? e como os pneus do carro sem a devida calibração podem gastar mais combustível?... Dessa maneira o aluno compreende que faz parte do ambiente e é de sua responsabilidade entender e cuidar para preservar", observa.
Segundo a orientadora pedagógica, Eduarda Burckardt, que acompanhou a atividade, a possibilidade de receber profissionais de outras instituições nas nossas aulas é magnífico. É importante nesse nosso formato de aulas online potencializar a aprendizagem dos alunos de diferentes maneiras. A aula foi dinâmica e os alunos fizeram muitas relações com os conceitos já estudados!
A Unijuí recebe inscrições, até o dia 06 de julho, ao curso de Especialização em Formação Pedagógica e Docência na Educação Profissional. A proposta trata da formação de professores para atuar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio atendendo a oferta da tríade da Educação Básica: formação profissional, aprendizagem e desenvolvimento social. É uma proposta de formação pedagógica docente que possibilita a compreensão do processo de atuação profissional na escola e sala de aula com domínio dos saberes pedagógicos necessários para conduzir os sujeitos no processo da aprendizagem e das competências profissionais de forma criativa, desafiadora, contextualizada, através da mediação, interação e diálogo de conhecimentos de diferentes áreas de saberes e do mundo do trabalho.
Coordenada pelas professoras Julieta Ida Dallepiane (Mestre) e Marta Estela Borgmann (Doutor), o curso observa também que os conhecimentos da base científica e tecnológica da atividade profissional, cultivo dos saberes do mundo do trabalho e saberes pedagógicos são necessários para atuação do professor, assim, a formação deve incluir questões relativas à função social da educação profissional, pois a presença do técnico de nível médio em nossa sociedade torna-se cada vez mais necessária e relevante no mundo do trabalho, sobretudo em razão do crescente aumento das inovações tecnológicas e dos novos modos de organização da produção.
O curso é destinado a profissionais que possuem interesse em aperfeiçoar sua atuação na docência da formação profissional. Será realizado a Distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo que o estudante administra o seu tempo de estudo, respeitando o prazo mínimo de 6 meses e o máximo 24 meses, a contar do ingresso no curso. Para finalizar cada disciplina, o estudante realiza uma avaliação Online, em que será necessário concluir com aprovação todas as disciplinas do curso, para agendar agendar a sistematização presencial, que poderá acontecer em um dos Campus ou Polos da Unijuí.
Mais detalhes e inscrições diretamente na página do curso, no Portal da Unijuí.
A língua não é uma entidade imutável, homogênea, que paira por sobre os falantes. Pelo contrário, todas as línguas vivas mudam com o decorrer do tempo e o processo em si nunca para. Ou seja, a mudança linguística é universal, contínua e dinâmica, embora apresente certas regularidades. Segundo o professor Leandro Moura, essa é a concepção utilizada nas aulas de Português da turma C61 da EFA, que passa pelo estudo das Variações Linguísticas no Brasil. Este conteúdo, previsto para o 6º ano do Ensino Fundamental, traz consigo o desafio de compreender a língua materna a partir de suas variedades culturais, geográficas, históricas e estilísticas.
Por meio do aplicativo localingual.com foi possível que os estudantes vivenciassem a forma como o português é falado nas diferentes regiões do país, através de um mapa interativo que fornece gravações feitas por falantes nativos. Para explorar clique em https://localingual.com/?ISO=BR&Region=BRA-612✅em seguida selecione a região/cidade e clique em Listen to voices from region.
Para a diretora da Escola, professora Maria do Carmo Pilissão, as aulas online tem gerado bons frutos até então. Segundo ela é gratificante ver novas ferramentas e metodologias serem usadas no dia a dia, facilitando a aprendizagem e tornando o conteúdo cada vez mais atrativo para os estudantes.
Com o objetivo de proporcionar uma visão atual sobre a atuação das pequenas e médias empresas nas Redes Sociais, orientando sobre a necessidade de planejamento para a estruturação de uma presença digital adequada ao negócio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de junho, na página do curso, sendo que ele ocorrerá, de forma online, no próximo dia 24 de junho.
Este curso de Qualificação irá capacitar os empresários e profissionais sobre o tema, demonstrando que, por meio de planejamento, é possível criar uma boa reputação digital das empresas nas Redes Sociais, aproveitando as oportunidades para relacionar-se com os clientes, ampliar a visibilidade da marca e converter resultados em vendas. O conteúdo do curso compreende assunto como:
Redes Sociais: como, quando e por que usar no meu negócio?
O perfil do novo consumidor;
Gestão e produção de Conteúdo para Redes Sociais;
Planejamento para redes sociais;
Gerenciamento de Crises;
Noções básicas de Marketing Digital (Anúncios, Engajamento, Monitoramento, Análise de Resultados);
Relacionamento com clientes.
Será ministrado por Aline de Mattos, mestra em Desenvolvimento Regional – UNIJUÍ; Especialista em Docência do Ensino Superior – UNICEN (Primavera do Leste, MT); graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – UNIJUÍ. É docente em cursos de Pós-Graduação, Graduação, Técnicos e Treinamentos Corporativos nas áreas de Comunicação, Marketing e Mídias Sociais, Liderança, Vendas e Empreendedorismo. Também possui experiência de mais de 15 anos em instituições de ensino, empresas e cooperativas nas áreas de comunicação, marketing e vendas.
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