A aula de Português da turma C71 da EFA, na segunda feira, 08/06, iniciou com a sala cheia de convidados especiais. Lá estavam: o Theo (Caetano), a Branca (Gabrielli Monteiro), o Luke (João Lacorth), o Floquinho ( Bruno), o Toby (Gabriel), a Cacau (Júlia), a Bombom (Arthur Hartmann), a Lilica ( Milena), o Max (João Feller), o Vince (Nícolas), a Capivara (Renan), a Luna (Ana), a Cacau (Gustavo), a Pou (Bianca), o Flocos (Rafaela), a Smile (Bernardo), o Thor (Joana), a Kuki (Pedro), a Chica (Cristiano Ronaldo), o Pingo (Arthur Copetti), o Luki (Eduardo), o Ted (Eduarda), a Cacau (Samantha), a Lua (Gabrieli Santana), Sandy (Luis Felipe)
Toda esta galera PET foi apresentada à turma, através de seus tutores. São bichinhos de estimação que fazem a vida dos meninos e das meninas do sétimo ano muito mais alegre, cheia de traquinagens, diversão e muito amor.
Há pelo menos quatro encontros, as aulas de Português têm trazido a discussão sobre o cuidado com a vida e, especialmente a vida animal. Leituras informativas, inseridas em notícias e reportagens, revelaram algumas tristes realidades de descuido para com animais de pequeno porte, nos conta a professora Rosana Barros, responsável por este projeto. Ela destaca que esta organização didática tomou uma proporção maior do que a esperada, pois os/as alunos/as se envolveram emocionalmente com o tema.
Os estudantes, bastante compenetrados, leem os materiais propostos e, a partir destes textos, realizam debates, em específico, sobre como conscientizar a população para não haver maus tratos a seres tão indefesos quanto gatos, cachorros, coelhos, tartarugas, calopsitas e vários outros. Impressiona, segundo Rosana, a maturidade com a qual demonstram sua indignação por quem é capaz de maltratar a vida, principalmente indefesa. Todos têm muito evidente que este é um crime. Além disso, buscam conhecer o trabalho de ONGs e de como é possível colaborar para que a comunidade PET tenha acesso a um lar e cuidados com alimentação, carinho e todo o aporte veterinário.
A escolha por este tema veio porque, a cada aula online, sempre apareciam os bichanos na tela, causando um alvoroço bom, conta a professora. Bastava iniciar o meet que, a qualquer momento da aula desfilavam, entre as crianças, gatos, cachorros, até um coelho e uma calopsita, daí a ideia em trazê-los para a sala de aula efetivamente e inserir as aprendizagens específicas do componente curricular aos interesses comuns. Fiquei muito impressionada ao questionar sobre quantos teriam um animal de estimação em casa e obter cem por cento de resposta afirmativa, como poderia desperdiçar este dado?, informa a professora, revelando-se animada.
Nesta semana, ao apresentarem seus estimados amiguinhos, cada um/uma usou e extrapolou de adjetivos e advérbios que construíram descrições recheadas de caracterizações e que demonstraram a importância destas vidas às famílias dos alunos da turma C71 da EFA. Na sequência, haverá produção textual de gêneros variados, incluindo-se notícias amplas, reportagens, crônicas e narrativas. Além disso, os estudantes organizaram seu “MURALNIMAL”, onde serão expostas fotos registrando momentos do dia a dia entre os pré-adolescentes, seus amigos PET e sua convivência familiar, nas suas residências.
A EFA segue com suas aulas online, no dia a dia os professores vem se reinventando e buscando diversos meios de ensinar no ambiente virtual. Nesta quinta feira, 28/05, aconteceu uma proposta diferenciada para as turmas dos Anos Finais: a aula de história foi de exploração do jogo Battlefield 1. O professor de História, Gian Ruschel, por meio de um stream ao vivo no Youtube, explorou a temática “histórias de guerra”, no modo campanha do jogo, com um recorte da Primeira Guerra Mundial para explicar alguns conceitos e elementos da história por meio do jogo.
Conforme o professor foi jogando, avançando no campo de guerra, ia explicando sobre as condições tecnológicas e históricas as quais estavam submetidos os participantes da guerra, bem como as estratégias usadas, as composições dos campos de batalha, as condições sanitárias muito precárias, com muita presença de ratos e doenças que assolaram a humanidade, entre outras situações. Curiosidades como a aparição do aviador Barão Vermelho, que foi um piloto de caça alemão considerado como o "ás dos ases", obtendo o maior número de vitórias (oitenta) de um único piloto durante a Primeira Guerra, pôde ser vista pelos estudantes, bem como as batalhas aéreas. Também foi explorada a questão da ganância e expansionismo do Império Otomano em sua busca pelo “ouro negro” e a guerra empreendida pelos povos rebeldes da arábia. Essa campanha mostra a lenda de Lawrence da Arábia e os povos beduínos do deserto.
Segundo o professor Gian, “a ideia é mostrar que os jogos podem ensinar, e, nesse caso, mostrar a guerra, frisando que a mesma traz à tona os piores aspectos da humanidade, a barbárie, os excessos e a morte". O professor ressalta que a guerra não é bonita e nem deve ser romantizada, porém, "essa vivência possibilita uma grande reflexão sobre estes acontecimentos históricos que marcam os sujeitos e geram efeitos que perduram por muito tempo na humanidade”.
A diretora Maria do Carmo Pilissão lembra que, neste período de aulas online, com a impossibilidade da presencialidade, estratégias de atividades como esta desenvolvida pelo professor de História são de grande importância pedagógica, geram aprendizagens significativas e conseguem por meio deste recurso virtual uma aproximação e envolvimento dos estudantes, pois estas práticas que fazem parte do cotidiano dos jovens, desenvolvem a curiosidade, tornando os conceitos envolventes e possibilitam novas conexões.
Confira a aula na íntegra
Os estudantes dos cursos de Licenciatura da Unijuí vão poder contar com duas novas oportunidades para complementar a formação na Universidade: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica, ambas vinculadas à Capes, para os campi Ijuí e Santa Rosa. Os dois programas são desenvolvidos em parcerias com as redes públicas de ensino, municipais e estaduais.
O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES. Segundo o edital aprovado pela Capes, a Unijuí poderá ofertar 48 bolsas para estudantes da Licenciatura e seis bolsas para professores que atuam nas escolas básicas. A seleção ocorrerá por meio de edital, que será divulgado em breve. Neste programa poderá ingressar aquele aluno que tenha concluído menos de 60% da carga horária regimental de curso de Licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência.
Já o Programa Residência Pedagógica tem como objetivo desenvolver projetos inovadores, que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de Licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. Neste Programa também serão ofertadas 48 bolsas para estudantes e seis para professores que atuam nas escolas. A seleção também será efetivada por edital. No Programa Residência Pedagógica poderá ingressar aquele estudante que tenha concluído mais de 50% da carga horária regimental de curso.
A Unijuí já possui uma trajetória consolidada na oferta destes dois Programas de Aperfeiçoamento junto à Capes, promovendo a imersão dos estudantes de Graduação nas escolas da região Noroeste.
O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (20) o projeto de lei que cria o Certificado de Recebíveis da Educação (CRE), a ser lançado no mercado de capitais por instituições privadas de ensino. O PL 1.886/2020, do senador Jorginho Mello (PL-SC), recebeu parecer favorável do senador Dário Berger (MDB-SC), na forma de um substitutivo, e segue agora para a Câmara dos Deputados. Foram 77 votos favoráveis e nenhum contrário.
Certificado de recebíveis são títulos de crédito emitidos por companhias de securitização, lastreados em pagamento a ser recebido no futuro por uma empresa. Ao vender os títulos, a empresa recebe imediatamente uma parcela do valor a ser pago. No caso das escolas e universidades, os CREs serão lastreados nos contratos de matrículas. O objetivo da medida é possibilitar, ao sistema educacional privado e comunitário, enfrentar a crise econômica decorrente da paralisação das atividades presenciais. Em muitos casos, houve diminuição do pagamento de mensalidades e também cancelamento de cursos nos casos das universidades. Em troca, os investidores ganham uma rentabilidade sobre o dinheiro investido. Entre os certificados de recebíveis já existentes, estão o Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e o Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, “a Universidade está estudando esta possibilidade, que ainda depende de aprovação da Câmara dos Deputados. É uma possibilidade de adiantamento dos contrato realizado pelo estudante com a instituição e esta busca uma securitizadora. É uma possibilidade para instituição garantir os recebíveis. O que precisamos ter clareza é como vai funcionar a cobrança para nossos estudantes, que podem cancelar disciplinas e ainda trancar o curso no transcorrer do semestre.”
Segundo Dyogo Patriota, assessor jurídico da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias, a ABRUC, entidade da qual a Unijuí faz parte, em entrevista para Unijuí FM, a ideia principal do certificado é criar uma alternativa de financiamento fora dos bancos. “Hoje vivemos um cenário de subfinanciamento, ocorrendo desde meados de 2015, com a diminuição das ofertas de novos contratos do FIES, por exemplo. Na prática, vai funcionar da seguinte forma: o estudante fecha um contrato com a instituição de ensino e ela vai ter uma análise de créditos pela securitizadora. Dessa forma, pensando que seja uma instituição do fator e cinco milhões por mês, vai ter uma análise de créditos em que vai poder securitizar até 50% desse valor”, salienta.
Quem também tratou do assunto na Rádio foi José Aguilera, secretário executivo ABRUC, que observou o trabalho das universidades para buscar soluções junto ao Senado Federal e à Câmara do Deputados. “Nasce de um movimento das reitorias, para que nenhum estudante fosse prejudicado em continuar os estudos por conta deste período de pandemia”, disse. Segundo ele, ainda, ao mesmo tempo, está tramitando o PL1886, que visa instituir um FIES Emergencial. “São possibilidades e oportunidades que os dirigentes e os reitores estão buscando para assegurar que essa permanência estudantil seja possível”, complementa.
O texto se aplica à instituições que oferecem desde a educação infantil até o ensino superior — neste último caso estão incluídas também as universidades comunitárias, que não têm fins lucrativos. A emissão de títulos estará condicionada à concessão de carência da mensalidade por três meses ao estudante cujo contrato lastreia cada papel.
Os créditos em cada título deverão ficar limitados ao equivalente a 12 meses do contrato assinado entre o estudante e a universidade. O lançamento dos CREs não poderá resultar em prejuízo às políticas de descontos e às bolsas de estudo concedidas pela instituição.
No caso das universidades, o valor dos recebíveis poderá ser antecipado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que poderá antecipar até R$ 30 milhões, por instituição, durante o período da pandemia. Os recursos virão do Programa Emergencial de Suporte a Empregos, instituído pela Medida Provisória 944/2020, que ainda está em análise no Congresso Nacional.
Fonte: Agência Senado e Unijuí FM
Com 20 horas/aula, o curso qualifica profissionais de diversas áreas do conhecimento em tecnologias digitais de informação e comunicação colaborativas. Capacita para o trabalho colaborativo a distância (online) por meio de celulares, computadores e, em especial, ferramentas Google. Além disso, o curso habilita para o uso de ferramentas de elaboração e compartilhamento de conteúdos como texto, imagem, áudio, vídeo, planilhas, formulários, bem como armazenamento e compartilhamento de dados em nuvens digitais.
O curso é destinado a profissionais de todas as áreas do conhecimento que tenham interesse em desenvolver habilidades em tecnologias educacionais colaborativas, isto é, aprender a utilizar e também aprofundar conhecimentos sobre o papel das tecnologias na educação, seja básica, seja superior. As aulas serão realizadas a distância, na modalidade assíncrona, contemplando atividades realizadas e submetidas pelo ambiente Google Classroom.
Conteúdo
- Google Agenda e Google Classroom;
- Google Drive;
- Ferramentas de Imagens e Vídeos;
- Google Drive;
- Google Meet;
- Google Forms.
Instrutores: professores Anderson Amaral de Oliveira; Fabiana Diniz Kurtz e Josei Fernandes Pereira.
Mais informações neste link.
Nesta segunda-feira, dia 11 de maio, iniciaram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame, que é uma forma de acesso ao ensino superior público, acontecerá de duas formas, online e impressa, com provas e datas de realização diferentes. Para esclarecer como será o processo neste ano, a Unijuí realizou uma live nas Redes Sociais (fanpage Destino Unijuí), na tarde desta segunda-feira. As informações foram passadas por Eder Schuinsekel, da equipe de Relacionamento com as Escolas da Unijuí.
Confira o conteúdo da Live na íntegra:
Os principais pontos
As inscrições encerram no dia 22 de maio, sendo que o prazo limite para pagamento do boleto encerra no dia 28 do mesmo mês. Os candidatos que queiram isenção de pagamento devem verificar no edital se preenchem os requisitos e requerê-la no portal do aluno, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).
A prova impressa acontecerá em duas etapas. No dia 1º de novembro será realizada a prova de linguagens e ciências humanas, bem como a prova de redação. O candidato terá 5h30min para a realização dessa etapa. Já em 8 de novembro as provas de ciências da natureza e matemática serão realizadas, com 5h de duração.
Já as provas online, uma novidade de 2020, serão aplicadas em número reduzido. No Rio Grande do Sul serão realizadas apenas nos municípios de Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Santa Maria e Pelotas, nos dias 22 e 29 de novembro.
Para os candidatos que possuam deficiência, o atendimento continuará da mesma forma que nos exames anteriores.
O aluno que pretende garantir um bom desempenho no exame deve estar atento. Para isso, confira algumas dicas:
Antes da prova
- É importante que o candidato faça a leitura do edital do Enem;
- É indicado que o candidato faça a sua inscrição, mesmo diante de um cenário de incertezas, devido à pandemia que estamos enfrentando;
- Elaborar um plano de estudos é de suma importância;
- Faça as provas dos exames anteriores;
- Pratique redação sobre variados assuntos;
- Faça simulados;
O edital, provas anteriores, conteúdos e simulados estão disponíveis no portal do Enem.
No dia da prova
- É indicado que o candidato chegue com uma hora de antecedência ao local de prova (os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da prova está previsto para as 13h30min);
- O candidato deverá obrigatoriamente possuir caneta esferográfica preta transparente, assim como seu documento de identificação pessoal.
- É indicado que o candidato comece sua prova pela redação, ou que deixe, ao menos, 50 minutos de seu tempo para elaborá-la.
- Verificar com antecedência o local de realização da prova.
É importante ressaltar que a nota do Enem só é válida para alunos que estão concluindo, ou já concluíram o terceiro ano do Ensino Médio.
Para fazer sua inscrição no Enem, acesse este link.
O novo Laboratório dos cursos de Gastronomia e Nutrição recebeu nesta segunda-feira, 04, os últimos ajustes antes de estar apto para receber as atividades práticas dos cursos. A adequação envolveu a obra para dois novos espaços que foram modelados para os estudantes: o Laboratório de Dietética e a Cozinha Fria e Quente.
Os equipamentos utilizados são Cozinhas Profissionais Tramontina, que, segundo Leonardo Lampert, representante da marca, são fundamentadas no conhecimento de profissionais que atuam no mercado italiano e internacional há 30 anos, com equipamentos de alta tecnologia, combinada com resistência e facilidade de manuseio para facilitar ao máximo o trabalho, garantindo também uma limpeza rápida e eficaz, seguindo todas as normas higiênico-sanitárias em vigor no Brasil e na Europa.
Confira em imagens como ficou o Laboratório dos cursos de Gastronomia e Nutrição:
Conheça mais sobre os cursos de Nutrição e Gastronomia da Unijuí no Portal da Universidade.
Estão previstos para este primeiro semestre de 2020 dois novos cursos de Especialização na área do Direito, sendo que um deles será ofertado no campus Três Passos e outro no campus Santa Rosa. Crie a sua próxima oportunidade! Está em suas mãos o poder de decisão. Confira mais detalhes das ofertas:
Justiça Restaurativa e Mediação – Santa Rosa
O Curso busca responder a uma das principais necessidades do contexto social contemporâneo, discutindo e capacitando agentes para a utilização de mecanismos inovadores de prevenção e atendimento aos conflitos sociais e à violência, alicerçando-se numa proposta interdisciplinar que visa a construção de um espaço teórico aberto e reflexivo e a capacitação para o agir prático nos mais diversos espaços de atuação. Trata-se de proposta inovadora na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e alicerça-se em vasta experiência de ensino, pesquisa e extensão desenvolvida no âmbito dos cursos de Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí.
Segundo uma das coordenadoras do curso, professora Joice Nielsson, é uma proposta construída a partir de experiências constituídas na atuação do Projeto de Extensão Cidadania para Todos, na comunidade regional. “A proposta é um curso que tenha foco nas formas alternativas de resolução de conflitos, especialmente na Justiça Restaurativa e Mediação. O objetivo é oferecer alternativas para que as pessoas possam administrar, lidar com os conflitos que fazem parte do nosso dia a dia. Ela é aberta a diversos profissionais, como psicólogos, assistentes sociais e professores, por exemplo”, observa.
O curso está previsto para iniciar dia 08 de maio de 2020. Inscreva-se neste link.
Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário – Três Passos
O curso de Especialização em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário da Unijuí visa qualificar e instrumentalizar profissionais de áreas ligadas à legislação trabalhista e previdenciária, mediante criação e oferta do curso, considerando que o mundo do trabalho passa por um processo de profunda transformação o qual inevitavelmente reflete na esfera previdenciária, bem como o inverso entende-se verdadeiro. Esse contexto gera a necessidade de atualização e aprimoramento dos profissionais que atuam nesta área. Observa-se ainda, que na região de abrangência da IES há a carência desta formação. Oportunizará o aprofundamento de conhecimentos ligados à prática forense trabalhista e previdenciária, qualificando o operador jurídico para o melhor desempenho profissional, atualizando-o em relação às modificações procedidas na legislação relativa ao tema, além de propiciar o debate acerca dos temas recentes a respeito de direito previdenciário no Brasil e no mundo.
Segundo a coordenadora do Curso, professora Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi, “recentemente diversas mudanças foram propostas na legislação brasileira, tanto em matéria trabalhista quanto previdenciária, assim, a especialização proporcionará ao profissional o contato com as últimas atualizações nestas respectivas áreas, pois está voltada aos casos práticos recentes, teses e jurisprudenciais adequadas à realidade e altamente atualizadas, além do mais são áreas bastante aquecidas, devido ao contexto atual do nosso país”, salienta.
O curso tem data prevista para início no dia 24 de abril. Inscreva-se aqui.
Desde a última semana a Escola se reorganizou para que os estudantes dos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio seguirem conectados com os estudos.
Por meio do Portal da Unijuí os professores estão, diariamente, postando conteúdos específicos para as turmas. A rotina de estudos das turmas dos Anos Finais e Ensino Médio segue a mesma, toda manhã o estudante tem acesso ao material da aula. As formas e ferramentas que os professores estão usando para interagir são as mais diversas, dentre elas o google Classroom, Hangout, Youtube, Email e Whatsapp, entre outros aplicativos, que já eram usados pelos professores e estudantes da EFA, antes mesmo da suspensão temporária das aulas.
Segundo a Coordenação Pedagógica da Escola, o momento exige cuidados e uma nova organização, pensar em aulas criativas e interativas, pois sem o contato físico dos estudantes é um desafio maior ainda. Além das plataformas já usadas pelos professores, novas maneiras de manter os alunos estudando e com os conteúdos em dia estão sendo pensadas diariamente pelos professores. A EFA vive, dessa forma, novas possibilidades no ensino e isso é enriquecedor e dinâmico.
Para a estudante do terceirão, Maísa Castro Schorn, “a forma como estão sendo encaminhadas as aulas e a organização do material é muito eficiente neste período de pandemia, em que precisamos ficar afastados da escola e de aglomerações. Os matérias que a EFA vem fornecendo são explicativos e ajudam muito para que nossos conteúdos fiquem em dia. A escola tem sido responsável conosco, o que potencializa nosso empenho nos estudos”.
A direção da EFA salienta que o mundo vive um momento delicado, o qual exige muito cuidado com a saúde física, como um todo, neste sentido, desde o início das aulas, quando surgiram as primeiras notícias sobre o vírus que atingia especialmente a China, a EFA já se tomou providências quanto esclarecimentos, informações e ações junto aos estudantes. A partir da necessidade de suspensão temporária das aulas, imediatamente se cuidou da segurança de toda nossa comunidade escolar (estudantes, professores, funcionários e famílias). Alinhamentos e encaminhamentos junto à mantenedora FIDENE, que dá o suporte para continuidade de rotina de estudos através do portal da UNIJUÍ, o principal canal de contato com os estudantes, além dos demais já citados anteriormente. A escola também mantém plantão no turno da tarde, disponibilizando telefones e e-mail da secretaria para tirar dúvidas e orientações que forem necessárias.
No momento o compromisso é com o bem maior de todos, a vida, salienta a direção da EFA, assim é necessário seguir tomando todas as medidas de segurança e resguardo, para que, em breve, possa se retomar com as atividades, de forma segura. A EFA tem compromisso e excelência, marcas da Instituição, finaliza a direção.
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