A Graduação Mais fecha seu primeiro ano de implementação na Unijuí. Nascida da visão transformadora a partir das necessidades impostas pelo mercado, a Graduação Mais propõe inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competências e módulos, projetos integradores e formação pessoal e profissional.
Os estudantes passaram a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões. Além disso, nos últimos dois semestres, começaram a trabalhar de forma ainda mais integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. “Isso nos permite ter uma formação de profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos”, frisa a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.
“Esse primeiro ano da Graduação Mais foi um ano extremamente exitoso, a partir da interação que nós passamos a ter com a Comunidade. Pensamos em um currículo organizado por módulos e competências, que significa colocar o estudante em contato com o universo de trabalho desde o início do curso”, afirma a vice-reitora. Para Fabiana, o grande diferencial desse processo formativo é o desenvolvimento de capacidades inovativas dentro dos contextos nos quais eles se inserem por meio da profissão escolhida, além do exercício de pensamento crítico e empreendedorismo, seja ele dentro de um ambiente já constituído ou por meio da criação de um novo espaço.
Dentre os principais destaques desse novo currículo, estão as disciplinas de Formação Pessoal e Profissional, em que foram ofertadas disciplinas voltadas ao desenvolvimento das competências pessoais dos estudantes, procurando prepará-los para além da formação técnica de suas profissões. Os Projetos Integradores, pensados para aproximar a academia da comunidade de maneira efetiva, também foram um diferencial e estiveram voltados para atender os desafios trazidos pela própria comunidade. Foram 230 Projetos Integradores ao longo de 2021, nos quatro campi da Unijuí. Além disso, foram 150 mentores, ou seja, profissionais com atuação no mercado de trabalho e que acompanharam os estudantes na produção das propostas, opinando sobre a viabilidade e aproximando-os ainda mais da realidade encontrada no mercado de trabalho.
“Nestes dois primeiros semestres de Graduação Mais, tivemos praticamente todos os nossos cursos de graduação presencial com a disciplina de PI, em que os estudantes puderam desenvolver propostas de solução para as demandas colocadas pela comunidade a partir do vínculo com a temática do módulo oferecido no semestre”, explicou.
Fabiana destaca ainda que o networking proporcionado pela oferta, juntamente com as possibilidades da vivência prática profissional desde o início do curso é o que fazem da Graduação Mais uma implementação exitosa nesse processo de reinvenção. “Nós temos os projetos de extensão que já atuam junto à comunidade e promovem essa inserção dos estudantes. Mas, por meio da Graduação Mais, nós tivemos uma entrada e receptividade gigantesca, o que nos deixa extremamente felizes e entusiasmados para um 2022 ainda melhor e cheio de novas oportunidades na formação dos nossos estudantes”, finaliza.
O Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI) realizou uma reunião, na última semana, com os acadêmicos Diogo Augusto Luft e Luis Felipe Chagas, com o objetivo de orientar e assinar o Termo de Compromisso de Estudos no Exterior. Os estudantes sairão em intercâmbio para Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria e na Universidade do Porto, respectivamente, em fevereiro de 2022.
Além de assinar o termo de compromisso, esse momento de conversa serve também para que as famílias dos acadêmicos tenham suas dúvidas esclarecidas. O Escritório de Relações Internacionais (ERI) tem como principal característica prestar auxílios aos acadêmicos antes, durante e depois de seu intercâmbio.
Diogo Augusto Luft é acadêmico do curso de Design e afirma que, em determinados momentos, não acreditou ser possível estudar fora do país. “Aos poucos começa a cair a ficha, afinal, algo que nunca pensei que iria acontecer está se tornando realidade. Acredito que além de ser uma chance de conhecer novas culturas, será um período de muito aprendizado e de muito conhecimento”, salientou.
Luis Felipe Chagas cursa Engenharia Mecânica na Unijuí e para ele é um prazer e uma responsabilidade essa oportunidade. “O intercâmbio é a realização de um sonho e, também, uma responsabilidade muito grande por estar representando a Unijuí em outro continente. Estou ansioso por essa nova experiência e espero retribuir o que a universidade me proporcionou”, comentou.
O Escritório de Relações Internacionais está recebendo candidaturas de intercâmbio para o segundo semestre de 2022. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3332-0429 ou pelo e-mail eri@unijui.edu.br.
Ocorreu na última semana, o encontro de encerramento do Grupo de Estudos do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), que é integrado pelos coordenadores dos cursos de Graduação da Unijuí. A reunião encerra um ciclo de debates com o intuito de constituir um espaço de estudo, reflexões e compartilhamento, visando o aprofundamento da discussão sobre inovação pedagógica e o currículo por competências.
Neste período de um ano foram organizados sete encontros com temáticas variadas, as quais tinham por objetivo subsidiar e apoiar coordenadores no processo de construção de entendimentos e no acompanhamento pedagógico dos cursos de graduação da Unijuí. O tema do último encontro foi “Panorama geral: planejamento para a compreensão como estrutura do currículo”. “O planejamento de cada um dos encontros ficou sob responsabilidade de um dos grupos de trabalho. Este definiu formas de mobilização e dinâmicas de trabalho capazes de potencializar reflexões acerca das temáticas considerando dilemas/problemas vivenciados pelos docentes”, destacou o professor Luciano Zamberlan, membro do grupo de professores que fazem parte do Setor de Apoio Pedagógico (SAP), integrante do NIP.
“Saímos diferentes dessa formação, pois possibilitou o aprofundamento da compreensão sobre os fundamentos, princípios e etapas do planejamento reverso”, relatou a professora Isabel Battisti, que também faz parte do SAP. “Esses momentos desafiaram cada um a se colocar como protagonista e a tomar para si a responsabilidade de seu desenvolvimento profissional”, frisou a professora, membro do SAP, Ester Eliana Hauser.
O professor Robson Machado Borges, coordenador do curso de Educação Física nos campi de Ijuí e Santa Rosa e participante dos encontros formativos, afirma que os momentos propostos pelo Nip ao longo do ano foram positivos e relevantes. “De diversas maneiras, os encontros permitiram que os participantes compreendessem o processo de planejamento e até mesmo da condução das aulas da Graduação Mais de maneira diferente”, avalia e acrescenta que as formações proporcionaram “que nós, coordenadores, pudéssemos repensar tanto o planejamento quanto às ações metodológicas. Inclusive refletimos o próprio processo de avaliação, aceitando que é necessário considerar menos a memorização e mais as atitudes profissionais vinculadas às diretrizes de suas respectivas carreiras”.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Esta é a segunda turma no Campus Três Passos e ainda recebe inscrições
Novos passos pessoais e profissionais estão sendo trabalhados com os estudantes que iniciaram na segunda quinzena de setembro, a Especialização em Coaching e Gerenciamento de Pessoas, a segunda turma no campus da Unijuí - Três Passos. As aulas são presenciais e, neste primeiro momento, a professora Cecília Smaneoto iniciou a Formação em Coaching e Mentoring - Módulo I.
Um dos objetivos desta especialização é formar e habilitar coaches para atuarem como gestores de pessoas, com capacidade de produzir mudanças e resultados almejados, nos âmbitos pessoais, profissionais e organizacionais.
A professora Cecília destaca que, além de uma formação, o curso é um processo de reconstrução pessoal. "Os estudantes sairão desta especialização mais conhecedores de si mesmos, mais confiantes em suas potencialidades, conhecendo melhor suas competências e dificuldades. Também com uma visão melhorada em relação ao outro, o quanto o outro pode contribuir com ele e quanto ele pode contribuir com o outro. É uma formação inspiradora”, destaca.
Lais Macalin dos Santos é formada em Administração e atua na área negocial e associados pessoa física, na agência de Miraguaí do Sicredi Raízes RS/SC/MG. Enquanto estudante da Pós-graduação, ela relata perceber o curso como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “O curso une duas áreas que sou fascinada, que é a gestão de pessoas e o coaching. Gosto de estar com as pessoas, trabalhar com pessoas e pra mim é muito importante pensar na gestão e no desenvolvimento delas. Acredito que essa especialização me fará desenvolver a líder que existe dentro de mim, além de outras competências”, frisa a estudante.
A especialização tem duração de 360 horas e aulas quinzenais nas sextas-feiras, das 18h30 às 22h30 e sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Como o curso está na fase inicial, ainda podem ingressar novos estudantes. Clique neste link para manifestar interesse e saber mais informações.
A Unijuí é amplamente reconhecida por suas parcerias com universidades de todo mundo, sempre primando pelo compartilhamento e ampliação do conhecimento por meio da internacionalização. Prova disso é o grande número de estudantes que já vivenciaram uma experiência acadêmica no exterior. Com o início da pandemia do novo coronavírus, alguns empecilhos surgiram para essa prática, no entanto, o desejo pelo conhecimento desconhece barreiras.
A Unijuí, em conjunto com suas redes de parceiros internacionais, buscou novas formas de trabalho e cooperação para proporcionar aos seus estudantes a experiência do intercâmbio de conhecimento, desta vez, na modalidade virtual. “O intercâmbio virtual é uma oportunidade para o estudante agregar uma experiência internacional ao seu currículo, interagir com estudantes e professores de diferentes países, aprimorar um idioma estrangeiro, e isso tudo com um melhor gerenciamento de tempo e a gratuidade dos estudos”, explica a Analista em Relações Internacionais da Unijuí, Vanderleia Haiski.
De acordo com a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, essa é uma excelente oportunidade para vivenciar o ensino de uma Universidade do exterior sem ter a necessidade de sair de casa. “Essa foi uma novidade que surgiu num momento de pandemia, mas que tenho certeza que veio para ficar, pois há muitos estudantes que não tem condições de fazer essas viagens e, por meio do intercâmbio virtual, tem a oportunidade de conhecer a cultura de outros lugares, se relacionar com estudantes que vivem uma realidade diferente das deles, além de ter a oportunidade de desenvolver o idioma já que as aulas são desenvolvidas na língua do país da oferta do intercâmbio”, afirma.
As inscrições para o intercâmbio virtual estão abertas para as Universidade de Uniminuto, da Colômbia, para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Pedagogia e Comunicação Social; e Udelar, do Uruguai, para os cursos de Informação e Comunicação, Arquitetura e Urbanismo, Design, Ciências Sociais, Humanidades e Ciências da Educação, Administração, Educação Física e Direito.
Mais sobre as vagas:
UNIMINUTO – Colômbia:
Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Pedagogia e Comunicação Social.
Inscrições até dia 24 de junho, às 12 horas
Idioma: Espanhol
Universidad de la República, UDELAR, Uruguai:
07/07/2021 - Informação e Comunicação
13/07/2021 - Arquitetura, Design e Urbanismo
13/07/2021 - Ciências Sociais
13/07/2021 - Humanidades e Ciências da Educação
16/07/2021 - Veterinária
28/07/2021 - Administração
30/07/2021 - Educação Física
04/08/2021 - Direito
Envio da documentação e dúvidas: eri@unijui.edu.br ou pelo telefone 55 3332-0329.
Requisitos:
- Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unijuí;
- Ter nota média aritmética de pelo menos 75 pontos;
- Ter cursado 20% dos créditos do seu curso;
- Ter bom conhecimento da língua espanhola;
Importante: As vagas de intercâmbio virtual serão preenchidas por ordem de chegada das candidaturas. Todas as candidaturas devem ser encaminhadas ao Escritório de Relações Internacionais, pelo e-mail eri@unijui.edu.br.
Desde 2020 acadêmicos da Unijuí vêm participando de intercâmbios virtuais em universidades parceiras. Confira alguns relatos:
Mais uma parceria foi firmada pelo Núcleo de Captação Institucional da Unijuí nesta quinta-feira, dia 17 de junho. Desta vez, o convênio foi firmado com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e garantirá aos associados, agricultores e seus dependentes, o desconto de 25% nos cursos ofertados pela Universidade, na modalidade Ensino a Distância (EaD). Os associados da Fetag ainda terão desconto de 10% nos cursos de qualificação e especialização EAD.
De acordo com a 2ª vice-presidente da Fetag Ijuí e Região, Elizete Kronbauer Hintz, que participou da assinatura do convênio, a parceria permitirá que cerca de 40 mil associados, residentes na macrorregião, busquem qualificação na Instituição, com desconto na mensalidade. Em todo o Estado, são mais de 200 mil associados.
“Para a Fetag, a assinatura do convênio é de grande valia porque facilita o acesso à educação fornecida pela Unijuí pelos agricultores e seus filhos. Quem sai ganhando neste diálogo são nossos associados, que vão ter a possibilidade de se qualificar”, destacou Elizete, lembrando que a federação possui o projeto Fetag Mais, que busca justamente a inclusão dos trabalhadores em áreas como educação e saúde.
Atualmente a Unijuí está com inscrições abertas para 15 cursos EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Inscrições e informações podem ser obtidas no endereço unijui.edu.br/ead.
A Universidade vem expandindo seus polos EaD, estando presente nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Planalto, Porto Alegre e Uruguaiana. Interessados na parceria podem entrar em contato com a equipe, por meio do e-mail estude@unijui.edu.br.
Está aberto o prazo para apresentação de recursos pelos candidatos ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (Proef). O período, no entanto, é curto, conforme consta no edital, disponível neste link.
O Programa é um curso semipresencial com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
A Unijuí é um dos polos do programa, que visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente. Também tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.
Até o dia 22 de fevereiro, seguem abertas as inscrições para o curso técnico em Enfermagem da EFA/Três Passos. Podem cursar alunos concluintes do 2º Ano do Ensino Médio.
Com aulas previstas para acontecer de forma presencial, no turno da noite, o curso prepara para trabalhar com a educação, promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde em hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnósticos, creches, spas, instituições de ressocialização, abrigos, casas de repouso e lares de idosos, por exemplo. O curso tem duração de 2,5 anos.
Inscrições devem ser realizadas na Central de Atendimento ao Estudante da EFA/Unijuí Três Passos. Mais informações pelos telefones 55 3522-2122 e 3332 0220 ou WhatsApp 9 9608 9363 ou 9 9979 6752.
Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unijuí e participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação (MEC) desmistificaram, durante todo o mês de janeiro, com base científica, as principais fake news que circulam na internet. Isso aconteceu por meio de uma série de produções, elaboradas com auxílio da professora tutora Juliana Fachinetto.
Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Bruna Comparsi, o Programa conta, atualmente, com 12 estudantes bolsistas remunerados, que participam de diferentes atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Na série – que pode ser conferida na página Ciências Biológicas Unijuí, no Facebook – foram trabalhados temas como “O conto da cloroquina e hidroxicloroquina”, “Ivermectina contra o novo Coronavírus: verdade ou mentira?”, “A Covid-19 é imune a organismos com um pH maior que 5,5’’ e “Vacinas não causam mutações ou malefícios à saúde”, que pode ser conferido abaixo:
As vacinas não causam mutações ou malefícios à saúde
Não é algo recente o receio da população em relação às vacinas; desinformação, boatos falsos e a ausência de entendimento sobre como elas funcionam levam a hipóteses falsas e totalmente alarmantes para os desinformados. O movimento antivacina - o qual intensificou-se muito ao longo do último ano durante a pandemia de covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, alega que vacinas são agentes mutagênicos e carcinogênicos.
Para desmentir tal alegação, é preciso explicar brevemente como funciona o processo de imunização.
O ser humano possui dois tipos de imunidade: a inata, que se constitui das barreiras e defesas naturais do organismo, o qual age indistintamente contra qualquer tipo de agressão - a pele, secreções das glândulas mucosas e serosas, membranas de revestimento, pelos, células fagocitárias; e a imunidade adaptativa, ou específica. Esta consiste na capacidade de reconhecer e produzir substâncias “inativadoras” específicas para cada corpo estranho ao organismo, seja ele um vírus, uma bactéria, um parasita ou toxina. Quando um organismo possui memória para determinado antígeno, diz-se que está imunizado. Porém, esta memória depende de contato/exposição prévia, e é nesse ponto que entram as vacinas, em se tratando de imunização contra doenças virais.
Uma pessoa pode se tornar imune a determinada doença ao ser infectada pelo vírus correspondente. Porém, é impossível prever como o organismo reagirá à infecção, uma vez que são necessários alguns dias para que, após o contágio, o sistema imune possa reconhecer o organismo invasor e produzir anticorpos específicos. Neste período, o vírus se espalha pelas células, podendo causar graves sintomas, mesmo a morte, dependendo da doença. No caso específico da covid-19, é importante destacar que diversos casos de reinfecção foram identificados.
A vacina é uma via alternativa, pois introduz no organismo uma forma mais fraca, ou inativada do vírus. Assim, a infecção ocorre, a memória é produzida, mas não se desenvolve a doença causada pelo vírus em questão. Nenhum componente da vacina atua ou interfere no DNA. O que ocorre é a ativação artificial de uma defesa natural do organismo.
Voltamos, então, ao tema “mutações”. Mutações consistem em modificações no DNA e podem ocorrer em células somáticas (células do organismo em geral), situação em que não são transmissíveis, ou em gametas (células reprodutivas), que passarão a mutação adiante para a prole. Em sua grande maioria, as mutações não representam dano e, quando representam, os mecanismos de defesa do organismo se encarregam de destruir as células danificadas.
As mutações não são necessariamente ruins: é por meio delas que a evolução ocorre, e todo indivíduo sofre mutações em determinadas células, seja por falhas comuns no processo de multiplicação celular, seja por danos no material genético causado por inúmeros fatores: radiação UV, medicações, pesticidas, agrotóxicos, metais pesados, e até mesmo doenças virais: ou seja, infectar-se com o SARS-CoV-2 representa um risco de alterações no DNA (para não mencionar o desenvolvimento da doença em si). Os vírus possuem a informação para uma enzima (a transcriptase reversa) capaz de produzir DNA a partir do RNA (material genético do vírus citado) e integrar o material genético do vírus ao do hospedeiro. Já as vacinas não possuem informação para a tal enzima, e por este motivo, mesmo as vacinas de RNA são seguras.
Referências:
CARMICHAEL, Flora; GOODMAN, Jack. Vacina não altera DNA nem tem microchip: mentiras sobre imunização contra o coronavírus. BBC Reality Check. 3 de dezembro de 2020. Disponível em https://www.google.com/.../portuguese/geral-55181327.amp. Acesso 05/01/2021.
GHAFFAR, Abdul; HAQQI, Tariq. Imunização. Microbiologia e imunologia online. Escola de medicina da Universidade da Carolina do Sul. Disponível em: https://www.microbiologybook.org/.../immuno-port.... Acesso em 05/01/2021.
Muitas dúvidas ainda pairam no ar quando falamos em Ensino a Distância (EaD) – que nada mais é do que um modelo de ensino alternativo, diferente da forma tradicional. No EaD, ao invés de o estudante ir até a universidade para realizar as aulas, é a universidade que vai até ele.
“Por meio do Ensino a Distância, o aluno pode acessar os conteúdos e realizar todas as atividades de forma online, de onde estiver, e pode adaptar os estudos à sua rotina”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que, na Unijuí, os materiais e conteúdos que orientam os cursos são organizados por professores da casa. “Significa que a Unijuí oferta a mesma qualidade da graduação presencial aos cursos a distância. Excelência já reconhecida no mercado”, completou.
Hoje, a Unijuí conta com a oferta de diversos cursos na modalidade EaD. Na graduação, são ofertadas vagas em cursos de bacharelado – Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura – Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e cursos tecnólogos em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Para quem só deseja realizar um curso de qualificação profissional, há as opções de Gestão de Vendas, Marketing Estratégico, Pesquisa de Marketing, Atualização de Diretor de Ensino e de Diretor Geral, Atualização de Examinador e Instrutor de Trânsito, Design de Móveis – Design Confinado, Grupos para Educação em Saúde: métodos e estratégias, Intensivo Básico de Inglês, Introdução aos desafios da implantação de programas de transformação digital, e Pós-colheita, industrialização e qualidade de grãos da soja, linhaça, girassol e canola.
“A principal vantagem do EaD é a flexibilidade nos estudos, a versatilidade de local e horário para assistir às aulas e realizar as atividades”, explicou o coordenador da modalidade EaD na Unijuí, professor Luciano Zamberlan. Ele comenta que, hoje, com os avanços da tecnologia na Educação a Distância, é possível garantir qualidade na formação do estudante, da mesma forma como ocorre em cursos presenciais. “E por tornar o conhecimento mais democrático e acessível, os cursos também possuem mensalidades mais acessíveis, quando comparadas à modalidade presencial”, disse.
No EaD, de acordo com Zamberlan, o aluno desenvolve características que o mercado de trabalho valoriza, como a facilidade para manter o foco, autonomia intelectual, organização, disciplina e motivação para seguir estudando e alcançando objetivos e metas pessoais e profissionais.
As inscrições para o novo módulo EaD na Unijuí, que inicia as atividades em 22 de fevereiro, encerram-se ao final da semana, na sexta-feira, dia 26 de fevereiro. Para ingressar em um dos cursos é necessário realizar a prova online, que pode ser agendada. Também é possível utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou aproveitar a nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí.
Inscrições e informações podem ser acessadas em www.unijui.edu.br/ead.
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