Na quarta-feira, 27 de agosto, foi dia dos cursos de Comunicação da Unijuí receberem uma visita muito especial durante o dia. Os estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta, participaram de oficinas de Áudio, Vídeo, Edição e Fotografia, ministradas por professores e acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Esse é o terceiro ano consecutivo que a escola, que desenvolve um projeto de produção de curtas com seus alunos, participa das oficinas.
A turma de 103 alunos do 2º ano do Ensino Médio, acompanhados por seus professores, iniciou as atividades no Centro de Eventos da Unijuí, onde foi feita uma recepção e divisão dos grupos para as oficinas, realizadas no prédio 34 do Campus Ijuí. A professora coordenadora do projeto, Alessandra Bertão Ribas, conta que, neste ano, a temática do projeto desenvolvido na escola é “Direitos Humanos”. A partir disso, foram selecionados seis temas para as seis turmas, que participaram de oficinas para o desenvolvimento dos produtos audiovisuais.
Alessandra conta que a Unijuí é a última oportunidade para os estudantes aprenderem mais sobre o universo do audiovisual antes de iniciarem as gravações dos curtas. “Agora eles já estão sabendo como funciona, o que eles precisam para fazer gravação, edição, colocar áudio. Eles estão com todo o conhecimento sobre isso para começar a gravar”, comenta a professora, informando que eles terão dois meses para gravar, tendo em vista que a apresentação dos curtas finalizados será no dia 6 de novembro.
O projeto foi iniciado pela professora Vanessa Bastolla, conforme conta Alessandra, e a Unijuí foi essencial para ajudar os alunos no desenvolvimento de tantos materiais audiovisuais. “É aqui que eles conseguem ter todas as informações para começarem a gravar, Para nós é um privilégio ter essa parceria há três anos. A gente sempre é muito bem-vindo e acolhido aqui, tanto nós, professores, quanto nossos alunos”, destaca a professora.
Para a coordenadora, Nilse Maldaner, essa parceria também é muito importante para os cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí, “uma vez que possibilita contribuir com um projeto relacionado à comunicação, educação e cultura em nosso entorno. Além disso, ressalta-se que esses estudantes do Ensino Médio, através dessa interação, conhecem os laboratórios dos cursos e a infraestrutura da universidade, que servem de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de jornalismo e publicidade”.
As oficinas realizadas com os estudantes da Escola Margarida Pardelhas foram:
- Áudio: ministrada pela professora de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, Rúbia Schwanke;
- Vídeo: ministrada pela professora de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, Nilse Maldaner, e pela acadêmica de Jornalismo, Martina Neubauer;
- Fotografia: ministrada pelos acadêmicos de Publicidade e Propaganda, Manuela Machado e Felipe Casarin;
- Edição no CapCut: ministrada pela jornalista Andriele Müller, e pelas acadêmicas de Publicidade e Propaganda, Ana Luiza Soares e Amanda Baierle.