Na tarde desta quarta-feira, dia 07, a Reitoria e os professores que compõem os colegiados de cursos de Engenharias da Unijuí participaram de um encontro, realizado pelo Google Meet, com o professor Vanderli Fava de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE. Na oportunidade, o grupo discutiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de engenharias.
A Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, deu as boas-vindas ao convidado e ao grupo de professores que esteve reunido, salientando dos desafios de se discutir as matrizes curriculares dos cursos da área, o que está ocorrendo na Unijuí no movimento de Reinvenção Institucional e da Graduação Mais. Os trabalhos foram coordenados pela Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto. Após a fala do professor Vanderli os participantes tiveram um espaço de debate sobre o tema proposto no encontro.
Segundo o professor Vanderli, as associações e confederações de profissionais das áreas das engenharias tem acompanhado as mudanças curriculares nas instituições de ensino do país, em razão do interesse do mercado e da importância para a formação de novos profissionais Brasil afora. Ele também observou a importância do movimento que os estudantes da área têm feito nos últimos anos em busca de inovações e melhoria no ensino das instituições, reivindicação que cresceu principalmente por quem participou de intercâmbios ou programas como o Ciências sem Fronteiras e voltou de uma imersão em outra realidade pedindo mudanças. O palestrante também apresentou um panorama da oferta de ensino em engenharias no Brasil, trazendo dados de levantamentos da ABENGE.
De acordo com o Relatório Síntese das Diretrizes Curriculares Nacionais publicado pela ABENGE, espera-se que os cursos de Engenharia viabilizem:
● Formação por competência com o objetivo de atender as demandas por inovação de processos e de produtos e, consequentemente, a melhoria dos indicadores nacionais de desenvolvimento econômico e de inovação;
● Formação de engenheiros capacitados para a solução de problemas reais da sociedade, com rapidez e efetividade;
● Contribuição da Engenharia para a redução do desemprego e das desigualdades sociais, mediante a participação de engenheiros na solução de questões sociais concretas; e
● Participação ativa dos engenheiros também na política.
Como ações de curto e médio prazos, espera-se aumentar a integração entre a academia e o mercado de trabalho aproximando as IES do setor empresarial e, assim, estimulando melhorias no processo de definição das atribuições profissionais.
Sobre o convidado
O professor Vanderli é Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1979), Mestrado (1993) e Doutorado (2000) em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ, Pós-Doutorado (2009) em Educação em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Aposentado desde março de 2018, continua como Professor Titular Convidado da UFJF. Presidente eleito da Associação Brasileira de Educação em Engenharia ABENGE desde janeiro de 2017.
As novas propostas de cursos, com as mudanças curriculares serão ofertados já no próximo Vestibular de Verão, com início das aulas em 2021. As inscrições ao processo seletivo abrem no dia 21 de outubro e a prova está marcada para o dia 6 de dezembro de 2020.
Ainda no primeiro semestre deste ano, o primeiro ano do Ensino Médio da EFA começou um trabalho interdisciplinar entre arte, filosofia e sociologia. A proposta que foi orientada pelas professoras Sandra Nunes Rosa e Janaina Feller, começou discutindo o tema “Lugar da mulher é...onde ela quiser”.
A discussão perpassou pelo estudo de textos, debates e filmes como “Big Eyes”, discutindo o espaço da mulher na sociedade e entendendo a marginalização do gênero feminino nos diferentes contextos históricos e culturais. Segundo a professora de Artes, Janaína, os estudantes foram desafiados a captar imagens das mulheres que fazem parte da sua vida no lugar em que elas escolheram e permitiram ser registradas. O resultado não poderia ser diferente, muita beleza, sensibilidade e emoção marcou esse momento em que namoradas, mães, amigas e irmãs foram fotografadas.
“Nossa proposta é fazer com que os alunos percebam um percurso histórico de conquistas, de mudanças culturais e reflitam sobre a importância de entendermos a cultura como algo artificial que nos circunda, podendo ser repensada, modificada, alterada, pensando sempre a tolerância, o respeito, a empatia e a igualdade”, conta a professora Sandra.
O trabalho segue com a produção de seminários onde os alunos pesquisam e defendem o lugar da mulher, cada grupo escolheu um lugar para abordar, seja o esporte, a profissão, etc.
Todas as imagens resultantes desse trabalho podem ser conferidas na Fanpage da Escola em Facebook.com/EFAcentro.
Ao chegar no final do ciclo escolar é preciso fazer escolhas. Para auxiliar os estudantes nessa difícil tarefa, a EFA realizou mais uma edição do circuito das profissões, nos dias 24 e 25 de setembro, em parceria com a Unijuí, evento voltado para estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio.
Devido a pandemia, neste ano o bate papo entre estudantes e professores de diversas áreas da graduação aconteceu de forma Online, assim como tem sido as aulas das turmas na EFA. Estiveram presentes os seguintes professores: Amanda Sehn (Psicologia), Bruna Comparsi (Biomedicina), Jorge Brust (Medicina), Gisele Noll (Jornalismo), Cristiane Beck (Medicina Veterinária), Patrícia Pedrali (Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção ), Tarcisio Dorn de Oliveira (Arquitetura), Marcelo Loeblein dos Santos (Direito), Maurício de Campos (Engenharia Elétrica, Civil e Mecânica), todos da Unijuí.
Para a estudante da turma 231, Fernanda Dambros, o Circuito das Profissões é muito importante, pois mostra todo o leque de atuação, disciplinas, envolvimento e aplicação no mercado de trabalho de cada curso. “Isso faz com que possamos visualizar em que área temos maior afinidade e como consequência no que estaríamos dispostos a escolher como profissão, e para a vida. Além de que, muitas vezes, nos mostra possibilidades que nem tínhamos noção de que fazia parte de determinados cursos”, conta a aluna. Já a estudante Emanuele, do segundo ano, conta que foi uma experiência extremamente significativa e norteadora. “Além de apresentar a grade curricular e sanar todas as dúvidas que surgiram, os professores apresentaram de maneira clara e objetiva, facilitando o nosso entendimento e até mesmo desmistificando pré-conceitos. Acredito que todos saímos dessas duas manhãs com no mínimo uma opção de curso a ser seguido e isso com certeza irá facilitar muito nas decisões que vamos tomar daqui pra frente”.
O Evento foi organizado pela coordenadora Pedagógica, Vivian Lunardi, e contou com o apoio do profissional da Unidade de Relacionamento da Coordenadoria de Marketing, por meio do profissional Eder Ocimar Schuinsekel. Segundo a coordenadora, um dos papéis da escola na formação social do aluno é ajudá-los a encontrar o seu propósito de vida, nessa perspectiva, buscamos desenvolver algumas estratégias a fim de orientá-los no processo destas escolhas para dar a continuidade aos estudos. Neste sentido, a Universidade tem sido nossa grande parceira, momento ímpar em que os professores/coordenadores têm apresentado os cursos e conversado com os nossos estudantes através de um excelente bate-papo.
A Unijuí finaliza, neste sábado, dia 19 de setembro, a participação de professores no curso de Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade. Na oportunidade ocorrerá a apresentação de projetos de intervenção de todos os participantes desta proposta formativa.
Oferecido na modalidade EAD pela Rede de Formação de Professores do Ensino Superior do Comung – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, a proposta foi elaborada em conjunto pelas assessorias pedagógicas das Instituições Comunitárias de Ensino Superior ao longo do ano de 2018. Das 15 instituições associadas ao Consórcio, 12 aderiram ao curso. O objetivo geral foi proporcionar aos professores uma visão ampla e integrada sobre a docência no ensino superior no contexto das transformações educacionais mundiais, buscando promover o aprimoramento das competências e das habilidades didático-pedagógicas. As atividades iniciaram ainda em 2019, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob a coordenação da Universidade de Caxias do Sul, em conjunto com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Na Unijuí participaram desta pós-graduação, além da assessora pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação, Sandra Bado, 12 professores que representaram a Instituição. Eles realizaram os diversos módulos que integraram as disciplinas do curso e também um projeto de intervenção, orientados pelos professores da Unijuí: Drª Cátia Maria Nehring, Drº Fernando Jaime Gonzalez, Drª Marli Dallagnol Frison e o Drº Sidinei Pithan da Silva.
Na última sexta-feira e no sábado pela manhã, foi realizado o Seminário de Socialização dos Projetos de Intervenção do Curso de Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade. Na abertura os participantes conferiram a palestra “Formação de Professores em Rede”, desenvolvida pelo prof. Drº Marcos Tarcísio Masetto (PUC-SP) e seu grupo de pesquisadores. Confira na íntegra pelo Youtube. No dia 19 as atividades prosseguem com a apresentação dos projetos de intervenção de todos os participantes do Curso.
“Durante o curso (2019/2020) foram realizadas diversas tarefas de apropriação e discussão sobre a docência no ensino superior, em especial frente aos desafios impostos pela pandemia da covid-19, que ressignificou as formas de comunicação, exigiu adaptar planos de aula, procedimentos didático-pedagógicos e processos avaliativos”, relata Sandra Bado.
Desta forma, os textos realizados durante a especialização serão divulgados no E-book “A docência universitária em tempos da pandemia do COVID-19: Ressignificando sentidos e práticas”, que será organizado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul – EDUCS.
Os artigos resultante dos TCCs serão avaliados por uma banca composta por professores das IES do Comung, neste próximo sábado, posteriormente serão publicados no Volume IV da Coletânea Desafios da Gestão Universitária, organizado pela Universidade de Caxias do Sul - UCS.
- Sandra Regina de Lima Bado, Diane Meri Weiller Johann e Luciano Zamberlan: Utilização de TICs na formação continuada de professores da educação superior: uma proposta de intervenção a partir do contexto da pandemia. Orientação: Drª Cátia Maria Nehring;
- Simoni Antunes Fernandes: Uma vivência de ensino e aprendizagem ativa a partir da elaboração de mapa conceitual em uma disciplina de Estágio em curso de Psicologia. Orientação: Drª Cátia Maria Nehring;
- Mirna Stela Ludwig, Thiago Gomes Heck e Matias Nunes Frizzo: Análise de atividades ensino e estudo online síncrono e respectivos instrumentos pedagógicos em unidades de ensino aprendizagem de morfofisiologia durante a pandemia por Covid-19. Orientação: Drª Marli Dallagnol Frison;
- Heloísa Meincke Eickhoff e João Carlos Lisboa: O uso da metodologia de problematização no ensino online em tempos de pandemia: impacto no processo de aprendizagem. Orientação: Drº Fernando Jaime González;
- Joaquim Henrique Gatto: A interpretação sistemática de autos cíveis transitados em julgado; uma proposta de intervenção pedagógica. Orientação: Drº Sidinei Pithan da Silva;
- Márcio Junior Strassburger: Transição para a educação remota em tempos de pandemia: experiência de adaptações pedagógicas em uma disciplina teórico prática. Orientação: Drº Fernando Jaime González;
- Marinez Koller Pettenon e Adriane C.Bernat Kolankiewicz: Docência universitária e formação em saúde a partir da experiência multiprofissional no contexto de uma pandemia. Orientação: Drº Sidinei Pithan da Silva.
Imagens de arquivo do grupo de professores da Unijuí em encontro realizado em 2019.
O terceirão da EFA iniciou um novo projeto com objetivo de auxiliar e intensificar os estudos de elaboração de redações para vestibulares e processos seletivos. Trate-se do “Textualizando”, que tem a frente o professor Me. Leandro Renner de Moura.
Segundo o professor, que possui vasta experiência em cursinhos preparatórios e pré vestibulares, a ideia é, por meio de aulas e atividades dinâmicas, aperfeiçoar as capacidades de argumentação, pensamento crítico, organização das ideias e clareza linguística, de modo a torná-los capacitados a enfrentar diferentes temas e propostas de escrita.
Em um primeiro momento será realizado um Brainstorming, em português “chuva de ideias”, em que os alunos interagem opinando e questionando sobre temas da atualidade como política, sociedade, ciência, mídias, entre outros. Em um segundo momento, serão estudados diferentes conteúdos ligados ao processo de escrita, incluindo a apropriação das características sistêmicas dessa modalidade de texto. O terceiro momento é o da prática. Os alunos recebem propostas de redação, textos motivacionais e folha sob medida para aferir os conhecimentos construídos. Por fim, cada estudante terá sua redação corrigida com as devidas sugestões para aprofundamento e reescrita.
Inicialmente o projeto terá duração de três meses, de setembro a novembro, com duas horas semanais (1h aula online e 1h de estudos orientados). Nas terças-feiras, das 14h às 15 horas, ocorre a aula online via Google Meet. Os estudos orientados serão desenvolvidos via Google Classroom e são gratuitos para os estudantes da turma 231 da EFA. O projeto será ampliado gradativamente de modo a contemplar todo o Ensino Médio em 2021.
Nesta semana algumas cidades gaúchas tiveram um retorno às aulas presenciais em instituições particulares. Isto porque Decreto publicado pelo governo do estado no último sábado (5) permite retorno presencial em cidades que estão em bandeira laranja ou amarela no modelo de distanciamento controlado. Na Rede pública ainda não ocorreu esse retorno presencial.
Desde que se começou a discutir essa possibilidade de mudanças muitas questões têm sido debatidas: como fazer este retorno? é a hora de voltar? é seguro para os profissionais, para os alunos e para as famílias? Os pais, receosos, como vão gerenciar este momento? Como fica a questão da aprendizagem na pandemia? Entre muitos outros pontos que foram debatidos no Rizoma desta quinta-feira, na Unijuí FM.
Confira na íntegra
Os convidados desta edição foram: a presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, o secretário de educação de Ijuí, Eleandro Lizot, o coordenador regional de educação Cláudio da Cruz de Souza e o diretor do Colégio Evangélico Augusto Pestana, o CEAP, professor Gustavo Malschitzky. Também teremos diversas contribuições por meio de depoimentos que nos foram enviados, que vão ajudar na maior e melhor compreensão deste tema tão complexo!
Na última quinta-feira, dia 27 de agosto de 2020, os cursos de Letras, modalidade presencial e EAD, e Pedagogia, modalidade presencial campus Ijuí e Santa Rosa e modalidade EAD, realizaram suas aulas inaugurais para marcar o segundo período de atividades acadêmicas! Os eventos ocorreram através do Google Meet e contaram com a participação de acadêmicos da graduação, mestrado, doutorado e egressos.
Na aula do Curso de Letras os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o professor Doutor Gilvan Müller de Oliveira, Coordenador geral da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UCLPM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o qual abordou o tema “A Geopolítica das Línguas: A Língua Portuguesa em Foco”. Por meio do tema os acadêmicos puderam estudar sobre o posicionamento e influência da língua Portuguesa no mundo, segundo a aluna Anabel Carolina Bencke ele “Nos mostrou a importância do nosso idioma, o português, nos disse que o português é uma língua que tem muita influência em todo mundo, pois é o único idioma falado nos quatro continentes do mundo, assim como o inglês. Também explicou que o Russo, chinês, espanhol, francês, são o centro das línguas mais importantes. A Rússia é o coração do mundo, pois ali está a maior população do mundo, e quem dominar o centro da Eurasia, pode dominar o mundo, esse coração do mundo chama-se "Heartland", de acordo com a teoria de Spykman. A geopolítica pensa em como garantir o futuro da língua.” Por meio da palestra os alunos puderam aprofundar seus estudos sobre o Multilinguísmo, assim como compreender as relações políticas, econômicas, culturais e sociais imbricadas entre línguas faladas no mundo.
A aula do Curso de Pedagogia abordou o tema “Pensar a Pedagogia com Paulo Freire e Mario Osório Marques” por meio das falas dos professores do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências Professor José Pedro Boufleuer e Professora Hedi Luft com posterior participação de acadêmicos e acadêmicas do curso que fizeram seu relato.
O professor José Pedro Boufleuer apresentou o que, em seu entender, foi a contribuição do Professor Mario Osorio Marques para pensar a Pedagogia. Neste sentido, destacou a novidade da linha reflexiva deste pensador da educação na medida em que colocou como preocupação primeira para pensar a educação o tema do conhecimento. Pensar esse tema, com base nos autores mais destacadas da filosofia contemporânea, permitiu ao Mario Osorio recolocar o sentido fundamental a educação. Em sua perspectiva, entender o que constitui o conhecimento humano permite indicar com o que a educação propriamente lida e qual é o seu conteúdo propriamente dito. Mas o interessante é que a forma de compreender o conhecimento, na perspectiva de que o mundo humano se constitui com base num acerto de perspectivas simbolicamente articuladas, já indica uma forma como esse conhecimento deve ser comunicado em espaços pedagógicos de aprendizagem, basicamente sob a forma de um diálogo que busca o entendimento. Essa forma de abordar a pedagogia foi a grande novidade que Mario Osorio trouxe para o debate pedagógico, novidade esta que importa que seja compreendida em toda a sua abrangência e fecundidade.
A Professora Hedi Luft trouxe em sua fala o tema da “Liberdade, Diálogo e Esperança. Segundo ela, “A relação de Paulo Freire com o campo da Pedagogia é marcada pela concepção de quea educação é um ato político que não pode ser divorciado da pedagogia. Ele definiu este como um princípio principal da pedagogia crítica, portanto, a construção do conhecimento deve ser marcada pelo DIALOGO. ‘Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes (Freire1987, p.68)’ ''. A pedagogia freireana é uma pedagogia da ESPERANÇA. Por fim, estudar Paulo Freire é dizer não à injustiça social e à exclusão social. É sonhar um mundo mais humanizado e lutarmos por uma educação que, dentro e fora da escola, contribua para uma sociedade que valorize a vida, os direitos humanos, os direitos da natureza, a dignidade humana e a consequente educação que transforma. Isso significa, promover a educação para a LIBERDADE, para a vida, para a democracia.
De acordo com a coordenadora dos cursos, professora Taíse Posssani, “As aulas foram momentos de muita troca de saberes, construção de conhecimentos e experiência formativa aos acadêmicos dos cursos, os quais iniciaram o segundo semestre motivados em seus estudos!”
Como parte das atividades online adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus a EFA organizou, durante a semana de 10 a 14 de agosto, um Drive Thru voltada para a Educação Infantil. Na ocasião as famílias, conforme datas e horários estabelecidos, passaram no estacionamento da Escola com as crianças. No momento o grupo de professores entregou aos responsáveis uma caixa personalizada com materiais pedagógicos pensados e organizados para o uso nas aulas online. Este material servirá como apoio para o desenvolvimento do projeto "SOU EFA, SOU CULTURA: o Folclore é a nossa história...".
Segundo a coordenadora Sonia Kinalski, esse momento foi repleto de cuidado, emoção, e afeto. "Rostinhos cobertos pelas máscaras mas que não escondiam a troca de olhares carinhosos, a cumplicidade, a saudade. Fortaleceram-se os vínculos entre escola e família, crianças e professoras. Buscamos amenizar os efeitos do isolamento social nos aproximando de maneira segura", relata.
A Escola continua com aulas online seguindo as orientações dos órgãos responsáveis.
Na última terça feira, 11 de agosto, a EFA reuniu os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio em um grande encontro virtual pelo Google Meet. Na ocasião a direção da Escola, por meio da vice-diretora Maristela Heck, saudou e parabenizou os estudantes, em seguida o presidente do Gecom, Pedro Santos, desejou muita sabedoria a todos colegas e comunicou que o Grêmio doará uma máscara para cada estudante quando as aulas voltarem de forma presencial. Na sequência, as alunas Mariana e Maria Eduarda abordaram questões históricas que referendam a data, enfatizando a importância do estudo, do direito à educação, sendo esta necessária para gerar cidadãos responsáveis e gerações capazes de mudar a sociedade.
Em seguida começou a programação especial da manhã, momento em que o professor Gian Ruschel apresentou o projeto “História com games”, que tem o objetivo de estudar a história por meio do jogo "Age Of Empires". O professor mostrou para os mais de 150 estudantes participantes o jogo que explora a era dos impérios medievais e que possibilita ao jogador controlar uma civilização em uma guerra, havendo diversas possibilidades de vitória, como por hegemonia cultural, por religião (coletando e guardando por tempo suficiente relíquias religiosas), por domínio de recursos ou até mesmo pela guerra. Segundo o professor Gian, cada elemento do jogo é pensado de acordo com características históricas de cada civilização.
Ao comentar sobre as peculiaridades do jogo, o professor explica que, se a civilização escolhida pelo jogador for a dos hunos, tribo tártaro-mongol das estepes que desafiou o grande Império Romano, não será necessário – nem possível – que o jogador construa casas. “Todas as outras civilizações do jogo requerem a construção de casas como o critério de limite populacional. Enquanto mais casas, maior a população. Nesse caso não há necessidade de casas já que os hunos historicamente eram nômades. Portanto, a característica do nomadismo é utilizada na própria dinâmica do jogo", explica o professor.
O jogo será jogado e estudado de forma coletiva e cooperativa, seguindo abordagens feitas pelo professor, passando pela teoria e conceitos históricos. As aulas do projeto acontecerão nas quintas feiras a tarde e serão abertas para a comunidade. Segundo a vice diretora, Maristela Heck, a EFA vem buscando se reinventar, proporcionando novas possibilidades para seus estudantes aprenderem e estudarem de forma atrativa e dinâmica mesmo em tempos de pandemia.
Atendendo o cronograma do Programa de Avaliação Docente, em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, entre o período de 16 de julho a 14 de agosto, está disponível, no portal do aluno, a avaliação das disciplinas da modalidade EaD 100%.
Segundo a professora Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação, “o desafio é chegar em um alto índice de participação neste processo avaliativo. O estudante precisa compreender que os resultados da avaliação contribuem para a constante qualificação do planejamento das disciplinas, do curso e da instituição. Para isso, contamos com o apoio do professor, dos gestores e do Núcleo em Educação a Distância, para que demonstrem aos estudantes a importância de participarem deste processo”.
Os resultados desta avaliação serão disponibilizados ao professor no momento em que ele encerra 85% das notas da disciplina e, simultaneamente, aos gestores pelo portal/SIE.
Segundo a Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação, Magna Dalla Rosa, uma vez concluída a avaliação cabe a CPA compartilhar os resultados avaliativos aos gestores e professores e instigá-los a qualificar o planejamento da disciplina e do curso, bem como da própria Universidade, alinhado às políticas de avaliação internas e externas.
Comunicação
Neste semestre ocorreu uma inovação nas peças publicitárias de divulgação da avaliação, buscando evidenciar o que foi melhorado a partir da participação do estudante e de todos os atores que integram os processos avaliativos. Dentre as peças publicitárias, destacam-se e-flyers, VT CPA e vídeo do coordenador de cada curso, demonstrando a importância da avaliação para que a Universidade qualifique suas atividades em prol dos estudantes.
Confira o VT da CPA e participe avaliando suas disciplinas!
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