Integrando a programação do Salão do Conhecimento, aconteceu na noite desta segunda-feira, 23 de setembro, o II Seminário Acadêmico da Graduação, nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos.
No campus Ijuí, o curso de Direito realizou seu seminário junto ao Salão de Atos, oportunizando que todos os estudantes conferissem a apresentação dos Projetos Integradores (PIs) finalizados no último semestre. Ao todo, conforme destacou a coordenadora do curso, professora Francieli Formentini, foram nove projetos apresentados.
“A ideia de realizar o Seminário Acadêmico durante o Salão é oportunizar que mais pessoas visualizem o que está sendo feito no âmbito dos PIs. Nós já tivemos um seminário, no semestre passado, para finalização da disciplina, mas neste momento abrimos essa socialização para os demais acadêmicos”, destacou.
Ligado ao ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, o evento também contou com o painel sobre "Advocacia Extrajudicial e Tabelionato de Notas: Impactos e Novidades da Resolução nº 571/24". Contribuíram com o debate a advogada e presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões, Laura Isabel Pinheiro Hatem; as advogadas Angel Naiana Marquezin Mattioni e Liara Lima Schemmer; e a tabeliã de notas, Geovana de Quadros Martins Bortoli. O mediador do debate foi o professor Marcelo Loeblein dos Santos.
“Aproveitamos para trazer à tona um tema recente, que é a Resolução nº 571/24, explicando aos estudantes o que ela trata e quais os seus impactos”, completou a professora Francieli. Divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a nova resolução regulamenta a realização de atos notariais relacionados a inventários, partilhas, separações e divórcios consensuais por meio extrajudicial, mesmo nos casos que envolvam herdeiros menores ou incapazes.