O curso de Engenharia de Software da Unijuí formou a primeira estudante da graduação, no campus Santa Rosa. A agora egressa Natália Krein recebeu o seu diploma em celebração realizada no auditório do campus.
Segundo o coordenador do curso, professor Gerson Battisti, essa conquista representa um marco significativo para a formação, lançada em 2019. Conforme o docente, a formação de Natália representa uma visão assertiva do grupo de professores da área de Computação e da Unijuí, de que havia uma lacuna de profissionais com o perfil de Engenheiro de Software na região.
Além disso, a formatura simboliza o avanço e a consolidação da Engenharia de Software como uma área essencial na solução de problemas computacionais complexos e no desenvolvimento de soluções inovadoras. “Como coordenação ficamos felizes e entusiasmados com a conquista da nossa estudante e sabemos que logo teremos muitos outros profissionais concluindo o curso, todos plenamente aptos a enfrentar os desafios da era digital”, destaca.
O professor salienta que durante a trajetória da concluinte, ela acumulou experiências em empresas renomadas e atua, hoje, em uma multinacional. “A Natália é um testemunho do compromisso do curso com a excelência e a preparação de talentos de alta qualidade. Sua formação não só reflete o êxito do programa, mas também reforça a relevância e o impacto positivo que a Engenharia de Software pode ter no mercado global de tecnologia”, completa.
Segundo a estudante concluinte, ser a primeira a se formar no curso de Engenharia de Software é um privilégio e uma honra. “Isso representa não apenas a realização pessoal de ter completado uma jornada acadêmica desafiadora e de muito aprendizado, mas, também, o início de uma nova etapa para o curso e para a Instituição. Como pioneira, sinto que estou contribuindo para estabelecer um legado que pode inspirar outros estudantes”, ressalta. Ela reforça que o marco não só abre portas para que outros que possam se beneficiar do curso, mas também ajuda a solidificar e fortalecer a presença do campus Santa Rosa.
Natália comenta que todo o curso foi fundamental para o seu crescimento profissional e aprendizado. Ela destaca que cada etapa vivenciada teve diversas trocas com os professores, os quais, de acordo com a egressa, desempenharam papéis fundamentais no seu desenvolvimento e proporcionaram uma visão abrangente de diversas áreas da Engenharia de Software.
“Durante o curso tive a oportunidade de me envolver em atividades extracurriculares, como iniciação científica, eventos relacionados à tecnologia e participação de programas de estudos com empresas de tecnologia conveniadas à Universidade, o que me possibilitou a expandir meu conhecimento para além da teoria e proporcionam oportunidades de networking”, detalha. .
Com a formatura, a concluinte ressalta que o seu objetivo é aprofundar ainda mais na sua atuação, que é na área de desenvolvimento web, com ênfase no front-end. “Durante a graduação, tive a oportunidade de adquirir experiência profissional nessa área, em grande parte graças à minha participação em atividades extracurriculares, que me permitiram aplicar e expandir meus conhecimentos na prática. A formação acadêmica me proporcionou uma base teórica sólida e uma compreensão abrangente das práticas de Engenharia de Software, que agora complementam e enriquecem minha atuação profissional atual”, finaliza.